Opinião > Um fato que não existiu é a melhor escolha para a capa do jornal? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não num veÃculo que pretende minimamente sério.
Que texto agradável, com uma abordagem lúcida e acima de tudo construtiva. Oportunizou uma leitura muito interessante e contemporânea diante de tudo que está acontecendo. Parabéns.
Foto boa para estar na capa da Ilustrada, não na capa do jornal, onde esperamos ler/ver nóticias, não apreciar arte.
Não criamos sequer um consenso para classificar judicialmente as infames fake news, e um jornal centenário, que tem a pretensão de 'fazer jornalismo', utiliza uma foto montada, e a sociedade começa a debater se vale fazer 'ficção' em capas sobre uma aberração polÃtica desencadeada justamente pelas fake news. Podemos dizer que o direito à mentira evoluiu. Amanhã estaremos mais afundados na lama por relativizar mentiras, pois alguns insistem em ter legitimidade para distorcer a Realidade. Vergonha
Irresponsabilidade ou o editor dormia? Esta foto é soco na boca do estômago não só do assinante. Isso não é jornalismo/fotojornalismo, isso é incentivo ao crime. Cumpriu o papel de pilhar ainda + a massa ignara q incendiou o DF. Talvez a "foto" seja sim, sÃntese/expressão clara do q seja a tal "liberdade de expressão" q os golpistas tanto pregam. "Deus me proteja de mim e da maldade de gente boa, e bondade de pessoa ruim. Deus me governe e guarde ilumine e zele assim", por mim e por Lula!
Quando se tem que ficar explicando muito quer dizer que algo não ficou claro. Certo? Se eu fosse interpretar seria assim: Lula estou feliz porque apesar de tudo, conseguimos sobreviver a essa batalha. Porém, cada um tem a sua interpretação. Qual será o motivo verdadeiro que levou a folha a publicar essa foto?
A estagiária já pediu desculpas.
A imagem em questão é simbolicamente pertinente, pois a montagem nos leva ao ataque invasor do dia 8, nas sedes dos três poderes pelos 'bo ZonaZi stas' envaidecidos, teleguiados por uma mente doentia. Acho que o propósito da publicação da Biló foi alcançado e não vejo nenhuma irregularidade na elaboração do 'cartaz' da fracassada tentativa de golpe!!!
Não, absolutamente Não! A manchete sempre foi e continuará sendo a melhor forma de vender jornal. No entanto, no paÃs das manetiras, as chamadas fakenews da rapaziada do ódio, isso foi um prato cheio.
Foto jornalismo não é arte. Como arte, a foto é ótima, mas é sujeita a interpretação. Jornalismo tem que mostrar o fato.
A democracia foi atacada e isso é um fato. O maior representante dessa democracia é o presidente eleito. Ele e todos os democratas foram atingidos. Feridos sim,mas muito vivos. Amei a foto. Arte pura!!
A foto sintetiza, de forma crÃtica, o momento atual.
Uma olhada rápida na pág. 101 do manual da redação da Folha seria suficiente para os envolvidos não aprovarem essa fotomontagem que estampou a capa como se fosse conteúdo noticioso.
Houve uma tentativa de golpe e achei a foto digna de prêmio. Ela sintetizou bem uma tentativa, frustrada de se alvejar a democracia, na figura do Presidente, legitimamente eleito. No mais, a arte tem esse papel e a censura me parece uma faca de dois gumes sobretudo num paÃs polarizado.
Uma escolha mal feita e o jornal tem de passar a semana inteira se explicando e se justificando. Tá faltando bom senso não só à jornalista, mas ao editor também. Parecem alheios à realidade e à situação do paÃs, dias depois de terroristas tocarem o terror nos palácios dos poderes do paÃs.
Não foi um “erro”, foi deliberado. Foi a cereja que faltava na campanha que este jornaleco vem fazendo desde que o novo governo assumiu.
FSP engatou marcha ré! Para de perseguir o lula vai. Está ficando chato.
Foto de extremo mal gosto, principalmente pelo momento no qual estamos passando! A Folha errou feio!
Folha golpista, como sempre!
Folha, precisa respeitar a opinião dos leitores. Quase 100% de reprovação da fotomontagem.
Apelativo. De péssimo gosto e baixÃssimo nÃvel profissional. Gostou de chamar a atenção através de algo desprezÃvel ?
A apresentação da foto na primeira página foi infeliz, nada além disso. Entre 2018 e 2022 fomos inundados de teorias conspiratórias oriundas dos bolsonaristas, onde a midia como um todo se voltava contra o messias, só valia aquilo que enaltecesse seus feitos. Agora vejo a repetição das mesmas teorias por parte dos petistas. Mais quatro anos assim?
Na minha opinião a folha errou a publicar um foto com marca de um tiro na pessoa do Lula, em momento como esse, onde a extrema direita quer alvitar o poder a qualquer custo! Eu vou cancelar a minha assinatura como fizemos com a Gazeta do Povo no Paraná. Na Gazeta foi devido Rodrigo Constantino !!!!
A quase maioria absoluta dos leitores reprovam a fotomontagem e o Painel do Leitor pública opiniões favoráveis. Folha, melhore!!
E o velho clichê de uma imagem vale por mil palavras, aqui vira um milhão de palavras para fazer valer uma imagem. Foi uma ideia ruim e simplista levada até o fim pelo jornal. Deu, né!
Essa artigo expressa muito do que acho da publicação dessa foto. Como já me expressei, é uma foto com pretensões artÃsticas. E é melhor não confundir arte com fotojornalismo. Deixem a arte para os cadernos culturais. No primeiro caderno é melhor deixar isso com os chargistas.
A polêmica é ótima, mas como não corresponde à realidade e pode gerar um processo por ser manifestação anti-democrática, incitando idéias contra nosso presidente. A foto é vitimista, já que ele esteve envolvido em esquemas de corrupção, com múltiplos braços descobertos e julgados, outros talvez barrados por envolver figuras com capacidade para modificar o rumo das investigações, assim é uma livre interpretação da liberdade de expressão.
Uma última questão: quem é que pauta o que vai ser publicado? Como é que autorizou uma foto ridÃcula como essa?
Eh a melhor foto no momento porque a fsp quer , de toda forma possÃvel, criar na mente de leitores imagens ou conceitos que enfraqueçam lula . Isto porque o dono nunca se deu com lula , no mÃnimo porque defende um liberalismo arraigado , que precisa (na cabeça do dono do jornal) ser combatido a QQ preço. Mesmo que com ataques pessoais. Tem muita grana em jogo.
Foto de extremo mau gosto. Discurso bom é o que não precisa ser explicado. A mensagem foi sim de Lula baleado. Não é exagero que sugere um ato terrorista. Vergonha para o jornal. Que profissionalismo é esse, numa época em que lunáticos estão soltos? Vergonhoso.
Se era pra causar polêmica, parabéns! Já ouviram dizer que a primeira impressão ou interpretação é a que fica? Sim, havia explicação em letras miúdas do que se tratava mas quem as lê de pronto? A manchete sim gritava ao lado da foto. Sabemos que nunca não há neutralidade, então qual a intenção na mensagem que a Folha quis passar?
A Folha trocou o editor por um algoritmo do Tweeter, só está preocupada com polêmica, views, likes, dislikes, ou seja, grana....
Imaginem que consigo fotografar Lula dormindo sozinho numa cama de casal e faça o mesmo com Bolsonaro. Se misturo as duas fotos com apenas dois cliques e explico isso na legenda de uma foto de capa, está tudo bem!? O primeiro relâmpago causado pelo impacto de uma imagem mentirosa traz de volta o jornalismo realista?
Lembra dos famosos beijos de brejnev em estadistas?
Tem coisas muito mais importante na República para dedicar-se. Por exemplo, desvendar o roubo do dinheiro público (farra com o CP!) que o ex-presidente Bostonaro e seu entorno fizeram com o Cartão Corporativo.
A fotógrafa está de parabéns, a foto é uma obra de arte bem contextualizada e o "foco" da sua intenção muito bem entendido pelos leitores, ao menos os mais atentos. Quanto ao editor chefe, este foi irresponsável ao permitir que a capa de um dos maiores jornais do pais alimentasse a mente doentia de milhares (ou milhões) de psicopatas doidos para "matar o comunismo".
Claro que fotógrafo eh artista!!!
Em nenhuma hipótese pode-se chamar isso de Arte. Fotógrafo não é artista. O que ela fez, e explicou, foi intercalar uma imagem sobre a outra, coisa que qualquer pessoa pode fazer, sendo possessor de uma máquina.
Foto de péssimo gosto. Aliás, o que havia de bom gosto, talento e originalidade na Folha tá indo embora Tiram Jânio de Freitas pra botar uma marmota dessas no lugar?!
Folha é a rainha das fake news. Ela diz que a ditadura foi branda. Essa foto não me espanta.
Péssimo gosto. A Folha com tal imagem, em nada contribui para a pacificação, tão necessária nos tempos atuais.
O manual da FSP não aceita esse tipo de intervenção na realidade. Por que publicaram então?
Às vezes alguns detalhes passam despercebidos: o vidro não foi perfurado à bala, ele está trincado (sabemos que os extremistas usaram a própria força muscular para pôr tudo abaixo). Na foto, vemos o presidente da República, lÃder polÃtico com domÃnio do discurso, alguém que envolve e engaja as pessoas em ideias, resistindo à sua maneira ao atentado contra a democracia. A foto não deixa de ser agressiva, posto que estamos sensÃveis, traumatizados, e ela remete à violência cometida.
A Folha deveria se retratar por tal absurdo a democracia.
Não foi a melhor escolha para o momento que o paÃs vive, mas diz muito, e sempre, sobre a linha editorial da FSP.
O próprio autor da foto não teria estÃmulo para fazer a foto se ela não tivesse esse caráter maligno dela. É uma lástima que a Folha tenha embarcado nesta infeliz jornada deste autor da foto. Parece infantilidade, brinquedo novo, com possibilidade de sérias consequências.
Péssima escolha. Inadequada, inoportuna e Desnecessária
São todos profissionais, a montagem foi feita pra sugerir a prática de um ato, que com certeza não foi a gravata....
Um bom leitor deve saber ler por trás das linhas e ver através das imagens. Na fotomontagem eu vi um Lula forte, feliz e determinado, ajeitando a gravata, enquanto muitos querem atingi-lo no peito, mas não estão conseguindo ( inclusive a Folha).
Rita, que bom que conseguiu ver como diz. A primeira impressão para a quase totalidade dos eleitores foi de repulsa.
Eu como mau leitor, não leio jornal procurando o subtexto ou entrelinhas,isso deixo para a literatura,artes plasticas,musica, até arquitetura,de um jornal,quero notÃcias e reportagens o mais isenta possivel
A foto é boa e a sobreposição é inteligente. Mas a decisão editorial de colocar na capa, no atual contexto polÃtico do paÃs, foi infeliz. Emula o ódio dos adversários da democracia, faz o contrário do q pensava a autora.
O q pensava a autora?
Má escolha, momento sensÃvel. Folha cedeu ao sensacionalismo
A Folha devia colocar na primeira página as investigações de provável rachadinha envolvendo Bolsonaro, seu ajudante de ordens, Dona Micheque...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Um fato que não existiu é a melhor escolha para a capa do jornal? Voltar
Comente este texto