Celso Rocha de Barros > Moraes é quem as instituições designaram contra golpismo de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Este ungido, como todos os outros, só prova suas teses na base do achismo. Nenhuma evidência empÃrica. Foi assim que levou um banho do Verdevaldo no debate. Tão vergonhoso que derrubou a conexão para parar de passar vergonha. Vai aplaudindo ditador do bem. Esquece que também tem pescoço.
Sério? Você viu um banho de Greenwald? Ele apenas insistiu na tese "respeito ao devido processo legal nao importa o que", e não respondeu a uma pergunta muito direta de Celso, quando ele quis saber até que data Glenn defenderia a liberdade de expressão dos nazistas na Alemanha dos anos 30. Eu estava ansioso para ver como ele ia responder isso mas infelizmente ele ignorou. Esse é precisamente o nó da questão.
Não é apenas por cumprir funções do PGR que se evidência o mal funcionamento das instituições. A própria fulanização dessas discussões evidencia isso. Poderia ser outro no lugar de Alexandre de Moraes, ou seu jeito de policial durão e mesmo sua biografia na área da segurança, ajudaram na escolha? Desculpe, não resisto, "certamente... talvez"?
Simples : Alexandre, o grande salvou a democracia. Viva Moraes !
Por uma ironia da história, o ministro que teve sua origem num golpe, agora é quem salva a democracia.
Qualquer cidadão com um mÃnimo de discernimento sabe que o STF está atuando em razão das omissões das instituições, que deveriam cumprir com suas competências legais, mas preferiram não entrar em embates com o poder executivo ... o STF defendeu à democracia no peito e na raça. A História irá reconhecer!!!
Está entre as melhroes análises da conujuntura do pais que já li na Folha. E, olhe, que o autor precisa fazer um texto enxuto para seu espaço no Jornal. Obrigado, Celso!
E quem diria que o ministro Alexandre seria indicado por alguém que ascendeu ao cargo de presidente após o impeachment de Dilma? Temer cumpriu sua função, ditada pela CF, de indicar um ministro do STF ilibado e sabido. Hoje, depois de tudo, é ele quem ajudou o Brasil a resistir (e o Celso de Melo também).
Parabéns a nossa Suprema Corte, especialmente ao Ministro Alexandre de Moraes. Os golpistas não passarão.
O último parágrafo derruba qualquer argumento.
O erro crasso de Celso, não pela primeira vez, é considerar o boquirroto general Mourão como espécimen distinto do capitão Jair. Pelo amor de Deus, Celso! Ambos incensam Ustra, ambos filhotes da ditadura, ambos filiados à seita de Sylvio Frota, ambos primos entre si de Augusto Heleno. Celso tangencia a questão central em 2018; nunca a enfrentou. Celso olha; não vê. Quem venceu 2018? O que significou? Uma candidatura militar. Uma chapa puro-sangue de filhotes da ditadura. Será o Benedito, Celso?
O Xandão é sinônimo de um novo padrão de qualidade para os Ministros. Novos ministros devem ter este perfil. Espero que seja adotado e imitado.
Xandão foi inteligente, corajoso, lúcido, preventivo, tudo. Sem ele, nós estarÃamos amedrontados e não livre para comentar esta coluna. Viva a democracia. Sem anistia.
Alexandre de Moraes constatou que a Constituição não serve para proteger a democracia. Por isso, embasa-se, com a complacência pusilânime do STF, no Regimento Interno do STF para criar um juÃzo de exceção apto, segundo a totalitária dele, a defender a Constituição e a “democracia”. E recebe o aplauso fácil de “democratas” que também não acreditam que a Constituição seja capaz de se defender. Pobre do paÃs que precisa de XerifesÂ…
A sua leitura da constituição está completamente incorreta. Talvez sirva para aplicá-la no mundo do terraplanismo, mas no Brasil não.
A constituição se defende? Seria a constituição do Bozo?
Mané...
Alexandre de Morais demonstrou coragem e valor sobre-humano, demonstrou possuir nervos de aço e lutou br
A CF é plenamente capaz de defender a democracia, desde que a PGR cumpra a sua obrigação constitucional.
Palmas. Muitas palmas.
Esse Xandão fica a perseguir o Bolsonaro e a endeusar o Lula. Por acaso o petralha deixou de ser um condenado, em todas as instâncias, a 12 anks de cadeia? Foi solto por uma canetada de um ministro sabidamente petralha, o tal do Fachin, que anulou todas as condenações do larápio, sob alegação de que Curitiba não era um foro adequado para julgá-lo. O resultado está aÃ. É pra rir ou pra chorar?
Quanta bobagem.
Nem para rir, nem para chorar. É para calar a boca e não dizer bobagens, notadamente aquelas que negam os interesses e ilegalidades, de toda ordem, originários de bozo e filhos. Observa que essa réplica não é defesa alguma a lula, que também é nocivo à nação, embora não tresloucado feito o bozo.
As descobertas de desvios de dinheiro público pela famÃlia Bolsonaro no uso dos cartões corporativos denunciadas pela imprensa essa semana demonstra para o paÃs quem é ladrão de verdade. Que as investigações avancem e coloque o ladrão na Papuda e a consorte na Colmeia. SEM ANISTIA!
O problema é que senador não pode julgar
Não foi só o Fachin. Todos os ministros do STF votaram de forma unânime pela anulação da sentença, inclusive o Nunes Marques, indicado pelo Bolsonaro.
Ninguém perseguiu o Bolsonaro. Ele foi beneficiado pela inação do PGR. Fosse qualquer outro PGR ele já teria sido cassado e provavelmente preso. Quanto à s condenações do Moro...bem,basta ver quão Ãntegro era o juiz...isso nas palavras do próprio Bolsonaro.
Xandão2026 e ponto final, talkey?
É... Pensando bem, tá ótimo onde está.
Não. Xandão no STF.
Lembram-se da tal Sara Winter? Veajm como foi acertada a decisão judicial tomada em realção a ela.
O Xandão foi e é o sujeito certo, um democrata, na hora certa, quando os autoritários usavam a democracia contra os democratas. Não permitiu que eles usassem a democracia contra nós. Por isso os golpistas o odeiam. Ele merece nosso apoio e reconhecimento pela coragem de encarar a escuridão nos olhos. Vivemos um tempo excepcional. Teria sido um tempo muito pior caso o Xandão fosse um qualquer, um Kacio com K ou um evangélico que lê os Evangelhos sem entender nada.
... as pressões externas foram também fator determinante para evitar o golpe.
Alexandre de Moraes foi excepcional.
O golpe não aconteceu porque Lula foi sábio em não entrar na onda da GLO. O golpe não aconteceu porque faltou confiança plena entre o inominável e as Forças Armadas. O Jair percebeu que estava sendo usado para o golpe e que quando o golpe resultasse, seria posto de parte e surgiria qualquer um, até mesmo um Mourão para levar adiante mais um tempo de ditadura militar. Agradecimentos eternos para Alexandre de Moraes. Já passou da hora de engavetar o engavetador mor da República, o Aras.
O que passou da hora é de mudar as regras para evitar outro PGR engavetador, isso sim.
"Nao há dúvida, talvez...."
Tira do contexto não. Fica feio
Concordo com algumas premissas. Discordo porém da importância do Mourão. Sempre foi considerado, ou desconsiderado, ou humilhado pelo bozo e seus filhos. E, como um sabujo sempre aceitou essas afrontas e desrespeitos tentando disfarçar como se não fossem dirigidos a ele. Um golpista arriado e de 4.
As coisas mudam tão rápido que o passado recente parece remoto. Na campanha de 2018 o Lula estava preso, e a PGR competia com a Lava Jato por quem mais amedrontava os polÃticos. O Ciro falava que ele colocaria o judiciário na caixinha e soltaria o Lula. Quem diria que o Bolsonaro encaixotaria o judiciário ativista e o STF soltaria o Lula, pavimentando com isso o fim do Jair?
Acredito que em uma coisa todos concordamos , até porque é visÃvel e palpável : A atuação do STF , em especial de Alexandre de Moraes , foi vital para conter bolsonaro e seus bolsominions golpistas !
"E não há dúvida de que, sem a atuação do STF, o golpe talvez vencesse." Caro columnista, em Oxford deveria ter aprendido que a frase acima é tudo e nada ao mesmo tempo. Assisti o debate (?) com Glenn e entrei aqui na expectativa de uma explicação para seu sumiço no turno de réplica. Agira vi que em vão. Uma pena.
O congresso poderia ter iniciado o processo de impeachment ,só não o fez por conveniência do seu presidente e colegas que se beneficiariam com um golpe. A polÃcia rodoviária atrapalhou a vida de eleitores no Nordeste não obstante o ministro Moraes ter dito que não. O autor defende as ações do ministro ,mesmo ilegais, face a situação apresentada. Não podemos aceitar a militância judiciária e a censura. O golpe só não ocorreu porque as FA não aceitaram participar, simples assim!
Não é simples assim.
Vamos, então, fechar Congresso, Judiciário etc. e as Forças Armadas vão governar, como quiserem.
Na mosca Marco A Moreira.
Senhor Luiz me auxilie na interpretação dos três últimos parágrafos: “ Â…do que qualquer erro que Moraes Â….”. O que implica este erro em uma sentença ou processo jurÃdico?
Onde vc leu que as "ações" foi ilegal ?? Onde aprendeu a interpretar texto, se nem um testinho sabe interpretar imagina interpretar as Leis ??
Caro colunista, Ingênuo eu sei que vc não é, por isso não tentarei explicar sua conclusão de que o Congresso sabia que Jair não iria embora, e, por isso, teria passado a bola ao STF, permanecendo seus negócios com ele. Naturalmente que não! A maioria do Congresso, que pintou e bordou, acreditava poder continuar a fazê-lo, com o mesmo Jair. Se fosse outro o desejo, não lhe faltavam instrumentos legais para a luta, silenciosa que fosse. A adesão foi apenas conveniente.
" o Brasil teria tido um presidente durante a pandemia disposto a comprar vacinas". O Mourão, responsável pelo genocÃdio que implantava na terra dos Yanomamis?
Pobre democracia, que necessita de salvador da pátria de um lado ou de outro. Pior do que isso seria continuar com o beacio do bozo.
Ótima análise.
O Xandão é o Moro do Bozo.
Bolsonaristas enrustidos compararam o Marreco Depenado com o Ministro Moraes.
Disse tudo Moraes, e sem você ficaria mais difÃcil a situação. Bravooooo homem.
Glen pode ter todos os argumentos que forem mas a realidade do golpismo de Bolsonaro exigiu um pragmatismo essencial e tão raro nestas plagas de pusilânimes oportunistas. Concordo com o colunista.
Vi seu debate com Glenn na folha. Vc trouxa pontos interessantes mas achei que os argumentos do Glenn tb foram muito bons. Acho que a esquerda tem um pecado mortal. So considera correto o que lhe agrada. Glenn sempre defedeu os mesmos ptos de vista. Quando trouxe a vaza jato foi heroi. Se critica alexandre de morais é bolsonarista (oi?).
A direita é linda né....
BelÃssimo artigo. Resumo da ópera. O golpe foi com “STF e tudo”, e e esse mesmo STF nos salvou 4 anos depois enfrentando com coragem a demência bolsonaria.
Se a ação de Moraes não foi/ é o ideal... imagina o que seria viver no mundo do B0z0 por mais sabe-se lá quanto!
Isso só não ocorreu porque as FA não apoiaram o ex-presidente.
Um vexame enorme para o Legislativo que Bolsonaro não tenha sofrido processo de impeachment por inépcia no trato à pandemia. Depois, nossa democracia escapou por um triz, e uma lástima que isso tenha dependido tanto da hombridade de um único juiz. Muito reconhecimento lhe é devido, mas precisamos tomar muito cuidado com a ascensão dessa extrema direita furiosa.
Em uma democracia de fato, não tem essa de designar pessoa para além do que determina a regra seja para a missão mais " Benéfica" que seja. Em tempo, no debate com Gleen, aquele mostrou argumentos muito mais convincentes.
Deem loas a Bolsonaro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Moraes é quem as instituições designaram contra golpismo de Bolsonaro Voltar
Comente este texto