Comentários para:

Preconceitos urbanos

VER COMENTÁRIOS EM Txai Surui

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Txai.

    Responda
  2. José Cardoso

    Acho que indígena é quem sabe falar sua própria língua. Agora, se o cara só fala português e mora na cidade aí fica difícil.

    Responda
    1. José Cardoso

      Judaísmo é religião, não tem tanto a ver com a língua. Exceto que quem quer se aprofundar deve estudar hebraico, assim como um muçulmano turco deve estudar árabe.

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Eis aí um preconceito. Judeu deixa de ser judeu se não falar seu idioma original? (Abner Nazaré Cândido)

    3. José Cardoso

      Dorival, aí o cara é descendentes de indígenas. Assim como é impróprio chamar de 'japonês', só pela aparência física, indivíduos de SP que nem falam o idioma.

    4. Dorival Macedo

      Não é bem assim, José Cardoso. Há que se observar que a política dos chamados "brancos", de há muito, é fazer com que os povos originários percam suas identidades. Dessa forma, fazem com que pessoas como você pensem que só são considerados indígenas quem fala a própria língua, quando muitas vezes ela já não mais existe, em razão do extermínio a que tais povos foram submetidos. Em Mato Grosso do Sul os Guato's estão quase extintos, o que significa dizer que a língua deles desaparecerá.

  3. RICARDO BATISTA

    Hoje o Jornal da Cultura apresentou imagens chocantes de crianças yanomami subnutridas. Uma tristeza! Mais uma na conta daquele crápula. Mais do que descaso, é algo deliberado. Ele adoraria que todos os indígenas morressem para poder transformar a reserva em garimpo.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      E depois tem gente que acha errado chamá-lo de genocida. (Abner Nazaré Cândido)

  4. FABIANA MATOS BARBOSA

    A presença de Sônia Guajajara como Ministra dos Povos Originários vai pautar as causas indígenas e levar mais consciência à sociedade sobre os direitos desses povos . Assim espero!

    Responda