Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ramon Sartori

    Idiv, Imab-5 e Ibovespa são indices teóricos para fins de análise. Não devemos confundir com a performance da carteira individual de cada investidor. Da mesma forma que expectativa de vida de uma população não significa o tempo exato que uma pessoa viverá.

    Responda
  2. marcio camilo

    Discordo quando diz que independência financeira vem do retorno e não dos dividendos. Retorno é bom mas patrimônio não paga boleto. Uma carteira de dividendos e reinvestindo os mesmos geram uma renda passiva ao longo do tempo. É preciso paciência, persistência e foco. Experiência própria. Demora mas chega lá!

    Responda
  3. Galdino Formiga

    A análise da parte técnica do investimento é leitura interessante. Outras variáveis (idade, tempo, investimento complicado, satisfação pessoal do doador, situação política do pais, transferência patrimonial em vida para os herdeiros) não são incluídas. A vida é uma só, mas as pessoas e o momento são diferentes.

    Responda
  4. fernando oliveira de souza

    Renda variável vai além de dividendos. Tem recompra de ações, bonificações, desdobramentos. Preciso que me seja apresentado o Barsi que ficou bilionário investindo em renda fixa, pois não conheço.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Exatamente; existem outros fatores como vernda da empresa para outro grupo, pagamentos a título de juros sobre capital próprio, receita da empresa não sujeita a exposição a Real e a instabilidades internas (política, politica de juros, recessão etc), rceita da empresa "não sazonal" e a própria valorização do preço da ação.

    2. Galdino Formiga

      Não citou que investiu necessariamente renda fixa.