Txai Surui > Yanomamis e o fascismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paul Constantinides

    disse tudo!

    Responda
  2. marco martins

    Eles querem cuidar de reservas do tamanho do mundo, mas não tem condições de cuidar de si próprio. No discurso é tudo muito bonitinho e politicamente correto, mas na prática são um grande e eterno problema.

    Responda
  3. niemeyer franco

    Os atos perpetrados por Bolsonaro durante a pandemia e contra os povos indígenas, se não forem genocídio, estariam liberados o estupro, assalto seguido de morte, outros do tipo?

    Responda
  4. Marco Antonio Esteves

    É necessário seja escancarada ao povo brasileiro e ao mundo esta ferida aberta em nossos corações. Como pode um País com as dimensões do Brasil, inclusive financeiras, viver esta situação desumana. Já que temos que conviver com o governo, que eles seja eficaz no combate a este tipo de situação.

    Responda
  5. Márcio Santana

    Taxai, essa chaga aberta pelo governo do miliciano fascista tem que ser enfrentada a cada segundo e em todas as frentes. Essa gente é o esgoto da humanidade.

    Responda
  6. Paulo Azevedo

    Excelente texto!

    Responda
  7. Markus Ferranty Ferranty

    Essa fenda ja se tornou uma rachadura de imensa escala ; só não enxerga aqueles que estão na contramão da história ! Afinal de contas , somos ou não somos ! A sociedade precisa se impor diante dessas tragédias !

    Responda
  8. Carla C Oliveira

    Muito bem, Txai.

    Responda
  9. moacyr da Silva

    Infelizmente com os bolsonarismo, havia um projeto de futuro nazi fascista e os indígenas as principais vítimas. Destaque ainda os mais de trinta milhões de brasileiros que passam fome. Para as pessoas de bem, derrotar o fascismo é a principal meta a favor da Democracia.

    Responda
  10. ROSA MARIA

    Txai Suruí, converse com ex Ministro da Defesa Aldo Rebelo, leia a respeito de Mussolini, Stalin, Hitler e o Holocausto, depois, escreva uma nova coluna. Falou só bobagem. O dinheiro na universidade foi desperdiçado em você, por nós, contribuintes.

    Responda
    1. Paulo Azevedo

      Rosa Maria Peixoto é sinônimo de ignorância.

    2. Valdomiro Moia Martins

      A agressividade da Rosa, representando aqui a visão capitalista, mostra que a Txai está incomodando. Parabéns Txai pelo seu belo texto. Continue, você tem um belo futuro.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Boa parte do licho que apoia e chama de mito o genocida Bolsonaro está na Papuda e Colmeia, enquanto outros tantos se movem e comentam com tornozeleiras. Mas a tarefa de fazê-los retornar ao esgoto de onde saíram será longa e árdua.

    4. Raymundo de Lima Lima

      Não sei se seu comentário é bobagem, ignorância, estupidez, cinismo, esquizofrênia ou sociopatia. Sei que nada sei.

    5. Raymundo de Lima Lima

      Dinheiro da universidade [deve ser pública] foi desperdiçado com Txai Surui?? É ignorância ou estupidez? 90% das pesquisas realizadas no Brasil vem das Universidades públicas. Mas a narrativa fascistas de seu ex-presidente inverteu, com mentira de que eram as faculdades particulares que faziam pesquisa. Rosa Maria deve ser uma bolsonara-bolsofrênica que se esqueceu a fala sobre estupro do Bolsofrênico fujão, entre outras sobre as mulheres.

  11. João Carmo Vendramim

    Ser antifascista é ser anticapitalista. O capital destrói coisas belas e suja tudo!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      As lives do nosso mito fujão e o uso exagerado da cloroquina criaram uma espécie de papagaio verde-amarelo repetindo: currupapo Cuba currupapo Maduro currupapo currupição currupapo koreia currupado currupapo...

    2. Miro Costa

      Certo. Vá viver na reserva yanomami. Lá não tem "capital". Por isso, estão morrendo de fome numa terra do tamanho de Pernambuco. Também vale Cuba, Corea do Norte, Venezuela - todos territórios sem capital, onde só há coisas belas.

  12. Amarildo Caetano

    Se o Bozo fosse reeleito exterminaria os indígenas .Ele disse que sua especialidade é matar .

    Responda
  13. Victor Sardenberg

    Perfeito

    Responda
  14. José Bernardo

    Belíssimo artigo, Txai! Para além de remediar efeitos imediatos e exigir a punição dos responsáveis por eles, é preciso identificar, para combater, suas causas mais amplas e mais distantes; ou os efeitos, sob uma forma ou outra, continuarão a se reproduzir.

    Responda
  15. Marcos Benassi

    [modera, phôia, modera. Todavia, minha língua podre não será, nunca, moderada pela iiimmbecilidade sençurofrênica, ainda que cheia de dedos, desse script de Herda. Enfiem-nos sabem precisamente onde.]

    Responda
  16. Marcos Benassi

    Txai, queridíssima, tens razão, no que diz respeito ao sistema econômico. Mas sempre houve Milho da Juta, antes e depois deste sistema, e mesmo fora dele. As pessoas, através de suas ações cotidianas, deveriam fortalecer laços, dar exemplos de solidariedade, compaixão, generosidade, e não o fazem. Gentes novas, como vocês e suas Organizações, aqui no Brasil e fora, são quem pode mudar a perspectiva. Por favor, continuem nos mostrando como viver civilizadamente, dia após dia. É capaz de funcionar

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.