Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Melis Bianconi

    A colunista esqueceu dos estragos que o filhote da Lava-Jato, que vicejou por lá, provocou entre os políticos peruanos? O país tinha se encontrado depois de Fujimori.

    Responda
  2. José Cardoso

    Pouco passei por Lima quando fui ao Peru na década de 80. Mas voltando a noitinha num trem superlotado de Machu-Pichu (depois daquilo nada mais parece muito cheio) para Cuzco, olhava para aqueles caras de índio, que provavelmente tinham aquilo como rotina. O trem parou num estação e uma menina queria vender alguma coisa: 'voy a pasar'. 'No hay paso' replicava um espanhol, que viajou o tempo todo em pé no banheiro.

    Responda
  3. SELLENE GHENOV

    Quando estive em Lima, em 2018, fiquei chocada com o fato de praticamente tudo ser privatizado, inclusive serviços essenciais. A má distribuição de renda é gritante. A cidade tem trânsito caótico e poucos bairros com boa infraestrutura. Mas que culinária fantástica! O povo é bem hospitaleiro.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    Bom artigo, defender a constituição da ditadura Fujimori.? Regime de exclusão de amplas parcelas. Castilho pode ter tentado auto golpe, tem mais cara de golpe parlamentar contra ele. As perseguições judiciais para destruir partidos e a presença da extrema direita é o fator de instabilidade. Para constatar basta ver a extrema direita de volta ao poder na Itália. Onde o judiciário fez política, a imprensa apoiou, o fascismo voltou. Aqui estamos um passo a frente desde 1 de janeiro.

    Responda
  5. Maria Almeida

    Até que enfim um artigo imparcial, embora ligeiro, nos esclarecendo um pouco sobre a situação no Peru.

    Responda
  6. Maria Almeida

    Até que enfim um artigo imparcial, embora ligeiro, nos esclarecendo um pouco sobre a situação no Peru.

    Responda
  7. marco martins

    No Peru só tem brancos apresentando telejornais e fazendo novelas ??? Obrigado por avisar. É o mi-mi-mi brasileiro tipo exportação.

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    Conheci Lima e achei, de fato, a cidade muito bonita com a praia em Miraflores, a culinária exuberante e as noites agitadas em Barranco. Me pareceu então que a democracia liberal estava consolidada ali, estável, mas vejo que me enganei. Demagogos como Carrillo ainda mobilizam e ameaçam a democracia.

    Responda
    1. Monica Rodrigues

      Conheci Lima pelo lado avesso e me assustei com o aspecto de mar de pobreza, insalubridade e trânsito caótico e sem regras. Costumava dizer que o Brasil não é para amadores, quando vi os arredores de Lima concluí que Lima é para os fortes. Tirando Mirafiores e arredores de concentração de renda, dá medo.

  9. Fabiana Passos de Melo

    Engraçado que o texto não condene a violência e destruição praticada em Lima também pela esquerda. A modulação da linguagem pela jornalista expõe a simplicidade de sua análise, que é deveras superficial.

    Responda
  10. MARLON DA COSTA GUIMARAES

    A jornalista não tinha sido demitida?

    Responda
  11. Marcos Antônio

    Está ocorrendo uma tentativa do que muitos queriam aqui, ...uma Autocracia, uma ditadura.

    Responda
  12. LiAn Andrade

    Pru é o país onde mais gente morreu de covid, de longe, Mais de 6 mil pessoas por milhão. Brasil e EUA mais de 3 mil, Australia 700 em cada milhão de habitantes. A mídia nunca explica essa disparidade.

    Responda
  13. João Guedes Braz

    Só agora depois da reação do Povo do Peru, depois de muitas mortes é que a mídia começa a reconhecer que de fato houve um Golpe para destituir o Presidente eleito do Peru, a história do impeachment do Presidente nada mais era do que um Golpe deste Congresso de direita.

    Responda
    1. marco martins

      Eu acho que vc é todes os esquerdistas deveriam ir lá tentar salvar o "Peru" !!!

  14. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Excelente texto. Lendo sobre o Peru há muitos anos, entendo que está gigacoerente.

    Responda
    1. marco martins

      Gigacoerente??? Nossa que tudo , vou começar usar essa expressão durante meu Pilates....

  15. Julio Shiogi Honjo

    O presidente eleito tinha rejeição da maioria da população (uns 60 por cento). Porém o Congresso, também escolhido, tem rejeição ainda maior (mais de 70 por cento) que resolveu afastar o mandatário. Deu no que deu! Parece que tem só um nome para acalmar, Fujimori. Se conversar com os peruanos, constata-se que o ex-presidente tem apoio em todos os segmentos, inclusive entre os pobres.

    Responda
  16. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Só falta Fujimori voltar à presidência do Peru. Que angústia para o povo peruano essa situação.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Tudo indica que se houver novas eleições a filha dele, Keiko, tem grande possibilidade de ser eleita.

  17. Gaya Becker

    Mundo destrambelhado e sem noção. Que fase!

    Responda
  18. Joaquim Rosa

    Aqui, acolá e em todo lugar, tá osso!

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      Seguindo o mesmo padrão de operação em toda parte.