Oscar Vilhena Vieira > STF e TSE não vacilaram em seu papel militante na defesa da democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No nosso caso, o sistema de votação foi o ponto chave no embate polarizado. Não só os tribunais mas também o congresso ajudaram a defender o processo. E por interesse próprio, pois ele é o fundamento do poder dos polÃticos. De certo modo vale também aqui o princÃpio do Adam Smith: cada um, defendendo seu próprio interesse, promove o interesse coletivo.
Tivemos em um momento que o STF e TSE, nos salvou, através de um ministro que não se acovardou, articulou bem com outros poderes, para não cairmos na armadilha de um fã e defensor inconformado com o fim da ditadura, o ge nocida Jair, apoio integralmente estas instituições e as organizadas da sociedade civil
Moraes é o homem certo, no lugar certo e no momento certo. MuitÃssimo obrigado Moraes. Mas a democracia não pode depender da sorte. Ela precisa ter meios efetivos de autoproteção. Cabe aos legisladores, e ao STF (por meio de ajustes de seu poderoso regimento interno) fazer as alterações que sejam duradouras, independente de quem esteja na cadeira. Ajustar o texto do artigo 142 CF para torná-lo um fator de democracia é um dos passos necessários.
Pois é, francinha, alguns adoram a tor/tura
Esses bajuladores de Morais deviam iniciar uma campanha para canoniza-lo. O passado desse Morais é uma vergonha. Ainda hoje é o padrão da covardia. Não vou mostrar detalhes do trabalho dele porque tá tudo aÃ. Não vê quem não quer. Mas já virou uma seita. Vai virar santo. Que nojo!
BelÃssima reflexão, seu Oscar, é uma linha fina, esta, que separa a autodefesa de um autoritarismo repleto de boas intenções. Fina, mas não tênue: encontra-se claramente demarcada a quem queira ver. Ocorre que, além de tais mecanismos imunológicos, precisamos de outros que nos tornem menos vulneráveis aos personalismos/idiossincrasias da Alta Corte, incluindo os processos de nomeação de seus membros. Demos sorte com o Xandão, mas vamos apostar as fichas democrático-republicanas nisso?
Vejam meus senhores que coisa linda e maravilhosa: o ilustre senador Jean Paul Prates tomou posse como novo presidente da Petrobras na tarde do dia 26, pela manhã a própria Petrobras vendeu o campo de Albacora. É inacreditável. O Lulinha paz e amor terá uma explicação pra essa traição? Vamos aguardar.
Na hora da onça beber água quero ver o Xandão com toda sua macheza. Vou lavar a alma. E tudo o mais.
Então Sr. Marcos Benassi o negócio é apenas (apenas sim) o seguinte: quero ver pra onde vai o Morais na hora do pega pra capar. Ou você acha que essa hora não vai chegar? Vai ser duro mano. Ora se vai.
O Brasil deve muito ao STF e ao TSE, em especial ao Ministro Alexandre de Morais
Esse oba-oba precisa de limites; que não se restaure o Tribunal de Segurança Nacional do Estado Novo.
A atribuicao do STF e' interpretar a constituicao. No entando, o juiz em questao, agora tornou-se promotor, jurado, e juiz. Por definicao isso e' errado. Muito errado. Eu tenho certeza que o senhor sabe disso. E no futuro, nao muito distante, esse abastardamento da ideia fundamental, vai ter um preco muito alto!
Alexandre, o Grande salvou o Brasil de um confronto generalizado, ele principalmente. Ficará na história como personagem maiúsculo, uma luz nesses tempos sombrios
Tomara que sim, meu caro. Todavia, eu apreciaria mecanismos adicionais de seguridade democrática, sabe? Demos sorte, uma que eu nem esperava quando da nomeação do Xandão - mas dei o braço a torcer, fácil, quando o ex-meganha enquadrou a qqquuadrilha...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > STF e TSE não vacilaram em seu papel militante na defesa da democracia Voltar
Comente este texto