-
Carla C Oliveira
Corretíssimo, Txai.
-
José Cardoso
Acho que indígena é quem sabe falar sua própria língua. Agora, se o cara só fala português e mora na cidade aí fica difícil.
-
José Cardoso
Judaísmo é religião, não tem tanto a ver com a língua. Exceto que quem quer se aprofundar deve estudar hebraico, assim como um muçulmano turco deve estudar árabe.
-
MERCEDES NAZAR CANDIDO
Eis aí um preconceito. Judeu deixa de ser judeu se não falar seu idioma original? (Abner Nazaré Cândido)
-
José Cardoso
Dorival, aí o cara é descendentes de indígenas. Assim como é impróprio chamar de 'japonês', só pela aparência física, indivíduos de SP que nem falam o idioma.
-
Dorival Macedo
Não é bem assim, José Cardoso. Há que se observar que a política dos chamados "brancos", de há muito, é fazer com que os povos originários percam suas identidades. Dessa forma, fazem com que pessoas como você pensem que só são considerados indígenas quem fala a própria língua, quando muitas vezes ela já não mais existe, em razão do extermínio a que tais povos foram submetidos. Em Mato Grosso do Sul os Guato's estão quase extintos, o que significa dizer que a língua deles desaparecerá.
-
-
RICARDO BATISTA
Hoje o Jornal da Cultura apresentou imagens chocantes de crianças yanomami subnutridas. Uma tristeza! Mais uma na conta daquele crápula. Mais do que descaso, é algo deliberado. Ele adoraria que todos os indígenas morressem para poder transformar a reserva em garimpo.
-
MERCEDES NAZAR CANDIDO
E depois tem gente que acha errado chamá-lo de genocida. (Abner Nazaré Cândido)
-
-
FABIANA MATOS BARBOSA
A presença de Sônia Guajajara como Ministra dos Povos Originários vai pautar as causas indígenas e levar mais consciência à sociedade sobre os direitos desses povos . Assim espero!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.