Blogs Cozinha Bruta > São Paulo, capital nacional da mortadela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Boa, Marcão.
Todo esse choro pra terminar fazendo uma propaganda? Beijinho no ombro, camarada! Temos excelentes restaurantes de renome internacional. E ainda que não tivéssemos. Temos cultura e tradição agregada de várias imigrações. Isso é Brasil, jow!!!!! Ah; e por favor, queijo e molho nunca é demais! Pratinho mimizento de bistrô francês eu dispenso!
Os "haters" vão me triturar, mas preciso comentar. Nossa imprensa esqueceu o que é um editorial e viciou em narrativas para atender pauta pronta. Este é um caso classico de "complexo de cachorro viralata" segundo Nelson Rodrigues. Além de atacar a culinária de uma cidade com mais de 20 mil bares e 30 mil restaurantes, ataca um prêmio criado pelos setores de serviços paulistanos e aprovado na Câmara, para fomentar o turismo na Cidade de São Paulo. Exemplo: o setor de turismo gera 5% do PIB da UE.
Nunca fui e jamais irei. Vade retro...
A primeira e unica vez em que subi ao segundo andar do Mercadão depois de conseguir fugir do achaque no térreo e junto com um amigão de aventuras trash food, dividimos aquele horror de 350g de mortadela na chapa, que nao fez qualquer sentido dentro de um pão e como resultado me deu uma p u ta a zi a!!!!
Não existe coisa mais ridÃcula que um ser comer um sanduiche com meio quilo de mortadela.
Existe: isso ter virado moda.
lanche de mortadela da cozinha de meu grupo escolar é minha Madeleine. Sinto o doce perfume até hoje. Eram as tres fatias finissimas, com as beiras sobrando do pãozinho quentinho. estalando. Pena que era só de vez em quando, pois no pós guerra que vivi lanche de mortadela era luxo.
Mas puxa, olha que delicadeza de descrição. Esta iguaria está para a fome como um poema de Manoel de Barros está para a alma.
À Procura do Tempo Perdido... Na Rua 25 de Março (e o tempo foi provavelmente afanado do seu bolso enquanto você comia um sanduÃche de mortadela)
Não sei porque a propaganda de sanduba de mortadela do mercadão. Em toda esquina do Brasil você pode comer ou ainda comprar a mortadela em qualquer supermercado ou padaria e colocar no pão. Que falta de criatividade.
Esse da foto eh real ou uma paródia? Porque parece grotesco demais o exagero daquela mortadela.
É real.
Quando escrevo que este sanduÃche de mortadela é as*qu%er#oso, a FSP censura.
Prefiro comer o sanduÃche de mortadela autêntica em minha casa.
Mortadela verdadeira é uma delÃcia.
Mercadão é armadilha para turistas já faz tempo.
O cara consegue ser o melhor colunista da Folha escrevendo sobre cozinha. Vc é um artista mesmo, tá doido
O sanduÃche de mortaddela e o tal pastel de bacalhau atual do mercadão é somente para enganar turista. Quem puder... passem longe daquilo.
Comer aquele pão como mortadela exagerado do mercadão, o cabra fica com azia, má digestão e arrotando durante uma semana devido a quantidade de nitrato e nitrato de sódio e potássio que contém os embutidos. ainda está sujeito a uma desinteria crônica com dores abdominais.
Prefiro atravessar a Rua e comer esfirras que såo mais saborosas.
Tem aquele filme de Mario Monicelli também chamado Mortadella, com Sophia Loren, que tendo que escolher entre a Alfândega Americana, o Amor e os Embutidos... bem, assista ao filme. Mas mortadela é bom, né? Calma, coxinha também é. Paz nos estádios!
O sanduÃche de mortadela é tradicional do mercado por ser grotesco mesmo. Apenas um sanduÃche serviu minha famÃlia, não é necessário se empanturrar, mas aproveitar o momento. Se vc é turista, vá e curta o Mercadão, nada de ficar " atravessando" as ruas do perÃmetro, pois a cidade foi abandonada pelo poder público, polÃtica publica para limpeza não existe e na região não há policiamento e os batedores de carteira fazem a festa. As pessoas, a cultura gastronômica e artÃstica são top, polÃticos
Visitar o mercadão e ir comer na rua é um despropósito. Assaltos, sujeiras e comer o que não quer é bobagem.
Antony Bourdain, foi ao Mercadão e comeu o sanduÃche. No elogiou. Meses depois o criticou e chamou de grotesco. O motivo é simples para nós apreciadores de Mortadela: um bom sanduÃche tem a proporção correta entre pão e recheio (algo próximo de 150g em um pão francês). Além disso, no Brasil existem apenas uma ou duas marcas comerciais de mortadela verdadeira ( existem outras, artesanais claro) e essas ainda percam pelo excesso de sal. O resto é pele de frango colorida (nojento).
Pra mim 70 gramas já estaria de bom tamanho, pela potencia de sabor e quantidade de gordura embutida na gostosa iguaria italiana, que consumida uma vez por mês não faria nenhum mal.
e com a situação do seu centro histórico pode também pretender o tÃtulo de capital mundial do crack, uma iguaria fornecida pelos cartéis que se infiltraram no poder público.
O Brasil detém o tÃtulo de maior exportador de crack e cocaÃna para o porto de Antuérpia. Abastece todo o leste do mundo com drogas a partir da Holanda.
Só de olhar pra essa foto já dá azia. De vez em quando, um sanduÃche de mortadela até que vai, mas de um jeito normal : três ou quatro fatias num pão francês. E São Paulo tem muita comida boa, mas capital mundial da gastronomia é um baita exagero! Nem sabemos se dá pra ganhar de Belo Horizonte.
Menos,meu caro, menos. Se São Paulo não é tudo isso, Belo Horizonte menos ainda...
E o turista ainda corre o risco de pagar por Ceratti e comer de outra marca ordinária.
Gente!! Mortadela é bom pra cacildis!!!!. Admitamos nos e vós, poh! Sem exagero do quilo certo do Mercadão Central, com preço idem, a iguaria é mesmo a cara do paulistano.
Olha , Marcão é impossivel comer qualquer coisa nesse "mercadão" , comemos e se vacilar na hora de pagar , falam que é cinquenta pagamos , o problema é depois o cinquenta virou cinco mil !!!, fiquem atentos , nesse mercado se vacilar , pode custar caro
Se depender do eleitor já já São Paulo será celebrada como a capital mundial da pizza de biscoito Globo com catchup.
com um milho cozido em cima, fica da hora.
Já a minha querida Osasco (vizinha de São Paulo) é a capital mundial do cachorro quente! Tem uns pombinhos que quase dividem o lanche com você nos carrinhos que ficam no meio da rua. Marcão está convidado para comer um dog daqui...hehe
Vai uma azia com queimação a� Até churrasco grego com o quissuco grátis desce melhor!
E esse tem ali no Parque Dom Pedro II mesmo, atrás do maior boteco da região, 5 do Parque, na Rua 25 de Março, o sanduÃche grego é do Olimpo, dos deuses.
E o golpe da mortadela no Mercadão? Continua?
Sim, fingem que é mortadella ceratti, que era a verdadeira, mas, o cliente leva outra marca de quinta categoria.
[Ô Zerda de Herda, phôia: o sistema de comentários dando "bad request" faz mais de semana; essa Josta de sençura enchendo o saco; uns nego tipo o Endométrio, idem. Cris tão indo pro buraco, hein, miziphôia? Se cuida, negada!]
Enquanto Serginho da Vila estiver por aqui vai ser isso nesmo: ladeira abaixo.
Caro Marcos, eles já estão lá. Esta "sençura" anda de mãos dadas com o famigerado sanduba. Dá tanta azia quanto.
"Cris" não, "Ceis".
Orra, Marcão, tô contigo e não abro, bro. Não só pela confiança em vosso taco e gosto pelo esculhambol explÃcito, mas porque , pô, se é pra sair de casa e queimar uma grana, que tal comer algo que a gente *não* consegue fazer em casa? Eu adoro mortadela, mas como-a pouquÃssimo, abomino os efeitos posteriores, a permanência - inda por cima, vou até sp, no centro, pra me empastelar de mortangüela? Nem fú. E creio que nem à s biroscas irei, fiquei deprê última vez que fui ao centro de sp, tá acabado
Concordo plenamente. Esse sanduÃche de mortadela é o maior abs urdo do mundo. Considerando-se que na receita de mortadela no mÃnimo 50% é gordura animal, imagina o que você come num sanduba desses.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > São Paulo, capital nacional da mortadela Voltar
Comente este texto