Thiago Amparo > Não é desnutrição; é genocídio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Silva Barbosa

    Vergonhoso o tratamento dado aos yanomanis dado no governo que passou. Um dos povos mais antigos da América, sendo largados a própria sorte, e tendo as áreas que habitam sendo devastadas pelo garimpeiros em busca do ouro, e não importando em preservar a mata essencial para sobrevivência deste povo. Vidas humanas importa, independente de onde estiverem e não podem ser covardemente abandonadas a própria sorte.

    Responda
  2. joão chaves neto

    O fato merece exame e cuidado com as vítimas . Não acusar sem apurar pois no Brasil acusados com provas sáo depois inocentados.

    Responda
    1. Marcia Sandoval Gregori

      Falso. Acusado SEM provas é preso por um oportunismo das elites, depois é considerado inocente justamente por condução parcial e iMOR(O)al de juizeco sem ética esem vergonha. Por outro lado, é crime de GENOCÃDIO fazer política de extermínio de população indígena. Desse crime há fartas provas. Que deja condenado no Brasil, em Haia, em todos os tribunais e instâncias possíveis. Estamos no século 21, com uma quantidade de tecnologia nunca vista e nos comportamos como seres irracionais. É um absurdo

  3. Leandro Aluisio de Souza Gomes

    Essas cenas são uma vergonha para nós brasileiros, que ainda nos sentimos no direito de se autoafirmar como seres humanos.

    Responda
  4. Eduardo Galvao

    As quase dezenas aposentadorias de Bolsonaro devem ser caçadas e o dinheiro dirigido aos Yanomami. Este sujeito é uma vergonha de ser humano. Já imaginou este sujeito no exército de Hitler! Vergonha para o exercito brasileiro, bajular um mal militar que quis explodir um quartel por causa do soldo. Os militares foram a lona, não existe mais argumento, foi desmascarado, pela preguiça e corrupção nas suas fileiras. É uma pena que não exista militar co honra para ser um Duque de Caxias moderno.

    Responda
  5. jose batista

    Essa situação vem dos governos Lula e Dilma, veja manchetes da época! Era era genocidio ou só agora?

    Responda
  6. Mario Donizete Pelissaro

    Uma atrocidade só comparavel ao holocausto

    Responda
  7. Tomás Henrique Ribeiro do Vale Bezerra

    Para constatar a ocorrência de genocídio, basta considerar o discurso em que o inominável elogia a cavalaria americana por ter dizimado os índios dos EUA. Mesmo que na sequência do mesmo discurso ele diga que não prega que a população indigena brasileira tenha o mesmo destino, o tempo mostrou sua verdadeira natureza. Tomou medidas intencionais com o intuito de exterminar os Yanomanis e outros indigenas, que vê como obstáculo para aquilo que chama de "desenvolvimento".

    Responda
  8. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Multiplicam-se manifestações públicas de especialistas do direito reconhecendo o crime de genocídio. É gente graúda empenhando o nome e o currículo à causa. Caso não venha uma condenação dos outros inúmeros processos, o que já é difícil, talvez o caso yanomani venha a ser a bala de prata que vá nos livrar do ...

    Responda
  9. José Bernardo

    As investigações certamente comprovarão aquilo que já se sabe: não foi apenas omissão.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. jose batista

      Vc continua na mesma batida torpe!

  11. BA MN

    Gostaria de saber os dados que tem o columnista. Referencias, estatisticas, comparacoes dos dados no tempo.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Nunca estudou a História do Brasil e questionou para onde foram as milhares de tribos, habitantes de todo território brasileiro desde sua descoberta!?!?!

    2. Marcos Benassi

      Bem, vê-se que você não tem lido jornal ou assistido a tv nos últimos dias...

  12. RICARDO BATISTA

    Imagens chocantes e horripilantes! Não foi descaso, foi algo deliberado mesmo. O ex-presidente sempre disse que não gostava de índios. Gostaria é de transformar toda a terra deles em garimpo. Pior que muita gente concorda. Nos deram espelhos e vimos um mundo doente.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Se há uma coisa que não se pode dizer sobre o ex-presidente é que ele tenha decepcionado alguém. Já declarou o antigo mandatário, que "a cavalaria brasileira foi incompetente diferente da americana, que exterminou muitos de seus índios."

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Não é de hoje que o geno tenta dizimar os Yanomamis. Veja seu projeto de lei de noventa e três: "Projeto de Decreto Legislativo PDC trezentos e sessenta e cinco/noventa e três" "Ementa Torna sem efeito o Decreto de vinte e cinco de maio de mil novecentos e noventa e dois, que homologa a demarcação administrativa da terra indígena Yanomani nos estados de Roraima e Amazonas Autor Jair Bolsonaro (PPR-RJ)

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.