Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jove Bernardes

    Desculpe, H., mas depois de frases como "Genocídio é tipo penal que gera grandes controvérsias" e também de "É mais fácil condenar crimes individuais do que aferir um dolo ultraespecífico", estou em sérias dúvidas quanto à inspiração de Machado de Assis para caracterizar o Conselheiro Acácio. Não fora o lapso, temporal, eu cravava.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Falar em genocídio no Brasil, infelizmente é cair no vazio. Nossos políticos são blindados com grandes regalias e cheio de direitos, portanto, não serão responsabilizados por nada. A justiça arrasta por anos , e assim vai sendo postergada qualquer ação contra qualquer que chegue as investigações . A impunidade prevalece nesta elite e a complacência é sempre uma opção a ser estudada .

    Responda
  3. José Bernardo

    Será mesmo tão difícil? Segundo Lênio Streck (Conjur, ontem), não; o crime e o tipo penal estão claramente configurados na lei brasileira que rege a questão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assim também o pensa o promotor Luciano (esqueci sobrenome), que vai se encarregar do caso, caro José. Tomara que seja mesmo possível, mas nem acho que careça: desde que esse povo seja responsabilizado pelos múltiplos crimes que cometeram, tá de bom tamanho. O que não pode é passar em branco.

  4. Fernando Alves

    Desse "na justiça, não se pode falar as coisas pelo nome correto", Hélio só mostra como é fácil não condenar ninguém. Daí a o genocida alegar que não tinha responsabilidade direta, pois havia outras pessoas na hierarquia que eram responsáveis diretas para cuidar do assunto e ele não sabia da situação é um pulo. E a justiça irá aceitar o argumento.

    Responda
  5. Markus Ferranty Ferranty

    Caro H . Saudações. A cada leitura de suas matérias, nos vemos regozijados em conhecimento, instrução e, elevado interesse em nos aculturarmos cada vez mais .É um " café da manhã " maravilhoso e ansioso por a cada dia poder sorver .

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Devo concordar com sua reflexão, Hélio, especialmente do ponto de vista prático: há tanto crime pelaí que não é necessária uma batalha complexa para a condenação do grupo facínora que estava no poder. Pode-se obter suficiente e razoável justiça com outros tipos penais. Mas importa que sejam explicitados a incúria e os atos brutais do Bozoverno, a modo não restar dúvidas sobre seu caráter péssimo. É hora da limpeza das cavalariças de Áugias, e vai correr muita Herda.

    Responda
  7. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Mais perfeito impossível. Agora, o que não está em discussão é a responsabilidade do coiso pelas mortes por omissão na pandemia.

    Responda
  8. Marcelo Pires Santana

    É de um asco ler isso. Chacina quer dizer o que?

    Responda
  9. Allan Canuto

    Relevantes as questões sobre o genocídio: tampouco me interessa muito o nome do crime, desde que os que assim tão acintosamente obraram sejam responsabilizados e punidos! A história que se encarregue de decidir com argumentos se vale a pena ou não chamar os genocidas, por ação ou omissão, de... Genocidas.

    Responda
    1. Assuncao Cristovao

      Concordo. Desde que os integrantes do governo bozo sejam punidos rapidamente e de maneira exemplar, pouco importa o nome que se dê à monstruosidade em questão.

  10. Hercilio Silva

    Não importa muito o nome, se for homicídio em massa ok, que foi de propósito foi. Vamos parar de chamar de omissão o que foi ação deliberada.

    Responda
  11. Galdino Formiga

    Atualmente o termo genocida é usado como palavrão. É manifestação emocional.

    Responda
  12. Raphael Lopes Rios

    Vamos ver se agora a colunista Mariliz Pereira Jorge entende o que é genocídio

    Responda
    1. marilza abrahão

      Quem são os Yanomamis na fila do pão? Ah, a hipo^crisia de quem não corre riscos nessa sociedade in*fame!

    2. Galdino Formiga

      Consultar os dicionários pode ajudar.

  13. Marta Vainchenker

    Se Bolsonaro e seus (de)generais(dos) fossem punidos por crimes contra a humanidade já seria ótimo. Agora, juridiquês à parte, nada nos impede de chamar o que ele fez com os Ianomamis por seu nome correto.

    Responda
  14. jose luiz ribas

    Folhinha tá cheia de juristas

    Responda