Hélio Schwartsman > Um sigilo a preservar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O sigilo médico é e continuará sendo um direito de todos, H, não é disso que se trata. Não é a curiosidade alheia que exige a quebra do sigilo médico do cartão de vacina do presidente (os demais dados de sua ficha médica não são de interesse público, e ainda que fosse), mas a acintosa bravata do presidente, que disse que não se vacinou contra a Covid-9, mas cuja covardia diz exatamente o contrário, praticamente comprovada pelo sigilo imposto. Um covarde que se esconde atrás da conveniência.
A carteira de vacinação não tem informação médica. Os minions têm que saber que o rei da cloroquina tomou a vacina da pfizer enquanto falava mal dela para que a população morresse sem oxigênio.
Eu estava lendo a Folha impressa, mas ao deparar com esse artigo, peguei o celular para fazer um comentário. Vou chover no molhado, pois mais de duas dezenas de pessoas já disseram o óbvio: carteira de vacinação não é prontuário médico e o Bozo tudo fez para evitar a vacinação do povo, causando algumas centenas de milhares de óbitos evitáveis. O Liberalismo do Hélio o cega para questões fundamentais.
Como já foi apontado hoje em outra coluna, o que não falta são indÃcios para processar o Jair em primeira instância. Essa questão de sigilo médico é mera curiosidade pública, sem importância jurÃdica.
Achei incoerente o argumento do Hélio, quando afirma que o sifilÃtico não pode transmitir sua doença! E o Bolsonaro pode transmitir Covid ? ao se negar a fazer a vacina, não usar máscaras em muitas ocasiões e ter contato com milhares de pessoas?
Não é a quebra de todo o prontuário médico que está se pedindo, mas somente saber se ele se vacinou enquanto nem tinha autorizado a compra de vacinas para o resto da população. Isto não está no âmbito da pessoa Jair Bolsonaro, mas refere-se ao cargo de presidente da república em circunstâncias excepcionais, como foi o caso de uma pandemia.
Não interessa a ninguém saber se o ex-mandatário-mor tem perobose, espinhela caÃda, lumbago, dos nos quartos, e tudo o mais...Interessa apenas saber se mandou as pessoas não se vacinarem enquanto ele se vacinou. Só isso
Repetindo o que tantos já disseram: por que motivo alguém que era abertamente contra a vacinação, e assim expunha milhares à morte, decretaria sigilo de cem anos sobre seu cartão de vacinação? Isso exige explicação, e esse sigilo deve, sim, ser levantado, ainda que o restante do prontuário médico seja preservado. O cartão de vacinação.
i"mpedir que o paciente psicótico assassine alguém ou evitar que o sifilÃtico que recusa antibióticos siga infectando amantes" Mas permitir que um elemento continue a espalhar um vÃrus potencialmente mortal não se enquadra neste teu exemplo? Ou o exemplo foi muito ruim, ou foi incoerente ou foi passassão de pano mesmo!
Óbvio. O analista embarcou na liberdade do ocupante do maior cargo de lÃderanca do executivo brasileiro atravessar pandemia brincando de motociatas !
Segredo sobre a saúde de um presidente eleito? Isso não existe! PÃRA!
Sigilo médico foi a solução que seu então Ministro da Saúde teve como desculpa para a não divulgação de fatos da autoridade pública. Engoliram. Mas não se trata do paciente Jair, e sim do cargo institucional. O que afetar ao cidadão sob tratamento, sigilo; o que refletir no aspecto da autoridade, publicidade absoluta. Ou um presidente sob risco de morte imininte, ou, por hipótese, desfeito de condições mentais ou que lidera, desde seu cargo, o não uso do preconizado pela ciência não importa?
Relativize, Hélio, relativize. Meu filho só pode ser matriculado na escola, após apresentar sua carteira de vacinação. Quer dizer que ele é "menos igual" que o Bozo?! Não. A coletividade está acima da individualidade. Carteira de vacinação não se confunde com o prontuário. Menos.
As vezes eu acho engraçado que alguém que se diz tão inteligente escreva um artigo inteiro dando razões para seu argumento e esqueça algo tão óbvio como a apresentação da carteira de vacinação na matrÃcula escolar. Não que ele não seja inteligente, mas o afã de escrever algo polêmico deixa meio cego para o óbvio.
Não creio que se trate de direito a sigilo a prontuário médico. Mas de coerência, se se prega a não validade de vacinação, não se deve ser vacinado. Ser presidente é ser uma entidade de influência que exige responsabilidade e coerência. Caso contrário, há desonestidade, incoerência e irresponsabilidade. Posso ser contra vacinação, desde que o de fato eu o seja.
Quando ele disse q a pessoa q aborrasse teria q dar explicações a policia nao lembro do sr reclamar. Né fsp ?
Abortasse
Discordo Quero saber se ele estava vacinado e fazendo propaganda contra vacinação quando milhares morriam
Não é o sigilo de uma PESSOA, mas o sigilo de alguém que ocupava (mal) o cargo de condutor da nação. O que ele fez quando mor riam 4.000 por dia? Falava mal da vacina. Justo saber se ele estava vacinado ou não. Se estava, merece mais um processo, dentre tantos
CorretÃssimo!
Concordo com o articulista. Porém, o contexto pragmático agora é outro. À época, em meio a pandemia, entendia que um aceno do Bolsonaro, acaso positivo, poderia impulsionarva vacinação no paÃs. Esperar um gesto de grandeza do Bolsonaro é algo utópico. Agora, todos os direitos civilizatórios devem ser assegurados, mas espero que ao final ele cumpra pena de detenção.
Discordo, uma vez que ele, como comandante de uma nação, fez propaganda contrária à vacinação e colocou milhões vulneráveis, o cartão deve sim ser divulgado. Não é a PESSOA, é o representante de estado. Ele foi cri mi no so em suas declarações
Vc já pensou, Hélio se o Bolsonaro se vacinou contra COVID enquanto fazia propaganda contra a vacina? Só isso que eu queria saber.
O sr tem dúvidas de que o genô um dos primeiros a tomar a vacina? O sujeitinho covarde, que se interna até por uma indigestão, correria o risco de adquirir uma doença potencialmente mortal?
Isso eu também queria saber. Seria demais e ele se queimaria demais. Odeio o.Bolsonaro... Agora, comparar o caso do Bozo a crianças que devem ser vacinadas é outra história. E mesmo assim, é direito da criança ter sua individualidade preservada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Um sigilo a preservar Voltar
Comente este texto