Tv Folha > Neurocientista explica como algoritmos moldam nossas vidas, em live da TV Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
TÃtulo interessante. Matéria rasa.
A decoreba só pode ser eliminada quando a matéria desperta o interesse espontâneo do aluno. Nada que é forçado goela abaixo dá resultado. Cabe a cada professor tornar a sua matéria a mais interessante possÃvel para seus alunos. Não há nenhum mistério nisso, nem necessidade de IA
Enquanto especialistas repetem chavões contra o que chamam de decoreba nossas crianças emburrecem ia a dia.
Nada substituirá a alma humana.Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Caro Marcelo. Eu sei do que eu estou falando. Testei várias vezes e vi que ele não respondeu de maneira correta. Não foram questões a nÃvel de ensino médio, mas a nÃvel de ensino superior. Não coloco minhas opiniões apenas por colocar.
Já venho usando o ChatGPT, é maravilhoso, quanto as criticas, vale lembrar que a principio quase tudo é decoreba, a aprendizagem se faz por um sistema de repetições, é repetindo que se aprende, a decoreba é um sistema de aprendizagem.
Que entrevista incrÃvel. Muito articulada e profunda. Aprendi muito. Obrigada.
Afirmação totalmente equivocada. A memória, onde se instala o conhecimento, é uma das funções psicológicas superiores. Trara-se de assimilar algo sobre um objetou ou acontecimento, problematizando seu por que, uma vez que já se sabe o seu quando, onde e como. Isso não é decorarar. Inteligências artificiais nao subistituiram a genialidade das produções humanas, pois sao os próprios homens que criam esses softs. O que o autor quer é uma geração de mediocres. Sugiro a ele ler Vigostky
Me parece que se trata mais de uma emulação do pensamento humano pela máquina ou seja, uma 'humanização' do algoritmo.
Muita, mas muita ainda coisa ainda por melhorar a IA ... alguém aà já temtou ligar para alguma operadora de telefonia? Lastimável
Inteligência artificial é um termo muito enganador. Assim como o termo memória usado na informática, está longe do que seria memória mesmo, do tipo humana. Automatização, e alienação da capacidade de produzir, pode se estender a muitas atividades, mas no inÃcio e no final desta cadeia (!) vai ter sempre um humano, em alguma condição humana. Ou como diz o Gilberto Gil: alguém que aperta o botão e quer alguma coisa.
Texto fraquinho, quais profissões vão desaparecer?
Concordo com você Nelso! Domingo, dia 29 iniciará um programa na rede Globo sobre esse assunto... Talvez, mais esclarecedor...
Tomando emprestado a frase de um amigo, robots substituirão os humanos robots, mas não os humanos humanos.
Certeza absoluta que alguns leitores usaram o ChatGPT para elaborar seus comentários. Tá tudo tão pasteurizado que dá para perceber...
Talvez até o texto dessa reportagem já tenha sido feito por uma Inteligémcia Artificial. Jornalistas podem se aproveitar diso também...Será?..
O entrevistado afirma bobagem. O que ele chama de decoreba é apenas uma forma da memória se manifesta. A memória é uma tábua em branco que precisa ser preenchida com conteúdos, e assim se dá atraves da exposição de um fato ou processo e a problematização desses, para que ocorra a reflexão e uma assimilação significativa daqueles. O que ele propõe é a abolição da criatividade humana, é formar imbecis e medÃocres. Sugiro a ele que As Funções Psicológicas de Vigostky.
É a ficção se aproximando da realidade. Lembram do filme Divergente (baseado no livro), onde haviam dois grupo? Quem não se encaixa em nenhum... mora na rua. Aà me pergunto, e aqueles (as) que não tiverem acesso a essas tecnologias? Se hj as tecnologias de certa forma já são responsáveis por boa parte do desemprego (desemprego estrutural). Mais uma vez a classe trabalhadora sofrerá as consequências.
já ouvi essa pergunta...
Para respondê-la, basta procurar uma IA...
Há uma lógica intrÃnseca no agir humano, de modo especial na linguagem. Homens são, pois, seres normativos. Habermas denomina isto de "razão instrumental". Tal racionalidade é sistemática, por isso dialoga bem com os sistemas de inteligência artificial. Os seres humanos, todavia, são também "razão comunicativa", isto é, são criatividade, liberdade, são feitos de afetos e desejos. Esta racionalidade consegue dialogar com o amor, a religião, a poesia, ela cria um mundo de vida que não é robótico.
Não se trata de qual é o mais inteligente. Fato é que esta máquina hoje, é capaz de substituir milhões de pessoas. Não os experts em sua área, mas os milhões de pessoas comuns, que desempenham medianamente e que são o grosso da população. Pode provocar convulsão econômica e social dependendo de como for empregada.
Comentário de quem tem a visão do assunto. No final, sobrarão cargos para os super especialistas e para os "apertadores de parafusos" que tem que manter os sistemas funcionado.
O exemplo que o entrevistado cita exige do aluno pensar e elaborar, não é decoreba. A escrita manual desenvolve funções importantes cerebrais. A memorização também. Há um empobrecimento da linguagem que é um empobrecimento do pensamento. Essas pessoas são profundamente irritantes e profundamente medÃocres. Ficam excitadÃssimos imaginando um mundo em que os seres humanos serão supérfluos. E quando olho em volta vejo mais pobreza e violência da mais primitiva.
Acho que o robô está se tornando humano, e humano se tornando robô. É o fim...
Eu testei. E em questões de fÃsica mais elaboradas ele falha. Após dar a resposta ele diz que está errado e se corrige. Quanto ã redação, um bom aluno jamais será superado por um máquina. A criatividade humana é superior. Por outro lado, é prazeroso "bater um papo" com o IA. Mas percebe-se a artificialidade da máquina. A gente sente falta do calor humano na interatividade. Está sendo válida a experiência, apesar disso.
Não é que ela falha. Você que não deve ter colocado as questões de uma maneira correta. Aprenda a colocar as questões que ela te dará a resposta correta.
A decoreba sempre foi atacada. Coitada! O consolo é ela prevalecerá, "malgré" toda essa perseguição.
Depois da IA, vira o retorno. A complexidade humana vai se entristecer diante do matemático e racional zeros e uns, mesmo que na conta aja dois ou três também. A inteligência humana, nunca vai superar a realidade
Os robôs e a inteligência artificial irão limpar a bun/d@ dos pacientes nos hospitais?
A declaração de que a IA ou IV vai acabar com profissões não tem nenhum embasamento. O teclado não acabou com a digitalização, apenas a tornou mais fácil e sofisticada, com corretor gramatical em tempo real. Com essas tecnologias os profissionais passam a fazer tarefas mais sofisticadas e produtivas e expandem o campo de atuação. Que bom que o humano sabe usar a tecnologia a seu favor.
Quem foi q inventou o I Phone classe ? Decoreba vai acabar rs
Por outro lado a inteligência artificial dos robôs de atendimento ao cliente de operadoras, market places, concessionárias e bancos ainda não é páreo para a maioria dos pets.
Exatamente!
Isso já está acontecendo, como a jurisprudência superior que funciona como um algorÃtimo que impede o juiz de pensar em justiça.
Existe um abismo entre o primeiro computador e o chatGPT. Uma lista: ele tem muito mais dados, responde perguntas relacionando o que foi perguntado com a pergunta, consegue elaborar vários tipos de texto, é acessÃvel quase todo mundo e é portátil. Se isso não é um sinal de que as pessoas podem aprender menos, então nada é um sinal.
Desculpe mas acho ele meio unhéu
Os robôs apenas fazem o que o ser humano o programa para fazer. A única vantagem é que os robôs podem acessar uma infinita quantidade de dados e vomitar uma solução aparentemente mais complexa. Ocorre que os robôs não tem a menor idea do que se trata os dados consultados e da resposta elaborada. A decoreba usada pelo ser humano é infinitamente mais inteligente e sofisticada do que um texto gerado pelo robô. Enfim, não há o que temer com os robôs. No máximo ele ajuda o humano a fazer escolhas.
Existem limitações tecnológicas , hoje ainda intransponÃveis, para o computador tomar o lugar da inteligência humana. O problema eh que a mesma tecnologia limitada , tá conseguindo emburrecer o humano. Assim pode ir aproximando um do outro, e conseguindo alguns sucessos
Seria bom adicionar "computacional" a Inteligência Artificial Computacional", pois ela computa. Quando um computador substitui uma grande sala de call center, ou um monte de estagiários, é só "força bruta". Mas se ele usa uma aproximação que reduz o tempo ou o gasto para substituir, mesmo que o resultado não bata na segunda casa decimal, mas seja bom, ele computa. Só que IA reconhece padrões dos quais o programador gosta ou não gosta, ele não surpreende, não inova, não ainda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tv Folha > Neurocientista explica como algoritmos moldam nossas vidas, em live da TV Folha Voltar
Comente este texto