Opinião > Tragédia yanomami impõe novo modelo de assistência à saúde Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O artigo é um primor na colocação da medicina como apenas mais uma ferramenta capaz de ajudar pessoas vulneráveis, mas não é a solução. A solução é dar dignidade a todos.
Trata-se mais da retomada do modelo de atenção á saúde dos povos indÃgenas que vinha sendo desenvolvido pela SESAI/MS que foi interrompido. Há desafios na prestação de assistência a serem enfrentados quanto a relação entre cultura hegemonica dos "brancos" e cultura tradicional indÃgena, em especial profissionais de saúde dispostos a aderir a esse trabalho tão nobre. Enfim, certamente agora serão reativadas e melhoradas pra além da emergência. O melhor remédio é a proteção da floresta.
Nesse caso foi proteção a garimpo ilegal mesmo.
Por isso um ministério dos povos originários com Sônia Guajajara é tão importante.
Bolsonaro, desde a pandemia e sua ideia tresloucada de alcançar a imunidade coletiva à custa de milhões de mortos, já deveria ser chamado de genocida, cujo crime ja se configura com a mera intenção do agente. Agora, o crime foi consumado. Belo texto. Espero que ele viva bastante para cumprir as penas a que será condenado. A morte lhe seria leve.
Lamentável o que vemos... entretanto não entendo porquê os Ãndios não cultivam a terra para garantir os alimentos para todos.
Sugiro leitura da coluna deste jornal de hoje : Peso de Bolsonaro na Crise Yanomami vai muito além da omissão, parágrafos 5 e 6. Tá aà a dica pra você entender o que na verdade é bem facinho de entender.
Leia tambem "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown. Você ainda enxerga uma cultura e um modo de viver simplesmente a ser assimilado por uma "civilização" mais adiantada, pensamento já antigo há muito.
Sugiro a leitura do belÃssimo livro A Queda do Céu. Autores Davi Kopenawa (xamã Yanomami) e Bruce Albert (antropólogo). Vc está com olhar ocidental que não tem nada a ver com um povo que vive na e da floresta.
Parece que o brasil foi descoberto em primeiro de janeiro de 2023. Não será a primeira vez que foi descoberto. Desde cabral, ja deve ser a milésima vez. PaÃs do futuro! Vencemos a ditadura! Vencemos a inflamação! Pró álcool! Fim da escravidão! Olha! Diretas já! 50 anos em 5!? Agora vai! Agora muda! Agora melhora! Agora chega! Você tem dúvidas disso?
Duro mesmo. Mas, inegável que estava retrocedendo em tudo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Tragédia yanomami impõe novo modelo de assistência à saúde Voltar
Comente este texto