Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emilio Bazzani

    Negacionista fiscal, terraplanista economico. Contra limite de gastos. Um risco para a democracia e à economia. Que Alckmin e Xandão assumam a 'bagaça'.

    Responda
  2. Ademar José Rocha

    E desde quando eliminar os adversários é defender a democracia? Lula só está se comportando como todo tiranete da esquerda se comporta. Quem acredita que ele defende a democracia pode se preparar para a desilusão.

    Responda
  3. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    Um fato positivo ao ler esses ataques obviamente ideológicos e militantes da Faria Lima é perceber que a esmagadora maioria dos assinantes está vacinada contra esse neoliberalismo de ensino fundamental da folha.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Quem está com o mesmo papo de sempre é você: o socialismo não deu certo em nenhum lugar do mundo. As políticas heterodoxas de Dilma levaram o país à recessão. E vocês insistem nesse modelo de "nós contra eles". O Brasil precisa de uma economia que gire, de comércio livre, produtividade, liberdade econômica e não desses discursos populistas. Vocês são os que menos se importam com os pobres!

    2. HENRIQUE FERREIRA PACINI

      Sim, sim. O mesmo papo de sempre. Você é "contra o sistema", "nao está sendo enganado pela conspiração das esquerdas", etc, etc. Só uma coisa: ninguém aqui é o meu "inimigo". Bjo. Paz. Adeus.

    3. Felipe Araújo Braga

      O que mais me incomodou no seu comentário é a generalização estúpida, que não deveria vir de uma pessoa instruída. A Faria Lima, local onde está a maioria das gestoras, bancos, etc. do mercado financeiro, e a Bolsa de Valores, são essenciais para o desenvolvimento econômico. Essa generalização, esse "nós contra eles" que a esquerda faz, é semelhante ao Bolsonarismo, é semelhante ao preconceito de evangélicos com pessoas de religiões afro. Melhore o argumento.

    4. Felipe Araújo Braga

      Henrique, só te digo uma coisa: eu quase enveredei por esse caminho seu. Mas eu discordei da forma como as coisas funcionam. Apenas isso. Por isso, hoje, você me considera inimigo. O Brasil tem uma economia travada e você não tem noção da importância do mercado financeiro para o desenvolvimento econômico, só isso.

    5. HENRIQUE FERREIRA PACINI

      Meu querido você está tão enganado e é tão patente a sua carência de noção que é difícil saber por onde começar a explicar. Pelo seu desfile de preconceitos é evidente que possui uma visão elitista e sérias questões de autoestima. É tão primário esse tipo de argumentação que você demonstra a capacidade intelectual de um incel de 13 anos. Relaxa, vai jogar LoL.

    6. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. HENRIQUE FERREIRA PACINI

      Querido Felipe, você obviamente faz parte da galera do ensino fundamental: preconceituoso com os professores e com o servidores públicos. Obviamente tem em sua cabeça um conceito primário de socialismo, pois generaliza para todos os assinantes. Um ignorante. Deixa o professor de escola pública te explicar: uma "moderna teoria econômica" não é necessariamente melhor do que outras apenas pela sua "atualidade". Não atrapalhe, os adultos estão conversando.

    8. Felipe Araújo Braga

      A Faria Lima é que traz dinheiro e investimento para este país. Enquanto o funcionalismo público só parasita a população. Os assinantes, que agora são socialistas de plantão e fazem esses comentários, devem ser em sua maioria professores concursados de escolas públicas que nem a assinatura pagam. Vocês ignoram praticamente toda a literatura econômica científica mais atual com esses comentários absurdos. O país não consegue crescer e a crise na qual nos encontramos surgiu com o desastre Dilma.

  4. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Que vergonha essa .materia. A folhinha está ficando nojenta.

    Responda
  5. luiz herve castilho fontoura

    A imprensa e o Lula vão acabar com o país eles vão fazer o que quiserem com o povo

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Onde você estava nos quatro anos da desgraça do governo Bolsonaro?

    2. Francisco Bezerra de Menezes

      Estavas em Marte nos últimos 4 anos? Ainda não satisfeito com a tragédia bolsonarista?

  6. Antonio José Alves Jr

    Vinícius não costuma ser tão fiel à ortodoxia econômica. O que, exatamente, a política econômica de Lula contribuiria para afundar o país? O que haveria de tão exótico? Financiar exportações? Furar o Teto de Gastos? Aumentar investimentos da Petrobrás? Estranho.

    Responda
  7. Jairo Almeida

    ..Afirmar que o impeachment seguindo o protocolo constituiu em golpe é ato desprovido de verdade e criminoso....... E assim caminha o Brasil.

    Responda
  8. Jairo Almeida

    Afirmar que a Covid era só uma gripezinha se constituiu em ato desprovido de verdade e criminoso.............

    Responda
    1. Waldomiro Losovoi Neto

      De fato existem bolsonaristas no operando no mercado financeiro, mas a realidade se impõe e dinheiro não tem ideologia, mas ao persistir nesse discurso maluco, o Lula abre espaço para o retorno da extrema-direita. Acho que o que o PT precisa é dessa divisão, como o PSDB, a maior vítima do Bolsonaro, sucumbiu, o PT precisa do fantasma do Bolsonarismo vivo para se justificar, uma aposta arriscada. O Brasil e os mais pobres perdem. Grandes chances desse governo não terminar.

  9. Jairo Almeida

    Afirmar que a Covid era só uma gripezinha se constituiu em ato desprovido de verdade e criminoso.............Afirmar que o impeachment de ilma se constituiu em golpe é ato desprovido de verdade e criminoso....... E assim caminha o Brasil.

    Responda
  10. Hugo Oliveira

    "...donos do dinheiro grosso...," É só com isso que este "jornalista" se preocupa desde o início do Governo. Incrível a visão pequena e subserviente, como se a agenda de todo um país tivesse que satisfazer apenas os tais "donos do dinheiro grosso..." Mais diversidade nesse jornalão golpista, respeitem os assinantes e, sobretudo, o país. Tragam gente que pensa o Brasil de forma ampla e expulsem esses espíritos de porco de redação.

    Responda
    1. Waldomiro Losovoi Neto

      Muito pelo contrário, os donos do dinheiro grosso é que ditam o rumo do país, não seja ingênuo, é assim que o mundo funciona. Eles abandonaram o Bolsonaro na sua tentativa golpista, mas não aderiram o Lulismo, o Alkimin é um seguro e vai ser acionado se o Lula tentar repetir Dilma, que foi um desastre. Ou vocês acham que o Lira vai segurar o Lula se a vaca for pro brejo?

  11. BRAULIO S ALVES FERNAN

    É indecente o modo como os caras da Folha (caras, no sentido de gente indistinta, fraca, pretensiosa sem que consigam sê-lo) continuam a pregar que o governo deve seguir a receita liberalzinha (do tipo Temer) que sempre deixou o país estagnado e afundou o povo pobre na miséria. O governo Lula não pode sequer ouvir os ditames (perversos e desastrosos) desse jornal eco.

    Responda
  12. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Está na hora de esse jornal começar a ser boicotado.

    Responda
  13. Iraia Galindo

    É visível que o jornalista é contra o povo e a favor do mercado.

    Responda
  14. Giovani Ferreira Vargas

    Título errado... Só há uma face nele e não é a primeira citada...

    Responda
  15. ROGER HOEFEL

    Parece texto encomendado pela f. li ma.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E é.

  16. Rafael MP

    Esse autor não sabe nada. Desde quando Lula eh líder de alguma coisa que não seja da maior quadrilha da história do mundo?! Esse autor não passa de um comunista inrustido tentando convencer já convencidos, escrevendo o óbvio e uma série de inverdades. Um abraço fraterno ao agnósticos, ateus e todos os bolsonaristas. Namasteu ..!

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Rafael, volte em frente ao quartel para rezar e pedir golpe. Leva com você a asssina Flordelis, o assassino Dr Jairinho, a pistoleira deputada Carla Zambelli e o pistoleiro Roberto Jefferson. Todos patriotas da sua laia.

  17. rafael tc

    Me assustam os comentários da reportagem. Só focam em direita versus esquerda , totalmente inclinados a sua própria visão política. Curioso observar que na pandemia, os mesmos que criticavam com razão o negacionismo científico, para outras coisas, como ciências políticas e ciências econômicas, promovem um negacionismo incrível e vivem de achismos. Bora aprofundar o debate galera.

    Responda
  18. Rômulo Menezes Ferreira de Lima

    FSP te a necessidade de ter que atacar Lula, ele nem completou o período de 100 dias (de trégua) e já o criticam como se estivesse há 4 anos governando. Bolsonaro fez um estrago nunca visto, nem na ditadura fizeram isso, e mesmo assim ninguém falou nada! Se não tivesse ocorrido a pandemia Bolsonaro teria sido reconduzido ao poder e essa mídia estaria ao seu lado como alicerce.

    Responda
  19. Tocha Alves

    Também vejo esse jornal se tornar cada vez mais de direita. Me pergunto qual a utilidade dos comentários deste senhor neste artigo. Enquanto isso Janio de Freitas se vai. Gregorio Duvivier se vai e sobram Demetrios e Vinicius direitoides enrustidos.

    Responda
    1. Márcio Pannunzio

      Janio de Freitas está no poder 360; já publicou duas colunas.

  20. Valdeci Gomes

    VTF é uma piada, Bolsonaro passou 4 anos destruindo o país, deixou como legado a estagnacao econômica, um inflação recorde, a maior dívida pública da história e um rombo nas contas públicas, além de desemprego, miséria e fome, e o colunista não soltou um pio. Lula mal assumiu e já é um risco pra economia. Parece que VTF é adepto de uma nova ciência, a economia ideológica.

    Responda
    1. Francisco Bezerra de Menezes

      A seita bolsonarista traz o país para retrocesso de décadas. Não há um índice positivo decorrente do liberalismo doentio do estagiário de Chicago. Manipularam tudo, até o Banco Central errou feio. Tivesse essa malta reeleita seríamos o Afeganistão das Américas, os povos indígenas desapareceriam e a pobreza levaria ao caos, com real possibilidade de erupção de uma guerra fratricida.

    2. Francisco Bezerra de Menezes

      A seita bolsonarista traz o país para retrocesso de décadas. Não há um índice positivo decorrente do liberalismo doentio do estagiário de Chicago. Manipularam tudo, até o Banco Central errou feio. Tivesse essa malta reeleita seríamos o Afeganistão das Américas, os povos indígenas desapareceriam e a pobreza levaria ao caos, com real possibilidade de erupção de uma guerra fratricida.

  21. Danilo Lessa Bernardineli

    Essa opinião demonstra porque estamos na lama. A economia como justificativa para anular tragédias e atropelar por cima de vidas. O Brasil só vai realmente ser de primeiro mundo quando cuidar da vida humana for o item que realmente interessa, e a economia é mero acessório a tal. Se alguma coisa, o PIB é um ótimo preditor de taxa de suicídio e emissões de CO2 per capita.

    Responda
  22. Valdir Cruz

    A Folha está virando uma Jovem Pan. Cada fakenews, cada análise de envergonhar o Rodrigo Constantino. Sou assinante há mais de 20 anos. Estou cancelando por causa da parcialidade do jornal.

    Responda
    1. Alysson Lima

      Ouvi a mesma coisa de outros assinantes

  23. Neucir Valentim

    Esse mercado pensa que representa os 60 milhões de votos no Brasil. Queria saber onde estava a super vigilância do mercado no roubo de mais de 40 bilhões das Americanas? Os operadores do mercado brasileiro são "agiotas..."

    Responda
  24. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Quem afundou a economia, além de Bozo, foi FHC, o neoliberal adorado pelos donos do dinheiro. Então, Vinicius, justifique o Brasil ter 12% de inflação e 12% de desemprego no final do governo neoliberal de FHC. E deixe de querer impor a Faria Lima a Lula. Votamos 13 para derrotar Bozo e vcs, neoliberais.

    Responda
  25. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Risco para quem sempre ganhou nas costas dos trabalhadores.

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    A folha se transformou na Veja, degradante. Os donos do dinheiro se assustam??? Sério capanga? Querem o que, diminuir os impostos para concentrar ainda mais as riquezas e aumentar a pobreza?

    Responda
  27. Gilberto Rosa

    E os amigos bilionários das americanas e Brahma, que financiam o bilionário da Folha e capangas, não se assustam?

    Responda
  28. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Desbolsonariza o país? Acho que o articulista está enganado. Vai voltar com mais força, aguarde.

    Responda
  29. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Pelejo pra ficar calado, mas não dá. Que texto ruim, pobre, precipitado. Deve fazer figa dia e noite pra dar errado. Agouros iguais recebo 3 vezes ao dia de tiozões bolsonaristas desinformado. Agora ler uma pérola dessas de um articulista da Folha é dose. Poupe-nos. No próximo, menos torcida, mas análise...a cantilena liberal cansa.....

    Responda
  30. Romeu de Temporal

    Vinicius fala em riscos desnecessários para a economia sem nenhuma base factual. Acha e opina genericamente, perda de tempo para o leitor.

    Responda
  31. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não adianta, Folha... Não adianta Torres Freire, o governo não vai seguir a receita neoliberalzinha médio crê que sempre deixou o país estagnado - bem.ao.modo dos interesses que vocês representam. O governo seguirá o seu caminho. Sobrará à Folha minar de maneira golpis tá cada decisão do governo. Algo me diz.quenvoces.ja perderam - que bom para o país. Lula vai ganhar - que bom para o povo pobre.

    Responda
  32. Cláudio José Marabesi

    Os direitos econômicos estão protegidos pela Constituição; porém, os sociais tbém. Neste momento "os sociais" têm q prevalecer!

    Responda
  33. Joao Emiliano F de Aquino

    Desbolsonarizar o país é/seria mudar a orientação econômica bolsonarista, levada à frente por Paulo Guedes.

    Responda
    1. José Davi

      Resumo excelente.

  34. Rafael Matos

    Mesmo considerando a transição o governo tem 28 dias. Como esperar uma mudança tão drástica na política econômica em tão pouco tempo? Forçou a mão, Vinícius. No mínimo muita má vontade ou seguindo a nova linha "lacradora" editorial do jornal.

    Responda
  35. ALEX CORREA

    Esse é o porta-voz do "Deus mercado". O que não for bom para os grandes empresários e ruim para os assalariados, é ruim para a economia. Vá te catar!!!!!

    Responda
  36. MARIA F LUPORINI

    Papo furado e pressão que não vai dar em nada. Votei contra o neoliberalismo que subdesenvolve qualquer país. A política econômica que será oposta à anterior, graças a Deus. Já o choro, esse é livre.

    Responda
  37. Hercilio Silva

    Não foi eleito para fazer o projeto temeraro como tão bem definiu o próprio colunista.

    Responda
  38. Eduardo Giuliani

    Sem noção de macroeconomia alinhado com o mercado rentista. Guarde este seu texto, junto com vários outros, até o final do ano. Lula Janja deve crescer pelo menos 5 p.c.. Está no radar redução de juro forte e investimentos priorizando empregos. Esta abordagem claramente aumenta demanda agregada. Este governo até agora não demonstrou estar capturado por seus amigos rentistas, mas exatamente o contrário. Nunca tivemos equipe tão competente técnica e politicamente. Não parecem mais puro ilícitos.

    Responda
  39. Claudia Ros

    Claro, Seo Vinicius, afinal a sua preocupação e a do “mercado” é somente em favorecer os dez por cento dos mais ricos do país, que nunca foram tão ricos. E o resto, que morra de fome, passem por todas as provações possíveis de uma sociedade completamente desumana. O que importa mesmo é dindin no bolso de poucos. Tragédia como a dos povos Yanomanis é regra para os desprovidos do Brasil. Você é um arauto da desgraça.

    Responda
  40. Alcides alcantara

    Pela lucidez do texto, parabéns Vinicius.

    Responda
  41. João Batista de Souza

    Que comentário mais sem nexo, Sr. Vinícius. Olhar completamente tendencioso e negacionista. No governo anterior era só elogios. Fora urubu!

    Responda
  42. Nestor Bercovich

    Parecería que apenas existe una política económica possível e o resto sería perigoso, absurdo ou anti mercado. Gente, ninguém fala em socialismo, mas entre o liberalismo puro e simples e políticas públicas mais pró ativas, existem várias opções que não devem ser demonizadas.

    Responda
  43. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vai falar do " erro" do BC ?

    Responda
  44. Maria Almeida

    O Brasil tem que se libertar desse discurso de certa imprensa a serviço de certos mercadores... Nem todo capitalismo precisa ser tão atrasado, gente!

    Responda
  45. José Davi

    Torres Freire chora toda noite no banho com saudades do Paulo Guedes. Ele que era ministro de verdade! O povo passava fome e ele nem ligava. Guedes não era como Amélia do Ataulfo Alves.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      O rentista mor do mercado financeiro que zombava das empregadas domésticas que ansiavam viajar de avião e visitar a Disneylândia .

  46. Rafael Alves Albuquerque

    Uma amostra da ortodoxia ultrarradical da Folha.

    Responda
  47. noel neves

    Apesar de você amanhã será outro dia!

    Responda
  48. Felipe Araújo Braga

    Gostaria que as pessoas da esquerda, que vivem dia e noite vociferando contra o mercado aqui: os países democráticos, com bom IDH, que respeitam os direito humanos e as minorias, todos são sólidas economias de mercado. Ao contrário dos países socialistas. Ou seja, Liberalismo econômico e democracia política andam lado a lado!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Marcelo, você então é contra o teto de gastos? Quer que o governo gaste sem limites? E saiba, que antes da reforma da previdência, o pobre no Brasil já se aposentava aos 65 anos. A reforma trabalhista não tirou direito nenhum do trabalhador, só dos sindicatos parasitas. Maria, Lula ganhou pela rejeição ao Bolsonaro e ganhou por estreita maioria, não venha com essa que Lula não tem carta branca pra fazer o que quiser!

    2. Felipe Araújo Braga

      Mário Sérgio, em qual mundo você vive? Vá morar num país socialista então, se pra você é tão bom!

    3. Felipe Araújo Braga

      Quantos comentários estúpidos. Essa receita que vocês defendem é torta pronta para recessão econômica. Veremos logo mais.

    4. MARIA F LUPORINI

      Bobagem pura. Biden estimulou fortemente a economia americana que está crescendo como nunca. Com dinheiro público. Pacotes de estímulos para emprego e renda. Lá é investimento, aqui é gasto. Perderam e não vão manter a antiga política recessiva do Posto. Aceitem.

    5. Marcelo Magalhães

      Ótimo! Desde o golpe na Dilma foi implementado um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre e paralelamente a inflação explodiu e muito mais que ela as taxas de juros selic.. some-se a isso a gatunagem da Petrobrás, subindo o preço dos combustíveis 300%. Isso gerou 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões como fome. O que pode ser pior do que isso? As queixas do Guedes era a doméstica na Disney, hoje é fome.

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Os melhores idhs são de países socialistas

    7. Felipe Araújo Braga

      Filipo, primeiro: mercado financeiro não é especulação, ou eu posso chamar também o setor público de parasitismo? Segundo: ultraliberal? O Brasil está anos-luz distante de um modelo liberal, somos uma das economias mais fechadas do planeta. Os países nórdicos e a Suíça, com excelentes indicadores sociais, são todos países cheios de liberdade econômica.

    8. Filipo Studzinski Perotto

      O pessoal da direita confunde qualquer critica ao modelo ultraliberal com "implantação do socialismo". Aí fica difícil. Parece que quando os especuladores estão ganhando, então tá tudo bem, e questionar isso gera "instabilidade".

  49. José Valter Cipolla Aristides

    O articulista não escreveu sobre a tranquilidade do mercado financeiro com a derrocada bilionária da Americanas e seus 3 bilionários principais acionistas, mas insinua que o governo Lula SERÁ pior. Prezado Sr. Vinícius T. Freire, seu artigo é, no mínimo, irresponsável.

    Responda
    1. Filipo Studzinski Perotto

      Pois é, os economistas assimilam bem o escândalo de sei lá quantos bilhões quando são embolsados por mega-acionistas e bilionários. Mas se falar em cobrar imposto dos ricos, e em responsabilidade social, aí vem a falácia do "perigo do socialismo"

  50. Cristiano Jesus

    Economia é gestão da escassez para a garantia das condições materiais de vida de uma comunidade. Ponto. O texto não é sobre Economia, é sobre um jogo financeiro que só existe em países que mantém índices galopantes de desigualdade o que, ideologicamente, os defensores disso dizem que é natural, portanto aceitável.

    Responda