Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Há uma visão bem distorcida de que os militares são honestos, competentes para governar e patriotas. No entanto, a história republicana mostra exatamente o oposto do que se tem propagado. O período da ditadura militar mostra que houve corrupção e agora no (des)governo Bolsonaro os maus feitos de militares estão às escancaradas.

    Responda
  2. Paulo Luizona Castagnao

    Parabéns, general Villas Boas, seu golpista!

    Responda
    1. ROBERTO DO AMARAL SILVA

      Esse general é um dos que desonram o exército brasileiro.

  3. José Flavio J Enout

    A bem da verdade, a fama das forças armadas brasileiras é sempre no sentido de aplicarem golpes de Estado. Não sem motivo, a "Republica Brasileira" teve inicio com um golpe. Parece que desenvolveram gosto pelo poder. As desculpas para aplicarem golpes são sempre as mesmas: os "comunistas". Até hoje ninguém sabe o que é isso no Brasil.

    Responda
  4. PAULO AVELAR

    Os milicos ficaram nús

    Responda
  5. José Roberto Ferreira

    Forças Armadas: utilidade ZERO!

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor José as reformas tem que ocorrer, porém em todos os três poderes. Temos o mais oneroso e ineficiente judiciário, um ministro do STF ganha mais que um professor titular da USP, um técnico judiciário mais que um professor estadual ou federal prestes a se aposentar. Serviço público ineficiente , legislativo todos conhecem.

  6. João Paulo Zizas

    O artigo de Camila Rocha é questionável por reproduzir chavões típicos dos feios grupos empenhados em macular as Forças Armadas. Sempre vale lembrar a realidade de ter sido muito benéfico para o povo brasileiro o trabalho de hábeis oficiais no anterior governo federal. Exemplo importantíssimo disso é a meritória gestão do general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, reconhecida pelos multíplices e cônscios eleitores cariocas que deram uma vaga na Câmara dos Deputados ao ilustre intendente.

    Responda
    1. Celia Regina Resende

      Alienação ou a pessoa se beneficia da estrutura? Eleitores cariosas elegem Bolsonaros, Roberto Jeferson e sua filha, família Garotinho, Marcelo Crivella, Witzel, Romário, eleger o inepto do Pazuello é apenas mais do mesmo lixo.

  7. AGOSTINHO HERMES DE MEDEIROS NETO

    Parte das forças armadas foi cúmplice dos desmandos de JMB. Que sirva de alerta. Que os responsáveis respondam. Que não se repita.

    Responda
  8. Teresa Meneghel

    Veneno de cobra se cura com veneno de cobrança. Alguém tem que ter coragem pra peitar essa casta que, convenhamos, só tem faz peso no bolso do contribuinte.

    Responda
  9. SERGIO saraceni

    Perfeita a análise da articulista. Fora, milicos!

    Responda
  10. Paulo Junges

    Esse foi o grande legado de Bolsonaro, nos lembrar de é feito o alto oficialato das FFAA. Desfazer ilusões pode ser muito útil.

    Responda
  11. Petrônio Alves Corrêa Filho

    "Cada macaco no seu galho". Esse ditado serve para todo mundo. Interferir em área que não é da sua alçada geralmente não dá bons resultados.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      O texto está plenamente correto e se é licito a todos debaterem a Educação, a Saúde, a Economia que queremos, Não apenas aqueles que atuam nestas áreas, nos é profundamente licito debater o papel das Forças Armadas, inclusive cobrar daqueles que com a farda e o dinheiro publico atentaram contra as mesmas instituições maiores que os sustenta.

  12. Neli de Faria

    Vivi o período da Ditadura Militar. Lembro-me, como se fosse hoje, o dia primeiro de abril de sessenta e quatro. Morava na rua a,oitenta e cinco, Cornélio Procópio, levante e escutei que João Goulart havia sido derrubado. Perguntei para minha defunta mãe, então viva, quarenta e quatro anos: mãe é mentiira que derrubaram o Jango? A mãe respondeu:aspas Eis não brinca cum essas coisas. Nunca tive nada contra Militar. Até o des,governo do capitão cloroquina.Não profissionais, impatriotas.

    Responda
    1. Neli de Faria

      E nesse , des,governo do capitão, me fez lembrar uma frase do defunto pai, então vivo, no início dos anos setenta, ao ver um noticiário na televisão: o patriotismo dessa gente é dinheiro, aspas, no borso. Servidor Público, civil ou militar, deve saber que político é transitório, ele é permanente. E a permanência, efetividade ou vitaliciedade, foi outorgada em benefício do Estado brasileiro e não na pessoa dele. Sê profissional, Servidor Público!

  13. Paolo Valerio Caporuscio

    Opinião pública e alienada nunca se importa com assuntos importantes, agora estão assistindo e acompanhando o BBB.

    Responda
  14. renato mocellin

    Conheci uma idosa (mais de 90 anos) cujo pai foi militar. Ela nunca se casou, nunca trabalhou e recebeu durante mais de 50 anos uma pensão expressiva para o padrão brasileiro. Engaçado que os moralistas de plantão não tocam nesse tema. Medo? Só nas "Banana Republic" militares dão golpes, apoiam golpes, implatam ditaduras, distorcem o passado e se arvoram em opinar sobre temas que não dominam. Felizmente ainda temos militares legalistas e fiéis aos princípios constitucionais.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Teve filhos? Conheço uma mulher que vive em concubinato há uns quarenta anos e recebe uma grande pensão.

  15. Ney Fernando

    A fotomontagem do "tiro no Lula" ficaria muito melhor (e não demandaria explicações infindáveis) se mostrasse o general Heleno atrás do vidro rachado.

    Responda
  16. Maria Carvalho

    As Forças Armadas são muito bem pagas com nosso dinheiro para trabalhar na defesa da pátria do inimigo externo, zelar por nossas riquezas, guardar nossa costa brasileira territorial e marítima, etc. Política!? Deixar para os políticos q são eleitos pelo povo.

    Responda
  17. Thamiris Vilela

    Já está na hora de falarmos sobre a mamata militar: salários exorbitantes, benefícios que não acabam mais, poucas horas de trabalho... No artigo de opinião do Conrado, me assustei com a presença de mais de 1600 servidores recebendo mais de 100 mil reais em salários. Isso é absurdo para qualquer cargo público. Fica de sugestão à Folha uma matéria sobre os salários, benefícios e tudo mais que o povo sustenta para essa classe.

    Responda
  18. Maria Lopes

    Se o filme argentino mil novecentos e oitenta e cinco granjas o Oscar, mais brasileiros ficarão cientes de como os homens públicos brasileiros reagiram em relação aos militares. Ver os arrogantes, criminosos generais sentados no banco dos réus, e condenados, inspira muito respeito pelos argentinos. Promotores e juízes e políticos. E imprensa. E cidadãos. E vergonha pelos nossos. Está na hora de ter a coragem de dar nome às coisas, às pessoas, e os feitos.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Permite mais um detalhe deste filme "Argentina, 1985": o general Videla com sua Biblia na mão ou fingindo ler durante o processo que terminou condenando-o pelos crimes praticados. Nossos generais antes usavam o positivismo de Comte, Odem e Progresso, agora usam a Biblia dos evangélicos brancos.

    2. Maria Lopes

      Está na Netflix

  19. Carlos Telles

    Temos que aproveitar esse momento e fazer a lição de casa nas FA. Acabar com uma infinidade de quartéis e bases aéreas em lugares longe das fronteiras ou em capitais. Modernizar e diminuir ao máximo, acabar com justiça militar, capelão, casa e comida grátis.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor Carlos quem ganha 100 k?

    2. Carlos Telles

      Não acho muito um juíz ganhar 40K, é um salário justo pelo investimento/conhecimento/responsabilidade. Acho muito um militar ganhar 100K, aposentado com 60 anos e as suas descendentes continuarem ganhando até o fim da vida, isso é muito fora de qualquer padrão salarial. Sabe quanto um militar que entrou no exército depois de 1945 arriscou sua vida para fazer jus ao que ganha?

    3. Marco A Moreira

      A modernização deve ocorrer em todos os setores do funcionalismo público e no militar. O poder que lava melhor , que tem as maiores regalias chama-se: judiciário. É inadmissível um ministro do STF ganhar 40 k e metade da população passar fome, para todos o teto máximo de 15 K já estaria bom.

    4. Joel Pedt Silvestre

      Pois é. Só para ilustrar, a Marinha brasileira, que foi liderada até outro dia por um mal educado bolsonarista raiz, tem um quartel enorme na capital paulista , ao lado do Ibiraquera . É o comando do oitavo DistrNaval. Não tem sentido, afinal não há rio ou mar naquele local. Talvez seja pq precisam confraternizar ou urdir com os generais do exército do Comando do Sudeste que estão bem próximos.

  20. Mauricio Silva Domingos

    Sugestão para o Governo: "Extinção do BGP"

    Responda
  21. Alexandre Marcos Pereira

    A deterioração da imagem das Forças Armadas é o justo preço que elas pagam pela adesão ao projeto ditatorial de Jair Bolsonaro. O velho Sun Tzu já ensina, em A Arte da Guerra, que indisciplina se resolve cortando cabeças. É preciso expurgar das fileiras ativas aqueles que Bolsonaro chamava de “meu exército”. Feito isso, quem sobrar, senão por amor, mas por temor, irá acatar as diretrizes do chefe das Forças Armadas, o presidente democraticamente eleito.

    Responda
  22. Celia Regina Resende

    Desde sempre as FFAA recebem do Estado muito mais do que valem. Em Brasília possuem moradias subsidiadas em locais nobres, inclusive novas unidades luxuosas de construção recente, possuem transporte de ônibus pro trabalho, colégio pros filhos, bons hospitais, previdência especial e justiça benevolente. Passou da hora de reduzir essa estrutura pesada e privilegiada, pra piorar traiçoeira e arcaica. Muito dinheiro gasto para criar cobras.

    Responda
  23. eli moura

    Por falar em opinião pública se aquela estória da Claudia arraia conseguir cinco milhões com a lei Rouanet for verdade, é um chute nas partes baixas do novo governo. Neste momento de muitas restrições para aumentar salário mínimo e mudar a tabela de IR, tem que pegar leve nas isenções e distribuir melhor o pouco. Haddad ta na hora de chamar o pessoal e conversar.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Acabei de pesquisar no Google , a princípio Claudia Raia vai receber o valor apresentado pelo Sr.Armando, onde está o fake News?

    2. Rodrigues Machado

      Tinha que existir um concurso de fake News.Essa da Cláudia Raia seria forte candidata.Me surpreende que haja quem divulgue isso quando sabe que é notícia falsa.Mas a competição para escolher a maior mentira seria acirrada.Um dia serão compiladas, publicadas e vinculadas aos nomes de quem as criou.

    3. Carlos Telles

      Mais uma fake junto com o auxílio presidiário e outras que a turma do Carluxo inventa.

    4. Paulo Cezar Souza

      E por falar em mentiras essa sua prolifera mais que a COVID. Claudia Raia não sacou R$ 5 milhões do caixa do Governo. Ela foi AUTORIZADA pelo MinC a captar essa verba como patrocínio junto a iniciativa privada em troca de renúncia fiscal. Nada indica que vá conseguir. Tem gente que acha que empresas devam financiar golpistas. Eu acho melhor que elas financiem a Cultura.

  24. João Perles

    Por mim, essa cambada seria colocada no ostracismo. É melhor isso do que termos os fardados tramando contra a democracia e a República. Não são forças inimigas fardadas que ameaçam nossas fronteiras, são organizações criminosas ligadas ao garimpo ilegal, à extração de madeira e ao tráfico de drogas e armas que invadem o território tornando-o uma terra de ninguém. Em relação a isso nossos generais fazem vistas grossas; é como se tais problemas não lhes dissessem respeito.

    Responda
    1. Emanuel Morais

      Mas não lhes dizem respeito mesmo.

  25. Devanildo A Souza

    O ato de os PMs tomar água de coco de coco enquanto os criminosos se preparam para violar o Estado democrático de direito é basicamente a estrutura criminosa que o programa “olho vivo” em São Paulo, por meio das câmeras corporais, vem ajudando a desconstruir.

    Responda
  26. Devanildo A Souza

    A polícia militar e o executivo do DF aderiram criminosamente os atos mundialmente transmitidos. Imaginem esses agentes – com poder de morte para vitimar centenas de pessoas com seu juízo sumário de falsa justiça e extremamente convencidos de sua própria verdade – são capazes de fazer em bairros carentes, sem câmeras para desnudar seus atropelos a direitos básicos.

    Responda
  27. Alípio Dias dos Santos Correia

    Fala-se em recuperar a "imagem" das Forças Armadas. Que imagem é essa? As Forças Armadas sempre tiveram a mesma imagem e sempre desempenharam o papel de defender os interesses das elites econômicas e se postar ao lado de golpes de estado, ou mesmo protagonizá-los. Quem tiver dúvidas, estude nossa história recente...

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Elites econômicas Sr.Alipio? como a articulista mostrou as FA sempre foram bem avaliadas pela população. Quem defendeu as elites foram os integrantes do governo Lula 1. Que se punam os revoltosos e insurrectos, os indisciplinados, mas generalizar não pode.

  28. Devanildo A Souza

    Todo e qualquer crime, cometido por quem quer que seja, precisa ser duramente enfrentado, coibido e punido. Não existe crime bom ou crime justificável. Crime é crime e ponto! Hoje em dia vemos pessoas tentando justificar o injustificável. Por exemplo, dizem proteger: a vida, matando; a intimidade, a violando; a democracia, a atropelando etc.

    Responda
  29. Carlos de Avila Goulart

    Os militares precisam entender de uma vez por todas as suas funções constitucionais. Os militares, em qualquer país civilizado e democrático do planeta, são subordinados ao poder civil constituído. Somente em republiqueta de bananas é que isso não acontece. Uma coisa que precisa ser mudada é a formação de oficiais das forças. Não é possível ficar geração após geração ensinando a mentira de que o golpe de 64 foi uma coisa boa para o Brasil e que existe comunista atrás de cada poste. Chega.

    Responda
  30. irzair correa

    "Troca de comando foi o primeiro passo para recuperar imagem do Exército" discordo do subtítulo, o presidente Lula trocou o comando por inação e no afã de avançar em direção a milicos golpista, talvez o exército use a troca como forma de melhorar a imagem da instituição que já não fazia e se meteu em projetos golpista. O general senador que era vice presidente se arrepiou, veja que a tropa está tão envolvida em atos subversivos que se dão ao direito de roncar grosso com o comandante supremo.

    Responda
    1. Maria Lopes

      O senador general levou um chega pra lá de respeito pelo ex ministro Joaquim Barbosa.

  31. Markus Ferranty Ferranty

    Desejamos ter uma FFAA firmada efetivamente como sempre foi , na hierarquia e disciplina . O mundo moderno , a politização de modo geral e, sobretudo as redes sociais prestam à sociedade castrense um viés muito diferente de outrora . Hoje , o ser humano , seja ele de que meio , trabalho , credo ou etnia for , sofre a incidência do bem e do mal . Cabe às cabeças iluminadas e responsáveis fazerem os vagões voltarem aos trilhos quando estes se encontrarem descarrilados . É isso !

    Responda
  32. Tino Leon

    As FA emporcalharam de vez sua história ao darem ouvidos à um ex tenente mequetrefe indisciplinado, terrorista, negacionista, debilitado mentalmente, criminoso, miliciano etc. Penso que, para as coisas voltarem ao eixo, o decrépito Heleno, o puxa saco Braga Neto e outros, tem de ser severamente punidos.

    Responda
  33. Alaor Magno

    A China tinha o maior exército do mundo, desmobilizou quase todo seu contingente. Somente sobrou a equipe operacional, virão que a guerra de trincheiras e blindados é algo superado e ficou no passado. No Brasil ainda temos o exército de Brancaleone que combate um inimigo imaginário enquanto enchem a pança de leite condensado, picanha, muitas e muitas Stella Artois e Johnnie Walker rótulo preto.

    Responda
    1. Alaor Magno

      O exército chinês era de dez milhões de milicos. Foram mandados para casa oito milhões. Hoje não existe mais a guerra convencional como os milicos do exército brasileiro de Brancaleone acreditam. Soldado brasileiro nem tem coturno novos e usam fardas velhas e pruídas de conscritos dos anos anteriores.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Ricardo a China tem 2000000 de soldados ativos, é uma das nações que mais investem em tecnologia de defesa. Possuem: satélites espiões, armas nucleares, porta-avioes, aviação atualizada, marinha operante, blindados , etc.

    3. Luís Santiago Málaga

      Acho que a guerra de atrito continua, heim, lá na Ucrânia

  34. Dario Lima

    Eu acho que as forças armadas são bastante úteis ao Brasil, a ponto que deveriam ser desmantelas sumariamente, ou seja, deixar de existir. Nesse caso, seriam mais úteis e não teríamos g@lpes.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      E o ex presidente jogou as forças armadas do lixo da história, Dario.

  35. Décio Ceballos

    Claro que sabemos que existe gente séria nas FAs. (Gal Tomás, para você, dê a prioridade para a Amazônia e esqueça BSB!) Mas que elas nunca tiveram minha confiança, desde a ditadura. Também gostaria de perceber mais transparência no que elas fazem com os recursos. Em nome dos segredos militares, não percebo a transparência e o controle no setor militar equivalente ao civil. Por exemplo, como estão hoje os offsets de manutenção de aviões e helicópteros?

    Responda
  36. Antônio João

    O despreparo do Exército é alarmante, mal formados, acreditam em comunismo, em Teorias da Conspiração, não transmitem confiança, remunerados por dinheiro público se tornaram partidários de golpe. Sem anistia para os golpistas.

    Responda
  37. Fatima Marinho

    Uma contribuição do Bolsonaro foi fazer cair a máscara da competência dos militares, Pazzuelo foi um exemplo da falta de capacidade técnica e inteligência dos militares. . Além disso, o envolvimento em corrupção de vários coronéis e quem sabe dos generais, acabou com a aura de superioridade moral em relação aos políticos.

    Responda
  38. MARCOS CESAR MORAES

    É curioso q militares não se lembrem das diversas revoltas militares de baixa patente da nossa história, com mortes e problemas de governança, por simples politização e quebra hierarquia. No comando, não lembrem do triste golpe 64 e a perda da credibilidade, além do atraso e das mortes. A política exige diálogo permanente, diferenças e consensos, jamais uma arma sobre a mesa.

    Responda
  39. Antônio Augusto Soares

    Precisam se reinventar, a mentalidade deles não cabe no mundo atual. Estão perdendo o bonde da história. Na circunstância em que vivemos, se saírem dos quartéis não terão para onde ir.

    Responda
  40. roberto foz filho

    Aceitaram de bom grado e por alguns trocados o maior projeto de des moralização implementado pelo expurgado.

    Responda
  41. Bruno Macho

    As Forças Armadas estão completamente desmoralizadas desse triste episódio de 8 de janeiro. Dá até pena de ver esses vira-latas falando. Eles deveriam se esconder nas casernas e , quando sair às ruas, deveriam usar roupas de civil para evitar serem xingados.

    Responda
  42. newton penna

    Mesmo a maioria dos militares não tendo a devida compreensão, o Lula prestou um grande serviço às Forças Armadas, livrando-as da desmoralização completa.

    Responda
  43. Dartagnan Santos

    As FFAA estão apodrecidas pelo bozonarismo. Aqueles que têm caráter e discernimento para se manter afastados dessa seita deverão depurar a instituição desse horror.

    Responda
  44. Rubens Ventura

    Ao não aceitarem a Vitória do oponente do Insano deixaram de servir a pátria para se parecer guarda pretoriana.

    Responda
  45. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Como pode as forças armadas deixarem se levar por um capitão fajuta e o pior um desertor,quanta desonra. Tá na hora de depurar internamente,voltar a ordem e disciplina

    Responda
  46. Valdir Teixeira da Silva

    Os comandantes das FFAA se venderam as benesses do dinheiro público, agora deixarão as FFAA com a imagem no lixo. Mas com os bolsos cheios.

    Responda
  47. JOAO FERREIRA

    O absurdo principia com a simples discussão sobre o papel das Forças Armadas como poder moderador. Isso é típico de Republiqueta de Bananas! Com tantos problemas reais a serem resolvidos pela via política, o Exército está desviando atenção e recursos para essa discussão ridícula para um país do tamanho e importância do Brasil. Lula está certo em cortar esse mal, que já cresceu demais, pela raiz...

    Responda
  48. Edson Rocha

    Esse até pode ser o primeiro passo se for o primeiro de mil . Muitos generais dessa FFAA se esbaldaram nas mamatas proporcionadas por um capetão que só pensava em si e em proteger os seus de uma corrupção mais que comprovada . Vão ter que suar muito pra recuperar a antiga ilusão de que se preocupavam com o povo .

    Responda
  49. Edson Rocha

    Esse até pode ser o primeiro passo se for o primeiro de mil .

    Responda
  50. Roberto Rangel

    Militar brasileiro é como uma doença oportunista. Basta sentir que a democracia está abalada que logo querem contaminar tudo e destruí-la com seus tanques fumarentos. Se o presidente não mostrar firmeza agora, eles vão tentar contaminar novamente.

    Responda