Wilson Gomes > Governo Lula patina em comunicação digital e abre espaço a narrativas de golpistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marisa Coan

    Luizinácio nunca defenderá democracia já que defende ditadores de esquerda.

    Responda
    1. Adailton Alves Barbosa

      - Quem destruiu prédios do governo em Brasília, foram militantes de esquerda?

  2. Arthur Autran

    Ótimo artigo, como se costume do prof. Wilson Gomes. De modo a buscar contribuir, só me perguntaria duas coisas: de fato quase toda a sociedade brasileira está integrada por essa rede? Isso pressupõe achar que todos têm acesso à rede com qualidade. A outra pergunta é mais simples: quem controla esses meios - empresas privadas - estao interessadas nas mensagens do novo governo?

    Responda
  3. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Ser induzido pela mentira é nocivo a vida, logo é crime. Viver ludibriado com anuência do Estado é inconcebível. Então é necessário combater a qualquer custo os formadores condutores e incentivadores das fake news. Não interessa a narrativa do direito de expressão, tanto usado pelos criminosos na brecha da democracia.

    Responda
  4. JAIME ALVES SOBRINHO

    Problema não tem a ver com esquerda e sim com as formas de atividades de verdadeiras milícias digitais que atuam de forma criminosa. Seria correto a esquerda fazer uso da mesma tática? O que é urgente é uma discussão sobre como disciplinar os meios de atuação dessas milícias. O problema em verdade não é do governo Lula. Esse é um problema sério que o mundo ainda tá aprendendo como lidar. Essa tal de liberdade de expressão precisa ser muito bem avaliada nos meios digitais! Os danos de um mal uso

    Responda
    1. BIANCA SIMAO

      Concordo com você. A estratégia de comunicação digital extremista de direita é vizinha da criminalidade. Para lutar em posição de igualdade seria necessário abrir mão de todo e qualquer escrúpulo e mergulhar no mundo da mentira e da falta de ética. Já está mais do que na hora de uma discussão mundial sobre o que temos a ganhar e o que temos a perder.

    2. JAIME ALVES SOBRINHO

      ... que o que seria ,"benefício" da liberdade de se cometer crimes. As punições são geralmente muitos tardias, se é que existe.

  5. Abdias Brito

    O raíz do problema não está na esquerda não saber lidar com os meios digitais e sim no ego esquerdista que sempre vai insistir na idéia de que os adversários não são tão inteligentes, não oferecem um risco real e a esquerda sempre sairá vitoriosa. Eles já perderam uma presidente para a direita extremista e maquiavélica mas ainda continua a menosprezar a capacidade de manipulação dos adversários.

    Responda
  6. Marcos Antônio

    As falsas notícias nas redes e no zap que não foram desmentidas ou que demoraram muito a serem desmentidas, custaram milhões de votos ao atual mandatário. Por sorte, o grupo derrotado cometeu dezenas de erros.

    Responda
  7. Marcos Antônio

    Parece não, realmente a esquerda e o atual governo (ainda no começo) não sabem lidar com os influencers do mal.

    Responda
  8. Marcos Antônio

    Será que depois de levar fake news diárias vão algum dia aprender a contra atacar desmentindo as falsas narrativas ?

    Responda
  9. HELOISA HELENA BAILO S ALVAREZ

    Sou seguidora assídua do professor no Twitter. Entretanto neste seu artigo, refuto a afirmação que faz de que o PT têm sido alvo das mídias na última década. Quem deu início a isso foi o próprio PT, com seus blogs sujos, com compra dessas mídias pelo próprio governo (com distribuição de verba para quem sequer tinha audiência). Sem esquecer do escândalo das contratações de pessoas para defender seus candidatos e atacar seus oponentes. O PT criou essa “milícia” e os bolsonaristas a aprimoraram.

    Responda
  10. Jose Souza

    A crítica é pertinente. Esse é o calcanhar de cristal do governo que assumiu.

    Responda
  11. Francisco Carlos Balthazar

    Concordo com a crítica! Perfeita, construtiva, apontando caminhos! Gostaria de ouvir o Min. Paulo Pimenta sobre o assunto!

    Responda
  12. Tales Barros

    Lula montou seu governo a 3 semanas. Não tinha nem plano para a economia do país…A melhor defesa costuma ser o ataque. Onde esta o exercito de universitários de esquerda? Esta turma tem muito discurso e pouca prática e boa parte serão o futuro da direita, pois ainda não tem culhão para defender ideias liberais…Lula vai ter muita dificuldade de lidar com redes sociais. Tinha a imprensa a seu lado na eleição agora virou vidraça. C’est la vie!

    Responda
  13. MARCIO OLIVEIRA

    O que esperar de uma esquerda que ainda louva os heróis de Sierra Maestra e de um exército que ainda caça comunistas da primeira Guerra Fria: só pode dar m*

    Responda
  14. Claudio Carvalho

    Advertência antiga, do Wilson Gomes, assim como antigos são os erros da canhotinha que confunde comunicação digital com acenos às bolhas identitárias (que é na verdade parte do equívoco e um tiro no pé).

    Responda
  15. Rafael Mo

    A esquerda tem que ter notícias sérias, discussões embasadas a favor da social democracia. Ela tem que parar de financiar canais que falam bem ou puxam saco, como 24sete, dcm. Ou faz algo sério com professores das nossas melhores universidades ou continuará enganada e analógica.

    Responda
  16. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Infelizmente as esquerdas sempre tiveram dificuldades com o novo. Isso prejudica muito o avanço das ideias progressistas.

    Responda
  17. Mauricio de Oliveira e Silva

    Excelente texto. Serve de aviso ao governo eleito democraticamente que a militância da extrema direita continua em alta rotação distribuindo inverdades, fake-news, mentiras e tudo mais. Não dá para baixar a guarda. Do combate sério a esta situação indesejável depende a nossa democracia.

    Responda
    1. Jose Souza

      Verdade. Pertenço a um grupo de WhatsApp que têm bolsonarista e não bolsonarista. É gritante a agressividade e a presença dos bolsonaristas na veiculação de mentiras e absurdos. Eles são eficientemente municiados por gente domina técnicas digitais.

  18. MARIA F LUPORINI

    Ninguém esperava o que aconteceu. Não ocorrerá mais. O Parlamento Europeu já votou moção contra Bolsonaro e o Brasil e os EUA estão iniciando cooperação para combater ameaças à Democracia. De resto, eu não ouvi nenhuma destas narrativas, este povo sempre viveu em uma bolha de seita e nada os tira de lá, a não ser prisão e perda de dinheiro.

    Responda
    1. Tales Barros

      Penso que a bolha esta na geração não no consumo destas fakes. Quem não recebeu nada disso é que dece estar em oura bolha…

  19. RICARDO BATISTA

    Foi um ótimo diagnóstico do mundo que irrompe e um baita puxão de orelha! Um André Janones só não faz verão.

    Responda
  20. Almir Alves

    Nossa, 18 dias de governo e parece que já são 2 anos. Impressionante o otimismo da folha atualmente. Melhor fazer a limpeza no ambiente e colocar os ratos para fora.

    Responda
  21. Octavio Carvalho

    Falou, falou, falou, e não disse nada. O que foi erro de comunicação objetivamente? O que deveria ter sido feito?

    Responda
  22. JORGE CESAR BRUNO

    Infelizmente colocaram políticos em cargos de comunicação estratégica como a SECOM!! Certas áreas jamais podem ser loteadas, sob pena de comprometer todo um governo!! Não tem lugar pra seres analógicos num mundo digital!! A idade da pedra lascada pra alguns, não é uma metáfora!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim loteadas? O ministro é petista! Quer que façam dancinha?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.