Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Franco Meyer

    A internet está mobilizada e descrevendo em detalhes, como os três principais acionistas lucraram e muito, com o rombo na casa de bilhões de reais. A retirada de autorização para funcionar de três bancos falidos, se não seguida a mesma linha de raciocínio, pode repassar ao contribuinte comum, o pagador de impostos, o lucro inescrupuloso em bilhões destes três senhores. Combustível extremamente caro, pedágios sem preço com acesso democrático após 30 de reformas. Lamentável...

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    Maria, em governo nenhum, bobona.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    Meus caros, algum trabalhador cidadão da classe média brasileira que resolveu aplicar o dinheiro suado no mercado de capitais acredita que esse pessoal será penalizado. Outras contabilidades similares acontecerão, outras boates Kiss acontecerão, outros brumadinhos acontecerão e….., ponto final. Eu sigo a orientação do economista do ICL, Eduardo Moreira.

    Responda
  4. Fernando Dancs

    Se a intenção é deixar as coisas difíceis nos US para este tipo de pessoas (Trio parada dura!) vai doer. Pô não é legal não ter acesso a Disneylândia das finanças do mundo e ainda ser chacota em Wall Street nos meios. Acho que agora vai! Torcemos!

    Responda
  5. Maria Lopes

    Um dos sócios foi Presidente do Conselho, não foi? Saiu há uns dois anos? E há um Lehman ainda no conselho. Impossível que não soubessem. Os gestores ganhavam mais que a concorrência; gordos dividendos; e ano passado venderam mais de duzentos milhões em acoes. Tudo cheira mal .

    Responda
  6. MARIA F LUPORINI

    Vinícius, o trio é que complicou a vida de milhares de pessoas, dentre funcionários, fornecedores, bancos, etc. Vamos ver se cobrem o rombo agora.

    Responda
  7. Rodrigo Ribeiro

    Quanto querem apostar que esse prejuízo, magicamente, assim que a imprensa cansar, vai passar todinho para os bancos públicos, como foi com a OI? Lembrei do Bolsonaro vaticinando em 2018: "temos que desregulamentar muita coisa". Deu no que deu...

    Responda
  8. Carlos Ernesto de Oliveira

    Passados cerca de 3 semanas da "descoberta" do rombo, nenhuma informação sobre a forma como isso foi feito! Porquê? Vinícius e demais jornalistas da cobertura econômica fariam um grande favor de descobrir! E informar! O tempo ruge, a favor dos culpados!

    Responda
  9. GERALDO Antônio Machado

    Bloqueia a grana e os bens desses trambiqueiros! Alguém acredita que eles não sabiam dessa "maquiagem" nos balanços e demonstrativos contábeis? Deve ter sido ideia deles mesmos pra fazer essas manobras!

    Responda
  10. Galdino Formiga

    Grande ironia: os clientes e pequenos credores são os culpados.

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    "A empresa escondeu dívidas..." entendi ! é como o coelhinho da Páscoa que na noite do sábado esconde os ovinhos de chocolate pelo quintal para que no domingo de manhã as crianças possam procurá-los .

    Responda
  12. Ricardo Pérez

    Tem gente menor que está sendo prejudicada e isso é lamentável. Agora esses ladrões com carteirinha que são os bancos que se f@.dam. Acharam um trio mais ladrão que eles.

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      ...que não seja o BNDS.

  13. RILER BARBOSA SCARPATI

    Vc é o único colunista do jornal que tá dando atenção ao caso. Talvez o Roncaglia fale disso. O q não pode - mediante na briga de cachorro grande entre acionistas e bancos - é o gov interferir e assumir a dívida e os pequenos e médios credores ficarem para receber na recuperação judicial.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não irá mesmo. Não neste governo.

  14. marcos fernando dauner

    Muito barulho . Como sempre deve acabar em pizza . Como é que deram bilhões de linhas de crédito, sem analisar a fundo os balanços ? Parece o caso ocorrido por aqui há uns trinta anos quando um desses bancos autorizou diversas transações envolvendo grande empresa , somente com a assinatura de uma pessoa, quando até a mulher do cafezinho sabia que sempre são necessárias duas assinaturas .

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Que tal vocês pressionarem para abrir esta caixa-preta? A outra não deu em nada.

    2. Lucio Braz

      Agora a saber como as auditorias nao pegaram isso, ou estavam metidas até o pescoço nisso. A saber…

    3. Lucio Braz

      Marcos, o balanço foi fraudado pelas cúpula da Americanas. Nao tinha como os bancos saberem, somente os controladores tinham como saber da bagatella de 40b, por isso a tentativa de responsabilização “pessoa fisica”.

  15. Ivan Zacharauskas

    E assim funciona o tal "Mercado". Bastam três carinhas idolatrados e amados e bajulados para tirar uma boa grana de uns 10000 fornecedores pequenos, fora os acionistas minoritários... História toda muito mal contada... Mas já sabemos o final, não? Os menores perderão muito dinheiro...

    Responda
  16. José Cardoso

    Também há o princípio: cobrar de quem se sabe que pode pagar. Quando uma empresa terceirizada tem dívidas trabalhistas, muitas vezes a contratante, bem maior, é acionada para responder por elas. Isso no caso de vínculo antigo entre elas.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado José, se não se pode detectar as fraudes precocemente, creio que o melhor seria afastar esses cidadãos do mercado de capitais pelo histórico de fraudes, nos EUA e aqui. Outra questão é que essa possibilidade deveria ser anunciada sistematicamente, pois a maioria das pessoas entra nessa jogatina achando que estão em coisa séria, com pessoas respeitáveis.

    2. José Cardoso

      Qualquer um de nós poderia olhar o balanço das Americanas todos os trimestres durante anos que não veria nada de errado...

    3. MARIA F LUPORINI

      Não interessa, José. Olho vivo no balanço da companhia privatizada. Muito vivo.

    4. José Cardoso

      A participação deles na Eletrobrás é em ações preferenciais, sem direito a voto. A participação em ações ordinárias é desprezível.

    5. Marcelo Magalhães

      São inúmeras as evidências. As recentes distribuições de dividendos totalmente fora de padrão. A saída da posição de controladores. A venda de muitas ações antecipadamente. Todas as empresas desses criminisos deveriam ser auditadas por empresa idônea e eles deveriam ser proibidos de atuar no mercado financeiro. Também acho de alto risco a posição que ocupam na Eletrobrás.

  17. Marcos Benassi

    É, Vêtêfê, fortíssima coisa. Interessa saber no bolso de quem foi parar essa grana - via falcatrua convencional e/ou ganho acionário-especulativo - se ouve envolvimento de fornecedores e bancos, quais os porquês de tais safanagens não terem sido apontadas previamente pás auditorias etc. Agora, essas "pedaladas", termo bastante delicado, já foram notadas no 3G anteriormente, pelas quais pagou multa, não? Que fique claro que corrupção não é só um problema de administração pública: é de pppiicareta

    Responda
  18. Marcelo Magalhães

    É risível a afirmação de que os 3G não sabiam de nada. Se assim fosse, eles teriam que reconhecer o erro, apresentar cálculos sobre tudo o que a empresa faturou em função disso e injetar dinheiro próprio imediatamente para pagamento dos que foram prejudicados. Ou, estamos diante do seguinte eles reconhecem que houve fraude que os beneficiou, mas não abrirão mão do dinheiro que resultou dessa fraude. São bandidos.

    Responda
  19. CARLOS Alberto Corteletti

    Pessoa jurídica quebrada, pessoa física sócios/acionistas com bolsos cheios. Muito raro se ver alguém vender patrimônio para cobrir rombo. Dividir lucros/dividendos é fácil agora dividir prejuízo é outra história.

    Responda