Opinião > Sem mártires Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Taniara Aguiar de Souza

    Os terroristas/golpistas estavam dispostos até a morrer (ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil), cantavam a plenos pulmões. Eles tiram de letra uma preventiva de uns 3 anos, que é a praxe para os ppp no país, e esse jornal nunca fez editorial reclamando disso. Agora, transformar golpista em mártir é muita apelação. Fica a dica.

    Responda
  2. Marcos Santo

    O pedestal que esse editorzinho de araque se coloca é surreal. Eu acredito que se o Brasil estivesse sob direção dessa galera ai o país acabava em 2 semanas.

    Responda
  3. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Perguntar não ofende: quem garante ao editorialista que aqueles que ainda estão presos não fazem parte do “núcleo de golpistas perigosos, seja pela sua capacidade de liderança, seja por serem reincidentes no crime”?

    Responda
  4. alonso barros

    Fora Editorial da Folha . Ninguém, com um nível de civilidade, aguenta mais esses Editoriais. Nos poupe !

    Responda
  5. Sergio Iatchuk

    Editorial infeliz, absolutamente desnecessário e que não contribui em nada para a preservação da democracia.

    Responda
  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Se for para seguir todos os trâmites legais do processo penal, tendo uma justiça lenta como temos, tudo acabaria em pizza com direito à motociata com ele como capitão. Então, soltem todos e prendam aqueles que eram responsáveis pela segurança dos Três Poderes.

    Responda
  7. Ricardo Candido de Araujo

    Pela "lógica" desse editorial, um piromaníaco não deve ser preso preventivamento se seu último incêndio tiver sido debelado, desde que tenha residência fixa e não tenha antecedentes criminais? Qual a idade do estagiário que escreveu isso, doze? E sob supervisão de quem, Demétrio Magnoli?

    Responda
  8. Ricardo Candido de Araujo

    Demitiram um Jânio de Freitas e parece que contrataram uma leva de estagiários que vou te contar... É um editorial absurdo atrás do outro! Está mesmo chegando o dia em que defenderão anistia para esses "coitados"? Parece que sim. E será o dia em que cancelarei minha assinatura.

    Responda
  9. Luiz Carlos Modesto dos Santos

    Qual dos prisioneiros a Folha acha que pode virar mártir? A traficante que defecou no palácio ou o escroque que destruiu o relógio de D. João VI? – Só pra saber.

    Responda
  10. João Paulo Zizas

    Há pontos relevantes nas observações que o editorial "Sem mártires" apresenta acerca do fato de o uso abusivo de prisões preventivas ser um modo inadequado de buscar a punição dos culpados pelos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 em Brasília. O texto alerta bastante bem para a importância do respeito à legalidade. Não é aceitável maculá-la com duvidosos procedimentos, cujas consequências negativas podem ser tanto prejudicar inocentes como ajudar extremistas a posar de vítimas.

    Responda
  11. Antonio Catigero Oliveira

    Quem quer ter 'liberdade' precisa saber que para conquistá-la é necessário assumir responsabilidades. Usou errado a sua liberdade, então assuma a responsabilidade.

    Responda
  12. Miro Costa

    Regimes ditatoriais mantêm presos políticos e campos de concentração. A lei é criada na hora. E não usam esta bobagem de tornozeleira.

    Responda
  13. Jove Bernardes

    Quer saber? Sendo curto e grosso: isso não é problema seu, dona Folha.

    Responda
  14. Jove Bernardes

    Acho que esse papo podia ficar para os advogados, será que não? O que a Justiça deveria ou não fazer, para onde caminhar, com que velocidade, o que é mais ou menos conveniente e oportuno para cada um dos presos, defesa de direitos, lembretes de método e coisa e tal. Acho que a coisa desandou de vez no departamento de editoriais da Folha. Creindospadre.

    Responda
  15. Uriel Wagn

    "Democracia não pode ser tolerante com os intolerantes a ela própria" (Gilmar Mendes). Prisão sim e imediata, precisam sentir o peso e o rigor da Lei. Por muito tempo deitaram, rolaram e desdenharam da sociedade brasileira, declarando-se pessoas de bem! Prisão sim, pois essas "pessoas de bem" não conseguem conviver pacificamente com quem não é aliado.

    Responda
  16. CRISTINE F DE MATTOS

    Esse editorial foi a gota d’água para mim. O compromisso da Folha de São Paulo com os “cidadãos de BENS” extrapolou qualquer princípio ético jornalístico. Vou agora cancelar minha assinatura.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Nenhum princípio de ética jornalística foi violado no editorial. O texto apenas apresenta visões acerca dos assuntos abordados. Seria mais interessante a senhora expressar suas discordâncias através de argumentos, não de observações sem qualquer fundamento.

    2. Ernesto Dias Junior

      Liga pro Mirão não Cristine. Cê tá certa.

    3. Miro Costa

      Tchau querida.

  17. Mario Donizete Pelissaro

    Discordo diametralmente. É preciso dar uma sinalização clara de que a democracia nesse país é solida e q as instituções estão coesas e firmes na sua defesa. Vivemos numa sociedade organizada, com regras estabelecidas e a não observancia delas, constitui crime, delito ou contravençao. Não se pode relativizar ou menosprezar atos de barbarie com as vistas em 08/01. Todo o rigor da lei tem q ser aplicado.

    Responda
  18. João Perles

    O Judiciário tem sido bem complacente com os t*rr0ri&t@s. Milhares foram liberados apenas com tornozeleiras e já devem estar tramando novos ataques.

    Responda
  19. Ney Fernando

    Tem algum executivo do jornal ou algum parente dos editorialistas preso em Brasília.

    Responda
  20. Orasil coelho pina

    A Folha quer ensinar hienas a comer com faca e garfo!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Huahuahuahuahuahua, boooooa..!!!

  21. josé SOARES

    O censor descartou meus dois comentários por criticarem mais esse absurdo editorial.

    Responda
  22. josé SOARES

    Mártir é uma pessoa que sofre perseguição, prisão ou morte injustas e por defender verdadeiros valores sociais, religiosos ou morais.Não é o caso da horda de golpistas , terroristas e bandidos a que o editorialista- jurista refere e os julga antes do devido processo legal.

    Responda
  23. josé SOARES

    O editorialista-jurista sempre antecipando seus julgamentos ,ao arrepio da lei e do devido processo legal. Escola da Lava Jato, só que desta vez com bandidos e terrroistas notórios.

    Responda
  24. MARCELO ROCHA

    Liberem todos os golpistas, terroristas, criminosos e coloquem para trabalhar na FSP, vai unir o útil aí agradável. A fsp não faz questão de esconder sua preferência pelo golpismo e fascismo mesmo.

    Responda
  25. Luís Cardoso

    Os editoriais da Folha devem estar sendo publicados simultaneamente no site da editora Brasil Paralelo, organização da extrema-direita brasileira que Olavo de Carvalho fazia parte. Cada vez mais, esse jornalão desce ao fundo do poço do extremismo econômico e político. Não nos surpreendamos se daqui a algum tempo a Folha não esteja lançando as "obras completas" de Olavo de Carvalho com prefácio de Damares Alves e Ricardo Salles.

    Responda
  26. José Bernardo

    No mínimo curioso o zelo "legalista" da FSP. Prisão preventiva tem previsão legal, e é difícil supor que, dada a gravidade dos fatos e com três semanas do ocorrido, haja ali algum caso que extrapole a previsão legal. É ainda mais curioso porque não houve editoriais como esse no reinado Moro, em que preventivas se estenderam por anos, muito menos quando da prisão de Lula...

    Responda
  27. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    O pato é golpista, mas tem o coração mole.

    Responda
  28. Ricardo Ferreira

    Prisão preventiva? A maioria ali se enquadra na prisão em flagrante.

    Responda
  29. Sergio Saraiva

    Baderna é confusão provocada por torcida organizada em estação do Metrô. O que houve em 08 de janeiro tem outro nome: tentativa de golpe de Estado. Estranho que duas semanas de cadeia já sejam o suficiente para a Folha se preocupar em defender em editorial os "direitos constitucionais" dos terroristas.

    Responda
  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor se preocupa com trinta dias de prisão pra quem ajudou a ameaçar a democracia, mas não moveu um dedo pra pedir prisão do náufrago que passou mil e duzentos dias cometendo crimes. Também não vi o editor pedir , ao menos, prisão domiciliar durante os quinhentos dias de lula.

    Responda
  31. Paloma Fonseca

    Essas pessoas cometeram crime gravíssimo: ataque às sedes dos Poderes que representam a democracia. E ainda filmaram os atos criminosos, num grau de perversão que vai além do gozo que experimentaram na destruição. Elas somente se tornariam mártires caso sofressem tortura, desaparecimento ou fossem mortas (e também sabemos que as penas corporais, as perpétuas, os trabalhos forçados, o degredo e a pena de morte são vedadas no Brasil). Eles estão bem, não se preocupem.

    Responda
  32. eli moura

    Enquanto isto as prisões estão cheias de jovens que entregavam drogas para sobreviver sem julgamentos sem a preocupação de estagiário do editorial. Há criminosos de fato entre os terroristas, os que não são, todos sem exceção, devem ter os bens bloqueados, incluem se jornais e outra mídias que inflaram a destruição.

    Responda
  33. EMANOEL TAVARES COSTA

    É impossível para quem atua na advocacia criminal discordar do editorial. A regra é mesmo essa (que decorre da lei), a de que a prisão sem sentença condenatória definitiva deve ser excepcional. No entanto é muito raro o Judiciário aplicar a lei, mormente quando o acusado é pobre, preto ou pardo.

    Responda
  34. Antonio Abrão

    Nunca vi editorial da FSP sobre a quantidade assustadora de presos que aguardam julgamento no Brasil, segundo o CNJ em torno de 41%, sendo grande parte prisões cautelares onde os presos ficam de 3 a 4 anos e muitos por prisões por crime menores... 2 pesos e 2 medidas... esta defesa dos golpistas, será porque são pessoas "de bens"?

    Responda
  35. Maria Clara Araújo de Almeida

    Eu não vi na primeira página da Folha fotos estilo Biafra. Vou esperar pra ver na imprensa internacional. Se bem que a imprensa internacional também deve estar a favor da "polarização" não? Acho que as pessoas que foram assassinadas porque votaram no Lula estão contribuindo para a polarização. Deviam ser exumadas e postas na cadeia!

    Responda
  36. jose luiz ribas

    Folha, reclama TB com a justiça alemã q prendeu nazi golpistas recentemente

    Responda
  37. jose luiz ribas

    Pois é, gostaria de ter visto essa conduta da Folha na era Moro/Dalagnol, cujas arbitrariedades saltaram aos olhos. Aguardemos o mea culpa ou esperaremos mais de 50 anos como fez sobre apoio ao golpe militar/empresarial???

    Responda
  38. Maria Conceição Pires Rios

    Estaremos errando sim, sem qualquer sombra de duvida, se não os mantivermos detidos, inclusive os que se evadiram e principalmente " os cabeças", imediatamente. Pois é uma questão de índole. Se solta-los nesse momento voltarão a tocar o terror alimentados e liderados por Bolsonaro, com sua dieta insufladora antidemocrática e ditatorial.

    Responda
  39. SUELI Iossi

    Nos outros países a lei é bem mais dura que no Brasil, criminosos tem que ser tratado como tal, este excesso de zelo é que tem causado a sensação efetiva de impunidade e o caos instalado na nossa sociedade!

    Responda
  40. SUELI Iossi

    Nos outros países a lei é bem mais dura que no Brasil, criminosos tem que ser tratado como tal, este excesso de zelo é que tem causado a sensação efetiva de impunidade e o caos instalado na nossa sociedade!

    Responda
  41. Dirley dos Santos Guedin

    A FSP poderia oferecer sua sede para abrigar adequadamente os detidos de 08.01.23.

    Responda
  42. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Cadeia longa pra todos.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Mil é pouco, pelas imagens

  43. maristela ramos

    Oi? Esse povo estava lá, pois que por la fiquem Não pediam inter vençao? Pois tiveram seus desejos satisfeitos. Milhares voltaram pra casa. Deveriam ser conduzidos co eraivamente pra voltarem pra la. São pessoas perigosas. Devem ficar onde estão, pré sãs

    Responda
  44. Ernesto Pereira

    Terrorista em quase todos os países democráticos é preso preventivamente sim, sem fiança, pois terrorista nunca deixará de ser terrorista só porque ficamos com dozinho.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Certamente você deve saber que o terrorismo externo, que acontece de vez em quando nos EUA e França, não se compara ao "terrorismo" que esses baderneiros golpistas fizeram. São golpistas baderneiros, similar aos Black blocs. Péssima comparação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.