-
Raul Cunningham
Não concordo com a proposta de o BNDEs financiar obras no exterior, ainda que sua execução caiba a empresas brasileiras, porquanto sendo escassos os recursos, como sempre o são, por isso triste a natureza da ciência econômica, e muitas as necessidades do território brasileiro, a prioridade é óbvia. A exploração de gás em território brasileiro, por exemplo, traria muito mais vantagens ao Brasil, que o patrocínio de gasoduto na Argentina.
-
Eiron Nunes da silva Neto
Acho que a crítica é pertinente; penso também que lula deve intensificar a comunicação e a mídia ajudar no combate a desinformação, pois o entendimento geral é o "recorte bolsonarista" desinformativo que chega no zap. O BNDES tem um papel muito maior do que contemplar apenas economia doméstica; e o Brasil tem potencial pra ser referência em exportação de valor agregado - o mercado e a geopolítica devem andar juntas. Desenvolvimento por espontaneidade do mercado é utopia.
-
eli moura
O colunista recorre a simetria lula bolsonaro que não existe, para justificar a ação do BNDES e ficar bem com seus pares. Não existe simetria, apenas poucas coincidências como financiamento dos avioes. O objetivo de Lula e vender serviços de alto valor agregado como engenharia. Assim um gasoduto ligando Argentina ao Brasil teria projeto brasileiro. Estas coisas sempre tem conotação política, porque sao transnacionais, envolve o Itamaraty, se acha que não deve ter, então não acontece.
-
Vera Maria da Costa Dias
Sou bastante crítica e às vezes erro querendo acertar, às vezes acerto sem querer, vá saber... Parece ser o caso do articulista. Muitas informações na coluna, deve ter sido trabalhoso verificar cada uma delas, mas a gente fica sem conhecer afinal a opinião do escriba. Eu acho que sei a minha: Lula é um estadista, ele dá o rumo, ele está certo. O resto da trabalho é dos especialistas do Banco.
-
MARIA STELA C MORATO
Tá certo. Se pretende ser um governo sustentável, material fóssil tá fora.
-
Rodrigo Andrade
Resumo da notícia, Lula continua o mesmo, colocando a ideologia antes dos interesses do país. Entre os muitos exemplos dados pelo autor do artigo, para justificar a atuação internacional do BNDES, não vi nenhum oriundo de país em desenvolvimento, que tem enormes carências de infraestrutura como o nosso.
-
Rodrigo Andrade
A minha pergunta é simples, e foi inclusive colocada várias vezes por um dos candidatos na última eleição presidencial: "está certo que Belo Horizonte não tenha metrô, mas que o BNDES tenha financiado o de Caracas"? Os recursos para o desenvolvimento NACIONAL (que é o "N" e o "D" de BNDES) não deveriam ser todos voltados ao Brasil até que a nossa infraestrutura seja satisfatória e nesse momento, o Banco se voltaria para o exterior?
-
Vitor Oliveira
Errou, apesar de ter errado. O cara é o pica das galáxias e escreve isso.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.