Ilustrada > Mulher picha painel de Gustavo Speridião que remete ao socialismo com frase bíblica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Gente que fala muito em biblia, minúsculo de propósito, é pura autoafirmação! Quem crê respeita o próximo. Essa senhora, fanática, não respeita o trabalho alheio!

    Responda
    1. Joel Domingos

      Você não leu com a devida atenção os meus comentários, Neli. Em momento nenhum eu afirmei que comunismo ainda existe. Pelo contrário: eu narrei a queda do projeto de comunismo no mundo, de todos os países ditos socialistas e/ou comunistas num efeito dominó, e acrescentei que a oportunidade foi perdida. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. A oportunidade foi perdida. Foi provada sua inviabilidade pela Lei de Lindy.

  2. Beatriz Cerveira

    Infelizmente, o fanatismo embota, castra a capacidade do sujeito para se alfabetizar no campo das artes. Magnífica tua linguagem, Gustavo Speridião.

    Responda
  3. Beatriz Cerveira

    Infelizmente, o fanatismo embota, castra a capacidade do sujeito para se alfabetizar no campo das artes. Magnífica tua linguagem, Gustavo Speridião.

    Responda
  4. Maria da Graça Pimentel

    Crime é crime. Esse foi mais um. Espero que seja julgada e pague por ele.

    Responda
  5. Maurício A F de Carvalho

    Devia ter saído algemada, pq é necessário ser extremo para estúpidos voltarem a ter vergonha de si. Não dá pra viver num mundo que as pessoas gritam o que bem entendem e fazem oq querem

    Responda
  6. Marcos Guarino Oliveira

    Até quando essa intolerância,esse fundamentalismo vai continuar ? A era da estupidez

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Aí que está. O outro lado pensa exatamente igual. Qual a conclusão, mais polarização e ódio?

  7. Joel Domingos

    Durante a hegemonia do bloco soviético toda a fronteira da União Soviética, do Mar Báltico ao Mediterrâneo, era todo cercado, com um alambrado com três metros de altura, c/ guaritas c/ sentinelas a cada dois km para ninguém fugir. A Cortina de Ferro. Incorre no mesmo caso, o Muro de Berlim. As praias de Cuba também eram totalmente vigiadas a fim de que ninguém fugisse. Todos os cidadãos de países socialistas eram prisioneiros em seu próprio território. Por que será que ninguém queria ficar lá?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Grata, Joel. Só li hoje. Mas, estou endossando a sua manifestação.

    2. Neli de Faria

      Cuba achei um país deprimente! Nenhuma Ditadura presta! Nem de esquerda, nem de direita, nem civil, nem militar, nem ateia e muito menos religiosa. Essa mulher quer impor sua pseudo fé a outra pessoa. Comunismo não existe mais nem na China.

    3. Joel Domingos

      Não é por isso, caro Padilha: é porque não era bom ficar lá. Isso é básico: alguém só permanece em algum lugar quando se sente confortável, quando é feliz, quando lhe agrada... "E la nave vá"...

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Porque era proibido sair.

  8. Joel Domingos

    (continuação) Já os países capitalistas (só os Estados Unidos: não concordo) cercam para ninguém entrar... interessante. Muito interessante... Um regime de governo em que a maioria do povo não gosta e quer sair de lá não é democracia. A oportunidade na história que o comunismo teve de mostrar que funcionava não provou nada. Era a União Soviética (composta de quinze republiquetas). Era a oportunidade única na história de provar que o socialismo tendente ao comunismo podia dar certo. (continua)

    Responda
  9. Joel Domingos

    (continuação) Com a Queda do Muro de Berlim, ruiu todo o Império Soviético: os países socialistas caíram um a um, num efeito dominó. A oportunidade foi perdida. Perderam o trem da história. Nunca mais se repetirá. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Interessante também é que nenhum, absolutamente nenhum, dos cidadãos de países capitalistas querem ou queriam desertar em massa de seus países de origem. Como vimos acima, o contrário não é verdadeiro.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Amigo Ãlvaro, eu pedi a fonte de sua informação porque necessitava saber o motivo da emigração dos refugiados. Você deu a informação pela metade, incompleta e distorcida. Isso é desonestidade intelectual. A própria Anistia Internacional (amnesty ponto org) assim relatou a questão: (continua)

    2. Joel Domingos

      "There are 26 million refugees globally. Half of the world’s refugees are children In 2019, more than two-thirds of all refugees came from just five countries: Syria, Venezuela, Afghanistan, South Sudan and Myanmar. Syria has been the main country of origin for refugees since 2014 and at the end of 2019, there were 6.6 million Syrian refugees hosted by 126 countries worldwide." A emigração, em sua grande maioria, não é por causa de regime econômico e sim perseguição religiosa.

    3. Joel Domingos

      Sem falar no Grande Expurgo praticado pelo psicopata Stálin: o Holomodor!!!

    4. Joel Domingos

      Corrigenda: onde se lê 40G8 leia-se 40G8 (datchi=casas de campo em russo, grafado no alfabeto cirílico.

    5. Joel Domingos

      Caro Ãlvaro, vamos ver quem desconhece o básico. Primeiro, cite a fonte desse número de refugiados . Segundo: toda a base do socialismo/comunismo está na Revolução. E armada, mais. Foi assim na Revolução Bolchevique, na Guerra da Coreia, do Vietnã, em Cuba... Che Guevara era um sanguinário: mandava para “el paredón" negros, gays... Não precisa citar mais. Veja a filosofia de Mao Zedong: “Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo.“ (continua)

    6. Joel Domingos

      (continuação) "O poder político nasce do cano da espingarda“ E as guerras que existem no mundo não têm necessariamente origem no capitalismo e sim na ambição do homem." E as 40G8 (dachas=casas de campo) na União Soviética somente para aqueles que eram fiéis ao Partido? Não é nem bom falar mais... Até mesmo por falta de espaço.

    7. Alvaro Neder

      Desanima comentar quem está cheio de verdades mas desconhece o básico. Existem 25,4 milhões de refugiados atualmente no mundo, todos de países capitalistas - gente que quer fugir da miséria provocada pelo capitalismo, seja por guerra, fome, perseguição religiosa, raça, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política. Estudando um pouquinho qualquer um consegue ver a conexão entre a superfície e a realidade.

  10. Gilberto Artero Ramos Filho

    Socialismo é o regime da solidariedade, igualdade, fraternidade. Jesus Cristo é comunista!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Comunismo nem na China existe mais!

  11. Mario Kurtz Filho

    Speridião: "Eu sou socialista, acredito numa revolução para destruir o capitalismo, não como já ocorreu, mas num outro tipo de socialismo." Quantos mais precisam morrer para se entender o mal que é essa doutrina política e econômica e seja abandonada?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A ameaça do socialismo obrigou o capitalismo a se civilizar. Após o fim do socialismo a face selvagem do capitalismo recrudesceu chegando quase ao ponto de uma regressão ao século XIX. O capitalismo é muito mais perigoso do que o socialismo pois se vale das fraquezas humanas para se espraiar por todos os âmbitos da vida social transformando tudo em mercadoria, até mesmo aquilo que é anticapitalista.

    2. Guilherme Menezes

      Este é um discurso tosco, ignorante. Países do chamado socialismo real cometeram erros e crimes terríveis. Mas, ao longo da história, a humanidade também viu dezenas de países capitalistas matarem aos milhares, praticarem genocídios, deliberadamente. O que o artista propõe é outro tipo de socialismo. Isso ficou claríssimo na fala dele.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.