Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Se mulheres continuarem se aproveitando do momento e simplesmente fizerem denúncias falsas e depois de descobertas não serem punidas por isso, a tendência é as denúncias falsas aumentarem e na mesma proporção aumentar a desconfiança nesses movimentos sociais.

    Responda
  2. Cláudio Ornellas

    Sou a favor do direito à ampla defesa e acho que a cultura do cancelamento acaba impedindo de fato o contraditório. Isso posto, se alguém se diz guru já não deve ser levado a sério, por premissa. Ao acreditarem no "guia", seus fiéis serão necessariamente abusados: financeiramente, psicologicamente e, em alguns casos, sexualmente. A história comprova, com riqueza de exemplos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pra que ser a favor "do direito à ampla defesa" e de achar que "a cultura do cancelamento acaba impedindo de fato o contraditório" se o veredicto, "por premissa", já está pronto: "guru não deve ser levado a sério", seus fiéis serão "necessariamente abusados"? Só rindo, Ornellas, só rindo muito.

  3. Paloma Fonseca

    O senhor se sustenta em caso nebuloso (Escola Base) e em crença equivocada de que a falta de provas em crime sexual significa inocência do agressor. Não vi reflexão sobre a "paz" das mulheres molestadas, apagadas, abusadas (acaso ainda são suas "discípulas"?). Não há reflexão sobre o abuso de sua autoridade e poder. Não há expiação da culpa. Vá, examine-se e volte aqui de novo se tiver coragem.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Caramba, dona Paloma, você leu seu comentário antes de enviar? A última frase também?

  4. joão moreira

    No fundo, a pergunta é: existe diferenca entre um cara que se diz guru de alguma coisa e esses cursinhos Walita de auto ajuda?

    Responda
  5. mike kemel

    limpa essa baba baby

    Responda
  6. Amanda Mota

    Muito importante falar sobre este tema, porque em nome de coisas legítimas - como o combate a violências de poder e de gênero, que devem mesmo ser combatidas - pode-se alimentar atos também violentos e baseados em falsas acusações ou exageros, como o que aconteceu com o Prem Baba. É louvável ele reconhecer publicamente que se envolveu em um relacionamento amoroso que causou dor e frustração, são erros humanos que não coincidem com ser um abusador e manipulador.

    Responda
  7. SERGIO CASTRO

    Enriquecimento e espiritualidade são termos excludentes...ou deveriam ser...

    Responda
  8. NATALIA GARCIA

    Muito bom ver tamanha lucidez do Prem Baba escrevendo de forma tão aberta sobre esse tema. Precisa mesmo muita coragem para se abrir e expor todas essas distorções publicamente. Gostei muito de ler esse posicionamento, me fez refletir mais sobre essa era de polaridades e compreender melhor essa história.

    Responda
  9. Denis Sousa

    Eu na vdd nao entendi ate agora pq o prem baba foi cancelado. Se é lider religioso nao pode transar? Se for relacionamento aberto pode?

    Responda
  10. raul doria

    O ataque difamatório ao Prem Baba foi uma covardia dos autores e uma ingenuidade dos propagadores.É triste ver a reputação de um líder espiritual sério como ele, ser abalada por uma narrativa falsa e distorcida. Que se faça justiça à sua biografia.

    Responda
  11. Sonia Lima Catenne

    Lendo os comentários pude ver o quanto as pessoas continuam presas a fake news e mentiras. Eu conheço Prem Baba já 20 anos, como também conheço as pessoas envolvidas nessa distorção da realidade e cancelamento. Conheço bem os fatos e posso dizer que Prem Baba é um homem sincero e verdadeiro. Suas palavras, neste depoimento, foram precisas e abrem espaço para que possamos repensar sobre a maledicência, a vontade de destruição e aniquilação que ainda existe em muitas pessoas neste mundo.

    Responda
  12. Vinicius Borba Brito

    Às vezes é melhor fazer perguntas diretas: ele não tinha romances com mulheres casadas de alunos? Quais são os ensinamentos dele sobre isso? Ele pode inclusive ficar livre para comentar aqui.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Vinícius, ele, na verdade, já se manifestou sore o episódio reconhecendo-o. Manifestou arrependimento em relação à algumas circunstâncias, sobretudo seu próprio silêncio à época do ocorrido, que teria sido melhor abrir conversa com os envolvidos no momento dos acontecimentos. Assim, imagino, ele acredita que teria evitado sofrimento. Sobre seus ensinamentos recomendo fortemente o seu livro, Amar e Ser Livre. Os comentários dele você encontrará lá, no próprio texto publicado na Folha, não aqui.

    2. maria fernanda moura e souza

      Não, não tinha. Os fatos estão no texto acima

  13. Newton Gama Netto

    A contradição de ser guru ou guia espiritual vai ser sempre essa, a de ser vulnerável ao massacre moral eterno. No entanto creio que prem baba sempre foi genuíno, e não se trata de um mau caráter.

    Responda
  14. Elmar Magina Fernandes Júnior

    Nunca atacou ninguém... sei... João de Deus falou a mesma coisa...

    Responda
    1. Joel Domingos

      O último processo contra ele, o Ministério Público arquivou, amigo. Não foi encontrada nenhuma prova. Não leu o artigo, não? Perante a Justiça, ele é inocente. João de Deus foi condenado pela justiça. É tudo a mesma coisa?

  15. CELSO CAMILO

    Texto excelente e esclarecedor sobre como a manipulação das informações podem destruir projetos e vidas. Fico feliz em saber que o Prem Baba saiu fortalecido. E pelo conteúdo, diria até que sai mais maduro depois de tamanha provação. Parabéns!

    Responda
  16. Carlos Alberto Porto

    A essência do charlatanismo: a aceitação daquilo que não é conhecido. Se desconhecido, como aceitá-lo?

    Responda
    1. Jose L F Trindade

      Atrás do charlatanismo, via de regra se constrói impérios. Seitas prontas para defenderem seu guru contra qualquer evidência.

  17. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Prem Baba me trouxe grande crescimento pelo que sou grato. Seu trabalho é mesmo valoroso e elevado. Assim, o cancelamento é terrível não apenas para ele mas também como perda a tantos que deixam de aprender consigo. Há, no entanto, um nó intrincado cuja dissolução, creio, corre mais fácil quando quem errou reconhece objetiva e plenamente o erro. É realmente penoso, pelo desnível de poder, naturalizar como consensual sexo entre mestre espiritual e discípula. Ainda assim, avante o perdão!

    Responda
  18. Luiz Almeida

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Jose L F Trindade

    Agora a folia atacando de guru... Me deu um ruim! Virando a página.

    Responda