Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Luís de Godoy Machado

    Me lembro de quando o Ciro Gomes, num comentário sobre uma possível aliança com a Marina nas eleições de 2018, disse que ela só precisava esquecer aquela bobagem de autonomia do banco central, pois no resto eles estariam de acordo.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Engraçado o 'jornalista isento' estar preocupado com a 'Lei', no que diz respeito à autonomia do BC, e ao mesmo tempo faz ironias com quem sempre se preocupou com a Lei no que tange às arbitrariedades da Lava Jato e ao desfalque (esse é o nome correto da 'encrenca') das Americanas. Dois pesos, duas medidas; mas abutre e sabiá são todos pássaros... Não estou vendo muita diferença entre os tiozinhos dos zaps.

    Responda
  3. Deonisio Schmidt

    ELio Gaspari...me diga em qual lugar do mundo o BC"independente" não teria dupla função? Sim, controlar a inflação equilibrada com crescimento e geração de empregos. COmo a maioria é ignorante em relação ao tema , desonestos intelecyuais campeiam em Pindorama. Aliás, falar mal de banqueiro tira o patrocínio? Pr0stitu1ção

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Duas vezes em 24 horas. Foi pouco. Criticar juros elevados. Era o que José Alencar, vice de Lula nos mandatos anteriores mais fazia, sem problema algum. Vá caçar piolho em macaco seu Elio, em vez di ficar pegando no pé do Lula o tempo todo, poruq qualquer picuínha.

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Fui censurado! Não se pode falar do empresariado.

    Responda
    1. Johel Souza Filho

      Eu também tenho sido. A democracia do pensamento, aqui, mesmo que com palavras educadas, é uma ilusão. Assim como a foto da semana.

  6. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Pergunto: O BC é uma entidade governamental ou privado? Está a serviço do povo ou de empresários? Deve ser comandado pelo Presidente da República eleito ou pelo presidente da FIESP?

    Responda
  7. Martins Costa

    Bem, só vi ele criticar a regra, o que é legítimo numa democracia. Além disso, sabemos quem inventou a regra, e em favor de que interesses. Então está na hora de reverter, claro, com a devida aprovação no congresso. O BC é um órgão de Estado, não uma mera ferramenta para interesses do capital.

    Responda
  8. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A pergunta que precisa ser respondida é quem está ganhando com a autonomia? Se for a meia dúzia de banqueiros de sempre, é preciso acabar com isso. O Banco central precisa estar a serviço do Brasil e não o contrário. Se não conseguem responder, é melhor acabar com autonomia. Se a resposta estiver cheia de achismo, é melhor acabar com a autonomia.

    Responda
  9. André Silva de Oliveira

    Lula mal consegue disfarçar o viés bolivariano na economia. Vai vendo, Brasil.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quem não consegue disfarçar o viés bovino é um tal de André

  10. Neli de Faria

    Adeg informa! Substituição de bovídeo: saiu o do Jaera e entrou do luisinho.  

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E alguns bovídios, ou bovídeas, continuam no time.

    2. Neli de Faria

      Adeg. Maracanã, que sempre frequentava, nos jogos do Santos, com a Torcida Jovem, quando um time iria substituir o Atleta o locutor do estádio anunciava: adeg informa, substituição no Time do Santos: saiu Pelé entrou Zé Mané, Ou no Pacaembu, em São Paulo: o seu, o meu o nosso Pacaembu informa, substituição no Santos: saiu Neymar, entrou Zé Mané.

  11. Marcelo Magalhães

    Nos últimos 15 meses foram transferidos 600 bilhões de reais dos cofres públicos para alguns milhares de rentistas. Quando Lula tem projetos políticos que vão auxiliar dezenas de milhões e vão gastar menos de um terço disso é acusado de realizar gastança. Se não for para expor os endinheirados, não pode optar pelo lado deles é ficar acusando o presidente Lula, taxando-o de populista, ou o que o valha. Até hoje não entendo muito bem essa fase amiga do andar de cima do missivista.

    Responda
  12. José Cardoso

    Talvez seja consequência de um governo de frente ampla. É sintomático que quem martelava contra o BC autônomo era o Ciro na campanha eleitoral. Chegou a dizer que uma vez eleito iria 'convidar' a atual diretoria a pedir demissão. O Lula não falava no assunto que eu me lembre.

    Responda
  13. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Que horror esse Lula. Onde é que se viu discutir a autonomia do Banco Central? Como ficariam nosso pobres rentistas, né mesmo seu Élio.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O Elio dorme, Eremildo O Id i o ta rouba o notebook.

  14. Dario Lima

    O Brasil tem um problema, o golpe de estado em curso, o ideal seria que a impressa e colunistas não tentassem proteger os golpistas militares e civis debatendo falas políticas sem significado pratico. O atual presidente do Banco Central é ultra liberal, por indicação de governo entreguista, portanto o presidente continua político, com indicação política.

    Responda
    1. Lucas Alves dos Santos

      Em uma coisa eu concordo com vc, o que o Lula diz não tem muita utilidade

  15. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Algo similar ao filho que quer aumento de mesada, não aceita que o pai não use maior limite no cartão de crédito.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Que falta faz um Jânio de Freitas em um domingo.

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Janio está no 360 graus.

    2. celso silva

      Assino embaixo!

  17. jose luiz ribas

    Ufa, ainda bem q temos um Presidente. Tal como teto de gasto q a folhinha tanto defende, essa autonomia e mais uma jabuticaba.

    Responda
  18. Emerson César Campos

    Gaspari, volte a escrever sobre a torna que tanto curtes: os milicos da ditadura. Ou peça pra férias e não volte. Te achas muito, e veja que tenho quase tua idade. Ma la!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      A tarefa ficou difícil, as tais vivandeiras de quartel viraram arruaceiras de quartel.

  19. Davi Pessoa Ferraz

    E daí?

    Responda