Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Texto irretocável, Mariliz, obrigada. Por favor, faça o ombudsman ler! Quem sabe, assim ele tira os antolhos anti-povo....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É mesmo, cara Silvia, cê tem essa impressão de anti-povo?

  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Pelo jeito todo dia é dia de Bolsonaro. Já fez coluna com todos os adjetivos possíveis e imagináveis. Genocida é um deles usado e reusado durante anos. Bolsonaro está sendo e será responsabilizado por seus desmandos. Que tal evoluir e mudar de assunto? Ficar concentrada para analisar e interpretar o novo governo, atenta nas palavras e atos de quem já aprontou tanto com o dinheiro público e em prol da coesão social - parar de inspirar o ódio e o revanchismo. (Claudia F.)

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Andréa, a grande mídia não deu um dia de descanso ao Bolsonaro. Bateu, com razão, sem parar. Há critérios para o impeachment, mas se ele não aconteceu foi porque o presidente da Câmara não se dignou a aprovar os inúmeros pedidos feitos para o impeachment de Bolsonaro. Tudo depende dele, entendeu? Todos os pedidos foram arquivados e desconsiderados. (Claudia F.)

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      A vez só não basta? Precisa ser duas?

    3. Andréa Rafael

      A grande mídia esteve absolutamente conivente e silenciosa com as irresponsabilidades, crimes e absurdos cometidos pelo ex -presidente. Há muito teríamos diversos critérios para impeachment, mas não houve interesse do "mercado". Portanto, ainda me parece pequena a cobrança por sua responsabilização. Ele é a ponta do iceberg, precisa ter ampla investigação, quem o apóia está por trás das contaminações do solo e água da Terra, por agrotóxicos e mercúrio, nos campos e tribos dos povos originários.

    4. Jove Bernardes

      Não dá, criatura. Se Aka Bolsonaro é o tema repetitivo, é porque tem motivo. Até agora, o novo governo, aquele sobre o qual você gostaria que o jornal falasse, está gastando boa parte de sua energia para limpar as c*g*d*as - uma, ao menos, literal - do governo anterior (eu disse governo?). Não sei se você notou, a ironia deste texto explica as razões do retorno ao assunto: antes era proibido chamar Bozo de genocida, só podia de estúpido.

    5. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Engano seu, Edailson. Passar o pano é o que fizeram com as loucuras da era petista. Quem quer passar pano para Bolsonaro? Afinal Bolsonaro não é duas vezes genocida, fascista ignóbil, golpista, misógino iletrado, devastador da floresta, responsável pelo atraso secular do Brasil , corrupto incorrigível e terrorista. Esqueci de algo ou já está de bom tamanho? (Claudia)

    6. Edailson Monteiro Rodrigues

      Esse teu comentário chama-se "passar o pano", sem anistia pra essa cambada.

  3. Peter Janos Wechsler

    Mariliz explicou claramente seu ponto de vista que é perfeito. Já escreveu dúzias de artigos sobre Bolsonaro e seus defeitos indeléveis. Petista inveterada. Seria interessante que uma vez escrevesse uma crítica sobre os governos petistas passados da corrupção profunda sobre a qual paira o vulto do seu ídolo. Ou, na visão dela, isto não existiu?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Fazer autocrítica eleva o conceito da pessoa.

    2. Peter Janos Wechsler

      Cladyr. Leia o começo do meu comentário e não delire. E, sobretudo, não adjetive os outros.

    3. Claudyr Montagnolli

      Você acha que genocida tem defesa???Se liga Bozolóide abilolado!!!

  4. Flavio Colker

    É genocidio e o lugar de Jair e seus parças generais, é apodrecer na cadeia em Haia.

    Responda
  5. Luís Bustamante

    Essa pergunta precisa ser especificamente dirigida: agora pode chamar de genocida, Folha?

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Incrível o desprezo da jornalista (vejam só!) pelo sentido da palavras. Poder chamar pode, pode chamar de qualquer coisa. Pode ser de pokemon, por exemplo. E de vampiro, que tal? O problema é que como vem sendo chamado de genocida desde a pandemia, agora o adjetivo perde força e a tragédia dos ianomâmis parece menos trágica. O uso pouco criterioso das palavra tira força da discussão.

    Responda
  7. carlos campos

    É genocídio sim ,pensado, executado pelo e ner gu me no e comparsas, todos genocidas conscientes do q faziam. Se esta cor ja não for presa e indiciada, aí ficará para sempre maculada a imagem do Brasil no mundo, aliás muito maculada desde q este des gra ca do foi eleito, ele e sua clã mal di ta. Revolta ver o rio morto e o povo Ianomami sendo torturado e morto por uma escória q se instalou no país e só levou vantagem. Justiça ,sem anistia dá um alento mas não ameniza a dor.

    Responda
  8. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Querida Mariliz sou seu fã,pessoas inteligentes neste deserto cognitivo chamado Brasil,merecem nosso total apreço, termo GENOCIDA é até gentil com o sala fra Rio do Jair vulgo Messias.

    Responda
  9. Luiz Candido Borges

    Com todo respeito, o genocídio dos indígenas foi troco! Muito maior foram as centenas de milhares que morreram de COVID-19 pela negação das vacinas já disponíveis. Pensando bem, em termos percentuais - 200 milhões X 20 mil - o genocídio dos indígenas foi maior...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      CQDA: Como Quis Demonstrar Acima.

  10. Claudia Ros

    Segundo entrevista do Professor de Direito Constitucional da UFF Gustavo Sampaio, ontem na GN, de acordo com a lei “2889/56” é possível sim incluir os crimes praticados como genocídio.

    Responda
  11. JOSE PAULO PORTO BERNARDES

    Pode chamar de genocídio. Coluna de hoje de bernardo m. franco no globo elucida muito bem os fatos.

    Responda
  12. Luís Henrique Oraggio

    Como o Sr. Jorge Silva comentou, "O pior de tudo isto é que uma pequena parcela da sociedade defende isto e o ex pre sidente O que aconteceu conosco como sociedade? Perdemos nossa alma ? Perdemos a empatia? O que aconteceu?" Eu acho que não são poucos e me pergunto sobre isso. Será que a neurociência explica? São frutos das fake news intensivas e sistemáticas? Ou uma parcela tão grande de nossa sociedade é ruim assim mesmo?

    Responda
  13. Ricardo Candido de Araujo

    Segundo a linha editorial atual da Folha, no máximo você pode chamar o genocida de descuidado. Aliás, como são os terroristas que destruíram a Esplanada, apenas pobres pessoas incompreendidas, certo, Folha?

    Responda
  14. Marcelo Luiz de Lima

    Fiz essa mesma pergunta para o editorial da Folha,Mariliz. Seria tão bom que todo editorial de toda imprensa começasse assim: 'O anti-democrata genocida Bolsonaro...'

    Responda
  15. Maria jose dos santos

    Ainda bem que esse monstro nao se elegeu .Agora o TRE vai torna-lo inegegivel para 26 .Tem um trecho de elaboração dos catolicos que diz que arda no fogo do inferno Amém.

    Responda
  16. renato pacheco de oliveira melo

    Claro que já podes chamá-lo de genocida. Aliás, esse ser abjeto , sabe que és tudo isso mesmo. E a sua horda aplaude e se regozija com tais fatos. Lembrei-me, agora, da cena final do filme " Seven - Os setes crimes capitais " , onde o psicopata, para completar o seu plano diabólico, se entrega à polícia e a provoca , até que seja praticada a IRA pelo policial e o assassinato do psicopata. Tudo planejado. E quem saiu ganhando? E voltando ao Brasil de hoje: BOZO E CIA QUE QUEIMEM NO INFERNO!

    Responda
  17. Márcio Santana

    Genocida, fascista, mentiroso, ladrão, cínico, sádico e jagunço definem o asqueroso que, além de tudo, tentou o famigerado "Golpe Tabajara" no "Dia da Infâmia".

    Responda
  18. Jorge silva

    O pior de tudo isto .O pior mesmo é que uma pequena parcela da sociedade defende isto e o ex presidente O que aconteceu conosco como sociedade? Perdemos nossa alma ? Perdemos a empatia? O que aconteceu? Sabemos que os extremistas são poucos mais existem e estâo entre nós. Triste

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Jorge, infelizmente você está enganado, quase 50% do eleitorado queria a permanência do Bozo apesar de tudo e pouco importam as razões. E ainda temos os milhões que se abstiveram, o que equivale a chancelar essa aberração.

    2. Luiz Candido Borges

      Pior ainda: a parcela que defende o genocida não é pequena...

    3. Luís Henrique Oraggio

      Eu também me pergunto sobre isso. Será que a neurociência explica? Tudo isso fruto de fake news intensiva e sistemática? Ou uma parcela tão grande de nossa pobre sociedade é ruim assim mesmo?

    4. Miguel Gossn

      Pode estar longe de ser maioria, assim esperamos. Mas não são tão poucos os que se identificam muito com o cape tão mili ciano. Gen talha es crota e co varde.

    5. Miguel Gossn

      Pode estar longe de ser maioria, assim esperamos. Mas não são tão poucos os que se identificam muito com o cape tão mili ciano. Gen talha es crota e co varde.

  19. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Pré-requisitos.

    Responda
  20. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Para ser genocida o sujeito tem que ter certas "virtudes" tais como o general Santos Cruz, ex-ministro do bozo, qualificou: traidor, canalha, covarde, criminoso.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Como escreveu a colunista: confere, confere, confere, confere.

  21. Alberto Henrique

    Asqueroso.

    Responda
  22. Alberto Henrique

    Genocida,mil vezes genocida.

    Responda
  23. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Pois é, o genos cide está se vitimizando de novo, alegam a necessidade de voltar ao Brasil para fazer nova cirurgia por causa da fakeada aqui mencionada.

    Responda
  24. Mário M Dias

    Aos poucos vai caindo a ficha dos articulistas que há pouco tempo atrás ficavam em cima do muro entre o genocida e o Presidente Lula. Tiveram que assistir a imagens de degradação pra descobrir tratava-se de um genocida. Bom, antes tarde . . .

    Responda
  25. Mario Donizete Pelissaro

    O mais iro nnico ou per verso, é saber q prresos pelo ataque gol pista, responsaveis diretos pela t rragedi a yanomamis, reclamam por estarem prresos 13 em cc ela q cabem 8, enqto lá em RR, hospital c capa cidade p atender 200, atende 700 in dios.

    Responda
  26. Claudia Ros

    Perfeito, Mariliz.É genocida sim e outros adjetivos impronunciáveis. O gov miliciano c/apoio dos velhos olivas podres sem alma, negou de forma sistêmica, ajuda aos inúmeros pedidos de socorro aos Yanomami c/o intuito claro de dizimá-los, e assim deixar o local livre p/ horda de garimpeiros cruéis e as sassinos, tiraram toda riqueza do território q é deles desde muitos séculos antes dos europeus aq aportarem. Destruir o meio ambiente, aniquilar pessoas pela fome, doença, violência é geno sim!

    Responda
  27. Lucinio Nones

    Tem que punir severamente Bolsonaro, a Damares e outras pessoas que intencionalmente se omitiram.

    Responda
    1. Claudia Ros

      Exatamente, Lucinio. O Jair Geno e a Damares Cida e companhia devem pagar por tamanha atrocidade com os povos originários.

  28. Sérgio Silva

    Imagino que os “cristãos” agora achem desculpas pra tirar isso do ombro do ex-presidente. Desculpas toscas, como sempre.

    Responda
    1. Julia Barreto Bernstein

      não têm. estão dizendo que os yanomami são venezuelanos, acredita? essa é a nova fake

  29. Wil Prado

    Bom, acho que agora já podemos chamá-lo de genocida. Afinal, o que aconteceu aos ianomâmis foi ou não foi uma tentativa de de extinguir uma raça?!

    Responda
  30. Vera Queiroz

    Foi e tem sido genocídio, e esse esgoto em forma desumana deve ser, e será, punido com cadeia, sem fiança e sem tornozeleira, porque representa um perigo a todos nós, brasileiros, e sua passagem pelo governo, que se deu por um golpe sujo de fakeada e milhões de fake news pagas pelos muito ricos, para fazer isso mesmo com o país: destruir em massa tudo que vive e respira.

    Responda
  31. Vera Maria da Costa Dias

    Genocida sim, pode falar bem alto e em bom som. Ontem, quase chorei ao ver as cenas em vídeo, mas chorar não adianta, então me contive. Ele terá que pagar por isso, quem sabe em um tribunal internacional, se fugir aos brasileiros.

    Responda
  32. Maria Ines Polotto

    Verme ordinário fascista genocida obtuso irresponsável seu dia há de chegar.

    Responda
  33. Marcos Benassi

    Opa, coisa linda, Marilúcida: pode, pode e, digo mais, pode. E precisamos entrar em uma época Bozocida, de eliminação Bozozóica. Demora, mas é capaz de funfar. A conferir.

    Responda
  34. wilson moreira

    Infelizmente falar que foi omissão governamental a atual situação dos povos originários é um grande equívoco, pois foi tudo planejado desde o primeiro dia. Foi política pública implantada para dizimarem os povos originários. Este foi um governo genocida sim e devem responder todos pelos seus crimes aqui e lá fora.

    Responda
  35. João Francisco dos Santos

    Essa figura (bozo) representa muito bem o sentimento fascista de parte de nossa sociedade. Esse sentimento apenas dormia...

    Responda
  36. Pierre Laville

    Essa Damares tem que ser levada a júri popular...

    Responda
  37. Eulalia Moreno

    O Brasil já foi condenado 9 vezes pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.. uma delas por crimes contra a tribo Xucuru.Vamos inteirar as 10 vezes com esse Jair Messias Bolsonaro? Já passou da hora.

    Responda
  38. Rodrigo Nogueira

    Me pergunto diariamente como esse repugnantw ficou quatro anos no poder....

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Concordo plenamente, caro Felício. "Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também. Quem duvida da vida tem culpa, quem evita a dúvida também tem." (Humberto Gessinger)

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Porque foi eleito e quase reeleito pela metade dos e leitores brasileiros. Assim como agora elegeram o Salles, a Goiabeira é o Mourão. O Genocida não agiu sozinho.

  39. Rodrigo Nogueira

    Me pergunto diariamente como esse repugnantw ficou quatro anos no poder....

    Responda
  40. Samuel Fagundes

    Jamais conseguirei entender o que leva pessoas a votar no boso, ou em qualquer outro que tenha a mesma linha ideológica. Para mim, a explicação é que, ou são muito ignorantes, ingênuos ou compactuam com tudo o que ele representa, logo cúmplices de tantas mortes e destruição por ele causadas.....

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Samuel, me parece que não há um "bloco homogêneo" nesse eleitorado. São diversos os fatores. Boa parte votou no cape tão mili ciano por ser intelectualmente muito limitada e facilmente manipulada por líderes religiosos pi caretas, empresários desonestos, desinformações midiáticas etc. Outra parte por se identificar muito com a k-nalhice do cape tão etc. Aliás, grande parte dos que participaram da destruição do patrimônio público em Brasília já era fichada na polícia ou processada judicialmente.

  41. José Roberto Ferreira

    Não tenho dúvidas! E esse é só um dos muitos adjetivos que desqualificam esse sujeito AS_QUE_RO_SO e amoral. Sem anistia!!

    Responda
  42. Maria Cecília Miranda

    E ainda há quem o apoie! Eu não alcanço!

    Responda
  43. Miltino de sousa ferraz

    Genocida sim

    Responda
  44. Fernando Jorge

    Genocida, genocida, genocida, mil vezes genocida esse mal-di-to. Há de pagar, tem que pagar seriamente pelo acúmulo de cri--mes cometidos.

    Responda
  45. Paulo Pinheiro Machado

    Quem votou nele já sabia disso. O exército também tem culpa no cartório.

    Responda
  46. Paulo Pinheiro Machado

    É genocida. Mas não só o Bozo. Pode colocar na lista o Mourão, o Heleno, o Salles, a Damares e o Moro, que transformou a FUNAI em entidade hostil aos indígenas.

    Responda
  47. João Perles

    Texto irretocável!

    Responda
  48. Marcos Alberto Menendez

    Se fosse num tribunal como o de Nüremberg, seria enforcado.

    Responda
    1. Fernando Jorge

      Mereceria. Lastimo que não seja.

  49. Vivaldo Manoel de Andrade Silva

    Genocida sim !!!

    Responda
  50. Vivaldo Manoel de Andrade Silva

    Genocida sim !!!

    Responda