-
José Cardoso
No nosso caso, o sistema de votação foi o ponto chave no embate polarizado. Não só os tribunais mas também o congresso ajudaram a defender o processo. E por interesse próprio, pois ele é o fundamento do poder dos políticos. De certo modo vale também aqui o princípio do Adam Smith: cada um, defendendo seu próprio interesse, promove o interesse coletivo.
-
Vivaldo Manoel de Andrade Silva
Tivemos em um momento que o STF e TSE, nos salvou, através de um ministro que não se acovardou, articulou bem com outros poderes, para não cairmos na armadilha de um fã e defensor inconformado com o fim da ditadura, o ge nocida Jair, apoio integralmente estas instituições e as organizadas da sociedade civil
-
Ivan Bastos
Moraes é o homem certo, no lugar certo e no momento certo. Muitíssimo obrigado Moraes. Mas a democracia não pode depender da sorte. Ela precisa ter meios efetivos de autoproteção. Cabe aos legisladores, e ao STF (por meio de ajustes de seu poderoso regimento interno) fazer as alterações que sejam duradouras, independente de quem esteja na cadeira. Ajustar o texto do artigo 142 CF para torná-lo um fator de democracia é um dos passos necessários.
-
FLAVIO Costa
Pois é, francinha, alguns adoram a tor/tura
-
Jose Roberto de França
Esses bajuladores de Morais deviam iniciar uma campanha para canoniza-lo. O passado desse Morais é uma vergonha. Ainda hoje é o padrão da covardia. Não vou mostrar detalhes do trabalho dele porque tá tudo aí. Não vê quem não quer. Mas já virou uma seita. Vai virar santo. Que nojo!
-
-
Marcos Benassi
Belíssima reflexão, seu Oscar, é uma linha fina, esta, que separa a autodefesa de um autoritarismo repleto de boas intenções. Fina, mas não tênue: encontra-se claramente demarcada a quem queira ver. Ocorre que, além de tais mecanismos imunológicos, precisamos de outros que nos tornem menos vulneráveis aos personalismos/idiossincrasias da Alta Corte, incluindo os processos de nomeação de seus membros. Demos sorte com o Xandão, mas vamos apostar as fichas democrático-republicanas nisso?
-
Jose Roberto de França
Vejam meus senhores que coisa linda e maravilhosa: o ilustre senador Jean Paul Prates tomou posse como novo presidente da Petrobras na tarde do dia 26, pela manhã a própria Petrobras vendeu o campo de Albacora. É inacreditável. O Lulinha paz e amor terá uma explicação pra essa traição? Vamos aguardar.
-
Jose Roberto de França
Na hora da onça beber água quero ver o Xandão com toda sua macheza. Vou lavar a alma. E tudo o mais.
-
Jose Roberto de França
Então Sr. Marcos Benassi o negócio é apenas (apenas sim) o seguinte: quero ver pra onde vai o Morais na hora do pega pra capar. Ou você acha que essa hora não vai chegar? Vai ser duro mano. Ora se vai.
-
-
Joao Amorim
O Brasil deve muito ao STF e ao TSE, em especial ao Ministro Alexandre de Morais
-
Alcides alcantara
Esse oba-oba precisa de limites; que não se restaure o Tribunal de Segurança Nacional do Estado Novo.
-
Marcio de Andrade
A atribuicao do STF e' interpretar a constituicao. No entando, o juiz em questao, agora tornou-se promotor, jurado, e juiz. Por definicao isso e' errado. Muito errado. Eu tenho certeza que o senhor sabe disso. E no futuro, nao muito distante, esse abastardamento da ideia fundamental, vai ter um preco muito alto!
-
Marcelo Moraes Victor
Alexandre, o Grande salvou o Brasil de um confronto generalizado, ele principalmente. Ficará na história como personagem maiúsculo, uma luz nesses tempos sombrios
-
Marcos Benassi
Tomara que sim, meu caro. Todavia, eu apreciaria mecanismos adicionais de seguridade democrática, sabe? Demos sorte, uma que eu nem esperava quando da nomeação do Xandão - mas dei o braço a torcer, fácil, quando o ex-meganha enquadrou a qqquuadrilha...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.