Ian Bremmer > Poder máximo de Xi Jinping virou um problema global Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wilton silva

    bom dia na verdade me da nojo ver esses comunista brasileiros de mera da opinando sobre o que não sabe a vai receber seu bolsa família

    Responda
  2. Ketline Lu

    Com todo respeito ao autor do artigo, gostaria de registrar que fico tão espantada com a rapidez com que giram a chave: se a China promove lockdown para preservar a vida das pessoas, é então autoritária e má; se a China libera os cidadãos, cansados da lockdown, então a China é má. Se a China é um risco para os EUA e para Europa, não podemos dizer o mesmo para outros países fora desse eixo que devem explorar da melhor forma possível as relações com os chineses!

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    Pura hipocrisia norte-americana. Já que é um país que invade, mata e derruba governos é algo bom? Subjugar em explorações mundiais as populações carentes através de seu petrodólar é algo bom? Tenham dó, imperadores decadentes.

    Responda
  4. Robson J Oliveira

    O analista ve a China pelos olhos apavorados da direita amaricana repressora e colonialista, morrendo de medo que a china mostre para o mundo com seus aplicativos de redes socias, que estao ai para conversar com o mundo e nao controlar o mundo como fazem as marionetes da NSA - Microsoft, Google, Facebook/metaverso, Amazon etc

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Sugiro a leitura do melhor livro sobre XI: "A cabeça de Xi". O autor é nada mais nada menos de quem lê, fala e escreve o mandarim. Foi correspondente em Pequim ao serviço da Agência France Press, foi editor do diário francês Le Monde e atualmente é o responsável pela secção internacional do jornal eletrônico de investigação Mediapart. Se a FOLHA quer mesmo algum colunista para escrever sobre a China, então deveria convidar FRANÇOIS BOUGON. Muito melhoraria a vera compreensão do Império do Meio!

    Responda
  6. NACIB HETTI

    Xi Jinping deve ser preservado. Criou um quase impossível capitalismo/comunista. Serve pra exportação e pro o mercado interno.

    Responda
  7. Benedicto Ismael Dutra

    O desenvolvimento econômico ocidental foi feito com liberdade, mas conquistado o poder econômico as coisas foram sendo adaptadas enfraquecendo-se o poder do Estado. Parece que na China está ocorrendo algo inverso, vale o poder econômico, militar e politico, nas mãos dos controladores do Estado. Conter o poder econômico sem engessá-lo. Há sempre risco é a tirania do líder e sua turma no poder centralizado. O povo está perdendo a voz nos dois lados do hemisfério, anulando as individualidades.

    Responda
  8. Alberto A Neto

    Menos, Bremmer! A China é uma solução global. Sem a China, o que teria sido da economia global em 2008? Bremmer entrou na canoa furada de ver o oriente com olhos do terrorismo e até parece Donald Ramsfeld perorando quanto às armas químicas de Saddam Hussein.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.