Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Parabéns ao colunista pela coragem de botar o dedo na ferida. Bolsonaro foi com certeza o pior presidente que o país teve, seguido de pertinho por dona Dilma, mas dizer que todos os problemas brasileiros surgiram ou pioraram com ele é desonestidade intelectual.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Óia, meu caro Marcelo, mindeu um arrepio na minha precária cabeleira com você contando, afetuosamente, das meninas, em contraste com o horror atual. Todavia, em direção inversa, lembrei-me de quando, umas 2decadas atrás, ouvi a música do Mulatu Astatke, instrumentista Etíope: Jesus, a Etiópia não é só fome e desgraceira, então? É também essa maravilha? Ignorância, a gente minora, né? Oxalá possamos reconhecer nos concidadãos indígenas toda a riqueza de seu modo de vida, e sobrevivermos, juntos.

    Responda
  3. José Cardoso

    Pelo que pesquisei, a população Yanomani está avaliada em 26 mil pessoas atualmente, o mesmo número de 10 anos atrás. Não há nenhum genocídio portanto.

    Responda
    1. Rodrigo Romani Nicolau

      Usando uma taxa de crescimento demográfico urbano, qualquer população cresce pelo menos 2% ao ano. Em área não urbana a taxa é maior. Se em 10 anos não houve crescimento, algum fator externo contribuiu! Talvez a morte de mais de 500 crianças explique esse não crescimento, não acha? Genocídios não acontecem do dia pra noite!

  4. Aída Bueno Bastos

    O autor fala em quadriênio sem explicar direitinho o cenário: Dilma estava sob fogo cerrado de um Congresso amaldiçoado, oque praticamente estrangulou a governança e culminou com o golpe, em meados de 2016. O vampiro assumiu daí, depois as fake news elegeram o genocida. Nos últimos seis anos, o Brasil foi (des) governado por oportunistas.

    Responda
  5. johnson kurtz

    Belo texto.

    Responda
  6. Gilmar Maghenzani

    Marcelo se fosse assim como vc diz de outros governos a ONU não estaria gritando como agora, é fácil verificar veja que nos outros governos não teve isso, então?

    Responda
  7. Marcelo de Souza

    Como já dito. Até meado do mês que vem este genocídio, principal noticia em muitos países no mundo vai desaparecer da imprensa brasileira. A mesma imprensa que passou pano e protegeu o genocida e sua turminha de sociopatas e psicopatas, ladrões, corruptos, covardes, mentirosos, oportunistas, das mais 700 mil mortes por causa de uma pandemia que poderia ter sido controlada. A mesma imprensa que esconde Paulo Sociopata Guedes e aliados e que quer colocar fogo no governo que não tem 30 dias.

    Responda
  8. MARIA STELA C MORATO

    Muito certo. Vem de linge. Bolsonaro é a cereja do bolo.

    Responda
  9. Vilarino Escobar da Costa

    Quando nos referimos aos indígenas, aos yanomanis , parece que estamos falando de estrangeiros, mas na verdade são brasileiros , homens , mulheres , meninos e meninas brasileiros !! Ao implantar políticas genocidas , bolsonaro cometeu crimes contra brasileiros. Aliás, em uma sociedade elitista, comadanda que era por um protofascista , permanente foram os ataques a todas as minorias , que na concepção fascis só atrapalham e degeram a sociedade branca dominante ! Crime , tudo isso é criminoso !

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Tribunal de Haia.....