Mercado > Paraguai usa energia paga por brasileiros a Itaipu e já deve R$ 9 bi Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fico pensando: será que esse acordo foi bem feito? A construção da Usina sepultou uma discussão algumas ilhas no Rio Paraguai, uma controvérsia. O meio a meio na Usina pareceu a melhor solução. O Paraguai, sem capacidade financeira para pagar a sua parte, pagou em energia. A dÃvida acabou. O regime de chuvas, no entanto, é o que define a geração. Itaipu já deixou água passar no vertedouro sem gerar nada. Empresas brasileiras, eletro-intensivas, e internacionais fincaram indústrias. Deu "m"!
Não é bem assim! Existe um tratado internacional firmado entre os dois paÃses que regula o uso e a cessão da energia não consumida e este tratado é devidamente regulado por bases financeiras que foram aprovadas também no tratado pelos dois paÃses, a forma foi aprovada pelos 2 congressos, representantes eleitos por brasileiros e paraguaios, assim, brasileiros nunca pagaram a mais do que foi acordado.
Quando um israelense chamou o Brasil de anão diplomático, não estava errado. Tomando bola nas costas do Paraguai!
Gostaria de saber o motivo da não inclusão do meu comentário, pois acredito não ter havido nenhum conteúdo contrário as regras vigentes. Aguardo a resposta.
A Malllldita Ditadura Militar não tinha outro local para fazer usina? Como a Ditadura Militar acabou com o Brasil! Educação, Segurança Pública, Ferrovias e deixou de brinde a hiperinflação. E relembro que as ferrovias começaram a serem sucateadas na década de mil novecentos e cinquenta.
Parece q o Paraguai sempre será um calo para o Brasil.
DifÃcil confiar que qualquer investida diplomática bozolina tenha tido a necessária firmeza e competência para a manutenção da lisura dos contratos firmados entre os paÃses. Agora, resta batalhar por uma solução rigorosa, que se dê técnica e diplomaticamente em termos igualitários - afinal, não são compadres, mas nações, com interesses polÃticos e pecuniários muito especÃficos e legÃtimos.
Já, já o BNDS banca outra usina para nossos vizinhos paraguaios aumentando a quantidade de credores....
Se até na tabela de salários em Itaipu dentro da própria empresa o Paraguai consegue ser melhor imagina no uso da energia da usina.
Mais um campo para a PF explorar. O calote é certo, nesse caso de um governo de direita.
Excelente matéria.
Refinaria para a BolÃvia. Energia para o Paraguai. Obras em paÃses amigos, de preferência ditaduras. Piada 5° ano: "o brasileiro é muito bonzinho". Nesse caso, não come ninguém.
A Refinaria Gualberto Villaroel, na BolÃvia, era brasileira. O Brasil devolveu, permutando por gás natural. Brasileiros ficaram ensinando os bolivianos a operarem os softwares para a Refinaria funcionar bem. Evo pôs soldados na porta. Aà a Petrobrás deixou de investir en San Antonio, trabalho a ser feito pela YPF da BolÃvia que não repôs reservas. Resultado: fluxo caindo.O Brasil achava bom explorar Vaca Muerta, a maior jazida de óleo e gás de xisto do mundo e reverter os gasodutos.Os EUA farão!
Até hoje mal explicado o episódio da famiglia bolsonaro a respeito da comercialização de energia da Itaipu para o Brasil. Muito nebuloso isso. Alguém se habilita a fazer uma investigação séria??
Mais um excelente trabalho da FSP. Nossa conta de energia elétrica é indiscutÃvelmente a menor do setor energético no Brasil, mesmo assim não justifica nossa leniência com o Paraguai sobre a "conta" de Itaipu. Temos que dividir de modo justo e proporcional, pois a populacao do Paraguai é de 6,7mi, o estado do PR possui 11,8mi. Nós brasileiros pagamos pela mineiração de Bitcoins "grátis" e que movimentou fortunas no mercado "mundial" sem deixar pistas. VIVA a malandragem.
Ou seja: Bozo aproveitou a boquinha.
Acho precipitado acusar o Bozo de algo. A famiglia, por certo, cogitou. Isso, ainda, não é crime. Não deu certo. Imagine ofertar o excedente de energia no Mercado Livre do Brasil. Ia ser uma festa de comissões para todo o lado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Paraguai usa energia paga por brasileiros a Itaipu e já deve R$ 9 bi Voltar
Comente este texto