Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Odon Duarte Machado

    Me estranha esta notícia (inclusive pela folha não a ter dado antes). Face às evidências: apuração e responsabilização aos responsáveis por ela.

    Responda
  2. Ricardo Souza

    A notícia é dada como se o Brasil não tivesse problemas de fornecimento de água, saúde e infraestrutura básica aos seus cidadãos. Nessa matéria a folha vende a imagem do fato como um evento extraordinário. Ultimamente a Folha de São Paulo tem feito um jornalismo de quinta categoria quando se posiciona politicamente. Eu sou assinante da Folha e exijo um jornalismo mais imparcial e de melhor qualidade.

    Responda
    1. José Davi

      Você concorda com o genocídio de índios?

    2. alderijo bonache

      Interessante, vc vive em Marte, Ricardo Souza!

  3. Parreiras Rodrigues

    A bem da verdade convém registrar que o descaso e a desatenção do governo para com os indígenas - de todas as tribos, não são crimes praticados apenas pelo governo de Bolsonaro. Foram agravados nele, sem dúvida, mas Lula e Dilma, lá atrás, também tiveram suas partes de culpa. Lula deve aproveitar o momento para se redimir das atrocidades praticadas em suas gestões passadas.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Outro que está com vontade de curtir uns tempos na Papuda, embora tenha além de 90 anos, eu o conhece de outros carnavais.

  4. Paolo Valerio Caporuscio

    Brasil acomodado e dependente de outros de fora,sem profissionais capacitados, competentes e independente de crises que sejam nunca soube enfrentar qualquer situacao devido ser cultural nato ter DNA inerte de natureza.

    Responda
  5. Ricardo Lobo

    "Além disso, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou 33 coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)". Maldoso o texto né. Quer dizer que o atual governo também é culpado. Fascistas continuam a espalhar mentiras.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Eu estou contigo, caro Ricardo Lobo! Os nazifascistas seguem a antiga cantilena! Tudo é culpa de Lula!

  6. lenise de souza ferreira

    E a parte venezuelana ? De que forma eles estão enfrentando ?

    Responda
    1. alderijo bonache

      Venezuela é outra coisa, não fuja do foco tah!

    2. Fábio Justo

      Lenise, sua observação deve ser levada em conta sim, mas será que a prioridade é do governo externo ou do nosso, já que os yanomamis estão em território brasileiro. Ademais, o que fizeram as instituições para protegê-los dos tais venezuelanos?

  7. Márcio Castro

    O enfrentamento à crise humanitária entre os yanomamis começa por dar-lhes autonomia e empoderamento para a gestão desta crise, com respeito às suas terras, cultura e valores. A desnutrição entre indígenas não é quatro apenas de falta de alimentos, mas está ligada à degradação ambiental e sociocultural, além da transmissão de doenças a partir dos brancos (garimpeiros, madeireiros, falsos religiosos evangélicos...) que invadem suas terras levando doenças e interferindo em suas prátIcas.

    Responda
  8. Antonio Neto

    De imediato, ajuda a todo custo não deve faltar. Recursos como água potável, comida e cuidados médicos são necessários para resolver esse problema e, com toda certeza, amparo do novo governo. Mas é claro que, também, não só isso. Trabalhar com as medidas que o governo Bolsonaro deixou para o novo mandato é essencial, retirar os garimpeiros ilegais e, com toda certeza, realizar uma investigação de todas as omissões do governo passado e também punir TODOS que negaram ajuda, amparo, o mínimo

    Responda
  9. CHRISTINA TIGRE

    A solução seria conter os garimpeiros e madereiros com punições severas, aparelhamento adequado do ibama e processar Bolsonaro, Damares, Salles, etc. Se saírem ilesos a farra vai continuar.

    Responda
    1. alderijo bonache

      De acordo com a Christina Tigre, dando enfase à punições severas a todos que por ação ou omissão concorreram para esta tragédia!

  10. José Davi

    Denunciando o bandido Bolsonaro responsável por esse genocídio. Mas parece que o tal Silvio Almeida não está com essa disposição.

    Responda
  11. JAILSON DE BEZERRA

    O Brasil tem um história exemplar de ajuda humanitária nesses momentos de comoção nacional. Acredito que uma ajuda em curto prazo será possível: ajuda alimentar, médica. Mas a medio e longo prazo, a retirada desses garimpeiros tem de ser feita com prioridade, e a criação de uma força policial permanente na região para que não voltem mais. Mas o principal é investir em educação para a população brasileira não retornar com o voto pessoas como Bolsonaro e seus asseclas.

    Responda
  12. ANTONIO G BECKER

    Ban-di-dos, incluindo Bolsonaro.

    Responda
  13. Vanderlei Nogueira

    Presos por milhares de garimpeiros armados

    Responda