Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bernardo

    Fui um dos que questionaram a escolha da foto. Que é artística, como a bonita foto de Marina, da mesma autora, não resta dúvida, embora a autora insista em chamá-la fotojornalismo, que não é. Quem de fato ainda deve explicações é a FSP pela escolha no mínimo equivocada de associar a foto a uma chamada sobre questão sensível, em momento como esse!

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Magnífico comentário. Ruth de Aquino em O Globo, pondera suas mesmas razões. Admitindo sua admiração pela artista que a autora da foto é, crítica a forma e o momento. Apoio seu comentário em veterano na direção de fotojornalismo. A foto e a autora, não merecem críticas. Estas devem ser endereçadas à Editoria da Folha, que de uns tempos para cá, parece perdida.

    2. José Bernardo

      E saiba o editor que não passou despercebido a junção da foto ao uso da palavra "foco", desnecessária no contexto da chamada e da matéria. Leviandade, irresponsabilidade, ou? A FSP continua devendo explicação.

  2. José Bernardo

    Fui um dos que questionaram a escolha da foto. Que é artística, como a bonita foto de Marina, da mesma autora, não resta dúvida, embora a autora insista em chamá-la fotojornalismo. Quem de fato ainda deve explicações é a FSP pela escolha equivocada de associar a foto a uma chamada sobre questão sensível, em momento como esse!

    Responda
  3. Adriano Ferreira

    A foto resume o sonho desses klhordas, inclusive da mídia que, depois, fica chorando quando um extremista chega ao poder fica ofendendo e agredindo os jornalistas. Lamentável.

    Responda
  4. Luciano José da Silva

    Aff! Pelamor. Mal gosto travestido de "profissionalismo fotográfico". Apologia a assassinato? Folha, já deu. Já causou. Já pode remover a foto e desculpar-se (o mínimo).

    Responda
  5. marilza abrahão

    E o mundo real no qual vivemos? A realidade, nua e crua, da disputa política necessária a existência da democracia, fica comprometida pela distorção que se quer impor aos olhos dos leitores. Diga o que quer, assuma sua posição política com clareza e deixe o leitor escolher livremente se adere ou não à sua postura, mas não distorça o mundo real!

    Responda
  6. Antonio Silva

    Fotojornalismo não é, inapropriada, sim. A FSP tem abusado nas suas condutas, sim. Sua omissão, deixar a fotógrafa sozinha neste imbroglio, aí não ...muito triste

    Responda
  7. jose batista

    Mostra o inseto na teia!

    Responda
    1. José Bueno

      Meu positibo para esta mrnsagem do conhecido Batista foi por engano, desculpem.

    2. José Bueno

      Alguma dúvida? Aí está, o conhecido bolsonarista vibrando com a mensagem da folha: o inseto está morto e preso pela aranha na teia para ser consumido. A mensagem da foto é clara, não tem outra explicação. Para quem chegou a tanto, não dá nem para esperar desculpas ou desconversar diante do ato, como patriotários denunciados têm feito quando pegos em flagrante.

  8. Márcio Pella

    Não é foto, é motogem! E de péssimo gosto! AFolha virou CAC?

    Responda
  9. EDSON LEMOS

    Fotógrafo tentar explicar que teve boa intenção ao publicar montagem de extremo mau gosto???? E o bom senso do editor? A genial criatividade da profissional é no mínimo inoportuna, pra não dizer irresponsável, ante o momento convulsivo no qual cabe a pergunta: a vida do presidente está bem guardada?… Lamentável!

    Responda
  10. JOAO FORTUNATO

    FSP soltou os seus bolsomínions. Não precisa gostar do Lula mas isso é absurdo. Não há nada que induza alguém a ver em resistência nesta foto de mau gosto. Pelo contrário induz um terrorista a se aventurar.

    Responda
  11. Márcio Pella

    Corrigi aí malandragem: nem foto é, é montagem! E de péssimo gosto.

    Responda
  12. Katia Alonso

    A FSP e suas últimas gracinhas sem noção! Virando jornaleco sem dúvida! Foto que representa bem o que o jornal tem feito pós eleições. Não é a toa a nova leva de gente que chegou por aqui e a desfaçatez que a foto invoca.

    Responda
    1. jose batista

      Sempre foi jornaleco, todos q apoia esse desgoverno

  13. Celia Regina Resende

    Pode explicar como quiser, descrever técnicas e tentar convencer que foi tudo apenas um trabalho. Essa fotografia foi de péssimo gosto e num momento muito difícil. Reconstrução de alguma coisa se faz com sinais de paz e não de violência. A governabilidade é responsabilidade de todos, principalmente da imprensa, chega de incitar o ódi0.

    Responda
  14. Angela Mattos

    Seja qual tenha sido a intenção do fotógrafo, essa foto é, no mínimo, um erro grosseiro de jornalismo. Responsabilidade da direção, que a publicou, e que preferiu deixar no fogo o elo mais fraco da cadeia, o fotógrafo.

    Responda
  15. Angela Mattos

    Seja qual tenha sido a intenção do fotógrafo, essa foto é, no mínimo, um erro grosseiro de jornalismo. Responsabilidade da direção, que a publicou, e que preferiu deixar no fogo o elo mais fraco da cadeia, o fotógrafo.

    Responda
  16. rogerio a

    Em minha opinião: Montagens alteram a realidade e induzem a interpretações equivocadas, esse não é o papel da imprensa séria e com responsabilidade. Acho que vcs erraram, e expor a montagem ao público é importante. Confio no trabalho e isenção da Folha

    Responda
  17. Pedro Adalberto Maia

    Esse artigo não justifica tamanha insensatez. Num momento tão delicado da vida nacional publicar uma imagem dessa é no mínimo irresponsabilidade.

    Responda
  18. Silvio Mezzari

    Técnica de excelência, mas uma péssima ideia. Golpistas agradeceram o presente dado pela FSP.

    Responda
    1. José Bueno

      É isto mesmo, Silvio. É só ver o comentário do José Batista descrevendo o significado da foto: inseto, Lula, morto e pronto para ser consumido pela aranha. Precisa mais?

  19. Sandra Lara

    Fotomontagem na capa da Folha é um atentado ao jornalismo | ABI http://www.abi.org.br/fotomontagem-na-capa-da-folha-e-um-atentado-ao-jornalismo/#.Y8pPv72CLV8.whatsapp

    Responda
  20. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Junte esta foto, com a foto Dilma com espada nas costas e outras montagens, mais os editoriais contra um governo que está começando e a demissão do Janio de Freitas, a Folha se dizendo defensora da democracia, os donos estão se curvando às forças da direita política. O jornal assumiu de vez o que sempre foi. Sem mais , Janio de Freitas está no Poder360

    Responda
    1. Jairo da Silva

      Muito obrigado pela informação sobre o Janio de Freitas. Vou acompanha-lo no poder 360. Perdeu muito a Folha de São Paulo ao perder esse colunista. Perdemos todos nós.

  21. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

    A Folha nos surpreende a cada dia. Não consigo entender esse jogo, quanto amadorismo, quanta irresponsabilidade

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Isso não é amadorismo, Alberto. Muito pelo contrário.

  22. Fabricio Guimarães Pinto Correia

    Na atual circunstância, com o país sediado por golpistas, foi lamentável, porque também foi calculado. Fotomontagens não são espontâneas, é pura manipulação de imagem. Sou jornalista e fotógrafo, sabemos como são pautadas as escolhas dos editorialistas. Por isso sabemos também porque foi necessário um artigo do fotógrafo para justificar o injustificável. Lamentável pra nossa democracia e restituição da paz no Brasil.

    Responda
  23. Sebastião Staut

    Montagem de extremo mau gosto e irresponsabilidade. Ato falho da Folha, revelando sua vontade oculta.

    Responda
  24. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Baixaria para vender jornal. O titulista tenta salvar a ideia, mas publicar bobagem deveria ter limite. Gostaria de ouvir a opinião do ombudsman.

    Responda
  25. Marco Souza

    A representação de um tiro no peito no Presidente Lula que não deixa de ser atacado e odiado injustamente por muitos, não é nem de longe uma representação de resistência da democracia e da justiça. É puro mal gosto, além de inapropriado para um jornal que, como tal, deve informar e não servir de galeria de exposição para pseudo-artistas. Só serve para alimentar o ódio da extrema direita.

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      Concordo com você, Marco. Só mais uma demonstração de ódio ao que o presidente Lula representa. Não tem nada de fotojornalismo é sim uma montagem que não cabe nesse momento atual na capa de um jornal que se quer ser sério.

  26. GUIDO D OTERO

    A estética terrorista toma conta da Folha. Parece a captura de tela de um videogame tosco da década de 90: atire no vilao. Querendo recuperar antigos assinantes? Precisa mesmo é demitir esse administrador de empresa e focar no jornalismo. golpistas!

    Responda
  27. Ernesto Dias Junior

    Manda essa moça pro departamento de arte brincar de Photosop. É uma ofensa aos fotojornalistas de verdade classifica-la como tal.

    Responda
  28. André Costantin

    A Fotografia como representação e imagem técnica jamais foi a realidade em si. Mas a FSP forçou a barra nessa pegada. Assim sendo, não é necessário mais o fotojornalismo. Cria-se o quadro da realidade imaginada no computador, sem precisar ir à rua.

    Responda
  29. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Imagem (não é fotojornalismo) de péssimo gosto. Fótografa querendobcrescer no terrorismo que a folha chama de manifestação. Golpistas os dois!

    Responda
  30. Daniel Dantas Lemos

    Eu li a foto quando a vi do modo que você leu a cena: a força e o poder de Lula resiliente diante da ofensa do golpe, a força da democracia que resiste (e nada mais forte e resistente que o riso!). Mas o debate me mostrou que em essência há erro. Se não é o unânime a possibilidade da técnica que você usou ser entendida como montagem e se muita gente leu a imagem como uma violência contra Lula,para mim significa que a foto errou e a Folha errou ao expo-la na rua.A gente erra quando não pretende.

    Responda
  31. Gleidson Silva Lino

    Belo trabalho, Gabriela. Ontem à noite, logo quando a fotografia subiu para o online, elogiei o clique e adotei exatamente essa sua interpretação de democracia resistente e resiliente. No entanto, hoje pela manhã, na capa da versão impressa, observei a foto ao lado da manchete principal, e percebi no mesmo instante o desleixo do editor. Uma fotografia com a autoridade máxima do país ''alvejada'' ao lado de uma manchete sobre a presença recorde de militares é um tanto tenebrosa.

    Responda
    1. Gleidson Silva Lino

      Uma imagem comunica; uma imagem ao lado de um texto discursa.

  32. ricardo kosovski

    O seu argumento só tipifica com mais ênfase a dubiedade maldosa da foto . É uma imagem que carrega conteúdos que nitidamente "jogam mais lenha na fogueira" alimentando mais conflitos e confrontos . Com todo respeito à sua leitura pessoal e à sua criação , o meu julgamento, também pessoal, é que o caminho que vc optou para ilustrar o momento foi "infeliz" e "inoportuno". Mas se a intenção principal foi "chamar a atenção" , te parabenizo ... conseguiu...

    Responda
  33. Newton Wesley Maciel Fernandes

    apito de cachorro primeiro a FSP publica o apito de cachorro, no dia seguinte a FSP publica de novo o apito de cachorro querendo dizer que é arte. e pensar que eu pago (pagava) a assinatura desse jornal.

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      Conseguiu cancelar sua assinatura? Estou tentando

    2. Andre Rypl

      Tudo pelos cliques. Muito bem colocado

  34. Claudio Figueiredo

    Já tá na hora de can cê lar assim natura. Não tem pre Ço que pag. Jor nal irres pon sável

    Responda
  35. Francielle Bonfim Beraldi

    Quando vi a foto pela primeira vez, achei um trabalho muito interessante. Mostrou, a mim, a força do presidente diante da barbárie. Vamos resistir. Depois vi críticas à foto e demorei a entender, foi uma questão de perspectiva. Eu achei um belo trabalho, não vi violência na imagem não, vi no ato de 08 de janeiro e anseio pela responsabilização, à altura, de cada um dos envolvidos.

    Responda
  36. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Não é foto jornalismo, é interpretação da realidade. Se está na Folha, carrega a linha do jornal, anti-Lula. Se a artista precisa se explicar, ou seu trabalho não funcionou, ou está tergiversando para fugir da carapuça do ódio, que a foto instiga.

    Responda
  37. EDSON LEMOS

    Fotógrafo tentar explicar que teve boa intenção ao publicar montagem de extremo mau gosto???? E o bom senso do editor? A genial criatividade da profissional é no mínimo inoportuna, pra não dizer irresponsável, ante o momento convulsivo no qual cabe a pergunta: a vida do presidente está bem guardada?… Lamentável!

    Responda
  38. Humberto Isidoro

    A explicaçã é a mesma de quem produz fakes. Questão de opinião. Alias a foto é um fake e não poderia ter outra explicação.

    Responda
  39. Luís Henrique Oraggio

    Não há o que discutir, se tem valor artístico ou não: a Folha deve desculpas ! Num momento deste, publicar tal foto em primeira página... Lamentável.

    Responda
  40. Joana F P Batalha

    O que enxerguei na foto foi um grito impactante do momento atual : frágil, violento, esperançoso, estranho, passado, futuro. O vidro do Palácio do Planalto quebrado. O rosto do presidente. A interpretação é subjetiva. É muito autoritário quererem impor uma única interpretação da foto. Cansada de tanta arrogância e autoritarismo....

    Responda
  41. Daniel Goncalves

    Entendo o processo, acho importantíssimo o uso de técnicas que enriqueçam o fotojornalismo. Acredito também que a interpretação semiótica é de responsabilidade de quem vê e fico feliz pela exposição da fotógrafa. Ao ver a imagem, entendi que a intenção possa ser a de passar uma realidade: Lula é o alvo e a violência está escancarada como um fato. E existe a responsabilidade do veículo de informação de definir o recado. Estaria a Folha estimulando o inconsciente bolsonarista? Seria isto correto?

    Responda
  42. Marcos Medeiros

    Nesse momento de extrema violência em que vivemos a foto, por mais que a fotógrafa dê explicação, é péssima.

    Responda
  43. Marco Medeiros

    Tiveram que explicar. Esta foto foi de uma infelicidade absurda. Parece denotar um desejo mórbido

    Responda
  44. Evandro Botteon

    Gabriela Biló - artista incrível. parabéns

    Responda
  45. Nelson Antonio Juncioni

    A posição da cabeça abaixada após o tiro na direção do coração do presidente leva a acreditar no sucesso da intenção do assassinato do presidente. Parabéns fsp pelo tiro certeiro, essa fotógrafa infeliz incentiva enormemente um crime contra a pátria, deveria ser presa junto com o editor.

    Responda
  46. Rosemary Oliveira

    Essa foto é de uma crueldade asquerosa.

    Responda
  47. benjamim picado

    eddie adams, autor da célebre imagem do assassinato de um vietcong, vencedor do pulitzer de 1968, manifestava seu incômodo com a falsa glória que o instantâneo lhe conferiu, ao dizer: "duas vidas foram destruídas na imagem e eu fui pago por isso. e ainda me tornei um herói". os perigos dessa dança com a morte na imagem que os jovens fotojornalistas volta e meia parecem esquecer.

    Responda
  48. thiago henrique bragato barros

    Mais uma vez a folha erra. É só isso que esse jornaleco faz agora.

    Responda
  49. ILSON ALVES RAMOS

    A Folha errou. Tentar explicar só piora. Estamos diante mais uma vez de um jornalismo irresponsável que revela bem quais são suas escolhas.

    Responda
  50. wanderley dantas

    Errou feio a FSP . A imagem que fica é do PR alvejado por projétil!! Todo cuidado é pouco pois estamos tratando com alucinados que estão soltos nas ruas….

    Responda