Luiz Felipe Pondé > Por outros mares Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Florentino Fernandes Junior

    Eles adoram te ler e te odiar. Adoro os comentarios inteligentinhos

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Muuuuuuuuuuuu

  2. Florentino Fernandes Junior

    Pondé, vc é insuperavel

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Muuuuuuuuu

  3. Bruno Camacho

    "a verdade tem uma tal potência que ela não pode ser aniquilada"; o autor mudaria sua visão se conhecesse os políticos brasileiros, em especial o chefe-mor do momento. Aqui, a verdade é aniquilada sob aplausos e estímulos da grande mídia, de boa parte dos intelectuais e dos integrantes dos meios acadêmicos. (por Maria José)

    Responda
  4. Nilton Silva

    Essa aí da maternidade foi um chute no saco. Ainda bem que as mamães não o têm (saco), bem esclarecido.

    Responda
  5. Celso Augusto Coccaro Filho

    Um dia desses perdi tempo assistindo um canal de uma moça no You Tube defendendo a retirada de circulação do Malleus Maleficarum, porque feria seus (dela) brios feministas. E pelo que vejo dos comentários por aqui, muita gente entrará em profunda depressão quando se tocar da realidade do nada existencial e das decepções que os esperam com seus ídolos à esquerda e à direita.

    Responda
  6. MARCELO DAWALIBI

    Ainda não tinha ouvido falar nesse autor. É correta a ideia de que viajar hoje deixou de ser uma experiência de enriquecimento cultural e virou puro exibicionismo vazio. O artigo, porém, derrapa na afirmação de que os pais deixaram de educar os filhos a partir de 1968. Não está claro se isso é opinião do Kersauson ou do próprio Pondé, mas está errado. Nasci em 68 e a educação da minha geração ainda era disciplinadora. O fracasso veio quando nós tivemos que educar nossos filhos millenials.

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sim, por outros mares e por 'mares nunca dantes navegados'. Mas terror? O que será que nos aterroriza tanto? Seria a própria natureza humana ou o fastio, o vazio, as coisas sombrias demais, mediocridade e compulsões, novas razões para a virtude e os anjos desamparados, comunidade humana e extremos de crueldade desumana, os fatores da contingência e os fios da trama cósmica. Drama, esperança e vida que segue. (Claudia F.)

    Responda
  8. sergio ribeiro

    A boa e velha hipocrisia do autor. Fala da revolução francesa e um suposto prazer de matar que cabe a eles. E o reacionarismo de direita, tão presente nos dias atuais? O deputado, infelizmente presidente, em seu voto de impeachment, homenageou um famoso torturador; os conservadores americanos não rejeitam o apoio de supremacistas brancos. A depender destes, voltam as leis que separam brancos de negros. Isso não incomoda o "inteligentinho".

    Responda
  9. eli moura

    não dá para ler o que este cara escreve, apenas o titulo, será que com os outros mares ele está dizendo que vai embora? Vai, sem passagem de volta, seja vizinho daquele outro, um tal diogo mainarde ou coisa assim, lá perto da ponta perto do rio, de preferencia na Herzegovina.

    Responda
  10. LUCY KELLY PEREIRA

    O ser humano se apraz em matar4. Não são só os revolucionários, vide império romano, otomano, Europa colonizadora. Ora, isso é da natureza humana. Quem matou4 mais o Che ou a rainha da Inglaterra? Um sujou as mãos, a outra mandou sujarem. Para Freud, inventamos a cultura e sociedade para frear a besta4 que existe em cada um de nós. E o autor francês referido pode ser conservador e inteligente, pode ser também um idiota4 qdo reduz o humano a nada. Temos uma capacidade incrível para o mal.

    Responda
  11. Henrique Marinho

    O Pondé, sem poder falar o que pensa, quis dizer o seguinte: Nos dias de hoje, onde há pouca inteligência e nenhuma finesse, os imb ecis perderam a timidez.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os imbhecis devem ser os outros, não é Henrique?

    2. Emerson César de Campos

      Fiel escudeiro pondeniano, dia me em qual situação Luizinho foi impedido de escrever ou dizer o que pensa? Inteligência e finesse referida é aquela do cronista com seu charuto destilando od io na coluna semanal? Realmente os im becis perderam a timidez.

    3. Rodrigo Ribeiro

      E a Pondé prova isto falando nas redes e escrevendo neste jornal...

    4. JOSE GERALDO S DE CASTRO

      Muito bem colocado Henrique :)

  12. José Roberto Politi

    Dentre tantos ressentimentos, preconceitos e anacronismos escritos, a pior afirmação foi "as pessoas são um nada." O valor que o autor dá a si mesmo e aos seus interlocutores já torna a leitura do seu texto desnecessária.

    Responda
  13. Osmar Contreiras

    Boa Pondé. Tirou os Platônicos da caverna e os fez espernear. Pessoal, quarta é feriado.

    Responda
    1. Bruno Camacho

      É feriado... mas só em São Paulo. Uma tristeza! (por Maria José)

  14. José Rada Neto

    Pondé, como vc consegue escrever algo tão medíocre posando de inteligente?! Parabéns. Vc consegue isso plenamente. Aliás, essa história de que se come a mesma coisa no mundo todo e que todo mundo pensa igual é de uma falácia gritante!! No fundo, demonstra que vc corrobora com a visão de quem viaja, fica em hotéis caros e só visita lugar feito pra turista! Aí sim, o mundo é igual. Saí da bolha, bolsominion!

    Responda
  15. Mauricio Oliveira

    Achei que o título da coluna era uma despedida, mas infelizmente não é.

    Responda
  16. Joel Domingos

    Só pra constar: a frase contida no último parágrafo do artigo acima ("E, contra a verdade, não se pode nada.") me remete a uma passagem bíblica: "Segundo Coríntios cap. treze, v. oito - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade."

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Verdade verdadeira só pode ser a do universo paralelo.

  17. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Essa é a triste realidade de nossos dias: todos pensando iguais. E como dizia, Walter Lippmann: "Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando".

    Responda
    1. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

      José Padilha, entendo sua dúvida, mas o que Lippmann quis dizer que grandes grupos que pensam o mesmo deixaram na verdade de pensar. No Brasil de hoje, bolsonaristas e lulopetistas são essas multidões (Gustave le Bon) que estão encantadas e perderam o senso crítico. E a ausência de crítica faz com que essas massas (Ortega Y Gasset) ajam conforme a orientação de seus líderes ignorando a realidade.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué mas não era um mundo polarizado?

  18. Marcos Valério Rocha

    Que texto deprimente! Organize a turma e prepare para as próximas eleições que outro Bolsonaro ou o próprio volta. Esse tipo de desprezo pela natureza humana e suas possibilidades é que fazem existir figuras políticas como Bolsonaro. "Deixa de mimimi, não existe pandemia... Quem tem que morrer, morre, os mais fortes sobrevivem" , "E daí, não sou coveiro". Atitudes que surgem dessa visão pessimista do ser humano e humanidade, desde Bonaparte, Hitler e Mussolini.

    Responda
  19. elcio matos

    Como pode alguém que se diz filósofo afirmar que 1968 foi um ano que só trouxe coisas ruins? 1968 foi o ano mais revolucionário na história da humanidade. (Quais palavras aqui são ofensivas ou de baixo calão? O gozado é que meu desabafo foi publicado....kkkk)

    Responda
  20. elcio matos

    Essa foi a gota d'água, nenhum comentário meu pode ser publicado aqui, mesmo que não tenham ofensas ou palavras de baixo calão, então, considerando-se que a única vantagem se assinar a FSP online é poder interagir nos comentários, eu pergunto: Por que assino a FSP? Já cancelei umas quatro vezes e sempre acabo sendo convencido pelos atendentes com a dimunuição do valor da assinatura. Agora chega, não quero nem de graça.

    Responda
  21. Fernando Alves

    O autor da coluna poderia falar sobre um autor que aprecia a obra, e estaria muito bom. Mas faz parte da vigarice intelectual dele fazer um prólogo atacando inimigos sem face e apresentar o autor como um injustiçado, para alimentar a narrativa messiânica de que os que concordam com o Pondé são poucos escolhidos e iluminados, a lá Olavo de Carvalho. No fim, o autor até deve ser interessante, mas a forma como foi recomendado tem efeito oposto do que se pretendia.

    Responda
  22. elcio matos

    "a verdade tem uma tal potência que ela não pode ser aniquilada"..... em qual mundo essa gente vive? A segunda guerra mundial só aconteceu porque as mentiras Nazis venceram as verdades e o resultado todo mundo sabe qual foi. Em 08/01 os prédios dos poderes de Brasília foram invadidos e dizimados justamente porque a mentira prevaleceu e a verdade foi simplesmente aniquilada por parte da população brasileira.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que existe sempre é uma disputa pela verdade que prevalecerá mas o Pondé acha que existe uma verdade absoluta.

  23. Ernesto Dias Junior

    Não adianta, Pondé. Desde que você escancarou ao mundo a existência dos inteligentinhos deste mundo, atraiu o ódio da elite pensante deste país.

    Responda
    1. Ernesto Dias Junior

      Belo comentário Fernandinho. CQD.

    2. Fernando Alves

      Mas atraiu a devoção da elite ruminante, que se acha grande coisa por não ser "um inteligentinho". Esse tipo de golpe retórico está por aí há mais de cinquenta anos e continua fazendo suas vítimas.

  24. paulo werner

    Imagine passar uma vida defendendo o seguinte quadro de ideias: violência, egoísmo, crueldade, impiedade correspondem à verdade da natureza humana; solidariedade, altruísmo, empatia são artificialidades que a modernidade enganosamente universalizou para fundamentar seu desejo adâmico de mudar/inventar o mundo. Um professor de filosofia que apresenta esse quadro de ideias no maior jornal do país!

    Responda
  25. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Um ser generalizante que se diz filósofo. Até quando teremos que aturar?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leio, mas ignoro! rss

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Vaso não tenha pensado nisso, fica minha sugestão: Não leia.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não leia.

  26. José Davi

    Ponde fala das maravilhas de vender brinquedos eróticos para quem não transa. Eu pensava que tu eras vaitola.

    Responda
  27. paulo werner

    Pronto! Temos nosso "filósofo" que sabe da natureza humana. Mas hoje ele estava animado, resolveu mostrar ao leitor brasileiro a verdade! Hoje ele estava realmente empolgado e emendou: a esquerda atenta contra a verdade! Quem foram os professores desse ilustrado? O texto de hj cabe perfeitamente no púlpito da pequena congregação da Assembleia de Deus da rua de baixo....."contra a verdade, não se pode nada"...imagine os professores desse homem....

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Evidente que a esquerda, tal como a direita, atenta contra a verdade. Sempre houve e sempre haverá babões de mentirosos.

  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Um dos autores mais lidos..KKK da a impressão que francês só lê coisa fina. A coisa mais linda na França eh o tablóide Paris match, revista de fofoca.

    Responda
  29. Antonio Nunrs

    Gostei: " Foguete não anda de ré", mas pode cambar para direita ou para esquerda. Considero o mesmo esforço que faz um jornalista para não ir de encontro à linha editorial do meio de comunicação na qual ele ganha o pão de cada dia.

    Responda
  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O Pondé de ponderado não tem nada.

    Responda
  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A verdade não pode ser aniquilada. Mas muitos serão ,sempre , aniquilados pela mentira , antes que a verdade prevaleça .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.