Joel Pinheiro da Fonseca > O que há de errado com 'O Mercado'? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tudo isso que o Joel escreveu é verdade, o que não muda o fato de que há pessoas que manipulam o mercado e alteram os Ãndices. Antigamente eles se chamavam especuladores.
"O Mercado" é um grande cassino para a grande maioria dos investidores. Quem lida com isso tenta justificar em gráficos, tendências etc., mas o fato é q a maior parte é puro instinto e, claro, erram e perdem dinheiro. Quem manda é o q tem o dinheiro graúdo. Nas palavras do Hélio Beltrão, tubarões x sardinhas. A imprensa não deve levar muito a sério. As empresas q recebem investimentos é q devem ser observadas (vide Americanas).
A bolsa de valores está para a economia exatamente como a revista Caras está para o jornalismo. De cada 10 participantes do tal "mercado", no mÃnimo 15 são nazistas declarados.
Quase todo dia, os comentaristas escrevem motivos para as flutuações de preço dos ativos financeiros, principalmente ações e dólar. Há muita margem para projeção das próprias crenças nessas análises. O Galbraith disse uma vez que como dinheiro é uma coisa séria, as pessoas que falam sobre ele adquirem uma aura de seriedade e respeitabilidade.
o problema é que o mercado se manifesta de duas maneiras, uma objetiva, via preço dos ativos, e outra subjetiva, fazendo pressão polÃtica pra emplacar sua agenda. quando da pec kamikaze houve reação dos ativos, subida do dolar, etc, mas nao se viam recadinhos na imprensa pra pressionar o paulo guedes. bastou o anúncio do haddad pra começarem a reclamar de responsabilidade fiscal. o mercado pode até ser tecnico na precificação de ativos, mas é hipócrita em suas manifestações polÃticas.
Felipe Araújo está enganado: o funcionário público existe para servir ao público. Os desvios que acontecem são realizados, em sua maioria, por "servidores" nomeados pelos seus chefes polÃticos. Quanto ao mercado... Bem... Ele responde pelos ricos e não pelo povo. Portanto, não estou nem aà para essa mer...cadoria (como diz o Faustão).
É apenas desinformação do assinante.
Os serviços públicos em paÃses desenvolvidos são de boa qualidade e estão sobre as mesmas regras do serviço público daqui. A diferença lá é que o governo cuida dos serviços públicos, e aqui a função principal é encher os bolsos dos barões iniciativa privada com dinheiro público.
Servidores públicos são em sua maioria ineficientes, servem a si mesmos. Só perguntar para a maioria da população como ela se sente com serviços e servidores públicos, como ela é atendida, etc. E não são só os comissionados não: os concursados, devido a estabilidade, não prestam um bom serviço e não podem ser demitidos. é um mecanismo corrupto e ineficiente. Você deve adorar paÃses sem mercado e cheios de servidores públicos: Cuba, Coreia do Norte, a extinta URSS, eram paraÃsos na terra né?
É a única ditadura que todo mundo aceita.
Certamente o autor nunca leu o livro "História das ilusões e loucuras das massas: as armadinlhas dos cisnes negros" de Charles Mackey com acrescimos de Eduardo Levy(2020). Pelo menos leia o cap.1 "Loucuras financeiras", a bolha da Companhia dos Mares do Sul e o Esquema do Mississipi, ocorricos na França e na Inglaterra em 1720. Ou seja, o Mercado é de constituição psicopatica ou socipata, com zero de empatia com incautos e sofrentes.
Acho engraçado quando querem falar que o "mercado" são todas as pessoas. O mercado tradicional é baseado em oferta e demanda, e o que a fala do Lula muda a oferta ou a demanda? Aà vão falar de juro futuro, inflação, mas se o mercado está assim é porque a utopia liberaloide não existe, e o mercado não vive sem a mão do governo. Se o governo parar de emprestar dinheiro com juro subsidiado para alguns setores, os grandes bancos vão oferecer essas taxas?
Eu noto muita gente da esquerda tendo uma visão extremamente equivocada do mercado financeiro e da economia: alguns acham que modelos socialistas e heterodoxoa funcionam - a história já mostrou que não - e os paÃses mais liberais são justamente os mais prósperos. Por outro lado, os mercados financeiros também deveriam se comprometer mais com a democracia e não apoiar figuras como Bolsonaro. Mercado Financeiro não é "só especulação" e muito do funcionalismo público também se serve da sociedadade.
mais dados: A Bolivia foi o pais com a maior taxa média de crescimento na américa latina na ultima década, O IDH da Argentina é bem superior ao do Brasil. Fatos A Argentina é uma republica de sindicatos, todos são peronistas e vão continuar sendo desta forma, eles se adaptaram a inflação alta e vão continuar sendo assim. A disputa polÃtica lá é entre sindicatos mais do que partidos polÃticos. Não vá atrás do joelzinho sabenada.
Fatos: governo presta contas a sociedade, nas eleições periódicas, daà a importancia da democracia. O governo cuida de uma nação , inclui-se a gestão do estado com seus funcionários, excetuam-se os do poder legislativo e judiciário. O mercado financeiro cuida de uma parte dos fluxos de capitais. Venezuela está em negociações comerciais com os EUA. Dados, a China promove uma população brasileira acima da linha da miséria por ano. Cuba tem mais de trinta por cento do capital em mãos privadas.
Raymundo, se você não é marxista eu não sei, mas que seu comentário foi bárbaro, isso foi! Armando, seu comentário foi extremamente desrespeitoso, eu rejeitei sempre Bolsonaro, da mesma forma como rejeito a ideologia atrasada de vocês! Por fim, se você acha que o governo e o setor público prestam contas a sociedade, pobre ingenuidade: governos já causaram até genocÃdios. E outra, as empresas devem sim prestar contas a sociedade.
Val Valente, a China para você é um modelo a ser seguido de desenvolvimento econômico à s custas de bem estar social, direitos humanos e proteção ambiental? Sério? Rafael Lopes, nenhum lugar do mundo praticou um Liberalismo laissez-faire como nos livros, porém, quando você observa paÃses europeus do Ocidente e os Tigres Asiáticos, você nota que foram muito mais liberais do que intervencionistas: esses últimos, foram paÃses latinos, veja hoje a Argentina e Venezuela, BolÃvia, etc.
o mercado financeiro negocia capitais, só isto. Governos socialistas ou não tem esta necessidade e tanto Xangai como em NY tem mercado de capitais. Não confundir mercado com governo, um precisa do outro mas o governo e o estado estão em posição superior porque respondem a sociedade inteira enquanto o mercado cuida de interesses de investidores. Abra mente, não é porque agora rejeita bolsonaro acha que ficou esperto, ainda está longe disto, como este joelzinho sabenada.
O mercado é de constituição sádica, psicopata, sociopata ou psicótica? O mercado é direitista, mas fica doidão quando obedece a mão extremista-direitista, daà discriminar consumidores, por exemplo, negros em lojas, judeus de terem seu negócio, no fundo, o mercado é um nazismo do mundo capitalista. Tem gente que gosta ou goza com sofrimento dos explorados. (Não sou marxista, Sr. Felipe)
O cara deve achar que liberalismo é o governo dos EUA injetando centenas de bilhões por ano no agro de lá e empresas como Apple e Tesla. A verdade é que no mundo inteiro, o aumento da escolaridade e do conhecimento acabou com essa história de cobrar imposto dos pobres e despejar dinheiro de mão beijada para os ricos sem oposição. Até o "liberal" Trump enchia os setores que o apoiavam com dinheiro do contribuinte
Nesses paÃses liberais que vc cita não existe um policymaker liberal. E mais, todos esses paÃses, pra chegarem onde chegaram, já foram muito intervencionistas, já protegeram suas indústrias da concorrência, já desenvolveram capacidades tecnológicas, o Estado já participou e ainda participa ativamente na economia, etc, etc, etc. Nenhum paÃs hoje desenvolvido praticou liberalismo em toda sua história. Absolutamente nenhum.
Por favor, estudar mais a China ! Próspera China, comunista e liberal?
A visão do Brasil é diferente da visão no exterior. Os participantes das decisões de investimento em mercados emergentes, localizados em Londres e NY, tem uma péssima imagem do governo Bolsonaro. Sua substituição na visão deles foi positiva. Já os localizados no Brasil tem visão oposta. O fato da democracia ter prevalecido depois da tentativa de golpe, é muito bem vista no exterior. Nos últimos 12 meses entrou muito capital estrangeiro na bolsa brasileira, e isso tudo é o mercado.
o mercado é formado por seres humanos? o junior está preso num lapso de tempo de cinquenta anos atrás ou vivendo em plutão? O mercado é formado por algoritmos, cabe o operador da mesa perguntar ao investidor se aperta o botão F de seu computador. O seu construto do modelo de decisão não tem o social, tem fluxos de capitais e gráficos de variação temporal. Vai fazer um coach com Janio, leva o estagiário do editorial, demetrius, pereirinha e a p..a toda.
senhores aà de baixo, o mercado referido no texto é o mercado de capitais, não é o mercado da vila que vende sabonete, feijão etc. Embora haja o desdobramento das coisas que no mercado de capitais para toda a economia, ate para a micro, o fato é que nos modelos de corretagem há apenas o efeito singular do capital negociado. Sobre o ponto de vista macro há os yiedcurves dos papagaios do governo, que são usados para compensar o exposto no poquer, daà a pressão sobres gastos sociais.
Explica aà como mudou o negócio da costureira com a fala do Lula? Realmente, as cadelinhas dos grandes especuladores precisam de argumentos mais inteligentes.
Bolsonarista com sinal invertido. O mercado é a senhora que costura para aumentar a renda da famÃlia. É o padeiro que faz o pão que você toma no café da manhã. Exigir maior igualdade social e melhor distribuição econômica significa também fazer argumentações mais inteligentes.
“Todo mundo que mexe com dinheiro —que trabalha, compra e vende— participa dele.” Que tal analisar o comportamento dos que trabalham? Quem são os trabalhadores e que força estranha é essa que os fazem se submeter ao poder dos que os empregam? Essa análise não interessa pois colocaria luz onde os donos do Mercado não aceitam clarear. Sempre uma análise parcial.
O suprassumo da inteligência do bolsonarista enrustido é citar um livro de ficção como se fosse baliza para o mundo real. Só nessa aà a gente vê a clareza mental dessa gente.
Atualmente muita gente já é empreendedor, não adianta vir com discurso do século XIX. Os regimes que acabaram com os "patrões" não colocaram no lugar deles algo melhor. Leia "A Revolução dos Bichos".
Joelzinho Neoliberalzinho strikes again. Deve ter lucrado horrores com as arminhas de dedo da Taurus (e suas reuniões secretas com o Marreco), com a Positivo do Oriovisto e pastores do Mec, com as farmacêuticas e laboratórios da cloroquina e ivermectina. Mas o ponto alto foi quando morriam 4 mil por dia, a bolsa subia 3,2%, e Paulo Guedes investia 350 milhões em funerárias.
Em algum momento o governo tem que comecar, né? Até agora, so marketing. Agradar ONG Europeia, nao tem sido um bom negocio nao. Melhor cuidar dos juros, que ao final, eh o que viabiliza os projetos e emprego. O famoso VNA. Esqueca as migalhas dos paises que compram nossa madeira e colocam condicoes para dar gorjeta pelo ambiente.
O governo começou em dezembro,1 mes antes da posse ,já o governo que voce quer acabou tambem em dezembro,Sem anistia cadeia não só para os golpistas mas principalmente para os financiadores os "Orcs"do mercado e seus baba ovos amestrados.
O mercado é amoral. Seus operadores não, estes são imorais. O que aconteceu no Brasil depois que deram o golpe na Dilma, mostra que os liberais são impecáveis. O objetivo é criar uma massa de miseráveis passÃvel de ser conduzida e que produz a custo irrisório e ainda agradece a quem lhes emprega. Todos os ciclos econômicos do Brasil tiveram em comum a exploração de mão de obra escrava. Hoje estamos no ciclo dos serviços.
Quem faltou nas aulas de história foi você, pois citou fatos dos séculos dezesseis, dezessete e dezoito: fim da servidão, liberdade religiosa, participação polÃtica. Lá no ZAP dos discÃpulos do Olavo de Carvalho contam essa história alternativa onde liberalismo é o responsável por todos os avanços sociais, até os que aconteceram antes do liberalismo.
Fernando Alves, você faltou as aulas de História? Eu me referi ao Liberalismo no Brasil Império do século XIX, não a Colonização das Américas dos séculos XV-XVIII. Realmente, falta informação e conhecimento.
Agora o mercantilismo do século XVI, com os governos dizendo quem poderia explorar qual atividade econômica quando e onde, criando verdadeiros monopólios coloniais, virou liberalismo. Basta abrir um livro de história do ensino fundamental pra saber isso. Agora explica porque tem gente que acha normal o banco público praticar juro mais baixo que o privado e sustentar boa parte do PIB do Brasil assim, mas ser vilanizado.
Querido, os paÃses mais democráticos e prósperos do mundo são liberais. E os modelos socialistas e heterodoxos não funcionaram. No Brasil, inclusive, o Liberalismo defendia a escravidão como direito a "propriedade privada", enquanto na Europa o Liberalismo trouxe liberdade religiosa, participação polÃtica e fim da servidão feudal. Depende de quem empunha a ideologia. Bolsonaro casou três vezes e diz defender a famÃlia. E os regimes socialistas também cometeram atrocidades.
Como diria Afonso Toledo Ribeiro de Oliveira Sobral: "Desculpe pôr tudo"!
O que há de errado com 'O Mercado'? Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira mandam lembranças!
Argumento errado em si mesmo. Primeiro, o texto diz que o mercado é o lugar das trocas em busca de lucro; depois, que é só um termômetro. A primeira definição é a correta. Mercado quer lucro, não importam outros valores (justiça, humanidade, vida, futuro). Pelo lucro, vale até fraude, seja contábil, fiscal ou trabalhista.
Todos precisamos de bons valores. Agora, até você quer lucro e quer justa remuneração, não há nada de errado nisso. Ou você trabalha de graça? Vejo o tempo todo funcionários públicos fazendo greve por aumento. Por que a esquerda não prega e pratica o trabalho gratuito sem remuneração e abnegado? Você gostaria de trabalhar pra mim em troca de nada?
Valeu a tentativa, mas foi fraca, não convenceu ninguém. Tenta de novo, senão o mercado pode lhe substituir.
A FSP e suas moderações.... por favor não sejam tão comezinhos. É comentar contra aà vem a tal da moderação.
Joel vc escreve pra quem? 80% da população do paÃs sequer imagina o que seja comprar ativos, ações, bolsa etc, então meu caro, o que queremos é poder assegurar, cotidianamente, o mÃnimo que é educação, saúde, moradia, transporte, ou seja vida digna. Só que vc e a FSP insistem nesse ente "uzmercado". Bora virar a página?
Penso que chega a 99% da população. Eles ganham e nós sempre perdemos.
Querido, todas as economias avançadas possuem mercados financeiros. Só vamos conseguir um Estado que garanta direitos sociais consistentes com uma economia próspera que gere emprego e produtividade. E o mercado financeiro tem papel fundamental nisso. E 80% da população também sequer imagina o que sejam células, materialismo histórico, leis da termodinâmica, estruturalismo, evolução das espécies. Isso tudo, porque, nossa educação básica e superior é péssima.
joel o guru do mbl, escreve para os pagantes de palestras e seminarios ,os orcs da faria lima seres que ele ama de tanto que baba ovo.
Bom seria se fosse “só” 80%. Acho que está mais para uns 95%, se não for ainda mais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O que há de errado com 'O Mercado'? Voltar
Comente este texto