Poder > Lula demite comandante do Exército após crise de confiança Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. Claudio Lourenço Rocha

    Parte do nosso exercito foi contaminada pela politica de forma deliberada por bolsonaro, que esperava se manter no poder com uma rebelião iniciada por seus fanaticos nas ruas, e depois paulatinamente teria apoio das policias e das FA. O exercito brasileiro precisa voltar a ser uma instituição de estado e não que serve a grupo politico ideologico que chega ao governo como no governo bolsonaro. O exercito é mais uma instituição que deve garantir a democracia, e não ajudar a destrui-la.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Foram cooptados , comprados com benesses em fartos contracheques. Ludibriados, cederam por interesses pessoas em detrimento de funções instituicionais . Tudo isso feito por um tenente expulso (reintegrado sabe-se lá por que) , capitão reformado ! Tudo muito fácil !

  2. Manoel Raimundo Alves

    Quem é o comandante in-chefe?! É o Presidente Lula. Então, está correto. O ex- presidente não demitiu!? Agora, é a vez do Lula. Não quer exercer a função, rua! Parabéns, magno presidente!

    Responda
    1. Paulo da Silva batista

      Simples assim,ou exerce a autoridade de presidente ou estamos ferrados nas mãos desses golpistas!!!

  3. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Para que serve essa instituição arcaica, pesada, cara e inútil? Extinção já!

    Responda
  4. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Para que serve essa instituição arcaica, pesada, cara e inútil? Extinção já!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Apesar de militares como o Gal. Tomás serem preciosos para o Brasil, sou pela reforma da estrutura militar. Como está é realmente cara, inútil e acrescento perigosa. Até quando a sociedade, dependendo de quem estiver no poder, correrá o risco de um golpe de estado? Temos garantia, que essa tentativa de golpe militar não vai acontecer novamente?

    2. Claudio Lourenço Rocha

      O exercito é uma instituição que deve garantir a democracia, e não que ajude a destrui-la. Parte do nosso exercito foi contaminada pela politica de forma deliberada por bolsonaro, que esperava se manter no poder com uma rebelião iniciada por seus fanaticos nas ruas, e depois paulatinamente teria apoio das policias e das FA. O exercito brasileiro precisa voltar a ser uma instituição de estado e não que serve a grupo politico ideologico que chega ao governo como ocorreu no governo bolsonaro.

  5. vicente machado

    Não pode ficar somente nisso. Tem que tirar esses generais de estatais também. Só na Itaipú Binacional o Bolsonaro deixou uma dúzia de oficiais generais da reserva em cargos de Diretor disso e Diretor daquilo.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Valeu Vicente é sempre bom lembrar.

    2. Neucir Valentim

      Calma. O Lula só tem 21 dias de governo...

  6. CELSO RIBAS

    Mais uma "tacada de sinuca" do Mestre Lula!

    Responda
  7. vicente machado

    Isso era muito necessário para colocar esses funcionários no devido lugar.

    Responda
  8. luiz Rafael Debiasi

    Lugar de subversivo é na cadeia!

    Responda
  9. Claudio Lourenço Rocha

    Parte do nosso exercito foi contaminado pela politica de forma deliberada por bolsonaro, que esperava se manter no poder com uma rebelião iniciada por seus fanaticos nas ruas, e depois paulatinamente teria apoio das policias e das FA. O exercito brasileiro precisa voltar a ser uma instituição de estado e não de governo como fez bolsonaro, sendo mais uma instituição que deva garantir a democracia, e não servir a grupos ideologicos como ocorreu ate agora .

    Responda
  10. Carlos Ademar

    A hist*ória da noite da véspera do dia 08/01 quando o qg do exé*rcito em Brasília não deixou remo*ver os acampa*mentos ainda precisa ser devid*amente esclarec*ida!

    Responda
  11. antonio pereira

    Gen incompetente. Foi tarde.. deveria nem ter assumido

    Responda
  12. André Tadeu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Mario Luiz Frungillo

      Acho que você se enganou. Essa era para ser uma mensagem para sua tia do zap.

  13. cesar baldon

    é isso aí presidente, chega de ter medo de milico golpista

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Lula precisa do apoio de todos nós população, para que voltemos a ser uma democracia respeitada e que respeite o cidadão independente da sua posição ideologica. Bolsonaro introduziu politica junto aos funcionarios publicos que utilizam armas para defender a sociedade e o Pais, e esperava aproveitar disto apos seus seguidores iniciarem insurreição como ocorreu dia 08 janeiro

  14. Maria Lúcia Bergami

    Conheço bom número de oficiais que nunca concordaram com o q estava acontecendo. Existe sim oficiais que respeitam a democracia.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Maria, infelizmente, tais oficiais são uma minoria silenciosa. O exército está contaminado por uma maioria barulhenta e antidemocrática.

    2. luiz Rafael Debiasi

      Não fazem mais que sua obrigação.

  15. Valdo Neto

    A demissão parece ser apropriada, resta saber se o novo comandante, que teve um acampamento golpista instalado na entrada do seu quartel-general e nada fez, terá pulso e autoridade para fazer sua tropa cumprir a constituição, o que exclui a politização do exército que vivenciamos ao longo dos últimos quatro anos.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Precisamos promover uma reforma nessa Instituição, para evitar futuras ameaças de golpe de estado.

    2. Claudio Lourenço Rocha

      O exercito é uma instituição que deve garantir a democracia, e não que ajude a destrui-la. Parte do nosso exercito foi contaminada pela politica de forma deliberada por bolsonaro, que esperava se manter no poder com uma rebelião iniciada por seus fanaticos nas ruas, e depois paulatinamente teria apoio das policias e das FA. O exercito brasileiro precisa voltar a ser uma instituição de estado e não que serve a grupo politico ideologico que chega ao governo como ocorreu no governo bolsonaro.

  16. Alberto A Neto

    Há "militar" e MILITAR. Assim são as corporações de ofício. Cada Hugo Abreu tem um Augusto Heleno. Ernesto Geisel um Sílvio Frota. Sérgio Macaco um Jair Messias. Uma coisa é investigar, apurar, comprovar e punir conforme o regulamento castrense; outra coisa é o extremo corporativismo "mui amigo" da farda; até do STM. Geisel reputava Jair "mau militar", mas dá no que deu. Se Arruda descumpriu ordem direta, então Luís Inácio III não deveria mesmo mantê-lo. O que Múcio tem a fazer? Só pedir o boné!

    Responda
  17. Gilberto Paiva Magalhães

    General Tomás Miguel Ribeiro Paiva: "Respeito ao resultado das urnas". É exatamente isso que queremos, general!

    Responda
  18. Bruno Macho

    Arruda, o comandante do exército, é um desses gol/pis/ta que andam por aí. Isso é apenas o inicio. Enquanto os militares estiverem no postos na administração, não se pode " virar a página". Deve-se fazer uma lei proibindo os militares e os filhos deles de exercerem funções na administração do governo. Os militares não sabem o que é democracias. São pessoas primárias, intelectualmente pobres, não sabem lidar com os problemas do Brasil

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      O exercito é uma instituição que deve garantir a democracia, e não que ajude a destrui-la. Parte do nosso exercito foi contaminada pela politica de forma deliberada por bolsonaro, que esperava se manter no poder com uma rebelião iniciada por seus fanaticos nas ruas, e depois paulatinamente teria apoio das policias e das FA. O exercito brasileiro precisa voltar a ser uma instituição de estado e não que serve a grupo politico ideologico que chega ao governo como ocorreu no governo bolsonaro. 3

  19. eli moura

    Importante o exército voltar pro quartel cumprir suas funções institucionais.quer fazer política, sai da farda e vai para um partido. Quer julgar civil vá concorrer um cargo no sistema judiciário. Eles claramente, no mínimo , prevaricaram nos ataques de dezembro e janeiro.

    Responda
  20. Ayer Campos

    A julgar pelo assombroso discurso do novo comandante em defesa da institucionalidade democrática, parece que o contencioso do governo com os militares entra em recesso. Uma questão fica no ar: se Múcio fez qualquer gesto contra a substituição, e se manifestou sua posição ao Presidente, deve ser exonerado também.

    Responda
  21. Carlos Silva

    Parabéns presidente Lula, queremos paz no Brasil, bota pra fora esse e todos esses golpistas fardados!

    Responda
  22. jose mário fonseca

    Boa Lula,tem que bater o pau na mesa mesmo!!!Chega de golpismo,as forças tem que cumprir o papel que a CF lhes confere,apenas isso,chega de políticos fardados

    Responda
  23. Bruno Macho

    Arruda, o comandante do exército, é um desses golpista que andam por aí. O Brasil tem um presidente eleito democraticamente. Arruda não sabe o que é Democracia.Arruda é um pessoa intelectualmente primária.Ele não tem nenhuma competência, fora as notórias competências de golpista. Ele é um insubordinado. A reunião deve ter sido tensa, daí a demissão. Isso é apenas início da árdua tarefa de Lula de botar pra fora todos esses golpistas que ocupam postos na administração do governo

    Responda
  24. jose celso righi righi

    A lei tem que ser para todos, não importa se civil ou militar, se o comandante do Exército demitido, não cumpre a lei, não pode estar no comando. Se o Exército quer recuperar sua credibilidade precisa recuperar seu papel constitucional, toda sociedade precisa entender isso.

    Responda
  25. Carlos Cesar

    O Lula e o comandante supremo das Forcas Armadas, ele troca qualquer comando que desejar , só isso, o voto deu a ele essas atribuições.

    Responda
    1. jose mário fonseca

      Correto Carlos,a autoridade foi conferida ao PR pelo voto da maioria

  26. Ernesto Pichler

    Ou o comando corrige as forças, eliminando destas os golpistas e fascistas, ou seja eliminado e trocado por um democrata.

    Responda
  27. André Luiz

    Papo para boi dormir. Como político ardiloso, Lula está se refestelando com a desastrada invasão de 8 Jan, movimento anárquico de revolta popular e sem comando, consumado pela incompetência do GSI do novo governo. Há analistas levantando a hipótese de que pode ter sido de propósito deixar a Praça ser destruída. No fundo a esquerda quer criar uma Força para chamar de sua, tal como a guarda bolivariana. Para um governo que começou batendo cabeça, não poderia ter melhor presente.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Puro delírio.

    2. marcos gomes

      Te aconselho como bom bolsonarista que é , patriota , a comprar um pneu de trator daqueles grandes e colocar na porta da sua casa e toda tarde as 18:00 hs cantar o hino nacional com fervor e louvor quem sabe que aparece alguem para te acompanhar no ritual!!!!!

    3. Luiz Candido Borges

      É interessante como o André Luiz emprega uma das normas do finado Olavo de Carvalho, "acusar os inimigos de fazer o que você faz etc.". Essa da "esquerda criar uma força pars chamar de sua" foi exatamente o que o Bozo fez, cooptando as polícias, nivelando-as às milícias que sua família conhece muito bem, assim como os militares, que seguiram seu "instinto natural" ganhando de carguinhos a grandes bocadas, e ainda se sentiram muito importantes.

    4. Joaquim Salomão

      Esta aí um bom exemplo do QAnon tupiniquim. Mente doente.

    5. Antônio Carlos de Paula

      Excesso de cloroquina afeta o cérebro. Sai desse delírio cara.

    6. Julio Cesar Martins da Silva

      Deixa de ser lunático... Volta pra Terra Redonda!

    7. jose mário fonseca

      O boi sonolento no caso é vosmecê mesmo

    8. Joao Cellos

      Quem é o comandante em chefe das Forças Armadas?

  28. André Luiz

    Papo para boi dormir. Como político ardiloso, Lula está se refestelando com a desastrada invasão de 8 Jan, movimento anárquico de revolta popular e sem comando, consumado pela incompetência do GSI do novo governo. Há analistas levantando a hipótese de que pode ter sido de propósito deixar a Praça ser destruída. No fundo a esquerda quer criar uma Força para chamar de sua tal como a guarda bolivariana. Para um governo que começou batendo cabeça, não poderia ter melhor presente.

    Responda
    1. Rafael MP

      Perfeita colocação.. inclusive deu no zap e na mídia nao compranda de vários países que todos os bardeneiros que fizeram o quebra-quebra são infiltrados canhotos que foram muito bem pagos. Há evidências que o Sr. Dino estava no meio nos badernistas disfarçado de patriota e segundo o tio avô da ex esposa do meu vizinho da casa de praia,até o lu Lá no meio, disfarçado de mulher e incentivando a baderna. Isso tudo está no zap. Um abraço fraterno aos agnósticos,ateus e bolsonaristas.Namasteu ..!

    2. Ricardo Candido de Araujo

      E assim ladrou um seguidor do execrável. Nada do que vocês falam tem valor, pois só divulgam mentiras ou teorias conspiratórias. Se tivessem alguma decência, se omitiriam do debate público de idéias, pois não as têm.

    3. jose mário fonseca

      Que conversa mole,perdeu mané não amola

    4. Joao Cellos

      Militar é para se subordinar à civis, e nunca o contrário.

    5. Ernesto Pichler

      Alucinação ou má fé?

  29. Bernd Kielmann

    O que eles querem discutir. O presidente ordena e eles cumprem. Nao e da competencia deles de comentar o assunto. Assim funciona uma democracia.

    Responda
  30. João Hurtado

    Faz-se mister despolitizar as Forças Armadas, polícias e demais órgãos de estado. Os militares devem apenas se dedicar às suas carreiras, à defesa do País e suas instituições e ao aperfeiçoamento profissional que se faz em tempos de grandes avanços tecnológicos. Para fazer carreira política devem pedir baixa de suas funções castrenses.

    Responda
  31. MANOEL BARRETO PINHEIRO PINHEIRO

    LULA escolheu um general que carrega o legado e o DNA de Caxias. Deus proteja o nosso general Thomás. Homem honrado, corajoso e destemido. Ele vai ser lembrado no panteão da liberdade. Ele ama o BRASIL. Ele vem de uma linhagem de heróis brasileiros. Tenho certeza que o BRASIL vai decolar e alimentar o mundo todo. ''Exército Brasileiro Braço Forte – Mão Amiga". O povo deve venerar o Exército. Não odiar. Os golpistas devem ser expungidos da força. Somos um povo pacífico e irmão. Chega de ódio

    Responda
  32. José Bernardo

    Atitude esperada: Lula tem de afirmar sua autoridade natural, inerente ao cargo, na posição de Comandante em Chefe das FFAA: e vozes autorizadas convergem no entendimento em que esse é o momento para isso.

    Responda
  33. Carlos Oliveira

    Quem vê o que o Exército Brasileiro deixou acontecer com os índios Ianomamis na Amazônia não pode deixar de tomar uma atitude de mudança imediata dos responsáveis. Chega de firulas com essa alta hierarquia militar preocupada apenas com suas regalias. É hora dos militares mostrarem serviço e esforço na defesa da nação. E SELVA é defesa de índio, floresta e natureza, não de garimpo ilegal.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Concordo em gênero, número e grau.

  34. Cleusson Filho

    Quando qualquer parte, extrapola o seu tamanho de sustentabilidade em um sistema, obviamente irá colapsar. As Forças Armadas (em especial o Exército) desde a redemocratizaçâo, não havia baixado a guarda, sempre estressava o sistema. Esperaram pacientemente o surgimento do bozo e, novamente conspiraram. Mas, faltou inteligência e subestimaram a capacidade de aglutinar apoio e sustentação, do novo governo. Ficaram só e nú, no meio do salão. Essa era a chance que a democracia brasileira esperava.

    Responda
  35. Glaydson Salgado

    Até que enfim Lula fez valer sua autoridade! Já estava passando da hora.

    Responda
  36. José Moreira

    É um cargo de confiança e devemos olhar naturalmente.

    Responda
  37. Leandro Righi de Sousa

    Fiquem tranquilos. O exército já PLANTOU vídeo de general Democrata da geração 70 na imprensa. Por acaso, o mesmo, será comandante do Exército.

    Responda
  38. Marco Medeiros

    Braga Neto deve estar com o c# tão apertado que não deve entrar uma laranja.

    Responda
    1. Bira Scutari

      Deve estar nada, depois que o arranjo político da "Anistia Geral e Irrestrita para todos" lá no passado, deixou estes oficiais com sensação de poderem tudo e não acontecer nada!!!

  39. Bira Scutari

    Penso que Múcio será o próximo, ficou muito caladinho desde dia 08 de janeiro!

    Responda
  40. Flavio Freitas Faria

    Inevitável a atitude do presidente. Não dá para conviver com golpista no comando do exército. Que essa medida sirva de exemplo para os demais. Os militares são meros servidores públicos , subordinados aos poderes constituídos. Não podem pretender nada mais do que isso.

    Responda
  41. Maria Lúcia Bergami

    Muito bem Vindo General Tomás Paiva. Democracia.

    Responda
    1. Leandro Righi de Sousa

      Vídeo plantado para parecer democrata. Vc acha que a turma formada na ditadura é democrata?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Bem vindo à papuda

  42. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns presidente Lula. Demissão mais que necessária. Acobertar terroristas da extrema direita é crime. Nenhum militar do Exército foi eleito pelo povo brasileiro.

    Responda
  43. roni francisco dal bosco

    Vamos colocando os pingos nos is desde já. É assim que se faz. O Presidente é o comandante supremo das forças armadas assim com minúsculo mesmo. Quanto mais cedo melhor e quem não gostou manda se queixar ao bispo.

    Responda
  44. roni francisco dal bosco

    Vamos colocando os pingos nos is desde já. É assim que se faz. O Presidente é o comandante supremo das forças armadas assim com minúsculo mesmo. Quanto mais cedo melhor e quem não gostou manda se queixar ao bispo.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Ja pensou se a moda golpista pega, ou seja, um grupo ideologico chega ao governo, e prepara seus seguidores para caso perca eleição. Promove motociatas para alimentar e incendiar seguidores e move-los a não aceitar resultado das urnas, politiza as policias e introduz politica ideologica no exercito. Através de discurso incendeia e fomenta seus seguidores a não aceitar resultado das urnas. O que fez bolsonaro para desestabilizar o Pais em nome da sua anbição politica é inadimissivel

  45. osmar pavani peres

    O discurso do Tomás, como é chamado segundo o articulista, subliminarmente está carregado de ódio e ironias. Lula, tome muito cuidado. Ainda mais sendo cria do Vilas Boas que com certeza bebe água da mesma fonte.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Ja pensou se a moda golpista pega, ou seja, um grupo ideologico chega ao governo, e prepara seus seguidores para caso perca eleição. Promove motociatas para alimentar e incendiar seguidores e move-los a não aceitar resultado das urnas, politiza as policias e introduz politica ideologica no exercito. Através de discurso incendeia e fomenta seus seguidores a não aceitar resultado das urnas. O que fez bolsonaro para desestabilizar o Pais em nome da sua anbição politica é inadimissivel

  46. Roberto Pimenta

    Sem passar pano pra golpista.

    Responda
  47. João carlos Gonçalves de souza

    A melhor decisão que um presidente civil tomou desde 1964 .

    Responda
  48. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Decisão correta. Penso apenas que foi um tanto tardia. Deveria ter sido demitido, ato contínuo por não ter exonerado o comandante do BGP. Por fim por quê esse Múcio ainda é ministro?!

    Responda
  49. João Pedro Sousa

    Excelente. Parabéns Presidente Lula. É preciso firmeza.

    Responda
  50. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Parabéns Lula. Exerceu sua autoridade.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.