Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amaury Amaral

    Lamentável! O Bolsonarismo contaminou muita gente com o seu pensamento e com as suas ideias.

    Responda
  2. Jose Walter

    É verdade que toda imagem permite “n” leituras”. Contudo, num momento em que um palácio, um presidente e um povo estão sitiados pelo verde-oliva, a foto deve buscar uma aproximação maior com a realidade, evitar ambiguidades, e o/a autor (a) abandonar sua “fogueira de vaidade” artística!

    Responda
  3. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Sugerindo ação de um sniper! Essa é a leitura consensual.

    Responda
    1. Kleber Ales de Lima

      Só se o cara quiser acertar o sovaco....

  4. Marcelo Silveira

    Algumas montagens são verdadeiras desmontagens...!

    Responda
  5. Nelson Antonio Juncioni

    Essa senhora só pode ter problemas de visão pra enxergar nessa montagem um poder inabalável, ... O que pensariam de uma montagem dela mesma com a sa/ia levantada atrás de uma bana/neira, com bananas na mão?

    Responda
  6. Vera Maria da Costa Dias

    Vejo a foto como arte. Apreciei. Apesar de tudo, a democracia foi mais forte e será, podem trincar todos os vidros de todos os palácios.

    Responda
  7. Carlos Alberto Komora Vieira

    Uma imagem vale por mil palavras. E uma montagem? Sugiro que monte uma foto do prédio da Folha e um incêndio, e tente publicar na 1a pagina: no olho dos outros, pimenta é colírio.

    Responda
  8. elias leite

    Bem explicado a foto da sra jornalista Gabriela Bilo ,olhando por esse lado ,torna_se uma verdadeira obra visual..." A resistencia da democracia "...

    Responda
  9. Renata Echeverria Martins

    A explicação da fotógrafa é bastante técnica. Os leitores não são obrigados a enteder os recursos de manipulação da verdade utilizados na fotografia. A imagem incita uma violência que nós brasileiros não queremos mais. Em minha opinião, e olha que sou jornalista, não cabe no fotojornalismo. Lamentável.

    Responda
  10. fauzi salmem

    Ontem fui censurado. Fiz 5 tentativas, separando e substituindo palavras, porém não consegui publicar que a foto sugeria a ação de um sniper, com a aprovação da FS.

    Responda
  11. Roberto Pimenta

    Apesar de todas as justificativas apresentadas, algumas razoaveis, outras não, a fotógrafa foge da questao principal: sua foto montada com dupla exposição é fake, falsa, não corresponde a uma cena que existiu. É tão falsa quanto a de alguem que insere uma bola numa foto do Messi que originalmente era de um lance sem bola. Ou, como fazem muitos amadores, ao inserir uma lua cheia numa foto noturna. As regras básicas do fotojornalismo não permitem essa suposta “licença artística”. Simples assim.

    Responda
  12. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O sujeito leva um tiro e ajeita a gravata, difícil acreditar. Vejo o Presidente sorridente com o tiro no pé dos golpistas.

    Responda
  13. adriano silva

    Não irei renovar minha assinatura . Vcs querem a ditadura de novo ???

    Responda
  14. SILVERIO SOARES FERREIRA

    Os Frias entrando numa Fria! Ridículo esse ato falho da Folha.Não precisa de Freud nem Lacan para explicar.Eles desenharam.

    Responda
  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    Com o falecimento de Otávio , Maria Cristina, sua filha ficou como diretora de redação. Seu irmão Luìz, aliado à viúva a afastou colocando em seu lugar o atual diretor. Adaptando Dostoieviski e Otto Lara Rezende, o jornal Opção chama a briga de irmãos Karamafrias. Isso explica muita coisa.

    Responda
  16. bruno silva

    Folha de S. Paulo: um jornal a serviço dos golpistas do Brasil

    Responda
  17. Fabio Fioravanti

    Vc foi muito infeliz na execução do trabalho. Pode até querer mostrar trincos, mas muita gente 'viu' um tiro no Tri-Presidente Lula, que agora até tá fazendo café da manhã com jornalistas ! Facada nas costas.

    Responda
  18. bruno silva

    A fotógrafa, por sua irresponsabilidade, deve ser demitida. As pessoas envolvidas na publicação da montagem devem ser demitidas também. Isso tudo é muito primário. Não vejo nenhum profissionalismo. O que está claro, o que ficou escancarado, é que este jornal está infestado de pessoas contra os o governo de Lula, eleito democraticamente.

    Responda
  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    Novo lema: Folha de São Paulo. Um jornal sem siso.

    Responda
  20. Jorge Luiz Tripode

    Foto muito, infeliz. Para traduzir "O PALÁCIO RESISTE", a imagem do vidro rachado acertando o peito do PR Lula, é um desejo inconteste de quem apoiou a ditadura, como, Folha, Estadão, Veja, dentre outros, que realmente Lula caia, pois nunca admitiram que um torneiro mecânico se tornasse o melhor PR que o Brasil ja teve! Para quem sempre esteve do lado da ditadura, não é de espantar nem um pouco.

    Responda
  21. Lenna Feijão

    Foto horrorosa! Totalmente desnecessária, com tanta violência política que vivenciamos nos últimos anos. Menos desfaçatez e mais sensatez, FDSP! Lamentável!

    Responda
  22. MARCIA VALERIA FERNANDES DR

    A Folha sendo a mesma folha de sempre. Não há explicação que retrate a falta de idoneidade da fotógrafa e da editoria. Falta profissionalismo onde deveria haver lisura

    Responda
  23. MARCOS DE CASTRO

    Uma foto de múltiplos significados! Parabéns! Digna de prêmios no final do ano, MAS totalmente inapropriada para o momento gravíssimo que estamos vivendo desde 08/01/23. Ainda mais por ter sido colocado na capa do maior jornal do país. A Folha precisa publicar uma reparação e pedido de desculpas nesse final de semana.

    Responda
  24. armando moura

    a unica coisa que a foto mostra é falta total de compromisso com a ética, uso da violencia para resolver diferenças politicas e apologia de uso de armas. A moça, deve ser uma estagiária, que foi oportunista e tem que se explicar, como teria alguem que fizesse uma montagem com ela inclinada para arrumar a camara com um lutador de sumo por detras e publicasse. Liberdade de expressão está longe de ser uma coisa destas.

    Responda
  25. David Magalhães

    "Folha de quinta", sim, quinta categoria.

    Responda
  26. Maria Lúcia Saroldi de Oliveira Pereira Pereira

    RIDÍCULA a justificativa do INJUSTIFICÁVEL, não considero arte, e sim artifício para demonstrar realmente o desejo subconsciente da fotógrafa medíocre que pisou na bola, e claro, da empresa que assinou embaixo. Tô pensando seriamente em cancelamento da minha assinatura, que como os golpistas do dia 08/01/2023 precisam sentir no bolso.

    Responda
  27. Caio Márcio Cunha

    Qualquer guri que brinque com fotografia digital faz uma foto como esta. A obscura fotógrafa quis aparecer e, com uma mãozinha da F, conseguiu seus minutos de glória. Eu a vejo pelos corredores a mostrar sua obra aos amigos: "Olha só o que eu fiz..." com um sorrisinho de autoelogio. As explicações - tanto a da F ("Foto... mostra que Planalto resiste após barbárie em Brasília") quanto a do texto compõem uma outra foto, mais importante: a que escracha a breguice do produto que a F nos vende.

    Responda
  28. Heverton Lacerda

    Outra questão que não fica de fora é a polêmica em torno dos fakes. Se montagens passarem a fazer parte do quotidiano do fotojornalismo, creio que o jornalismo perde parte de sua credibilidade. Fotos não deveriam ter de ser explicadas no âmbito do jornalismo, deveriam descrever fatos em um clique. Montagens, em cliques duplos ou editores de imagens, podem induzir leitores a erros.

    Responda
  29. Sergio Iatchuk

    Foto de um mau gosto e de uma insensibilidade incrível.

    Responda
  30. Sergio Iatchuk

    Foto de um mau gosto e de uma insensibilidade incrível.

    Responda
  31. Heverton Lacerda

    Creio que o que está em jogo aqui não seja apenas a foto (que não comentarei), mas, mais importante e perturbadora, a intenção de publicação da mesma.

    Responda
  32. Carlos Eduardo Cunha

    Foto extraordinária e por isto tem tanta repercussão. É a foto do ano. O brilho dela está em que captou a grande polêmica política brasileira entre dois populistas messiânicos. Tanto representa a vitória espetacular do Lula num palácio depredado como a derrota do Lula sob pressão da opinião publica. Os dois lados. Parabéns.

    Responda
    1. maria ramalho

      Derrota de Lula? Onde? Ele só se fortaleceu, interna e externamente.

  33. Carlos Eduardo Cunha

    Foto extraordinária e por isto tem tanta repercussão. É a foto do ano. O brilho dela está em que captou a grande polêmica política brasileira entre dois populistas messiânicos. Tanto representa a vitória espetacular do Lula num palácio depredado como a derrota do Lula sob pressão da opinião publica. Os dois lados. Parabéns.

    Responda
  34. Márcia Meireles

    Uma foto tem múltiplas leituras e qualquer foto (mesmo fotojornalismo) já um recorte e escolha da realidade e nunca a realidade. Pode-se criticar e não gostar do trabalho da fotógrafa mas daí a vir com esse lero lero de que é criminoso? Menos. Somos adultos com capacidade de discernimento para olhar uma foto de forma crítica...quer dizer, nem todos... Na era de apps, filtros, efeitos, em que a imagem manipulada nos rodeia vim reclamar de uma técnica de sobreposição? Dá licença.

    Responda
  35. walter ianni

    Foto de um irresponsabilidade tamanha. Busca de um sensacionalismo de que a Folha não precisa equiparando-a a jornais de quinta categoria. Um erro para entrar na história. Lamentável. Pensando em cancelar a assinatura, doravante.

    Responda
  36. LUIZ CRUZ LIMA

    Repugnante a exposição. Porque o foco foi no peito esquerdo? Queira ou não, é nosso Presidente, em um momento de muitos ataques de terroristas. Antes de sua técnica de fotógrafa, creio que ser brasileiro e trabalhar em jornalismo tem mais responsabilidade com o sentimento nacional.

    Responda
  37. Paulo Viana

    Foto criada por uma bozonarista , só pode ser, a qualidade da Folha caiu muito, a mediocridade de seus articulistas , salve raras exceções, é de doer...

    Responda
  38. Maria Lúcia Saroldi de Oliveira Pereira Pereira

    De muito mal gosto a foto do jornal, vamos focar na realidade que já está bastante ruim.... caso continuem com este tipo de "piadinha", cancelarei minha assinatura. Prá ver BESTEIRA já temos muitos memes pela internet.

    Responda
  39. Afranio Andrade

    Vamos criar um canal para a gente denunciar esse tipo de ação estúpida? Ou já existe? Se existe, favor me informar. Quero denunciar uma foto estúpida para o momento. Aliás, se fosse comigo, eu pedia reparação na justiça.

    Responda
    1. Antonio Dias

      ombudsman [arroba] grupofolha [ponto] com [ponto] br

    2. Antonio Dias

      ombudsman@grupofolha.com.br

  40. Juliana Santana Rick

    A própria necessidade de defesa da foto pela autora, reconhecendo a discrepância de sentimentos que desperta, denota que não se trata de foto jornalismo. Uma foto "apito de cachorro" . Escolha infelizmente ou talvez só reveladora do "subinconsciente" da Folha.

    Responda
  41. Manoela Gomes dos Santos

    Não, não mostra. A foto é um desastre, quem vê pensa imediato que um tiro atinge o homem.

    Responda
  42. karla costa

    Inoportuna a publicação dessa foto, especialmente, pq. se trata de uma "montagem" , um artificio . Se fosse uma foto orgânica , um momento efetivamente captado pelas lentes, até caberiam interpretações , só servirá de instrumento para incitar a violência, colocando o presidente eleito como alvo.

    Responda
  43. Alexandre Sartori Barbosa

    Youtuber não é jornalista e jornalista não é youtuber. Vejo somente a youtuber editando fotos e escrevendo artigos de opinião.

    Responda
  44. João carlos Gonçalves de souza

    Fotojornalismo é quando uma foto é tirada de forma real e espontânea e ponto .Tremendo mau gosto da Folha em primeiro lugar e em segundo da autora . O manual de redação da Folha não recomenda isso .

    Responda
  45. Paulo Cézar das Mercês Santos

    Não conhecia a técnica pelo nome. Mas já tinha visto fotos por aí, pela vida, mas não sabia o nome. Parabéns pela foto!

    Responda
  46. Marcelo Carneiro da Rocha

    A Folha respeite seu assinante esclarecido , qualquer um vê ,não precisa de um VAR como na Copa, esta foto avança perigosamente no campo do wishful thinking do fanático fascista e não cabe aqui censurar as nossas palavras mas as próprias decisões da redação. O que se vê primeiro é um vidro quebrado e um senhor de idade alquebrado ao fundo, depois se é Lula, se o vidro está furado, se há ferimento tudo mais é acessório. Se houver um atentado nestes dias a Folha que se segure ...

    Responda
  47. maria Cristina medeiros

    Eu tive a mesma sensação da fotógrafa: Lula resiste ao ataque, ainda com um sorriso no rosto. Respeito os entendimentos contrários, dado o posicionamento errático da Folha em seus editoriais.

    Responda
  48. Jorge Luiz Tripode

    A idéia pode ter sido inteligente, mas a execução foi muito, mas muito infeliz. Para traduzir "O PALÁCIO RESISTE", a imagem do vidro rachado, poderia ter ficado na parede, e Lula em pé olhando para frente, fora do alcance da trajetória, aí sim, demonstraria que o palácio resiste. Mas, como é um desejo ardente da Folha, do Estadão, da Revista Veja e de "pensadores", que realmente Lula fosse alvejado, a foto foi extremamente infeliz.

    Responda
  49. ALOISIO T MIRANDA

    Ok. Mas qual a posição editorial da Folha que pautou a foto com destaque na primeira página. ? Aí não é pela liberdade de expressão da autora e sim pela decisão do jornal.

    Responda
  50. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Jornalistas me informam que o Manual da Redação, na página cento e um, veda as adulterações da realidade retratada, tais como apagar pessoas ou alterar suas características físicas, eliminar ou inserir objetos e mudar cenários.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Isso valia enquanto Octavio estava vivo . Hoje a redação da Folha é um rendez-vous de ceos, trainees e estagiárias. Jornalismo é coisa do passado.