Ilustríssima > 'Militar brasileiro não acredita no STF, mas ouve militar americano', diz cientista político Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Se tal afirmação fosse verdadeira os militares brasileiros já teriam encerrado o caso. Donald Trump exigiu que seu vice Mike Pence intervisse nos resultados na eleição americana; é claro ele refutou a péssima ideia. É bem diferente do caso brasileiro!
Infelizmente precisamos melhorar a leitura nas escolas e universidades!!!! Se vc não entendeu o contexto histórico da opinião postada vá estudar, porque do contrário tb não conseguirá desenhar.
Trump é passado. A análise fala que sobre a atual situação. Biden não apoia golpe então o exército brasileiro ficou entocado. Agora se o Trump fosse o presidente atual americano e desse a ordem o exército brasileiro teria dado um golpe no Brasil. Entendeu ou quer que desenhe?
A melhor forma de acabar com a extrema direita é o atual presidente fazer um ótimo governo. Todo cidadão de bem sabe o que é ser um estadista e sabe também quem é um golpista. Vivemos quatro anos no obscuro, mas começou um novo ano de esperança.
...e quem acredita nos (pronto pra da golpe) militares brasileiros ?
Esses coitados, que se dizem militares só porque vestem fardas, mas nunca fez nada de útil ao Brasil, na maioria são analfabetos polÃticos, metidos “autoridades” mas não fazem a menor falta, são uns inúteis. Na verdade o Brasil poderia tranquilamente abrir mão de ter “forças armadas”, que o paÃs iria até melhorar se deixasse de os bilhões com eles pra nada.
somos quintal dos gringos há quase noventa anos - desde a Segunda guerra Mundial .
Bom, então neste caso deveriam ter seguido o exemplo de Mark Milley, que pediu desculpas lodo depois de ter sido usado pelo Trump naquele passeio ridÃculo em meio a manifestações contra violência policial a negros. Só isso já bastou o pedido de desculpas e o alerta de que o então presidente poderia articular golpe. Mas aqui foi bem diferente! Militares coadunaram gostosamente com o fascismo golpista.
'O militar brasileiro não acredita no Supremo Tribunal Federal, na democracia e nos polÃticos, mas ouve o que diz o militar americano'. É verdade. Se examinarmos a história, o ditador Vargas foi derrubado por eles logo após a segunda guerra, quando os americanos não viam com bons olhos antigos simpatizantes do nacional-socialismo. As tentativas contra Juscelino não vingaram, ao contrário de 64, quando após Cuba, o alerta vermelho estava acionado nos EUA contra o perigo comunista.
Milicos brasileiros são a personificação patética de um conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, escrito no século XIX. Com a diferença de que o personagem da ficção tinha honra, mas não teve final feliz. Os daqui perpetuam a felicidade de seus gordos soldos para suas viúvas e filhas.
Verdadeira Aristocracia à brasileira: um mundo de privilégios à parte, impensáveis para os comuns como nós.
Que pena! Eles são tão preparados e só entendem a força bruta.
Alguém conhece ai algum caso em que o Supremo Tribunal Militar-STM tenha punido com rigor um Militar infrator?
Se fossem corretos o Bolsonaro não seria aposentado com 33 anos servi o exército em BrasÃlia no começo da ditadura no BGP não gosto nem de pensar em ditadura
A coisa toda já começa errada com esse negócio de justiça militar. Ora bolas, essa jabuticaba não tem parelha em outros mundos democráticos.
ótima matéria.
A culpa disso tudo é do STM por ter poupado o Bostonaro qdo ele fez aquela rebelião. Tivesse sido punido exemplarmente não terÃamos essas brechas. STM corporativo e oligárquico, nunca pune os seus como deveria!
Diferentemente do que ocorre no Brasil, nos EUA é inconcebÃvel as Forças Armadas apontarem seu aparato de guerra para a própria sociedade civil do paÃs.
Sim João, inclusive as próprias FA.
Eládio, estamos em 2023, pare de espernear 64. Esse perÃodo já passou. Prova é que aà está, nem a Globo apoia mais isso! Rsrs. Mesmo com essa zona toda, mesmo com descontentes, o processo continua e vamos torcer para quem assumiu não colocar tudo a perder. Deixe de colocar lenha na fogueira!
Alexandre, não o fez por falta de oportunidade; por resistência das instituições que presam a democracia e o republicanismo e bem menos por respeito àqueles que pagam seus abusivos soldos.
Tem gente que simplesmente decidiu deletar da memória o perÃodo da história brasileira compreendido entre 1964-1985, enquanto faz vistas grossas para o colaboracionismo ululante dos milicos a uma turma de "escoteiros" acampados defronte a quartéis nos últimos meses. Muito pior do que não querer ver é fingir não enxergar...
E em qual episódio, de toda essa balbúrdia, as FA apontaram alguma coisa para o pais, camarada? Não houve movimentação institucional, só participação de alguns desvariados na condição de pessoa fÃsica.
Eles sequestraram nossa bandeira e o conceito de liberdade. Viveram nestes últimos 4 anos num Brasil paralelo, fomentado por fake news, ódio e a mÃdia golpista, Jovem Pan. Aquela cena deles apeando um militar do seu cavalo me trouxe de volta Drácula de Coppola. Pois até nisso a realidade supera: As vampiras tinham mais dignidade.
Não sequestraram bandeira alguma. Essa polarização maldita, catalisada pelos dois lados, é a grande responsável. Some-se a isso a falta de modernização da esquerda, arraigada a preceitos da guerra fria, fantoche dos conflitos de outrem, e seu hábito do monopólio da virtude. Nossa bandeira, deixada de lado, foi tomada por um aventureiro, como disse D. João.
Rindo muito dos comentários dos "especialistas" militares. E fazem os mesmos tipos de comentários no tocante a Segurança Pública. Tudo "especialista" de sofá.
Esse é daqueles que não assistem a Globolixo. Ou é cego e surdo.
São os fatos que falam por si só. Os atos, idem.
Desde a Guerra do Paraguai os militares agem como se tutelassem os civis. A função tÃpica deles, que é proteger as fronteiras e ameaças externas não tem sido bem feitas. Possuo amigos e parentes militares e, por óbvio, os militares não diferem em nada dos pontos positivos e negativos da média da nossa sociedade.
...e já se vão 150 e muitos anos, nesse farniente..
Felizmente para nós Joe Biden era o presidente dos EUA em 8 de janeiro. Felizmente.
É um erro incitar a animosidade entre o novel governo e as FA. Todos imaginam que alguns militares tenham simpatia pela direita e uma minoria se envolve em atos antidemocrático. Mas, as Forças Armadas não estão tramando contra o governo. Se pessoas irresponsavelmente querem criar esse cenário e o governo acreditar, será um dano pior ao Brasil do que a pandemia. Por favor, peço bom senso
Bem colocado.
Se o Lula acreditasse, Mucio teria sido exonerado e os Comandantes idem. Ele falou na entrevista exatamente o contrário. E ainda chamou Mucio de muito amigo. É a mÃdia golpista como sempre.
Este dia 08 deveria entrar para a história como o dia da ver gon ha nacional
A sociedade civil tem que entender que Generais não existem para nos dar ordem unida, não somos soldados! Acontece que o aluno das academias militares são ensinados a ser diferentes de nós, que são uma “casta” superior, não moram onde moramos, não congregam onde congregamos, não se divertem nos nossos clubes, não usam nossos hospitais, enfim, são educados para serem senhores, lÃderes. Mas é do meio deles que sai um Heleno, um Pazzuelo, um Braga Neto, Geisel, Medici, Brilhante Ustra e outros.
O dia 08/01/2023 deveria entrar para a história como o dia da verg onha nacional
Ao meu ver, os bolsonaristas (civis e militares) não deram o golpe por falta de apoio das forças armadas pois: i) não queriam repetir 64; ii) encontraram resistência na parte mais esclarecida de suas lideranças e iii) ficaram sem outra opção diante do amplo apoio da comunidade internacional aos resultados das eleições de 30 de outubro. O que é mais difÃcil de entender é por que o golpe teve o apoio de empresários, uma vez que não desconheciam a crise comercial que isto iria acarretar ao paÃs.
Boa pergunta. Os empresários que estão conectados com as cadeias globais não apoiaram, embora uma parte possa julgar Lula como um radical anti-liberal. Agora empresários que são muito interiorizados, que desconhecem na teoria e prática a conexão do Brasil com o mundo, nem conseguiram fazer o diagnóstico das consequências para eles e para o mundo de uma ruptura democrática no Brasil.
Falta uma governança constitucional à s FAs. Apesar do rio de dinheiro que eles drenam do pais, oferecem pouquissimo retorno e graças a nossa posição geográfica e insignificância economico-militar dos nossos vizinhos, não tivemos necessidade de testá-las. Devem ser enquadradas, redimensionadas e distribuidas eztrategicamente. Nada de concentrar efetivo em BrasÃlia e Rio de Janeiro (cidade).
Falta governança constitucional? Ela já esta estabelecida. Melhor uso? Com certeza. Os demais grupos querem realmente isso? As FA cansaram de apontar essa necessidade, nunca foram ouvidas. Ainda assim, tomada essa linha de ação, veremos o festival nacional de exceções para acomodar interesses escusos. As FA estão longe de ser a única coisa a melhorar nesse pais de desmandos.
Clovis, Infelizmente não podemos prescindir das Forças Armadas. Vide o que a Rússia está fazendo com a Ucrânia. Lógico que precisamos delas profissionais, modernas e focadas de fato em defender o Brasil. Em relação ao momento atual temos de reconhecer que seus integrantes legalistas são maioria. Caso contrário o golpe já teria sido desferido !
Em português bem simples: as forças armadas só se prestam a maquinar golpes. Simples assim.
Exato. A nada se presta o exército ocupar áreas urbanas. Marinha e Aeronáutica são até admissÃveis em áreas urbanas, por conveniência administrativa e desde que não se aviltem em capacidade operacional. Já exército, cuja atuação é absolutamente terrestre e cujos deslocamentos operacionais não têm a rapidez que caracterizam as outras forças, tem de estar em plena capacidade instalada nas regiões de proteção territorial. Evidente que essas regiões não são as capitais dos estados.
O bolsonarista é patriota do paÃs alheio
Basta ver o veio da havan: estatua da liberdade e fachada da casa branca. Patriotismo de fachada
As FFAA não devem ser extintas, mas devem ser cortadas pela metade, em efetivo e orçamento. E devem ser postas para trabalhar, na defesa da Amazônia, na defesa civil em caso de catástrofes, na vigilância de fronteiras, no desenvolvimento tecnológico. Sua formação tem que deixar de ser fascistizante, doutrinária, para ser democrática e cientÃfica. No meu CPOR eu ficava impressionado com o baixo nÃvel de formação dos oficiais instrutores.
E pintar meio fio decentemente
O exército foi formado por duas forças: a rural, dos capitães do mato, monarquistas, escravistas, e a urbana, positivista, republicana e mais culta. Essa divisão perdura, ainda que diluÃda pela formação atual, dirigida pelo Comando Sul, que ficava no Panamá.
Os militares ñ deram golpe pq sua ampla maioria é composta de democratas. Favor ñ confundir poucos militares de pijamas e alguns que estavam agarrado a cargo comissionado com ampla maioria dos homens e mulheres que formam nossas forças armadas.
O nÃvel intelectual dos membros das FFAA está abaixo da média . Quando surge um bajulador contumaz inflando o ego dessas criaturas, eles se acham aceitos e partem p/ a realização do grande sonho: Poder absoluto !
Espeto que seja verdade. Somente as punições nos mostrarão isto
Os militares não deram o golpe em razão de condições desfavoráveis aos mesmos, já que enviados dos EUA aqui estiveram, como membros da CIA e do FBI, e conversaram com autoridades governamentais. O que se viu, e que revelou as intenções dos militares, foram os comandantes das FFAA manifestarem-se politicamente, intimidando membros da CPI da Pandemia e outras autoridades. Veja também o comportamento dos membros do EB e do próprio GSI, comandados por um General, quando das invasões no DF.
Há militares decentes, mas são grande minoria. A formação que eles recebem é fascistizante e bozzzalizante.
Normal. A maioria dos brasileiros também não acreditam na honestidade e na tal competência dos militares. Zero a zero!
Temos que acabar com militares no Brasil, fortalecer a guarda nacional, unificar as polÃcias, PolÃcia Militar é coisa dos ditadores de 64. Reformar o judiciário, estabelecendo metas ou seja, exigindo produção e proibindo funcionários públicos muiti milionários como os do judiciário.
Precisamos de um estudo multidisciplinar sobre o processo de estruturação do militarismo e sobre o processo de institucionalização do militarismo dentro da estrutura do Estado brasileiro e das relações de poder imposta pelos militares com a prática golpista nunca questionada profundamente pela sociedade civil.
Uma boa prova de que ciência e polÃtica são mutuamente excludentes. Se a proposta era analisar o problema e não meramente expressar pontos de vista, deveriam lembrar de convidar a contraparte, para capturar a visão oposta com precisão, evitando um monólogo pasteurizado.
Fernando, acordou cedo mas ponha tico e teco para funcionar. Café ajuda e é legal.
Para obedecer o critério cientÃfico então, quando você tiver uma emergência médica e os médicos adeptos de um lado disserem que você precisa ser operado, vamos chamar primeiro representantes dos outros lados para debaterem o assunto, apresentarem suas soluções. Senão fica um monólogo pasteurizado sobre cirurgia e vira uma decisão polÃtica optar pela cirurgia ao invés do mantra ou o chá natural.
200 anos!! O atual Governo deveria comemorar os 200 anos de nossa Independência, com a grande festa que nos impediram.
Falta de punição aos militares pelo golpe de 64. Se tivéssemos punido os militares do golpe , não terÃamos esses golpistas militares tipo bolsonaro. Tudo se caminha para novas anistias desses terroristas, ou se puni agora ou teremos outros golpes desses desocupados das ffaa
No Brasil não fazem falta alguma
Sempre foram vira-latas, com vida de cães de luxo.
O Brasil inteiro não confia mais, a não ser uns alienados
Até meu neto de quatro anos sabe que bolsonaro é o culpado pelo que ocorreu no Brasil, e a impunidade que ele faz questão de exibir é o ovo da serpente que alimenta seus fanaticos Enquanto bolsonaro prosseguir dando exibições de que esta acima da lei, e continuar impunemente aplicando suas formulas de desagregação social, deboche aos poderes constituidos, e desacreditando a aplicação da lei, seus seguidores não vão parar. Bolsonaro só deu exibições ate hj de que no Brasil a lei nao o alcança
A maioria de nossos generais se sentem pertencer ao Grupo Wagner só que dos EUA. Nós pagamos e eles juram fidelidade aos comandantes americanos. Pode isso? Vergonhoso.
Há militares honrados. Agora, Heleno, Braga Neto, Pazuello e outras porcarias só enlameia as Forças Armadas. Hora dos próprios generais punir essas tranqueiras que sujaram as FAs.
Um momento … só voces acreditam no Stf ..
Se conhece alguma falha do STF, informe. Eu conheço algumas: ter permitido o golpe contra Dilma, ter permitido a prisão ilegal de Lula.
Sem anistia pra essa falange golpista, militar ou civil tem que pagar pelo crime contra a democracia.
Tá faltando meio-fio ou guia,))como quiserem,) para pintar?
Militares brasileiros têm sido protagonistas demais quando sua atuação deveria ser discreta e muito eficiente. Mirem o exemplo dos militares americanos a quem tanto respeitam. Fiquem bem longe da polÃtica!
Foi muito ruim a capa de hoje da Folha. A explicação da fotojornalista foi ainda pior, a montagem foi extremamente ruim. Isso não é fotojornalismo, é montagem com dupla exposição, que não informa, sugere, por isso é tão aterradora.
Militar brasileiro respeita a lei do porrete. Pra não apanhar, faz o que o americano manda. Se mandaram não dar golpe, não vai ter golpe.
Não podemos deixar de mencionar o papel de destaque que a operação Lava Jato teve na formação dessa mentalidade golpista que culminou com a intentona bárbara do dia 8. A perseguição polÃtica ao Lula e ao STF, quando contrariada em seus interesses polÃticos. O próprio Moro depois virou ministro para ascender politicamente. Idem Deltan. Precisavam ser punidos também!!!!
Lamentável e melancólico é o Brasil e nossos intelectuais terem que de preocupar, terem que estudar e terem que se ocupar com o que pensam os militares brasileiros!!! Aà está a dimensão da coisa, do tamanho e do espaço que esta categoria passou a ter na polÃtica brasileira! Tem algo de errado, trata-se de uma anomalia!
A pergunta que não fizeram: o Brasil ficaria melhor sem as FFAA?
Penso que as forças armadas são indispensáveis , mas creio que a subordinação da força está distorcida. Não podemos (sociedade civil) ficar o tempo todo com medo que tomem o poder. Não é admissÃvel um comandante militar se julgar acima dos ditames da Constituição, querer se colocar no papel de VAR da sociedade. Nos Quartéis a disciplina é rigorosa e a quebra punida com rigor, mas a cadeia de disciplina não acaba no General, este tbm tem que ser obediente como seus soldados. Acima, a Constituiçã.
Sinceramente, se é pra manter todos os privilégios das altas patentes e toda essa ineficiência em fazer o que deveriam fazer, além de tempos em tempos ameaçarem o próprio povo, então, sim. Ficaria muito melhor sem essa instituição.
E óbvio que o caos para implantar a GLO não considerava Bolsonaro. Mourao parecia saber de algo e foi a um discurso na TV. Seria uma tragédia na transmissao polÃtica tentar algo com tantos lÃderes de fora aqui e o esvaziamento da delegação americana era um sinal de algo errado. Bolsonaro não era mais parte disto e saiu de cena pra não pagar os pecados dos outros. Sobre o que aconteceu parece que braga neto Heleno vilas boas e os comandantes das três armadas talvez possam dizer mais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > 'Militar brasileiro não acredita no STF, mas ouve militar americano', diz cientista político Voltar
Comente este texto