Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mario Donizete Pelissaro

    Ah tá. De boba a FSP não tem nada. A FSP foi no minimo, infeliz.

    Responda
  2. josé SOARES

    E aí Folha? Sem autocrítica?

    Responda
  3. D Monteiro

    Cara Gabriela, a foto, do meu ponto de vista, é chocante. "O meio é a mensagem", Marshall McLuhan. Na enquete que fiz no trabalho a primeira pergunta foi : 'ele sofreu um atentado?'. Eu apenas validei o desconforto que a foto causou. Admiro a tua ousadia, mas o resultado é, para mim, dispensável. Bem haja.

    Responda
  4. Josemar Leite Prete

    Peço socorro ao Ombudsman!

    Responda
  5. Marcelo Ribeiro Leite de Oliveira

    A imagem é bastante infeliz. Causa a exata impressão de que o Lula levou um tiro.

    Responda
  6. Josemar Leite Prete

    Lamentável! Em foto jornalismo não existe montagem de cena, só se pode mostrar a realidade. Os bons fotógrafos se destacam pelo feeling, incluindo captar os momentos inusitados da realidade, porém, sem alterá-la. Se quer fazer montagem, mude para a área de fotografia artística. E parece que a montagem da fotógrafa não foi com boas intenções!

    Responda
  7. Halim Girade

    Não tenho dúvidas em pedir que toda a direção da Folha seja demitida. Seja quem for o "foco" da foto, esta jamais deveria ser publicada levando em consideração a situação de nervos à flor da pele que existe no País.

    Responda
  8. Décio Perroni Ribeiro Filho

    Fotógrafa vem a público explicar uma foto. Melhor, uma fotomontagem. A técnica aplicada ficou perfeita. Mas a publicação não. A folha se aproxima do universo paralelo criado pelos golpistas ao manipular uma imagem para efeito de jornalismo. Abalou a credibilidade do jornal. Prefiro olhar pelo lado do desejo inconsciente. Sugiro à fotógrafa e principalmente ao editor, tratar disso, não em artigos que nada explicam, mas no divã do analista.

    Responda
  9. SUELI Iossi

    A FSP explicou, a jornalista explicou, mas o pedido de desculpas na primeira página ainda não veio, só isso para consertar tamanha falta de percepção do que pode e o que não pode, e FSP vcs queiram ou não, Lula é presidente do Brasil, merece respeito e não foto Fake! Asco.

    Responda
  10. julio bedin

    vcs erraram. Não se trata de "respeitar interpretações da imagem", foi um erro. O recurso da múltipla exposição não serve para isso. Não houve nenhuma diferença entre fazer num after efects ou diretamente na câmera, "no olho". Foi um erro. Não cabe "poesia "naquele momento, cabe retidão e registro apenas isso. Sobrou a "lacração" autoral. "olha que legal! tive uma ideia". Ideia infeliz.

    Responda
  11. Luiz Eneas Costa Junior

    Sim. Claríssima a intenção. Cabeça abaixada, A mão sobre o peito. E o tiro do lado esquerdo do tórax. Triste fim da Folha. Quer ser a nova Jovem Pan.

    Responda
  12. Cesar Medeiros

    Palavras e imagens. Competência a serviço do terrorismo. Folha acima de tudo...

    Responda
  13. W Salomão

    A foto é uma montagem mal feita para causar comoção e impressionar. A fotografa tentou imitar a foto feita pelo fotógrafo Wilton de Sousa Júnior, da Agência Estado, que foi publicada no jornal "O Estado de S.Paulo" em 21 de agosto de 2011, onde a então Presidente Dilma Rousseff parece ser transpassada por uma espada de um militar numa cerimônia oficial, mas aquela foto é uma verdadeira obra de arte, pois é original, sem montagem, inclusive foi premiada internacionalmente.

    Responda
  14. PAULA BARACAT

    A questão não é a intenção da fotógrafa ou o seu trabalho. Mas o jornal optar por publicar a foto e ainda em uma primeira página no contexto sócio-histórico que estamos vivendo. O jornal parece que quer virar notícia ao invés de produzi-las. Lamentável.

    Responda
    1. Josemar Leite Prete

      Acho que a questão envolve as duas coisas: a opção do jornal por publicar a foto "fake", mas também a intenção da fotógrafa ao fazer a montagem! Não fosse a má intenção da fotógrafa, a foto não existiria, e consequentemente, o jornal não teria que decidir! Na minha opinião, foi uma má decisão de ambos!

  15. Alessandro Palma

    Uma imagem vale mais do que mil palavras. Em sendo um artifício tão normal dentro do jornalismo, não haveria a necessidade da jornalista vir a se manifestar a posteriori, por meio de "legenda", "desenhando" para nós leitores sua "real" intenção para se "fazer entender", certo? Nenhum editor chefe de jornal sério no mundo, permitiria subir uma foto tão ambígua como essa na capa de um dos maiores jornais do seu país, ainda mais em tempos tão obscuros. Uma lástima, a Folha está mostrando ter lado.

    Responda
  16. Rodrigo Piva

    Mal comparando, uma piada que precisa ser explicada não é uma boa piada. Admiro o trabalho da fotógrafa, mas utilizar essa fotomontagem na capa do jornal é algo temerário diante das circunstâncias atuais. Lembrando que fascistas odeiam arte, haja vista a destruição do Palácio do Planalto.

    Responda
    1. Fábio FFF

      Se não é uma imagem que demonstra a verdade (isso não aconteceu e a imagem foi montada), chamemos de arte e não de fotojornalismo. A Folha errou feio (ou escolheu propositalmente de forma maldosa) colocando essa foto na capa. A Folha anda péssima na defesa ao que nunca deveria ser defendido.

  17. Ney Fernando

    Sem desmerecer o fotógrafo, as técnicas e os equipamentos utilizados, o fato é que a publicação da foto com sugestão de "Lula alvejado" na capa do maior jornal do país pegou muito mal, a não ser para os bolsonaristas.

    Responda
  18. Aída Bueno Bastos

    Primeiro é preciso deixar claro que não é uma foto, mas uma montagem. A Folha omitiu isso no crédito, enganou o leitor. Visualmente é muito linda, mas embute um discurso de ódio que o Brasil não suporta mais. A publicação dessa montagem na capa, além de infeliz, mostra bem o que a Folha é.

    Responda
  19. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    A ABI (Associação Brasileira de Jornalismo) publicou nota na qual chama de “fotomontagem” e “atentado ao jornalismo” a imagem produzida por Gabriela Biló. Diz que a fotojornalista abriu um debate sobre “Verdade e Jornalismo”.

    Responda
  20. Marly Pigaiani Leite

    Uma foto extraordinária, criativa, inteligente. Claro, suscita várias interpretações a depender dos olhos de quem a vê, do prisma de cada um. Para mim, a vejo sob o prisma tão somente artístico e aplaudo. Sob o ponto de vista político... aí vai de cada um.

    Responda
    1. henrique lanfra

      So para te esclarecer, o erro absurdo do editor publicar essa fotomontagem na capa de um dos mais importantes jornais. Combate-se tanto a fake news… Se quisessem pois deve ser amiguinha de alguem, que publicassem no caderno de cultura . Absurdo . E o que ha de linda nessa foto? Apenas técnica. Pois artisticamente e quase um clichê.

  21. Fernando Tacca

    A pergunta é: o editor sabia que era uma fotomontagem? Não é verdade que o fotojornalismo utiliza essa ferramenta de sobreposição como prática. A montagem é muito contundente e permite muitas camadas de significados, claro que os mais simplistas verão o óbvio da informação direta de atingir Lula, mirar no seu coração.A relação câmera e arma é recorrente na história da fotografia. Na montagem Lula sintetiza nossas instituições democráticas e republicanas atingidas pela manada de fascistas.

    Responda
  22. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    A fotomontagem foi no mínimo infeliz. Colocá-la em primeira página uma irresponsabilidade fenomenal.

    Responda
  23. Gilberto Gallo Esteves

    Seria a Folha de São Paulo tentando limpar sua barra ?

    Responda
  24. SOLANGE AP LISBOA

    E o apito de cachorro continua em ação por dois dias na FSP.

    Responda
  25. Carlos H Fellows

    PENSE antes de fotografar. E lembre-se: a camera é uma ferramenta, quem fotografa, é a nossa consciência.

    Responda
  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A FSP querendo causar com seu jornalismo brega, bobo, irresponsável.

    Responda
  27. Paulo Luizona Castagnao

    A fotógrafa é uma profissional de grande talento, sem dúvida. Mas diante das circunstâncias que estamos vivenciando na atual conjuntura política, social. Onde golpistas atentam contra a democracia e o estado de direito não havia necessidade de colocar essa foto apelativa que acaba insuflando os mais radicais.

    Responda
  28. Aleksander Hada Ribeiro

    Muito simples: a fsp ainda nao aprendeu a não apoiar golpes

    Responda
    1. Aída Bueno Bastos

      Uau! Achei um amiguinho que também acha a postura da Folha quase infantil, criança birrenta que, lá atrás, não enxergou (ou não quis ver) o golpe do arremedo de ex-juiz Moro. Agora resiste em aceitar o óbvio: Lula foi libertado e eleito. À Folha não interessa o anseio do povo, mas a vontade dos banqueiros.

  29. Antonio Bittencourt

    no momento que o país está passando ela foi, no mínimo, estúpida.

    Responda
  30. Letícia Barbosa Ribeiro

    Não é assunto para "foto arte", com tanta disseminação de mentiras, é papel do jornalismo e com ele, o fotojornalismo, trazer a verdade.

    Responda
  31. Mônica C L Barros

    Nesse momento é preciso resgatar o conceito que o jornalismo profissional retrata os acontecimentos reais, a verdade. A "obra de arte" nesse momento não colabora para isso...

    Responda
  32. Daniela Araujo

    Não é hora de criar debate que gere dubiedades! A Folha se posiciona de forma irresponsável quando deveria ser voz forte na defesa da democracia e das instituições que a representam. As escolhas editoriais representam posicionamentos equívocos, como na foto com inúmeras interpretações neste momento e em matéria dando palco a general, quando as forças armadas foram as maiores cúmplices do golpe ainda flagrante, sem terem sido responsabilizadas devidamente pela imprensa! Pra mim deu!

    Responda
  33. Hudson Rodrigues Lima

    O texto ficou pior do que se a jornalista e a Folha ficassem em silêncio. Bastava pedir desculpas aos leitores e ao presidente da república pela montagem fotográfica de mal gosto. Mas como a Folha faz parte do tal Mercado, para ela não importa as pessoas, mas os lucros.

    Responda
  34. Rodrigo Bender Moreira

    Uma foto como esta, na capa, só piora um ambiente que já está tenso. Pior é tentar justificar o injustificável. Admitam o erro e se desculpem que fica mais bonito.

    Responda
  35. Gilberto Rosa

    Quando vi o artigo, achei muito ruim a Folha ter colocado aquela foto, imprópria para o conteúdo e momento, nunca imaginaria não fosse verdadeira, nada indicava. Quando soube que era falsa, fiquei enojado. Representa bem o que está liberado na Folha.

    Responda
  36. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

    Incitação à violência não se justifica assim... Que a justiça atue...

    Responda
  37. Valter Martins

    Justificativa tosca. A explicação é tão absurda que ficaria muito mais fácil e digno para a Folha de SP pedir desculpas e reconher a foto montada foi um erro.

    Responda
  38. José Valter Cipolla Aristides

    A fotomontagem é boa, mas a intenção foi péssima. A Folha está parecendo aquele pessoal do FB ou Instagram que, na ânsia de ganhar joinhas e comentários, apelam para o mau gosto. Não adianta, vai ser difícil chegar ao nível do The Guardian, onde, uma fotomontagem como esta já teria passado de 2 mil comentários. Quem muito quer causar, pode se perder na causa.

    Responda
  39. Gilberto Rosa

    A Folha se transforma rapidamente na nova Veja. Podemos dizer que esta fakefotografa tem uma equivalência a Mainardi, exemplo do pior jornalismo capanga brasileiro.

    Responda
  40. Michelle Araujo

    Sempre muito claro para o bom entendedor o que a Folha, seus comandantes e asseclas disfarçados de jornalistas realmente desejam que aconteça com o presidente eleito. A elite brasileira odeia qualquer menção a igualdade social por que os miseraveis os fazem se sentirem mais ricos

    Responda
  41. Bruno Macho

    Cancelei a minha assinatura da Folha agora. Essa foto que não é mas uma montagem, é uma tapa na cara do Presidente Lula e de seus eleitores. Eu nem mesmo votei, nem mesmo sou Petista mas sou profundamente contra a incitação à violência. O que significa isso? Incitação ao assassinato do presidente Lula. Talvez a fotógrafa pensa que ela fez algo genial tentando nos impor sua visão através de uma trucagem técnica. Mas eu não concordo. Para mim é como algo repugnante, não preciso ver isso.

    Responda
  42. Elisabeth Beraldo Faria

    Essa foto era para estar num livro de fotos, nao numa 1apagina de jornal! Muito significativa para o momento , o ga do ainda esta solto e sem cercas!

    Responda
  43. ROBERTO NOVELLO jr

    A foto concorre com os editoriais da Folha. Deixa a sugestiva mensagem de caos e quem sabe, a ideia de intencionalidade.

    Responda
  44. jean bergerot

    Como fotógrafo, gostei muito da foto e da discussão que ela provocou. Ousada como linguagem. Meus parabéns a fotógrafa.

    Responda
    1. jean bergerot

      Gilberto, sou formado em cinema e fotografo há 20 anos, o que não me qualifica para ter uma opinião "mais válida" do que a sua, apenas fica mais fácil de me colocar na posição da pessoa fotografou. Baixaria mesmo é desqualificar um ponto de vista porque eventualmente divirja do seu. Gostei muito da linguagem da imagem e da discussão que ela provocou. Mas entendo a sua crítica em relação a folha, e confesso não ter ainda uma opinião muito clara sobre este ponto.

    2. Gilberto Rosa

      Agora todos somos fotografos. Baixaria que bem representa no que se transformou a Folha.

  45. Erica Luciana de Souza Silva

    Toda fotografia tem um contexto e um público alvo. Ainda, de acordo com Mikail Bakthin, todo signo (signo: algo que representa outro algo e possui sentido) é ideológico. Excelente explicação do autor da foto, mas não consigo concebe-la apenas como "arte". Tem sentido, tem contexto. É, logo, ideológica.

    Responda
  46. Marcos Lima

    É importante, senão impreterível, que tenhamos, TODOS, doravante... lucidez, sensatez e inteligência, e o que definitivamente não foi o caso da FSP no caso em questão. Desta feita, me preocupa muito que sigamos agindo como adolescentes incosequentes falando e fazendo coisas tolas, só para "causar", e ainda por cima, defendendo nossos próprios erros, que os cometemos de forma reiterada. Jornalismo não é ARTE, é FATO!

    Responda
  47. Sergio Moraes

    Sim, o problema é de interpretação dos outros. Bem, pelo menos não houve a alegação de excessos por conta do uso de medicamentos...

    Responda
  48. ADONAY ANTHONY EVANS

    A trajetória recente da Editoria da Folha me faz acreditar que, ressalvada a qualidade de arte da foto, a Jovem Pan, com seu Pingo nos Is, mais que um crime sob apuração do MP,, criou uma Escola.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Pior, usou o belo trabalho da fotógrafa, para -causar-. É séria candidata ao prêmio Como Apagar Incêndio, Jogando Gasolina.

  49. SILVIA TAHAMTANI

    A foto é artisticamente lindíssima, mas não é o momento de "passar" duplas mensagens a um país que está tentando sair de um turbilhão. FSP irresponsável...que pena.

    Responda
  50. Rosangelo Freitas

    Arte e jornalismo são duas áreas diferentes que têm objetivos e métodos diferentes. A arte é uma forma de expressão criativa que busca transmitir uma mensagem, emoção ou idéia através de diversas formas, como pintura, música, literatura, dança e teatro. O jornalismo, por outro lado, é a prática de coletar, produzir e distribuir notícias e informações para o público. O jornalismo busca ser imparcial e objetivo, enquanto a arte é geralmente subjetiva e baseada na opinião do artista.

    Responda