Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Magalhães

    O artigo é um primor na colocação da medicina como apenas mais uma ferramenta capaz de ajudar pessoas vulneráveis, mas não é a solução. A solução é dar dignidade a todos.

    Responda
  2. Denizi Reis

    Trata-se mais da retomada do modelo de atenção á saúde dos povos indígenas que vinha sendo desenvolvido pela SESAI/MS que foi interrompido. Há desafios na prestação de assistência a serem enfrentados quanto a relação entre cultura hegemonica dos "brancos" e cultura tradicional indígena, em especial profissionais de saúde dispostos a aderir a esse trabalho tão nobre. Enfim, certamente agora serão reativadas e melhoradas pra além da emergência. O melhor remédio é a proteção da floresta.

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    Nesse caso foi proteção a garimpo ilegal mesmo.

    Responda
  4. Karina Castro

    Por isso um ministério dos povos originários com Sônia Guajajara é tão importante.

    Responda
  5. helio lobo

    Bolsonaro, desde a pandemia e sua ideia tresloucada de alcançar a imunidade coletiva à custa de milhões de mortos, já deveria ser chamado de genocida, cujo crime ja se configura com a mera intenção do agente. Agora, o crime foi consumado. Belo texto. Espero que ele viva bastante para cumprir as penas a que será condenado. A morte lhe seria leve.

    Responda
  6. William Justino dos Santos

    Lamentável o que vemos... entretanto não entendo porquê os índios não cultivam a terra para garantir os alimentos para todos.

    Responda
    1. Karina Castro

      Sugiro leitura da coluna deste jornal de hoje : Peso de Bolsonaro na Crise Yanomami vai muito além da omissão, parágrafos 5 e 6. Tá aí a dica pra você entender o que na verdade é bem facinho de entender.

    2. helio lobo

      Leia tambem "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown. Você ainda enxerga uma cultura e um modo de viver simplesmente a ser assimilado por uma "civilização" mais adiantada, pensamento já antigo há muito.

    3. Maria Lopes

      Sugiro a leitura do belíssimo livro A Queda do Céu. Autores Davi Kopenawa (xamã Yanomami) e Bruce Albert (antropólogo). Vc está com olhar ocidental que não tem nada a ver com um povo que vive na e da floresta.

  7. Paulo Sales

    Parece que o brasil foi descoberto em primeiro de janeiro de 2023. Não será a primeira vez que foi descoberto. Desde cabral, ja deve ser a milésima vez. País do futuro! Vencemos a ditadura! Vencemos a inflamação! Pró álcool! Fim da escravidão! Olha! Diretas já! 50 anos em 5!? Agora vai! Agora muda! Agora melhora! Agora chega! Você tem dúvidas disso?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Duro mesmo. Mas, inegável que estava retrocedendo em tudo.