Bruno Boghossian > Peso de Bolsonaro na crise yanomami vai muito além da omissão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MAKOTO SHIMIZU

    Há um excelente artigo do professor Lira Neto da PUC-SP com o título Como Bolsonaro planejou extinguir a reserva Yanomami que demonstra, claramente, que desde 1993 Bolsonaro tem feito ações ao longo de 30 anos visando exatamente o favorecimento de garimpo ilegal em detrimento dos yanomami, é premeditado, não é por acaso o extermínio, felizmente foram salvos pelo voto de 60.345.999 de eleitores, senão, seriam dizimados.

    Responda
  2. Maria Irene de Freitas

    Li uma reportagem hoje q descreve toda a saga do ex presidente desprezível e cruel p acabar com essa TI desde o Um seu primeiro mandato. É uma obsessão incompreensível contra um povo q estava tranquilo em suas terras. Tentou um projeto p desfazer a demarcação dessa área. Esse sujeitinho não merece um pingo de compaixão, e se ele por acaso sofrer é mais q merecido. Deixar morrer de fome por pura maldade, pois as providências nunca foram feitas é o mais baixo q alguém pode alcançar. Um horror!

    Responda
  3. Ricardo Pereira Ignacio

    Ãndio se ferrando e garimpo ilegal sempre existiu no Brasil desde que foi descoberto em 2019 !!! Antes disso éramos uma espécie de pindorama escandinava !!!

    Responda
  4. Werley Silva Abreu

    Mais atores devem ser juntamente responsabilizados nessa tragédia: além do genocida-mor, há o governador de RR, o prefeito do município onde se encontram os yanomamis e os vereadores. Afinal de contas, esse pessoal estava de enfeite? Agiram criminosamente, foram omissos por conveniência ou foram acuados a não agir? Por que até agora os nomes dessas autoridades não foram citados? Quem não apoiou esses atos desumanos que se manifeste!

    Responda
  5. SERGIO CASTRO

    Sem anistia!

    Responda
  6. Aparecida Alves

    Omissão proposital. GE NO Cà DA.

    Responda
  7. jose batista

    E a responsabilidade dos governos do pt? Ver reportagem da época!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      E o PT, hein?

    2. Octavio Rossi de Morais

      José Batista, apesar do problema ser antigo, nunca foi deliberado. No desgoverno o garimpo foi incentivado e a ajuda negada, compare as reportagens.

  8. jose borges

    Excelente texto Agora só falta o editorial : “ é a vida humana, estúpido” Janio de Freitas poderia ter escrito sobre isso e sobre os ataques terroristas na Folha. Leitores e assinantes foram privados disso na mais estúpida( palavra já usada em título de editorial) decisão desde que sou assinante da Folha

    Responda
    1. Aldomar Rückert

      Cancelei minha assinatura; uma das razões foi a demissão de Jânio de Freitas.

  9. João Baptista Jacobs Jacobs

    A possibilidade da não responsabilidade crime a ser imputada ao ex-presidente da república ante à grave denúncia de seus atos contra a vida dos povos autóctones pode vir a tona um paradoxo entre a moral e a ética de todo sistema penal e de justiça do Estado brasileiro. Um abismo se tornará real se materializará no país entre o humanismo e a barbárie e não haverá nenhuma motivo moral para se manter no país os criminosos em cárcere.

    Responda
  10. noel neves

    Esse tal de jair imaginou que seria o rei do Brasil. Então pensou... como reserva Yanomami está sobre uma mina de ouro vamos "passando a boiada" sobre esse povo e vamos construir um "mito" de ouro! E ainda tem gente que vai pra cadeia seguindo o tal mito.

    Responda
  11. noel neves

    Esse tal de jair imaginou que seria o rei do Brasil. Então pensou... como reserva Yanomami está sobre uma mina de ouro vamos "passando a boiada" sobre esse povo e vamos construir um "mito" de ouro! E ainda tem gente que vai pra cadeia seguindo o tal mito.

    Responda
  12. Guilherme Torres Godoy

    Se a gente chama bolsonaro de genocida, seus apoiadores (diga-se gado) falam que sou comunista, não tem problema, genocida é sim, depois das fotos do povo Yanomami, ele, bolsonaro deve ser acusado nos organismos internacionais de genocida sim. Eles, os Yanomamis são Brasileiros, o estado tem a obrigação de cuidar desses povos indigenas, ou não são filhos de Deus, fala ai Malafaia?

    Responda
  13. Micael Barbosa Gonçalves Almeida

    Forças Armadas salvem Pindorama!

    Responda
  14. Maria jose dos santos

    Cadê o Exercito para tirar esses invasores dela explodir aquelas balsas prender esses garimpeiros .bloquerar os bens dos donos de garimpo para recarsir eses danos ambientais .Isso ja tem queser feito .Senador Randolf Rodrigues ..Cadê o senhor ..para entrar no STF..contra esses garimpeiro botar Bolssonaro na cadeia ..

    Responda
    1. ciro lauschner

      A preocupação do exército é dar golpe de estado, para isso que são formados.

  15. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O novo governo deve adotar de imediato ações contundentes. O primeiro passo está em andamento por meio de assistência médica e alimentar às comunidades atingidas, mas a retirada dos garimpeiros não pode ser postergada, não apenas em razão dos indígenas, que por si só já seria mais do que suficiente, mas de todos os interesses do país, sejam econômicos, ambientais, legais ou estratégicos.

    Responda
  16. Mario Donizete Pelissaro

    Hospital com capacidade de atender 200, atende 700. Enquanto isso os te rrori stas gol pista, causadores da tra gge dia envolvendo os Yanomamis, reclamam por estarem prresoss 13 pessoas em ceela que cabem 8.

    Responda
  17. Tadeu Roberto Corbi

    "Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado." O genô em pronunciamento qdo de putado. Hoje os pa tri otarios aplaudem.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Com a participação de palavras para escapar da sem sura bu hha até que surgiu uma palavra interessante: triotários.

  18. Marcos Benassi

    Brunão, meu caro e bão, o Bozo, bem adiante da omissão, deu forte mão. Sabe-se isso não é de hoje, quando apenas se confirma o grau da obra Bozoléica em sua integridade desintegradora - e, não menos, aterradora. Tirante a desumanidade da coisa, penso cá com meus botões que é também pouco humano que não tenham previsto que o filme iria queimar, dado que o pensamento prospectivo é uma das características singulares da espécie. Autoconfiança excessiva deve sê-lo da Bozofrenia Burrra.

    Responda
    1. jose batista

      E a responsabilidade dos governos do pt? Ver reportagem da época!

    2. jose batista

      E a responsabilidade dos governos do pt? Ver reportagem da época!

  19. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    O peso do Bolsonaro se sabe: genocídio. Mas qual é o peso dos eleitores do Salles, da Goibeira e do Mourão?

    Responda
    1. Dario Lima

      Ignorância bolsonarista, são ignorantes ou idolatram a extrema direita...

    2. Ney Fernando

      Do Pazuello também. Eles devem ser pesados em arrobas.

  20. José Roberto Martins Filho

    Bolsonaro é um criminoso. Somente isso, pois isso basta para condená-lo. Pois, um segundo basta: ele não é fã de Brilhante Ustra? Não elogiou a tortura? Afinal, como fica esta elitezinha imoral que lhe deu apoio?

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      O mais iro nnico ou per verso, é saber q prresos pelo ataque gol pista, responsaveis diretos pela t rragedi a yanomamis, reclamam por estarem prresos 13 em cc ela q cabem 8, enqto lá em RR, hospital c capa cidade p atender 200, atende 700 in dios.

    2. Marcos Benassi

      E a massa, caro Zé Roberto, e a massa? Iludida por malabarismos "e a corrupção do Lula?", "e a Petrobras?", e blá blá blá, deixou-se gostosamente empulhar por esse bando de criminosos eixcrotos. É pobrema da nossa zelite, sim, mas também da nossa escória.

  21. Wilson Barbosa Soares

    The New York Times, BBC, e The Guardian: aonde estão suas vozes? Sem anistia!!

    Responda
  22. Angelica Francesca Maris

    Por falar em omissão, vendo em retrospecto, acho difícil ver que as manchetes atuais sejam por preocupação genuína com os Yanomami. As manchetes, mesmo quando são sobre os Yanomami, são sobre Bolsonaro. Os Yanomami só se tornaram interessantes como arma. Não por si só. Não apontar veementemente o genocídio enquanto acontece, é omissão imperdoável da imprensa. Que se responsabilize Bolsonaro com todas as consequências. Mas que façam autocrítica também.

    Responda
    1. Angelica Francesca Maris

      Marcos, eu sei disso. E você. E mais alguns apenas. O que torna a coisa mais grave. O crime durante a COV ID foi amplamente divulgado e denominado genocídio. Mas o óbvio genocídio dos yanomami não era tão popular. Senão, haveria tanta gente surpresa com as cenas vistas? Parece até que o tema surgiu semana passada. De forma alguma minimizo a responsabilidade dos governos (muitos, uns melhores outros nem tanto), em particular o de Bolsonaro, onde não houve apenas descaso, mas estratégia genocida.

    2. Marcos Benassi

      Mas foi apontado, prezada Angelica. Sabe-se da barbaridade para com os indígenas há anos. "Genocida" é termo usado há dezenas de meses, e com razão.

  23. José Davi

    O genocida continua todo pimpão lá nos eua com o nosso dinheiro! Vamos cobrar do ministro do direitos humanos do Brasil umas posição mais firme. O homem fez um discurso de depois sumiu.

    Responda
  24. Alexandre Miquelino Levanteze

    Genocida vai pagar por seus crimes.

    Responda
  25. Estela Najberg

    Omissos e negligentes foram os governos anteriores, Bolsonaro praticou uma política de deliberado extermínio dos indígenas. Basta lembrar seus discursos contra a demarcação de terras, incentivo ao desmatamento e garimpo ilegal, além de atribuir aos indígenas a responsabilidade pelo atraso econômico da região e do país. Não foi apenas omissão, foi intencional a prática de genocídio.

    Responda
    1. JOSE LUIS PIRES DOS SANTOS

      E é responsabilidade de Lula agora, mostrar serviço e consertar o estrago. Se der assistência aos índios e expulsar os garimpeiros, já valeu meu voto . Vamos ver se fica só no blá blá blá político, ou se alguma coisa acontece. Exército é para essas coisas, não para estimular golpistas! Mostrem serviço!

  26. Licia Aihara

    A caneta arrogante e inconsequente deixando sua assinatura

    Responda
  27. Ale Poss

    Primeiro Ministro de Israel disse, há um bom tempo, que "Bolsonaro vai responder no Tribunal Penal Internacional por genocídio indígena". Parece que a ultra direita estava a par das ações, intenções e consequências.

    Responda
  28. JOSE LOPES

    Até agora o governo Lula não montou operação para retirar e prender os garimpeiros. Pouco adiantará aos índios se o garimpo continuar em suas terras.

    Responda
    1. Luiz Eneas Costa Junior

      Jose, você tem razão, importante essa medida, mas é tanto vespero para meter a mão, urgências acumuladas, que não dá para fazer tudo de uma vez. Mas, sim, vamos cobrar.

  29. Ernesto Solis

    Genocida criminoso miliciano as que ro so

    Responda
  30. CARLOS TARDIVO

    Genocida do povo brasileiro com a COVID e dos indefesos indígenas com sua política de extermínio e favorecimento de bandidos garimpeiros. E tem gente que defende essa coisa!

    Responda
  31. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Parece até que Bolsonaro e seu povo queriam a dizimação completa dos verdadeiros donos de Pindorama

    Responda
  32. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    No caso dos indígenas, as fotos dos curumins com as barrigas cheias de vermes, parecendo uma melancia, dispensa qualquer argumento de "santa Damaris"

    Responda
  33. Carlos Mello

    Eu não entendo quando dizem que não há provas para prender Bolsonaro. Como não? É o que mais tem e em todas as áreas.

    Responda
  34. Edson Linhares

    Como pode alguém se vestir de uma aparência de homem que defende valores cristãos e ao mesmo tempo ser uma pessoa tão cruel? Esse ser é desprezível, tirou o que há de mais ruim no ser homano: egoísmo,preconceito, sempre na batuta do "Deus,pátria e família, tendo como porta voz os mercenários da fé e o senhor Arthur Lira que o verdadeiro Deus que não é esses que eles clamom tudo vê e pagarão caro pela maldade que fez ao povo pobre do nosso querido Brasil.

    Responda
    1. Adriana P

      É porque ele é burro (com perdão aos burros, pela comparação) acima de tudo. Fala em valores cristãos, mas não tem a mínima idéia do que seja isso

    2. Luiz Almeida

      Simples, o Deus dele não é o nosso.

  35. Marcelo Moraes Victor

    Que o nosso Custer tenha destino igual

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Antônio, o Cel. Custe foi morto pelos indígenas em Little Big Horn...

    2. Antônio Carlos de Paula

      Marcelo, defenda seu matador de índios sem malabarismo.

  36. Pedro Rivera

    Este verme tem que pagar pelos seus crimes.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Também acho. O ex morador do Airbnb de Curitiba está devendo uns dias.

  37. Rodrigo Arantes

    Bolsonaro aos poucos vai conquistando vaga na Papuda. O lugar no inferno já está garantido

    Responda
    1. Octavio Rossi de Morais

      Aos poucos?

  38. Rubens gonçalves

    hoje muitos juristas no brasil ja admitem que os povos originarios da amazonia estao no processo do chamado de exterminio de povos quer por dolo ou omissao. acho que o TPI vai ter muito material para incriminar autoridades do governo anterior. to achando que tem um capitao que vai sentar no banco dos reus em haia.

    Responda
  39. Carlos Telles

    Na década de 90 ele apresentou um projeto de lei para acabar com a terra yanomami. Esse projeto foi barrado pela ação de Fernando Gabeira e Elmano, hoje governador do Ceará. No seu mandato colocou a milícia a paisana e fardada na terra yanomami.

    Responda
    1. Dirceu Luiz Gonzaga

      Ele mesmo, já queria ter seu próprio garimpo.

  40. Ricardo Lobo

    Temos que fazer côro! Volta Bolsonaro! Vem prá cadeia vag-abundo.

    Responda
  41. Hercilio Silva

    Muita gente na imprensa está falando em omissão, o colunista vai bem. Foi projeto, ação deliberada. E como tal deve ser investigada. A ex ministra da família recomendou veto de vacina e assim foi feito. Isso não é omissão, é ação contra a saúde dos índios. Era uma tendência nazi fascista no poder, com apoio a grupos que agem ilegalmente na Amazônia.

    Responda
  42. Samuel Fagundes

    Ele é um Midas ao contrário. Na verdade quando é pra famiglia dele, sim, tudo vira ouro. Já para os demais......

    Responda
  43. Ricardo Pereira Ignacio

    Então o missivista esquerdista defensor de corruptos e cachaceiros é especialista em índios ?

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Eu também não sou especialista em índios, mas adoro uma cachaça. Prefiro assim que viver rancoroso como você.

    2. Dirceu Luiz Gonzaga

      Poxa vida, sr Ric, não é que o sr conseguiu seu minuto de atenção. Agora o sr já pode voltar pro curral. Kkk

    3. Elizabete Oliveira

      Nossa Ricardo. Você já conseguiu sair da preventiva? O Xandão te liberou?

    4. Luiz Almeida

      Psicopata tem falta de empatia com os outros.

    5. Luiz Almeida

      Mais que a sua genitora.

    6. Antônio Carlos de Paula

      Ricardo, defenda seu mito matador de índios sem malabarismo. Tira esse tapa dos olhos e deixe de ser gado.

    7. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O Ministro Moraes não tinha proibido os arruaceiros de porta de quartel enjaulados na Papuda e depois liberados com o uso de tornozeleiras de fazer comentários em redes sociais?

    8. Pedro Oliveira

      Cada um defende o corrupto que quer, segundo a sua índole. Mas sugerir que ser "cachaceiro" é pior que ter desvio de caráter, isso diz muito sobre alguém. Beethoven, James Joyce, Fernando Pessoa eram "cachaceiros" e morreram disso. Já Hitler era um perfeito abstêmio.

    9. Rubens gonçalves

      nao se alinhe ao bigodinho de viena. ele morreu ha 70 anos mas deixou sua doutrina para ser seguida.

    10. Gustavo Oliveira

      Acho que ele é especialista em Bolsonaro, mesmo, porque foi bastante preciso na crítica.

    11. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Bip bip bip Bolsoloide detectado!

    12. Tadeu Roberto Corbi

      Não é necessário ser especialista em índios para ver que uma criança está morrendo de inanição e se chocar com isto. Basta ser um ser humano, categoria na qual um dejeto como vc não se inclui.

    13. Andre Moraes

      Tipos sociopatas como você deveria buscar ajuda; tratamento psiquiátrico. Talvez um especialista recomende uma casa de repouso. Pense nesse conselho.

    14. Marcia Sandoval Gregori

      Não precisa ser especialista em indígenas para ver a tragédia humana com aqual o governo anterior foi conivente, para não dizer incentivador. Essa história de ladrão e esquerdista já era. Vira o disco porque se preocupar com os Yanomamis não deveria ser coisa só de esquerdista, deveria uma questão humanidade, algo que passou longe do ex-presidente na pandemia, com relação à miséria e ao desemprego, no elogio a torturador.... em tantos momentos que fica até difícil de enumerar.

    15. Adalto Fonseca Júnior

      Então. Reconsidera e avalia a situação do ponto de vista da história. Nada aqui é pessoal É estrutural e foi construído historicamente.

  44. ISAIAS DA SILVA

    A macaca incinerada nas queimadas, o desespero dos profissionais da saúde na pandemia, e agora as costelas à mostra dos yanomamis. Eu sempre achei que não haveria imagens piores, mas ele sempre se supera. O horror, o horror.

    Responda
  45. RICARDO BATISTA

    O Tribunal de Haia o aguarda.

    Responda
  46. Leandro Aluisio de Souza Gomes

    Uma lástima o que houve. Num mundo com alta tecnologia, descobrir indígenas serem mortos pelo cerco do branco é como regredir ao Brasil colonial, ao México espanhol. Inacreditável que os erros históricos sejam repetidos debaixo de nossos olhos. O judiciário precisa agir. O lugar dos responsáveis é no banco dos réus.

    Responda
  47. Flávio Guilherme

    O ex-presidente, por sua vez, já tirou da cartola uma justificativa inédita para a grave questão: é invenção da esquerda. Patético! Riu dos mortos pela Covid, agora faz politicagem barata com o sofrimento e perecimento dos Yanomamis.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.