Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. David Ernesto Landau Rubbo

    Bom lembrar que quem se elegeu foi Lula, ex-sindicalista, com uma campanha que colocou a classe trabalhadora e o povo pobre nas ruas. Não foi candidato do mercado que se elegeu. Parte da direita democrática, para mostrar coerência preferiu um candidato de esquerda a um fascista. Se fosse ao contrário, a esquerda também teria votado num direitista democrático contra um fascista. So isso. O sistema democrático não comporta possibilidade de um governo que enfrente a extorsão do mercado financeiro?

    Responda
  2. MARCELO DAWALIBI

    Não tem o que justifique essa retórica. Tratar todos os empresários como vilões inclui também os pequenos e médios. Ou seja, mais uma vez Lula se afasta da classe média. Foi o mesmo movimento que tornou o antipetismo tão forte que elegeu Bolsonaro. Lula talvez não saiba, mas muitos dos que votaram nele não são petistas. Optaram por salvar a democracia, mas sabem bem o que o PT fez no verão passado. Um pouco de humildade seria bom, portanto.

    Responda
    1. David Ernesto Landau Rubbo

      Muitos votaram no PT porque tiveram que optar entre um fascista e a esquerda. Mas fazer o que. Os defensores "democráticos" do mercado financeiro não tem respaldo eleitoral. É a democracia.

    2. David Ernesto Landau Rubbo

      Os interesses do pequeno empresário não são os mesmos dos banqueiros que vivem das benesses do orçamento público, do capital estrageiro ou do grande produtor que joga seus produtos no mercado externo .O pequeno empresário precisa de mercado consumidor, de dinheiro na mão do trabalhador. Não adianta posar de rico, que o pequeno empresário em geral não é

  3. Florentino Fernandes Junior

    Bruno, o vidente

    Responda
  4. Alan Alves Pereira

    Lula está correto, é necessário antagonizar com os interesses perversos do mercado sim. O erro do PT foi apostar demais na conciliação de classes, como se fosse possível dar certo. Sabemos que não deu certo, o que resta agora, que é o correto, é a luta de classes. E isso tem que ficar claro para as pessoas, justamente pra gente não precisar ver um PJ qualquer achar que tá no mesmo barco dos ricos.

    Responda
  5. José Cardoso

    Ele aprendeu com o Jair que manter no governo as promessas da campanha é bom negócio. O Jair quase ganhou, apesar da pandemia, desemprego e inflação. Enquanto que a Dilma, com seu estelionato eleitoral, afundou na desgraça.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Perdeu nos dois turnos. Nao amola

  6. antonio pereira

    Perfeito. Consumidores Geram empregos, nunca empresas.. empresarios em geral detestam muitos empregados.

    Responda
  7. Dalton Matzenbacher Chicon

    São todos iguais. Vale o propósito eleitoral, e nada mais. Para o bozo, os fracassos tinham origem nos comunistas. Para o lula, é uzmercado, agora os ricos e os empresários. Em síntese, abaixo os empresários, mas com garantia de emprego. Cumprir com obrigações, verdadeiros compromissos com o país, assunção de erros mais do que evidentes, nem pensar. E agora vêm, em apaixonada réplica a este comentário, os babalulas. Irão me acusar e chamar de tudo, sempre declinando do objeto em questão.

    Responda
  8. Thomas Bustamante

    E ele tá errado nisso? Acho q não. O erro do primeiro governo dele foi não atacar os privilégios fiscais dos super ricos. Tomara q ele cumpra essas promessas agora.

    Responda
  9. Joao Massucci

    Que se trata de mero discurso sem nenhum embasamento na ação política, qualquer um com mais de 6 anos e livre do culto ao PT é capaz de ver. O que faltou ao ilustre articulista é apontar as consequências negativas deste discurso, por exemplo, na taxa de juros mais elevada e no dólar mais alto e suas desgraças para o dia a dia do andar de baixo. Lembramos à igeja que se o governo dele patinar, o que nos aguarda é o retono do inominável...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Cuidado com essas heresias contra a onisciência do santo L.

  10. ALOISIO T MIRANDA

    Hoje os editoriais dos 3 maiores jornais do país criticam, e a FSP com maior veemência Lula por suas falas na economia. Deveriam se mirar na fala de 200 ricos em Davos. Seriam eles "populistas de esquerda" ?

    Responda
  11. Eládio Gomes

    Lula é um animal político.

    Responda
  12. Jair Silva

    O que esse comentarista, como formador de opinião, tem contribuído para o país, além de pagar os seus impostos? Haja vista a foto do Lula, numa vidraça insinuando um tiro no seu coração, estampado na capa desse jornal. Esse comentário vindo desse almofafinha só faz perpetuar o ódio durante muito tempo. É a elite podre que insiste em manter a desigualdade social nesse país, com seu racismo, preconceitos e discriminações.

    Responda
  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O princípio argumentativo desse colunista não poderia ser mais falacioso: ele generaliza a fala do outro para poder (sem que consiga) desenvolver a sua crítica e empurrar suas conclusões igualmente frágeis. Estamos mal, folha.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Falacioso não é apenas ele falou a verdade não opinou sobre ele como fazem aquela colunista que só critica, muda pra lá se não gostou

  14. marco martins

    O Lula está fazendo o que ele faz desde a década de 80 no sindicato, falando mal dos patrões para os empregados e vice versa, jogando uns contra os outros e ficando de boa com os dois lados. Por isso ele é popular até hoje com os trabalhadores e transita entre os empresários sem problemas, mesmo sem cargos nunca deixou de andar de jato particular de empresários. Pura esperteza!!!!

    Responda
  15. Fernando Alves

    Se o Lula fosse contra o mercado, simplesmente cortava todo o privilégio fiscal dado às elites empresariais. Essa diferença daria para dobrar o bolsa família e ainda ter um superávit avassalador. Mas o mercado é safado e só fala em gastar menos com pobres, não no geral. Os indicadores macroeconômicos valem menos que a mamata com dinheiro público.

    Responda
  16. WILSON MAZZA JR

    Em casa que falta pão,ninguém tem razão..

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Maçante colunista e sua já muito batida retórica ideológica neoliberal, só pra usar dos mesmos termos do jornalista. Se direcionar para o bem do povo, dos 220 milhões de brasileiros, é populista inconsequente, mas se gastar com os admiráveis donos das americanas, é visionário. Quanto Brahma e americanas gastam para ter este tipo de colunista? Fora alguns deputados financiados.

    Responda
  18. Igor Cornelsen

    Os discursos do Lula contra "o mercado" ajuda os investidores, pois aumentam os juros que o governo paga para se financiar aumentando o déficit público e a dívida pública. Por outro lado ele eleva os custos para a compra de dólares para as importações e sobem os preços em reais das commodities exportáveis, ambos são inflacionários. Se é um estratégia política eu gostaria de entender o que e porque, esse artigo não esclarece qual o objetivo do presidente Lula.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    São interpretações perfeitamente razoáveis, meu caro. Assim como, com maior simplicidade, se poderia dizer que é apenas uma tradicional percepção crítica ao monolitismo neoliberal regulamentar - uma delas, não necessariamente a melhor, quanto mais a mais complexa. Tá em acordo com o que o botou no trono, não tá?

    Responda
  20. FERNANDO MAIOR

    Lula tentou conectar-se com o "Mercado" durante a campanha. Foi, em larga parte, rejeitado. Tentou conectar-se com os militares; foi rechaçado. Ganhou, por estreitíssima margem e para governar vai ter que fazer concessões a vários grupos que o apoioaram sem ser aliados tradicionais e outros grupos que não o apoiaram nas eleições. As concessões vão ter sair de algum lugar. Este lugar é dos benefícios dos mais fiéis aliados dos dois Presidentes anteriores.

    Responda
  21. marilza abrahão

    Basta o Trabalho voltar a ser visto como real protagonista do sistema econômico para assustar profundamente o Capital. Analisando a vida pregressa da Nação deve ser difícil mesmo dividir o palco nesse mundo no qual o Mercado reinou triunfante por séculos. Terão os trabalhadores alguém que os reconheçam e trabalhe por eles? Vejamos…

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sempre teve pq o Lula governa para os pobres e aproximou o empresário e os trabalhadores nos seus governos, a economia foi a sexta do mundo o dólar a 1,80 e o risco Brasil em +300%, as reservas de quase 400 bi de dólares e só por aí já da para comprovar o que escrevo.

  22. Antônio Carlos de Paula

    A direita com Temer e a extrema direita com Bolsonaro jogou milhares de brasileiros na pobreza. Lula voltou para melhorar a vida do pobres, é isso que a elite do atraso reluta em não aceitar.

    Responda
    1. Jean Genet

      Quando ele fala dos pobres, a bolsa cai, a imprensa fica em polvorosa etc. Mas com o rombo de 40 bilhões da Americanas está tudo bem. Já imaginou se fosse no BB ou na Caixa?

  23. Leo Cristovam dos Santos

    Não se trata de retórica, e sim, conscientizar o Capital da necessidades destes contribuirem mais com o Brasil Porém é preciso o Governo Lula tomar cuidado para não passar os 4 anos falando apenas do Governo passado, ppis se agim assim não vai Governar.

    Responda
  24. Gil Almeida

    Lula sabe que corre sério risco se não gerar empregos e riquezas. Ele sabe que precisa reconquistar a classe média que foi de Bozo. Quem votou no Lula já foi contemplado no orçamento.

    Responda
  25. José Ricardo Braga

    O mercado perdeu muita influência na pauta com o 8 de Janeiro. Estavam antes daquela hora rivalizando com Lula e equipe, pautando discussões de gastança. Pois agora Haddad foi a Davos e pouco se ouviu falar disso. Bolsonaro ajudou Lula deste ponto de vista. Aposto que ele não queria... kk

    Responda
  26. Celso Muniz

    O que Lula fez nos dois primeiros mandatos foi 2 + 2 = 4. Agora quer repetir o que Dilma fez 2 + 2 = 5. Além de inventar a roda. Vai dar errado de novo.

    Responda
    1. Rubens Nakasima

      Celso, acho que vai dar certo. Se ele for comparado com o governo Bolsonaro, não tem erro. Agora a expectativa é se ele vai ser capaz de fazer um governo melhor que os anteriores.

  27. Valdeci Gomes

    Lula é grande político e estadista, sua vitória foi tão gigantesca que deixou a direita e o bolsonarismo atordoado, tentando juntar os cacos, enquanto dita a pauta política nacional e mundial.

    Responda
  28. Sergio Marks

    Perguntaram-me qual a diferença do lider de um pais receitar cloroquina para Covid e um outro lider receitar gastar mais do que arrecada?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Basta digitar no Google "public debt by country" para saber a diferença. Mas a paixão do Sérgio pelo líder que receita cloroquina o faz passar vergonha nos comentários.

  29. Artur Carmel

    "...O atrito com grupos economicamente influentes é parte de um rol de convicções antigas dos petistas. ..." O colunista esqueceu dos "atritos" de Lula com Odebrecth, OAS, JBS...

    Responda
  30. Jean Arakawa

    Muito palavrório do colunista para passar pano no óbvio: o presidente tem uma retórica ultrapassada e populista, joga para a galera e só consegue repetir as mesmas medidas toscas de 20 anos atrás, por não ter a mínima ideia de como enfrentar os atuais e futuros desafios impostos pela economia global e pelas limitações brasileiras (baixa escolaridade, baixa produtividade, logistica insuficiente, burocracia e sistema tributario incoerente e impraticável para o contribuinte).

    Responda
    1. Dilson Ferreira

      Lula ainda será reconhecido como maior estadista da História Contemporânea. Este 3p mandato vai mostrar isso. Quanto as falas de Lula ele está certo, seu prestígio internacional traz mais recursos que o "mercadinho da Ibovespa".

    2. RONALDO F VAZ

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Alô, marciano: Lula contra privilegios? Quem foi que se aliou a grandes empresarios, que ajudou os irmãos J&J e outros?

    Responda
  32. Maria do rocio Barszcz

    É muito bom ter um presidente que volta a valorizar a classe trabalhadora !

    Responda
  33. Phelipe Emerenciano

    E os impactos da bolsa na vida política das pessoas, não contam ?

    Responda