Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Franco Meyer

    A internet (através de youtubers), continua mobilizada para descrever o que fizeram e como lucraram com o que fizeram, três principais acionistas das Americanas: ou seja, não se trata de simples falência, mas de manobras que foram muito lucrativas para os três. O governo atual retirou a licença para operar de três ou quatro bancos falidos no começo do ano, e se não seguir a mesma linha de raciocínio, toca do contribuinte de maneira geral (pagadores de impostos) arcarem com custos, em bilhões.

    Responda
  2. Franco Meyer

    A internet (através de youtubers), continua mobilizada para descrever o que fizeram e como lucraram com o que fizeram, três principais acionistas das Americanas: ou seja, não se trata de simples falência, mas de manobras que foram muito lucrativas para três acionistas. O governo atual retirou a licença para operar de três ou quatro bancos falidos no começo do ano, e se não seguir a mesma linha de raciocínio, toca do contribuinte de maneira geral (pagadores de impostos) arcarem com os custos.

    Responda
  3. josé SOARES

    Tem razão o articulista. Quem pagará a conta serão os trabalhadores, os pequenos fornecedores e uma ou outra arraia miúda. Essa é a lógica perversa de um capitalismo atrasado, sem regulamentação e solto e livre no mercado.

    Responda
  4. Celso Muniz

    O que eu posso fazer é, caminhar mais alguns metros (bom para a saúde) e comprar o que eu preciso nas Lojas Americanas. É o mínimo. Muito melhor do que ficar aqui acusando os 3 acionistas de referência quando a preocupação deve ser com os funcionários e com quem depende da cadeia de negócios que gira em torno das Americanas.

    Responda
    1. José Marques Mendes

      E assumir o rombo que os acionistas deveriam cobrir?

  5. josé SOARES

    Tem razão o articulista.Quem irá pagar a conta são milhares de trabalhadores, alguns fornecedores e uma ou outra arraia miúda. Essa é a lógica do capitalismo atrasado, sem regulamentação e solto no mercado.

    Responda
  6. newton penna

    Palmas para a trinca de bandidos! Eles "venceram na vida". Do que estão reclamando?

    Responda
  7. Nilton Silva

    Pelo jeito, cook the books não é coisa só de americanos, mas de Americanas também. Perdão, isso foi péssimo.

    Responda
  8. Artur Neto

    'Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes' As auditorias dando aval positivo, as agencias recomendando as ações, os ceos ganhando altos bonus, acionistas altos dividendos e a sociedade pagando a conta. Vide crise de 2008.

    Responda
  9. Luiz Almeida

    E o trio de bilionário, vai pagar algo ?

    Responda
  10. Vicente de Oliveira Sampaio

    Cadê meu comentário?

    Responda
  11. Vicente de Oliveira Sampaio

    Não compro nada pelo site da Americanas!

    Responda
  12. Marcelo Galvao de Oliveira

    Tudo culpa do Bolsonaro.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Não é de se duvidar, pois nos quatro anos em que ele ficou na presidência muita coisa foi destruída no país. Talvez a Americanas até estivesse financiando suas tentativas de golpe.

    2. Nelson Antonio Juncioni

      Do Bozó com certeza, um pouco da Micheque, outro pouco dos 01 a 04, também do Guedes Rombo de planos privados. O exemplo vem de cima, nesse caso específico, a galope. Infelizmente, não está nas mãos do Xandão

  13. Reinaldo da Silva

    O mantra dos seguidores da periferia, subservientes aos centros capitalista da economia de mercado neoliberal, é: "O Estado é o lugar do patrimonialismo corrupto, totalmente ineficiente. O Mercado é honesto, opera com transparência, eficiência. A única solução é a implantação do Estado Mínimo". Não é isso que os gurus evangelistas do mercado dizem? Façam uma pesquisa para verificar quantos escândalos ocorreram nos governos Thatcher, Reagan, Clinton, era de ouro do Estado Mínimo. Ler Jessé Souza.

    Responda
  14. Rodrigo Ribeiro

    Ainda não ouvimos ninguém do Ministério Público sobre o assunto. O MP vai entrar na história? Se roubo um carro, sou preso na hora. Se roubo uma concessionária, o problema é contábil?

    Responda
  15. Ezequias De Lima

    Num país que prende pessoas, e as mantém presas pelo furto de um frasco de xampu, vamos acompanhar o caso e ver o tratamento que será dispensado ao responsável ou responsáveis pelo rombo de R$ 43 bilhões. A ver.

    Responda
  16. Josue Oliveira

    Os bilionários também pagarão? Depois o governo mesquinho cobra Imposto de Renda de salário de R$ 1900.

    Responda
  17. Enoque Sampaio

    Qual é mesmo a novidade? Trabalhador assume o passivo fraudulentamente inflacionado pelos ídolos ocos da religião capitalista e o ativo gordo continua nas mãos dos black tie thieves. Mas estranho esse big assault ter sido revelado só agora… estão todos mancomunados: empresários larápios, auditores bandidos, bancos de sempre, governo… todos contra os trabalhadores. O lucro é deles é o prejuízo é nosso.

    Responda
  18. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Pois é essa gente que pirateou a Eletrobrás.

    Responda
  19. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    A última hipótese é certeira, não via nenhum preço "competitivo" na Americanas qdo por lá entrava. Todas as outras (varejista) lojas tinham preços melhores.

    Responda
  20. José Cardoso

    Uma entre muitas possíveis narrativas: os acionistas controladores não se envolviam no dia a dia do negócio, até porque tem vários outros. Mas cobravam e muito da administração, que inclusive recebia de acordo com o resultado. Pouco a pouco esse pessoal, que ficou lá por muito tempo, decidiu que se os acionistas querem resultados..., eles terão. E começou o castelo de cartas contábil.

    Responda
    1. José Cardoso

      A falha da auditoria é bem estranha. Pelo que ouvi, bastava uma consulta ao banco central para saber o total das dívidas bancárias da empresa. Por que não fizeram?

    2. Marcelo Magalhães

      Falácia! E a PwC? Não viu nada? O funcionário comprou a PwC? Com que dinheiro? Os controladores apertam os funcionários, na história desses três é relevante o caráter obsessivo de exploração, com salários apertados e excesso de trabalho como cultura da empresa e portanto com ciência dos donos. Mesmo se eles não soubessem, deveriam disponibilizar imediatamente dinheiro ganho de forma irregular para reposição aos lesados. Ao contrário, se dizem parte lesada. Lesada por quem? E tem precedentes.

  21. Bernardo Brito

    Por quê não privatizam logo???

    Responda
    1. juliana correa

      Porque já é privada

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Não podem privatizar porque seria tomada de assalto pelos políticos e iria à falência.

    3. Alexandre Cin Maolet

      E sério que você escreveu isso, a única solução é a estatização. Ai todos pagam um pouquinho e a Americanas é salva

    4. Fernando Alves

      Falando sério, logo aparece alguém com a sugestão de tornar a empresa "pública". Ou seja, faz pressão para o governo injetar recursos para "preservar milhares de empregos".

    5. Nestor Bercovich

      Boa, quando empresas públicas estão com problemas, todo mundo vem com a solução mágica da privatização. E agora que uma grande empresa privada falhou, o que dizer das sempre loadas virtudes do Deus mercado?

    6. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      É assim no capitalismo: eles privatiza o Lucro sociabiliza o prejuízo.

  22. max ribas

    Será assim: o Poder Judiciário dividirá a empresa tem duas: a Americanas falida (que não pagará ninguém e afundará) e a New American, que herdará os ativos e nenhum débito. Vide caso Varig. Os empregados comerão o pão que o Diabo se recusou a amassar...

    Responda
    1. max ribas

      Dividirá em duas.

  23. André Ribeiro dos Santos

    Como é que é aquela cantilena liberal? Ah, sim: "O mercado não precisa de imposição de regras e fiscalização do Estado. O mercado se auto-regula". É... estamos vendo.

    Responda
  24. João A Silva

    Outro aspecto estarrecedor que vai muito além das Americanas é a responsabilidade das Big Four de auditoria independentemente. Duas delas (há o rodízio) disseram que estava tudo bem nos últimos anos, quando uma simples circularização com os bancos revelaria a "inconsistência". Como os pequenos acionistas poderão confiar nas opiniões dessas gigantes de pés de barro para as demais empresas por elas auditadas..

    Responda
    1. Pablo Leite

      Não há como confiar. Esse pessoal ganha dinheiro para carimbar, só isso.

    2. André Ribeiro dos Santos

      Perfeito, João. O último presidente nomeado só precisou de duas semanas no cargo pra descobrir o rombo. Por quê as empresas de auditoria ainda não foram chamadas a se explicar?

  25. lenise de souza ferreira

    Bastava entrar em qualquer lojas Americanas física para sentir que isso ocorreria a qualquer minuto , mas ninguém parece ter percebido .

    Responda
  26. Marcos Benassi

    É, Vêtêfê bagúio lôko, mas não incompetente: percebamos que há, nessa jogada toda, uma competência oculta, a explícita capacidade de pppiicaretagem. Quaisquer os mecanismos utilizados para surrupiar diretamente dinheiro, inflar resultados e valores acionários, distribuir lucros e bônus inexistentes, calar a boca de executivos mais atentos - bem como de auditores internos e externos - a maracutaia foi bem feitinha. Durou anos e rendeu uma fortuna. Se o pcc estiver contratando, taí ótema oportunid

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Quem precisa de Pcc se tem 3G?

    2. roni francisco dal bosco

      Aos trabalhadores,as batatas, ou nem isso ,somente as baratas.

    3. marilza abrahão

      Esse é o MMercaddo cantado em verso e prosa pelo universo financeiro. Aos trabalhadores, as batatas!

    4. marilza abrahão

      Esse é o MMercaddo cantado em verso e prosa pelo universo financeiro. Aos trabalhadores, as batatas!

  27. Antônio Augusto Soares

    HHá muita, muita desonestidade nesta história.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      E o 3 G como que fica ?

  28. João Carmo Vendramim

    Bandidagem pura! Não dá confiar em nenhuma loja de varejo no Brasil com ações na bolsa

    Responda