Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Doralice Gonçalves Batista

    Só esqueceram de comentar que aqui no Brasil ninguém morreu e as prisões para averiguar quem é quem os participantes defensores do golpe foram e estão sendo céleres.

    Responda
  2. Jorge Luiz

    ..aqui tb o evangelho do Fuehrer por todo lado há tempos e nada foi feito.

    Responda
  3. fauzi salmem

    A diferença está estampada nos atos. O general americano defendeu a democracia, mas o nosso mostrou ter defendido a autocracia.

    Responda
  4. Neli de Faria

    Não se pode comparar o General Milley com os nossos!

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A fsp ainda nao colocou no seu manuel a palavra genocida

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A fsp ainda nao colocou no seu manuel a palavra genocida

    Responda
  7. Manoel Cardoso

    O carnaval vai chegar e o bloco vai pra rua. Vamos curtir Rio, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda . E Brasília também.

    Responda
  8. Manoel Cardoso

    Falta prender os principais responsáveis pela tentativa de golpe. Se isso não acontecer, a democracia estará verdadeiramente à deriva. Façam valer a constituição. Não há espaço para ditadura e tiranos no Brasil.

    Responda
  9. SERGIO CASTRO

    Lugar de milico é no quartel...ou na cadeia! Sem anistia!

    Responda
  10. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Acho que os militares traidores covardes , devem ser EXPULSOS das Forças Armadas , enquanto cumpriam ordens de traidores , abandonaram nossas fronteiras fugindo como ratos e as entregando a traficantes .

    Responda
    1. renata de souza carvalho

      Não fugiram, receberam para abandonar as fronteiras

  11. Joel Pedt Silvestre

    Enquanto nossos filhos prestarem o serviço obrigatório às forças armadas nós estaremos compactuando com esses trogloditas e usurpadores de recursos públicos. Mandamos a eles os filhos e eles os maltratam como se fossem cidadãos de segunda classe. Foi o que fez o Pazzuello ao obrigar um recruta a puxar carroça no lugar de um animal . Nojo dessa gente!

    Responda
  12. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Que bom que o eminente Jornalista percebeu que se tratara de um Golpe. Que todos saibam que se não houvessem ocorrido as prisões, hoje os fanatizados estariam promovendo Balbúrdias em seus estados e comemorando as depredações, como se vê em inúmeras imagens no vandalismo, os quais aparecem se divertindo danificando a Imagem dos Poderes e o Patrimônio Público

    Responda
  13. eli moura

    Acho que estes generais se enganam que se houver um conflito generalizado os soldados vão ficar do lado deles. Num primeiro momento cumprirão ordens, mas aos verem brasileiros sucumbirem pelas suas armas as baionetas vão dar meia volta. Num conflito generalizado o Brasil inteiro perde. Para evitar isto, as forças armadas tem que cumprir suas funções constitucionais. Nao adianta acreditar em milícias, elas vão pagar um preço muito caro.

    Responda
  14. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Semanistia. Prisão para esse General de araque

    Responda
  15. Ivandete gomes oliveira

    Sem anistia.

    Responda
  16. Rubens gonçalves

    No eua só houve 2 tentativa de golpe de estado por parte das forças armadas. Todas falharam porque lá a tropa segue o líder que é o presidente. Civil

    Responda
  17. José Roberto Ferreira

    Sem anistia!!

    Responda
  18. Marta Vainchenker

    Podemos ao menos sonhar com cadeia para esse pa t i f e do Arruda, e já que estamos sonhando, que ele tivesse como tropa uns 30 companheirões de cela para lhe aquecer as noites frias na Papuda, já ele com revólver na mão é um bicho feroz, sem ele...

    Responda
  19. Nilson Gabriel

    Júlio César de Arruda tem de ser preso por insubordinação. Apenas isso.

    Responda
  20. Julio Shiogi Honjo

    "Na noite de dois de janeiro de dois mil e vinte e um, quatro dias antes da invasão do Capitólio americano, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto, viu os tuítes dos trumpistas e comentou: "Esse é o Evangelho do Führer"." Que diferença!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Milico brasileiro já nasce podre.

  21. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Gaspari a vulgaridade, o baixo nível,o sub -solo cognitivo foi colocado na política brasileira. a partir da fatídica eleição de 2018, e nos custará algumas décadas de atraso.

    Responda
  22. PAULO CURY

    sangue frio ou receio???

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Milico é corajoso quando anda em bando armado.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Milico é corajoso quando anda em bando armado.

  23. Julio Shiogi Honjo

    "Na noite de 2 de janeiro de 2021, quatro dias antes da invasão do Capitólio americano, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto, viu os tuítes dos trumpistas e comentou: "Esse é o Evangelho do Führer". " Que diferença!

    Responda
  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sem contar q segundo a sua ideia, ele previu a República sessenta anos antes ? Ah para...

    Responda
  25. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tem certeza q foi vc quem escreveu ? Muitos erros de linguagem. Mas vamos lá. O BR tinha brigadeiro antes dos aviões?

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Tinha sim, caro Mário. De sorte que a nomenclatura completa da patente na aeronáutica é brigadeiro do ar...

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pisa na jaca quem apoia quem disse q era preciso ma t ar os paraguaios nos ven tres das mães.

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      É Monsores, parece que pisou na jaca, pra não dizerem outra coisa. Hahaha!

    4. Celia Moura

      Seu nível de cognição é de pasmar...

    5. Felipe Cavalcanti

      Brigadeiro é quem comanda uma brigada, não quem pilota uma aeronave. E Francisco de Lima e Silva ostentava a patente de Brigadeiro do Exército Imperial, só isso...

    6. Ramiro Loutz

      Também não entendi.

    7. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho

      Sim, tinha. Brigadeiro do Exército Imperial, patente conferida a quem comandava brigada.

  26. GERALDO MOURAO

    Se vocês estão achando que a coisa tá ruim, se preparem pra arrancar os cabelos daqui a 4 anos.!!! Só um adendo, Esse Dino( sauro) é aquele que quase a cabou com o sofrido Maranhão, e fez os maiores cambalachos com os respiradores naPandemia.!!???

    Responda
  27. LEANDRO FERREIRA

    Ai ai que saudades do Jânio, esse sim dava a real, ao contrário desse que só passa pano pro andar de cima. Isso explica porque um foi embora e o outro ficou

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Que fatos Dalton. Tudo desajuizado

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Gaspari analisa fatos, com maestria singular e sem paixões. Jânio inflama o leitor pela paixão que tem e pela qual se move. São absolutamente distintos em razões e estilos. Desconheço o porquê de Jânio ter ido embora, mas considero imprescindível a permanência de Gaspari.

    3. Alexandre Alencar

      O afastamento do Janio foi cruel, no momento em que mais precisamos dele, representante de um tipo de jornalismo que pouco se faz hoje em dia. Infelizmente o capacho de coturno continua em atividade

  28. Jorge André dos Santos Fischer

    Devemos agradecer o ex-presidente! Antes do governo do Bozo as Forças Armadas faziam parte de uma espécie de "Olimpo", endeusada por uma massa popular carregada de fetiche por fardas. Hoje, graças à política difamatória do Bozo podemos ver com nitidez a real condição de alguns militares de patente alta, qual seja, a da mediocridade, pobreza política, desvalor à democracia e uma absurda desconexão do povo brasileiro sob o argumento de um patriotismo sem vergonha e hipócrita.

    Responda
    1. Ademar Adams

      O milicos querem que acreditemos que basta vestir farda verde-oliva para serem honestos e patriotas. Falso! Estão lá pelas mordomias, pela folga para coçarem o saco e pelos elevados proventos.

    2. Rodrigo Andrade

      Entendi... conectado ao povo brasileiro está um grupo político que desviou, COMPROVADAMENTE bilhões para o seu projeto político e agora volta com toda a desfaçatez, como se fossem éticos, limpos e probos. Tá "serto".

    3. márcia corrêa

      ....Vendo exclusivamente sob este aspecto, tens toda razão.

    4. Vera Maria da Costa Dias

      Concordo plenamente.

    5. Rogério Gonzalez

      Excelente seu comentário!

  29. Alberto A Neto

    Até agora, inclusive por conta da histórica "questão militar", o ministro da Justiça é quem mais vem se destacando em demonstrar, na expressão de Franklin Delano Roosevelt, "aquelas capacidades que em circunstâncias favoráveis ficariam adormecidas". Com o presidente em Araraquara e o vice-presidente também fora do teatro de operações, Dino foi, sem dúvida, quem se apresentou para lidar com a situação da agudíssima crise instalada entre o núcleo duro do comando de ofício das corporações armadas.

    Responda
  30. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Nunca esquecer que as forças armadas instalaram câmaras de tortura nos quartéis.

    Responda
  31. Eládio Gomes

    Essa turma de come e dorme das FFAA só falam grosso contra seus próprios compatriotas. Essa é a "etiqueta" dessa gente. Não passam de uns borrabotas incapazes de enfrentar até mesmo o exército venezuelano, que Bananinha estava louco para encarar e as próprias FFAA declinaram.

    Responda
    1. Rafael Alves Albuquerque

      Melhor não, o desenho sairia tão contraditório quanto o "argumento ". É que a sua conclusão não derivou das premissas. Nosso Exercíto é lamentável mesmo. Mas se resistiram à tentativa do Banani nha de atacar o exército venezuelano, como você diz, foram corajosos em resistir a patranha e não borrab otas.

    2. Eládio Gomes

      Não, amigo, não queria. Citei o episódio só para ilustrar a covardia das FFAA brasileiras. Na próxima eu desenho, tá?

    3. Rafael Alves Albuquerque

      Oxi. Não ter "enfrentado" o Exército venezuelano foi acerto. Você queria mesmo isso? Que seguissem o "comando" do, como diz você, Bananinha, e partido pra cima? É cada loucura. Vôti.

  32. José Cardoso

    A falha de segurança foi absurda e a destruição obscena. Como não se pode voltar no tempo e impedir o que aconteceu, resta procurar culpados. O Gen. Arruda, segundo essa narrativa, é um deles.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Esse Melc esqueceu de tomar o remedinho hoje, só pode. Tá descontrolada

    2. Melchisedc Felix

      Ca lhor da passa pano para ca lhor das! Gen. Arruda comandante das forças ca lhor das!

  33. INALDO F S JUNIOR

    Quem diria, o país que é reconhecido mundialmente pela sua cordialidade e que não tem, a princípio, inimigos externos, teme diuturnamente seu próprio Exército (incluindo também o complemento das FA). Até quanto e quando esses reacionários vão ditar regras e ameaçar o povo brasileiro e suas instituições? "Vigiar e punir".

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      País cordial em que quase metade da população elege um assassino declarado. Tá.

    2. Celia Moura

      Sim, o povo brasileiro é extremamente cordial. Segundo o Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas, em 2021, 20,4% dos homicídios de todo o planeta ocorreram no... Brasil! Somos mansos e pacíficos, sim!

    3. Wilson Barbosa Soares

      Já escrevi aqui anteriormente que as forças armadas - PM's e PRF nclusos - há muito se comportam mais como forças de ocupação e não como protetores do povo brasileiro. E o general Arruda acaba de justificar minhas palavras. Obrigado, general. E não se esqueça que a Nação Brasileira é um pouco maior que suas tropas.

  34. Humberto Isidoro

    "Até os golpes precisam de uma etiqueta, e os brasileiros sempre a tiveram. Nunca se invadiram palácios nem se depredou o patrimônio.", Caramba, o Elio não sabe o que fazer com sua afetividade com os milicos. A etiqueta dos golpes foi thorturar e mathar pessoas. o tal general que disse que a tropa dele , atenção a tropa era dele, era maior que a dos outros Ele entao atiraria na policia e usaria os blindados para proteger kriminozos. Sempre ele tem essa mania. O pais, a tropa as armas , são deles

    Responda
  35. GERALDO MOURAO

    Esse Flávio Dino(sauro) e esse Rui Costa(b) acabaram com seus respectivos estados e vão acabar com o Brasil.!!!!!

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      deve ser parente do mourinho vagabundo, golpista e racista.

    2. Bento Brito Teixeira

      Sim. Vamos acabar com o brasil colonial dos predadores e afirmar um Brasil dos brasileiros que querem soberania com desenvolvimento interativo: justiça social e defesa ambiental.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Generaldo mourão.

    4. Humberto Isidoro

      kkkk parente do Mourão foi boa. Acabar com o Brasil ele tem experiencia. Vide o que ele fez na presidencia do conselho da Amazonia. Concorreo com o outro jeno cidha . Mourão descendente de indios, deisxou garimpeiros e grileiros levarem a cabo politica de exerminio dos yanomamis. Tem que ser preso esse kana lia

    5. Vera Maria da Costa Dias

      Vc é parente do ex vice-presidente Mourão?

  36. WILSON MAZZA JR

    Definitivamente não servem para nada...

    Responda
  37. Diego Rodrigues

    Não acho suficiente troca de comandos.Há de se colocar oficiais no banco dos reús, se conspiraram contra os poderes estabelecidos traíram a pátria e devem ser tratados com o rigor da lei como traidores que são. Custam muito caro pelo serviço que prestam para que toleremos tanta audácia insubordinada.

    Responda
  38. DERLAN TROMBETTA

    É necessário mudar a função a formação das nossas Forças Armadas.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      O ideal seria acabar com essa turma, que só faz sugar a economia, criar embaraços aos governos legitimamente eleitos, e ter ocupação Zero. E salários estratosféricos.

  39. filipe moura lima

    Esse arruda deveria estar no cárcere.

    Responda
  40. SIMONS SILVA

    E não é que o Bozo, ou bozó, tinha um exército à sua altura?!

    Responda
  41. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    O pato é meio tapadinho e preguiçoso.

    Responda
  42. ANTONIO CZAS

    Há muito a ser feito para que as relações entre as Forças Armadas e a sociedade civil cheguem à normalidade. Penso que isto passa também por um processo psicológico em cada cidadão. Quando entendermos que as FFAA nada mais são do que pessoas dispostas a fazer o papel de segurança, talvez tudo seja mais fácil. É o que são: seguranças contratados que se julgam como os donos da casa e que querem dar ordem aos seus moradores de como devem viver. Que um dia façam apenas o trabalho para o qual são pag

    Responda
  43. Helvidio Menezes Junior

    Será que despertou no General Arruda o espirito do Newton Cruz ? A valentia , quando existe uma tropa em sua proteção , elevação de voz e ameaças é tipico desses tipos que se julgam ou auto denominam HERÓIS !!!!

    Responda
  44. Sergio Moraes

    O colunista de muitos chapeus mudou a pauta. Nem parece o mesmo que sugeriu "prisões demais" para os golpistas. Nem precisa se retratar. Enfim, compra quem não conhece...

    Responda
  45. raimundo campos

    Nosso projeto de fuhrer é personagem de ópera-bufa.

    Responda
  46. Dario Lima

    O nosso ex, foi e é apenas um palhaço nas mãos dos milic@s/macacos golpistas. A Folha censura, tem que ser por código.

    Responda
  47. Antônio Augusto Soares

    'Clima de cervejaria', bem denominado o quebra quebra. Lá, o Fuhrer também se refugiou nos Alpes depois de derrota em eleições. Tomara que a semelhança seja coincidência.

    Responda
  48. Antônio Augusto Soares

    'Clima de cervejaria', bem denominado o quebra quebra. Lá, o Fuhrer também se refugiou nos Alpes depois de derrota em eleições. Tomara que a semelhança seja coincidência.

    Responda
  49. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Era bom que esse cidadão chamado Jair Bolsonaro, fosse curar a sua doença lá na Hungria e por lá ficasse

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ainda prefiro a cadeia.

  50. Márcio Pella

    Os generais do leite condensado, do bacalhau e do camarão protagonizaram as cenas mais toscas da história do Brasil. Continuo minha campanha pelo fim das forças armadas: inúteis, caras e eternamente golpistas.

    Responda
    1. Audrey Constant Bruno

      Sem essa de "bicho pegar". Nossas FFAA só são corajosas com o próprio povo, que as sustenta. Numa moderna guerra contra o Brasil, não durariam algumas horas.

    2. Rodrigo Andrade

      Isso! Só não se esqueça que, se um dia o bicho pegar, não adianta correr pra esconder debaixo da cama não!

    3. Ademar Adams

      Das filhas privilegiadas com polpudas pensões…

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      ...dos viagras e das próteses penianas.