Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aurelio Guerreiro

    É a velha ladainha de sempre. Qdo se quer derrubar o consumo de alguma coisa citam estatísticas associando o consumo do produto ao cancer.. Tudo manipulação. Pior que um alcolatra inconveniente só mesmo um abstêmio radical.

    Responda
  2. Vinicius Gonçalves Costa

    Álcool, refrigerante, comida, droga (lícita / ilícita), fanatismo (religião, crenças, futebol, política), violência, dentre outros... cada um com sua opinião, ops! moralidade própria que lhes convém... Alguns cancerígenos, outros "doentes da cabeça"! Eu continuo sem julgamentos e ciente dos riscos...Sempre tomando uma cerveja gelada!

    Responda
  3. Johel Souza Filho

    Eu não bebo qualquer coisa que tenha álcool. Simplesmente não gosto. Meu vizinho sim, e muito. Não é alcoólatra mas bebe muito. E sua esposa, cansada disto e por quase não beber, tem olhado mais e mais para além das cercas de seu casamento. Eu, evidentemente, defendo e assino embaixo que todos os homens (menos eu) deveriam beber, e muito! A vida é breve! Bebam!

    Responda
  4. Johel Souza Filho

    Sou abstêmio. Sempre fui. Apenas não gosto de bebidas alcoólicas, do álcool. E nunca precisei de álcool para me fornecer “coragem” para coisa alguma. Atualmente, as vezes, passeio pelos túmulos dos meus colegas de universidade que ficaram famosos pelo tamanho de seus porres nas festas universitárias.

    Responda
  5. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Gostei do comentário sobre "variância estatística" e os cálculos que o antecederam, mas definitivamente, ainda que a flutuação derive para 0,001%, o risco estará presente, com ou sem outros fatores, sendo esse o ponto nevrálgico da publicação na "The Lancet". Todavia, e para evitar Lexotan ou Lexpiride, adoto sua recomendação e continuo com 1,5 L de vinho por semana, além de correr 30km no mesmo interstício.

    Responda
  6. José Cardoso

    'Um drinque por dia aumenta em 0,5% o risco de desenvolver um dos 23 agravos de saúde causados pelo álcool. Quem toma dois tem aumento de 7% e quem toma cinco, de 37%.' Eu acho que esses dados sugerem um consumo seguro. Ao redor de 1 por dia. Porque abaixo de 1% de risco, a variância estatística, devido a muitos outros fatores, torna qualquer conclusão incerta.

    Responda
  7. Ricardo Meneguel

    Como em "admirável mundo novo" de ALDOUS Huxley , as pessoas precisam de um remédio para trazer felicidade superficial no livro o "soma" e ir contra a maré de algo instauraso socialmente, causa uma verdadeira indignação. Então fiquem tranquilos " beber é benéfico", só não sabemos o porque.

    Responda
  8. Ricardo Meneguel

    Percebo pelos comentários como as pessoas trazem estudos que provam o contrário " beber é benéfico a saúde !", esses que são muitas vezes induzidos pela indústria alcoólica, além do fator frustração pelos que bebem. Mas como em admirável mundo novo de ALDOUS Huxley , as pessoas precisam de um remédio para trazer felicidade superficial no livro o "soma" e ir contra a maré de algo instauraso socialmente, causa uma verdadeira indignação. Então fiquem tranquilos " beber é benéfico", só n sei ond

    Responda
  9. Amadeu José Logarezzi

    obrigado por mais uma coluna importante, Drauzio suas entrelinhas pedem uma nova coluna que trate dos motivos que podem ter levado aos resultados erráticos produzidos pela ciência e divulgados pela imprensa, formando opiniões e comportamentos equivocadas/os

    Responda
  10. Paloma Fonseca

    O álcool é um tipo de escapismo ou entorpecimento da realidade, não? É um artifício para ficarmos alegres ou grogues, a depender da quantidade e do momento. Meus encontros com o álcool sempre foram pra ficar dopada (não consigo ficar moderada, então é bom evitar completamente no meu caso).

    Responda
  11. José Antônio

    Álcool é droga!

    Responda
    1. Sergio Akira

      No conceito estritamente científico, droga é qualquer substância que modifique uma função orgânica. Medicamentos são drogas :controlam nossa pressão arterial,corrigem o ritmo cardíaco, nível elevado de glicose e colesterol etc...maconha é uma droga porque desregula a atividade cerebral, assim como a cocaína a aumenta e o álcool é a morfina a diminuem.A palavra droga ganhou uma acepção demasiado ampla , e a maioria das pessoas acha que se refere sempre às drogas ilícitas.

    2. Galdino Formiga

      Medicamentos são drogas. Álcool é alimento.

    3. Rubens Said

      Então não beba. Eu e mais outros tantos, beberemos a sua parte. Bom dia.

    4. vicente oliveira

      aspirina é droga

  12. Geraldo Ismael Bays

    As respostas provam tudo, "tem gente que não bebe e morre". Acaba com o bom senso.

    Responda
  13. Geraldo Ismael Bays

    Toda hora vemos pessoas cometendo loucuras. Golpes via Tinder, o cara perdeu 1 milhão de reais - não queria pagar por sexo. Em Chapecó a polícia concluiu que o genro matou o sogro, que se dava bem, por uma conta de água de 50 reais. Seguem ultrapassando nas curvas, usando celular e matando inocentes. Só pode ser o cérebro pequeno causado pelo álcool. Por sorte sempre detestei cerveja. Podem fechar as fábricas.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Cerveja de qualidade bem gelada é uma delícia.

    2. vicente oliveira

      com um comentario desse , voce fala de cerebro pequeno?

  14. Vito Algirdas Sukys

    Minha sábia esposa sempre diz: "Os corajosos e valentes morrem antes". Não bebo bebida alcoólica. Uma água de coco, ou um suco de melancia, uma simples limonada ou um suco de laranja me dão o mesmo prazer. Se vou viver pouco ou muito não me importa; pelo menos não me preocupo ao dirigir e não coloco a vida dos outros em risco.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Bebida alcoólica pode; beber e dirigir não pode.

    2. Johel Souza Filho

      Concordo. Faço o mesmo.

    3. Rubens Said

      Excelente comentário, Vicente.

    4. vicente oliveira

      Como não coloca a vida das pessoas em risco? Depois de der seu comentario quase cometi suicidio,não podia acreditar que existisse tanta caretice e chatice em um só individuo.

  15. luiz alfredo Rezende

    A vida é breve com o álcool ou sem. Na ponta do lápis um tantinho pra lá ou pra cá.

    Responda
  16. Vitoria Machado

    Drogas lícitas são nocivas. Tabaco, destilados e fermentados afetam personalidades e causam distúrbios que levam a óbito. O lobby dos fabricantes de bebidas, tabaco e derivados está em criar um caminho para as drogas mais pesadas, essas dão lucros astronômicos já que não são pagam impostos de importação e nem de circulação.

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Dr drauzio, e os prazeres da vida? Pra q viver demais?

    Responda
    1. Rubens Said

      Concordo, Florentino. Após os 80 anos, raras são as pessoas que trabalham, dirigem, saem para se divertir, transam, não tomam remédios e não precisam estar em uma consulta médica com frequência. Viver assim, pra quê ?

  18. Ricardo Lobo

    Baco não vai gostar nadinha dessa conversa. E, como um deus, pode castigar as pessoas.

    Responda
  19. Alberto A Neto

    Vale tirar da memória a máxima de Millôr Fernandes: “Quando te oferecerem bebida ruim, ou fora de hora, ou fora de propósito, ou inadequada à tua preferência, ou à geografia da ocasião, diz, gentilmente: Obrigado, eu não bebo”. Não resolve; mas funciona. Afinal, não foi fácil suportar os últimos dez anos. Santé!

    Responda
  20. vicente oliveira

    Eu bebo sim e tô vivendo,tem gente que não bebe tá morrendo,como disse o mestre Chico science"uma cerveja antes do almoço é sempre bom para ficar pensando melhor".

    Responda
  21. Eduardo Rocha

    Logenvidade e artérias limpas não é tudo na vida. Medico e moralista esse homem...

    Responda
    1. Adailton Alves Barbosa

      - Drauzio moralista? Essa foi boa hein.

    2. ISABELA SILVA WIEDERHECKER

      Moralista? Claramente vc não conhece a história de vida do Dr. Drauzio. Ele apenas está informando as pessoas dos riscos, sem qualquer juízo de valor.

  22. Eduardo Rocha

    Logenvidade e artérias limpas não é tudo na vida. Medico e moralista esse homem...

    Responda
  23. RICARDO BATISTA

    Realmente, só com uma enorme predisposição para o autoengano é que alguém poderia achar que consumir álcool iria lhe trazer benefícios. Mas que beber é bom, é! É tratar de não exagerar, e depois compensar na academia.

    Responda
    1. Geraldo Ismael Bays

      Não leu tudo. Qualquer quantidade faz mal.

  24. marcos fernando dauner

    Meu pai faleceu aos cinquenta e um ; eu tenho sessenta e quatro ; meus avôs faleceram os noventa e três e noventa e sete . Todos bebemos vinho no final de semana . O importante é não tomar coca cola .

    Responda
  25. FERNANDO GOMES

    Esqueceram de dizer que aquele encontro semanal com os amigos para tomar uma, reduz a incidência de infarto em 50%.

    Responda
  26. Arnaldo Tadeu Guimaraes

    Parei de beber aos 70 anos e minha saúde melhorou substancialmente. Álcool zero é o caminho para se ter uma longevidade saudável!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Otimismo sem fundamento.

    2. marcos fernando dauner

      Nada de excesso de otimismo ! Amanhã podes ser atropelado e morto por um carro desgovernado que te atingiu caminhando saudavelmente pela calçada . O ontem já passou ; o amanhã , desconheces;, pois viva o hoje !