Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Berenice Gaspar de Gouveia

    O último parágrafo é brilhante, sintetiza tudo!!

    Responda
  2. marcio tulio viana

    Tudo indica que Lula vai indo muito bem, no ritmo certo, dentro das circunstancias que ele conhece muito mais do que qualquer um de nós. Está dosando coragem com sabedoria. É preciso confiar nele e saber esperar

    Responda
  3. adenor Dias

    O hino nacional brasileiro, diz que este povo não teme a própria morte, então vamos encarar os homens armado no braço.

    Responda
    1. Itamar Silva

      sai, valente de teclado...

  4. João Paulo Aumond

    Que voltem a fazer o que sabem fazer: flexões de braço e pintar troncos de árvore de branco até a metade. Porque nem proteger a Amazônia das incursões de grupos guerrilheiros, do garimpo e pesca ilegais e do tráfico de drogas foram capazes. Aliás falando em flexões de braço, pelo que vimos o babuíno que agora se encontra em Miami nem isso conseguiu aprender a fazer apesar de ter passado vários anos na caserna.

    Responda
  5. Cristina Dias

    O problema dos militares é que, enquanto na ativa, muito pouco fazem de útil para o País. Aí se aposentam antes dos 50 anos de idade e cabeça vazia é oficina do diabo, né!

    Responda
    1. João Paulo Aumond

      Pior: cabeça vazia é a oficina do pastor.

  6. Alberto A Neto

    Um rei chamado Dionísio, monarca de Siracusa, a cidade mais rica da Sicília, vivia num palácio cheio de requintes e belezas, emas inclusive.Atendido por uma criadagem sempre disposta a fazer-lhe as vontades. Naturalmente, tantas as sinecuras, muitos siracusanos invejavam-lhe a sorte. Dâmocles entre eles. Era dos melhores amigos de Dionísio. Dizia-lhe habitualmente: Que sorte a sua!". Pouca gente tem 2ª chance. Lula teve 3. O dia 8 foi a 4ª. É bom não mais abusar da paciência da sorte, doravante!

    Responda
  7. ANTONIO CZAS

    O Congresso precisa aprovar Lei impedindo a requisição, pelo governo, de pessoal que sirva na funções de Estado, sejam.elas das Forças Armadas, MP, AGU, CGU, PF, etc. Essas pessoas enquanto nessas funções e os militares - inclusive os da eserva remunerada- não poderão disputar cargos eletivos.

    Responda
  8. Luci Dann

    Sim ,enquadramento urgente -forças armadas é para bater continência ao seu chefe maior -o presidente da republica eleito democraticamente ,forças armadas é para dar conta da segurança do país , cuidar de suas fronteiras e do trafico de drogas que corre solto ,dos garimpos clandestinos -e não para fazer o que alguns generais insistem erroneamente em fazer que é se meter em política partidária

    Responda
  9. Luci Dann

    Sim ,enquadramento urgente -forças armadas para bater continência ao seu chefe maior -o presidente da republica eleito democraticamente ,forças armadas é para dar conta da segurança do país , cuidar de suas fronteiras e do trafico de drogas que corre solto ,dos garimpos clandestinos -e não para fazer o que alguns generais insistem erroneamente em fazer que é se meter em política partidária

    Responda
  10. Rafael Mo

    O ensino militar deve se enquadrar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. É urgente acabar com a educação militar fora da lei. Já há movimentos em favor disso.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Vamos acabar com os Tiros de Guerra, já!

    2. Antonio Carlos Orselli

      De preferência com um interregno de uns 3 anos sem aulas nesses estabelecimentos enquanto se elabora, com bastante morosidade e qualidade, um novo currículo. Limitar à metade o número de vagas, com provas para o vestibular elaboradas por entidades civis. Diminuir, em cinquenta por cento, o número de generais. Que não se vexam de encher suas gandolas com penduricalhos recebidos sem qualquer ato de bravura.

  11. Jove Bernardes

    Será que o Exército se meter numa aventura com armas ninguém vai perceber mesmo, H.? Eu não apostaria. Pelo sim, pelo não, proponho ou a extinção das armas, pura e simplesmente, ou sua redução a um efetivo de no máximo 10% do atual, profissionalizada e bem aparelhada. Tem cabeça vazia disponíveis demais nas forças, e sabemos todos que cabeça vazia é a oficina do Capeta.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não entendeu. Enquadrar não extinguir.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Caro Jove - Dê uma relida no texto.

  12. Alexander Vicente Christianini

    Acredito ser importante também rever a admissão e os currículos de formação nas Academias militares. Me espanta como alguém como Bolsonaro possa ter saído formado oficial pela AMAN. E o apoio explícito ou velado de vários oficiais à intromissão das FFAA na política revela uma falta de profissionalismo grotesca. É preciso arejar a formação urgente. Tirar a reserva de vagas para alunos de Col.Militares, derrubar/diminuir o período de internato e recrutar mais civis formados talvez também ajudasse.

    Responda
  13. Lourenço Faria Costa

    De fato. O exército é tão imprescindível assim para a sociedade? Agem como se fossem, mas na realidade dependem (e usufruem) da sociedade civil. Quem depende de quem no final das contas? Está claro e evidente a resposta.

    Responda
  14. Bruno Macho

    Essa coluna também é inútil. Se você parar de escrever, ninguém vai notar. Alguns vão até agradecer. O teu playbook para escrever essas linhas é notório, é como uma receita de cozinha: você lê todos os comentários dos leitores na seção Poder(leitores inteligentes e articulados), coloca todas as palavras no liquidificador, mexe, coloca sal e pimenta, e retira as mais belas frases e ideias, como um estudante filando do ChatGPT. Pronto, agora mando pra Folha publicar. Hélio, seja original, please!

    Responda
    1. Bruno Macho

      Luiz, você pergunta e eu respondo.1)Procurei no dic. a palavra Boquinha deve ser uma gíria, não entendo isso, lamento.2)Eu tenho meus fetiches mas uniforme não é um deles. Pessoalmente sou tipo anarquista irreverente, não me adapto a ninguém não não me encaixo a grupinhos. Ordem Unida? Sou a favor de demitir todos os militares do governo, processar pela justiça civil(não militar) os que participaram no 8.janeiro, reduzir as FFAA em 90%. Acredito na Democracia mas não sou nem direita nem esquerda

    2. Bruno Macho

      Jove, você não entendeu, eu escrevi esse comentário com humor dando muitas gargalhadas. Lamento que você tenha visto como uma grosseria. Em nenhum momento eu quiz atacar ninguém. É apenas o meu estilo. Respire fundo, veja o humor nas palavras.

    3. Jove Bernardes

      Certos comentários (como os meus) também o são e nem por isso, Silva. Grosseria.

    4. Luiz Candido Borges

      Com medo de perder alguma boquinha, Bruno? Ou é apenas mais um fascinado por uniformes e gosta de "ordem unida"?

  15. Ary Dantas oliveira Junior

    " ..o melhor jeito de se conseguir a "lealdade" de uma pessoa e' arranjando lhe um boquinha"..., essa frase do escriba cai muito bem nos tempos atuais!!

    Responda
  16. Ary Dantas oliveira Junior

    " ..o melhor jeito de se conseguir a "leal..dade" de uma pessoa e' arranjando-lhe um boquinha"..., essa frase do escriba cai muito bem nos tempos atuais!!

    Responda
  17. jose batista

    Coreia do Norte , Cuba, Venezuela.. se dizem democracias!

    Responda
  18. jose batista

    Coreia do Norte , Cuba, Venezuela.. se dizem democracias!

    Responda
  19. jose vanzo

    Desde 1889 o Brasil tenta enquadrar esta organização.

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      ORCRIM.

    2. Bento Brito Teixeira

      Acho que tem sido o contrário.

  20. Antônio Carlos de Luca

    Quem manda no Brasil agora é a democracia !

    Responda
    1. jose batista

      Coreia do Norte , Cuba, Venezuela.. se dizem democracias!

  21. Robson Barreto

    Realmente, se o exército fizer greve ninguém sentirá falta.

    Responda
  22. SUELI Iossi

    Caro Hélio, vc foi direto ao ponto, as FFAAs mostraram ao povo brasileiro a sua verdadeira face e tb a sua inutilidade, não protegeu as instituições dos atos de 08 de janeiro, não protegeu os índios, não protegeu a Amazônia, não protege as fronteiras, e ainda deram guarida para criminosos, se acabarem com elas ou diminuirem o seu poder ngm vai notar e moral entre nós eles não tem mais!!!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Proposta inviável.

    2. Jove Bernardes

      Pois é, bem que podíamos ter uma senhora surpresa desse novo governo, não? Já pensou que marca administrativa a extinção pura e simples desse plantel todo, que economia?

  23. RICARDO BATISTA

    Exato! Militares são servidores públicos, importantes para as suas funções designadas. Mas não existe esse negócio de Poder Moderador. O que aconteceu há quinze dias foi muito grave e não pode passar impune. Agora, o presidente precisa fazer uma reforma profunda, e restaurar a hierarquia. Que coisa insuportável gente que insiste em enxergar o mundo pelo retrovisor! Em país com IDH avançado não tem isso.

    Responda
  24. Mozart Cabral

    As forças desalmadas são tão inúteis e parasitárias dos nossos impostos, que as suas extinções, além benéficas, serviriam para complementar os deficientes orçamentos da saúde e da educação.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Ary, nossas Ffaa já são uma catástrofe. Peço ajuda a quem?

    2. Bruno Macho

      Ary, o comentário de Mozart é extremamente pertinente. Se houver uma catástrofe, os hospitais acolhem o ferido, fogo? Os bombeiros apagam. O que foi que os militares fizeram contra a catástrofe do COVID? 700 mil mortos. E a catástrofe da fome dos índios Yanomami? Os militares estão se lixando dos brasileiros, o que eles querem é aumento de salários. Não precisamos dessa gente desqualificada. Não estamos em guerra. Se houver uma, vamos perder.Eles vão abrir as pernas. As FFAA são inúteis, correto

    3. Luiz Candido Borges

      Ary, as catástrofes são possibilidades eventuais, a ameaça dos FA é certa e constante. Não sou partidário da sua extinção, o que considero retórica inconsequente, mas do seu enquadramento na realidade institucional e geopolítica. Ah, as catástrofes, ainda que eventuais... Para isso há a Defesa Civil, que pode convocar toda sorte de recursos, se necessário. Em Brumadinho, por exemplo, quem foi encarar a lama contaminada foram os Bombeiros de MG.

    4. Ary Dantas oliveira Junior

      Comentário infantil e descabido. Então qdo ocorrerem catástrofes solicite ajuda doss políticos de plantão!