Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juan Vera

    Aspetos de Uruguai difíceis de ser alcançados por Brasil, devido a seu tamanho: Partidos Políticos muito fortes, os blancos e colorados, vem desde 1863, e tiveram uma guerra grande entre eles e hoje estão juntos em uma coalisão de centro direita e direita, a Frente Amplia inclui desde o PDC até os Ps. Comunista, Socialista, MPP (tupamaros), Independentes formando uma coalisão Centro Esquerda. Os sindicatos e sua Central PIT-CNT é muito forte, até o Sindicato Policial o integra. E eles se entende

    Responda
  2. Alberto A Neto

    O fato geoeconômico é que o Uruguaio deixou o Brasileiro falando sozinho. Ignorou solenemente o Mercosul. Lula fez cara de Mona Lisa aos ouvidos de mercador à unidade sul americana e ao menosprezo à integração. Os uruguaios nunca deram bola à CEPAL. E olha que a seleção cepalina tinha uma sinfônica de virtuoses. Vale para a ilustre e ilustrada Hermínia a sentença de Millôr: "O pior cego é aquele que quer ver". Lula III fez o que tinha de fazer; mas nem o Barão do Rio Branco salvaria o Mercosul!

    Responda
  3. MATEUS VAZ DE S Sá

    A foto de Lula e Mojica no fusca mostra que a humildade e a longevidade são inerentes aos que dedicam sua vida ao combate por justiça social. Mojica tem 88 anos e Lula 77. Fidel aos 90 caberia bem no mesmo fusca.

    Responda
  4. José Cardoso

    Depois do 'brexit' na união européia, estamos ameaçados de um 'urusai' no mercosul.

    Responda
  5. Wilton Santana

    À reaproximação, um brinde, pois estávamos isolados. Daqui em diante, construir democraticamente um discurso sul-americano, o que implica divergir, mas seguir juntos! Obrigado, Maria.

    Responda
  6. jose batista

    Lula anunciou sua primeira obra: um gasoduto na Argentina!

    Responda
  7. jose batista

    Bela imagem de dois velhacos! Um tupamaro assaino e um lavador!

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Você de ser do time dos terro ristas do Congresso, vai achar uma ocupação, perdeu, mané.

    2. RICARDO Guimarães

      Os bons são os seus ídolos, certo?? Generais da ditadura, golpistas como o Te mer e o seu ídolo maior, Jair Bolso Naro.

  8. Antonio Carlos Mazzeo

    Maria Herminia aponta a necessidade de se entender o Uruguai. Mas, deveríamos ampliar essa compreensão para o conjunto do nosso subcontinente, de suas economias subalternas e complementares dos polos hegemônicos mundiais e, por outro lado, o desejo histórico de uma saída autônoma dessa subalternidade. A proposta Lacalle Pou é "modernizar" a submissão , Lula propõe, com o Merco Sul forte , mais autônomia, industrialização e unidade contra os poderosos. Esse é o melhor ponto de partida.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Se procurar bem, esse José está em algum vídeo do 8 fatal, seu tom grosseiro é típico de golpista meio bhurro que não aceita perder. Perdeu, mané, vaza.

    2. Vera Queiroz

      Se procurar bem, esse José está em algum vídeo do 8 fatal, seu tom grosseiro é típico de golpista meio bhurro que não aceita perder. Perdeu, mané, vaza.

    3. jose batista

      Lula propõe bobagem! Salgar carne podre!

  9. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    A outra lição é não montar uma quadrilha pra assaltar o país e se perpetuar no poder !

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Perfeito. Que o estilo bozó de governar nunca mais voltei ao Brasil.

  10. Joao Braga

    Sra Herminia, com habitual, suas observações se limitam ao que lhe faz bem à alma, o que os olhos não veem os dedos não teclam. O lúcido Lacalle Pou discordou da tônica Lula/Fernandez de uma "esquerda democrática salvadora na AL". Lembrou os tristes números do desastre da ditadura venezuelana. Defende ainda um Mercosul dinamico, sem ideologias, talvez impensável nos tempos atuais. Final/e, Temer foi brilhante ao responder a Lula, a saída de Dilma, "sim um golpe...um golpe de sorte".

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Essa pegadinha do "sem ideologias" de vcs já não pega mais ninguém. A questão não eh essa. Eh normal ter-se ideologia. De direita, centro e esquerda. O que não pode eh ter ideologia de não querer outra diferente da sua. Isso se chama ditadura. Não confunda.

  11. Marcos Benassi

    É, dona Hermínia, isso é diplomacia, né? Abandonada, desvalida, humilhada na Era Bozozóica, tava na base do "en la calle, pow!", dipromacia do tirinho na rua. Agora, com o seu Luizinácio, voltamos a la diplomacie du cabernet Sauvignon - eventualmente, do conhaque ou da bagaceira, nobres destilados. Ô lôko, só mêmo o Bozo e seus Bozonautas pra desprezar um Mercosul nos dias de hoje, em que tudo se joga em grupos político-econômicos. Eita tosqueira, sô.

    Responda
  12. ROSA MARIA

    Mujica parece ser um homem lúcido, bom, patriótico e honrado, infelizmente a cadeia não concertou Lula, ele continua sendo mentiroso, mal, traidor da pátria e desonrado.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Ah, e volta dez casas na escola tbm, pra aprender ortografia.

    2. Vera Queiroz

      Nossa, que discurso atrasado e bhurrinho, volta dez casas e lê toda a vaza jato de novo, três vezes. Perdeu, mané.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Uau! Essa projetada num quadro seria um verdadeiro Picasso político.

    4. Samuel Fagundes

      Desonrado, traidor da patria e mentiroso é o moro e o boso, provavelmente seus heróis.

    5. Marcos Benassi

      Não mesmo, dona rosa, o Lula é quem vai "concertar" a diplomacia político-econômica do Mercosul, tal como uma orquestra. Em relação à cana, também não vai consertar o Bozo, incorrigível, homúnculo sem conserto possível. Não há problema, ele que fique por lá, mofando e apodrecendo.

    6. Carlos Oliveira

      Sua opinião expressa mais emoção que razão. Fica difícil concordar com tal visão parcial.

    7. Darci de Oliveira

      Postagem rancorosa da Rosa, que parece não estar muito bem da cuca ...

    8. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Por um momento pensei que vc estava falando do Bolsonaro e de seus adoradores, estes, sim, os verdadeiros traidores do Brasil. Ah, antes que eu esqueça, você quis dizer "mau", mas escreveu "mal", aliás, sem trocadilhos rsrsrs

    9. Fernando José Nicoli

      Bom mesmo é seu pastor, o genocida, o qual quase levou nosso país a uma tragédia. Mas o genocida para o gado é bom,honesto , confiável,de palavra,inteligente,honrado ,patriota. Em que galáxia vocês estão vivendo?

  13. Alberto A Neto

    Folha insiste em grafar errado o nome da ilustrada e erudita professora; sempre otimista. Letal engano. A lição da nova direita uruguaia adota famosa lição de Goethe: "Estado é Astúcia". De supetão mostrou o cartão de visitas a Luis Inácio III para deixar claro: "Bye Bye, Mercosul". Diplomaticamente deitou pá de cal nas quimeras Sul-Sul e supremacia bruzundanga no Cone-Sul. Hermínia não reparou; mas os geniais Raul Prebisch e Celso Furtado sempre foram ignorados pelos provincianos cisplatinos.

    Responda
    1. Alberto A Neto

      O fato geoeconômico é que o Uruguaio deixou o Brasileiro falando sozinho. Ignorou solenemente o Mercosul. Lula fez cara de Mona Lisa aos ouvidos de mercador à unidade sul americana e ao menosprezo à integração. Os uruguaios nunca deram bola à CEPAL. E olha que a seleção cepalina tinha uma sinfônica de virtuoses. Vale para a ilustre e ilustrada Hermínia a sentença de Millôr: "O pior cego é aquele que quer ver". Lula III fez o que tinha de fazer; mas nem o Barão do Rio Branco salvaria o Mercosul!

    2. Octavio Rossi de Morais

      Escreveu bonito, referenciou, mas a ideia fundamental é pura bobagem.

  14. Vito Algirdas Sukys

    Meu primo, Jorge, do Uruguay, lembrou-me que Simón Bolívar propôs uma união econômica latino-americana. Lembrei-lhe da Cepal, 1950, com o processo de substituições de importações. Depois tivemos a Alalc, 1960, a Aladi, 1980. Todas preocupadas com a integração. As autoridades no poder, de direita, centro e esquerda deveriam pensar em relações entre Estados para uma integração econômica latino-americana eficiente. Uma Cepal repensada para a nossa época. A Alalc visava Europa/EUA. Falta a Ásia.

    Responda
  15. PAULO CURY

    américa latina, um aglomerado sem rumo, uma coisa sem futuro, uma casa de permissividade para corrupção e uma elite que se apoderou do estado e nunca vai entender o que é republica, um povo egoísta e que se puder tira tudo que o estado permitir e se não permitir eles roubam. Acabei de ouvir na CBN que o concurso para o MP do TCE-RJ o cargo já é vitalício na posse, ou seja o órgão que deveria zelar pelas contas. Acabou, o último apague as luzes

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Levando ao limite esse seu pessimismo , não existiria humanidade. Integrar nunca foi fácil. Todos os grandes impérios se extinguiram. Nem por isso se desiste.eh preciso buscar uniões.

    2. Carlos Oliveira

      Vale, que pessimismo! Cuida o nível de stress para não adoecer.

    3. Anna Rodrigues

      Que falta de amor próprio e complexo de vira-lata. Até parece que a Europa de Hitler, Mussoline e Leopoldo II, a Ásia com suas ditaduras, a África com suas eternas lutas tribais são tão superiores a nossa belíssima, diversificada e pacífica América do Sul. Temos problemas sim, como todos os outros, mas potencial para superar e tornar esse continente um dos melhores lugares para se viver.