Hélio Schwartsman > Genocídio é tipo penal que gera grandes controvérsias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jove Bernardes

    Desculpe, H., mas depois de frases como "Genocídio é tipo penal que gera grandes controvérsias" e também de "É mais fácil condenar crimes individuais do que aferir um dolo ultraespecífico", estou em sérias dúvidas quanto à inspiração de Machado de Assis para caracterizar o Conselheiro Acácio. Não fora o lapso, temporal, eu cravava.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Falar em genocídio no Brasil, infelizmente é cair no vazio. Nossos políticos são blindados com grandes regalias e cheio de direitos, portanto, não serão responsabilizados por nada. A justiça arrasta por anos , e assim vai sendo postergada qualquer ação contra qualquer que chegue as investigações . A impunidade prevalece nesta elite e a complacência é sempre uma opção a ser estudada .

    Responda
  3. José Bernardo

    Será mesmo tão difícil? Segundo Lênio Streck (Conjur, ontem), não; o crime e o tipo penal estão claramente configurados na lei brasileira que rege a questão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assim também o pensa o promotor Luciano (esqueci sobrenome), que vai se encarregar do caso, caro José. Tomara que seja mesmo possível, mas nem acho que careça: desde que esse povo seja responsabilizado pelos múltiplos crimes que cometeram, tá de bom tamanho. O que não pode é passar em branco.

  4. Fernando Alves

    Desse "na justiça, não se pode falar as coisas pelo nome correto", Hélio só mostra como é fácil não condenar ninguém. Daí a o genocida alegar que não tinha responsabilidade direta, pois havia outras pessoas na hierarquia que eram responsáveis diretas para cuidar do assunto e ele não sabia da situação é um pulo. E a justiça irá aceitar o argumento.

    Responda
  5. Markus Ferranty Ferranty

    Caro H . Saudações. A cada leitura de suas matérias, nos vemos regozijados em conhecimento, instrução e, elevado interesse em nos aculturarmos cada vez mais .É um " café da manhã " maravilhoso e ansioso por a cada dia poder sorver .

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Devo concordar com sua reflexão, Hélio, especialmente do ponto de vista prático: há tanto crime pelaí que não é necessária uma batalha complexa para a condenação do grupo facínora que estava no poder. Pode-se obter suficiente e razoável justiça com outros tipos penais. Mas importa que sejam explicitados a incúria e os atos brutais do Bozoverno, a modo não restar dúvidas sobre seu caráter péssimo. É hora da limpeza das cavalariças de Ãugias, e vai correr muita Herda.

    Responda
  7. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Mais perfeito impossível. Agora, o que não está em discussão é a responsabilidade do coiso pelas mortes por omissão na pandemia.

    Responda
  8. Marcelo Pires Santana

    É de um asco ler isso. Chacina quer dizer o que?

    Responda
  9. Allan Canuto

    Relevantes as questões sobre o genocídio: tampouco me interessa muito o nome do crime, desde que os que assim tão acintosamente obraram sejam responsabilizados e punidos! A história que se encarregue de decidir com argumentos se vale a pena ou não chamar os genocidas, por ação ou omissão, de... Genocidas.

    Responda
    1. Assuncao Cristovao

      Concordo. Desde que os integrantes do governo bozo sejam punidos rapidamente e de maneira exemplar, pouco importa o nome que se dê à monstruosidade em questão.

  10. Hercilio Silva

    Não importa muito o nome, se for homicídio em massa ok, que foi de propósito foi. Vamos parar de chamar de omissão o que foi ação deliberada.

    Responda
  11. Galdino Formiga

    Atualmente o termo genocida é usado como palavrão. É manifestação emocional.

    Responda
  12. Raphael Lopes Rios

    Vamos ver se agora a colunista Mariliz Pereira Jorge entende o que é genocídio

    Responda
    1. marilza abrahão

      Quem são os Yanomamis na fila do pão? Ah, a hipo^crisia de quem não corre riscos nessa sociedade in*fame!

    2. Galdino Formiga

      Consultar os dicionários pode ajudar.

  13. Marta Vainchenker

    Se Bolsonaro e seus (de)generais(dos) fossem punidos por crimes contra a humanidade já seria ótimo. Agora, juridiquês à parte, nada nos impede de chamar o que ele fez com os Ianomamis por seu nome correto.

    Responda
  14. jose luiz ribas

    Folhinha tá cheia de juristas

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.