Comida > Saiba por que a pizza, o sushi e o carbonara de São Paulo não são como os originais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
cartaz em parede de cozinha italiana: "creme de leite usa se somente em sobremesas."
Comida que podemos comer em todos os dias e não enviamos e o que aprendemos a comer com a mãe desde bebés. Sou do Sul e a quase 2 décadas moro na Amazônia. Não conhecia o cominho e o Coentro, não consigo me adaptar a eles e aqui é difÃcil encontrar restaurantes que não os usem - são os engredientes prediletos da região
É adaptação é inevitável. Se ve em qualquer parte do mundo. Na Califórnia temos o sushito que é a versao japonesa do burrito. Mas po botar cream cheese em culinaria ja é esculacho. Essa porcaria só é aceitável em bagel e em cheese cake. Quanto aos ofendidos pela cumbuca de shoyo, vão tomar uma limonada pra relaxar. A unica preocupação seria o excesso de sódio num pais onde excesso de sal na comida já é um problema.
Tem feijoada no Japão ?
Avisinho para puristas: Estamos em São Paulo, São Paulo, Brasil, América do Sul. Inventamos e reinventamos nossas maravilhosas comidas. Não gostou? Temos 2 aeroportos para quem quer comida "original".
Putz! Grossinha, hein!?!
Até o cheiro do coentro é insuportável, sem falar que o tempero é tão forte que contamina tudo. Qualquer prato com coentro tem cheiro e gosto só disso, do coentro, e fica detestável.
Vale lembrar que é comum pizza de hot dog na Itália, não é só aqui que desvirtua não.
'O mesmo vale para o hábito de afundar sushis e sashimis no pratinho de shoyu'. Se isso foi criado aqui, então os japoneses já copiaram. Convidado por um fornecedor local em uma viagem de trabalho ao Japão, ele me ensinou a fazer exatamente isso, depois de dissolver o wasabi no shoyo.
Roberto, achei boa ideia dele dissolver o wasabi no shoio. É difÃcil controlar a quantidade passando direto no sushi.
Existem vários modos de comer sushi no Japão. Nenhum deles inclui afundar o arroz no shoyu – shoyo não existe. O shoyu não é tempero pro arroz mas, sim, pro peixe. Então, por mais que o seu “fornecedor” japonês tenha dissolvido wasabi no molho — o que é controverso, mas faz parte de hábitos de camadas populares —, certamente ele não afogou grãozinhos do precioso — e caro — cereal, que já estão devidamente temperados, na banheira de shoyu que o brasileiro faz.
Eu nao sei quem foi o cara, mas essa ideia de colocar cream cheese em sushi foi a pior coisa que inventaram. Poxa vida vc em qq restaurante que tem sushi, todos tem cream cheeese, por favor né? Eita coisa sem graça.
Cream cheese nem "cheese" e'. E' uma aberração da culinaria industrializada americana. Botda um pure de isopor lá que vai ficar quase igual.
E muitos não gostam que você peça sem cream cheese.
Particularmente, adoro coentro.
Com todo respeito aos paÃses de origem, o nosso balaio de gatos na gastronomia tupiniquim resulta, para meu gosto, otimos resultados.
De acordo. Pizza paulista é muito melhor que a original, italiana. Sushi paulista é melhor que o japonês. Se alguém discorda, monta um restaurante que sirva os pratos "originais" e veja se o público lhe dá razão.
São Paulo de trânsito caótico, tem nos botecos um aliado; no rush vão da pinga ao pingado
Aà é que está a beleza da nossa culinária. Quer comer comidas originais vá até seus paÃses de origem, aqui é comida brasileira!
A comida brasileira original é excelente. Come-se muito bem nos restaurantes a quilo. Entretanto, as adaptações são realmente desastrosas. É um desgosto. Quem gosta delas são pessoas que não têm ideia de gastronomia e bom gosto. Eu me envergonharia de levar um amigo italiano a um restaurante "italiano" de São Paulo. Na grande maioria deles o que se come é gororoba. Conhecem o famoso e repugnante sanduÃche de mortadela do Mercado Municipal? E as cochinhas de um quilo?
Nessa área as adaptações sempre resultam em algo desas troso. Estive no México no inÃcio da década de 70. Co mia muito tacos. Não porque gostava, mais pela escassez de recursos. Tempos depois, já por aqui, fui a uma "Tacaria",pedi um. O que me apresentaram foi algo que nem de longe lembrava o que eu comia lá. Até pensei, estou ficando ga gá?
O artigo seria muito mais interessante se explorasse o trabalho das pesquisadoras Sophie Deram e Janine Collaço, mas não, tinha que virar uma propaganda de restaurante.
O tÃtulo do artigo não sugere o que vocês estão dizendo, mas talvez saibam, e talvez tenham encomendado a propaganda.
Fui e gostei muito deste: Restaurante Sushi Isao
Que propaganda? Só porque eles mencionam que o Oguru Sushi Bar - O melhor restaurante japonês de São Paulo - gasta mais molho shoyu do que os restaurantes do Japão? Eu acho válido que numa reportagem séria procurem entrevistar pessoas ligadas ao assunto em discussão, como é o caso do dono do Oguru - a casa do sushi em São Paulo: Venha provar as delÃcias do Japão com a qualidade que só o Oguru tráz para você. Este comentário é um oferecimento de Oguru Sushi Bar!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Comida > Saiba por que a pizza, o sushi e o carbonara de São Paulo não são como os originais Voltar
Comente este texto