-
Cesar Augusto Espindola Bueno
É incrível o posicionamento do Vinícius. Se pegarmos os últimos dois meses de sua coluna, ninguém errará em apontar de que lado ele está. Não sou e nem fui bolsonarista, mas observar a forma, sem qualquer escrúpulo ou isenção, de suas abordagens e de seus textos, faz repensar as razões que me fazem ler a Folha. Triste o Brasil que ainda acredita nesse tipo de Imprensa
-
silvia ramos
Ler esse cara é ler mais do mesmo. Sabemos em que time joga....
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Ele relata o mais do mesmo fático.
-
-
silvia ramos
Ler esse cara é ler mais do mesmo. Sabemos em que time joga....
-
Josiane Pasa
Vi o que o "mercado" faz com a nossa população. Quando o Lula disse que iria priorizar projetos sociais o "mercado" veio abaixo. Quando a tragédia humanitária dos Yanomami veio à tona, quando as universidades ficaram sem dinheiro, quando a saúde ficou sem dinheiro, quando o Guedes para mostrar números positivos da economia vendeu nossas empresas, retirou dinheiro da saúde, da educação e da assistência social, o "mercado" silenciou e continuou ganhando dinheiro. Então esse "mercado" não serve a n
-
CECILIA SUENAGA J DE CARVALHO
Mocinho vai olhar o que os países europeus estão fazendo para reerguer suas economias!
-
Mário Vinícius Gonçalves
Vê-se que o colunista é tão bom em economia quanto no uso do pretérito mais-que-perfeito. Vício/mérito (a escolha é do freguês) de liberal.
-
Marcelo Seraphim
Então quer dizer que o cara que elevou a economia do país a 6a posição representa um risco enorme para a economia? Rapaz, já era tempo de você entender que o mercado fica de mimimi no começo de todo governo progressista. Depois percebe que todos vão ganhar dinheiro numa economia em crescimento e com inflação controlada, como aconteceu nos governos Lula. Aliás, mesmo com todo esse seu alarmismo, as taxas de câmbio já caminham para níveis civilizados (abaixo de 5).
-
Ivan Cunha
É o tal mercado da elite do atraso!
-
-
Eduardo Elias
Análise realista.
-
André Silva de Oliveira
Bela coluna do Vinicius Torres. A única chance de desbolsonarizar o país repousa na adesão incondicional do Lula e do PT à democracia liberal e ao livre mercado. Isto pode ser feito sem prejuízo das políticas públicas igualitárias. Vamos ver como vão agir.
-
Eli S
Livre mercado do tipo Americanas?
-
-
André Silva de Oliveira
Bela coluna do Vinicius Torres. A única chance de desbolsonarizar o país repousa na adesão incondicional do Lula e do PT à democracia liberal e ao livre mercado. Isto pode ser feito sem prejuízo das políticas públicas igualitárias. Vamos ver como vão agir.
-
PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA
Excelente artigo.
-
Reinaldo da Silva
Alerta ao leitor: Leia pausadamente e respire, respire fundo e evite ler o último parágrafo. Por que? Pode ser que tenha vontade de cortar os pulsos, ou cair numa profunda depressão, ou ainda o que é mais grave, submergir no niilismo - a sensação da vontade que nega a si mesma como vontade. Pior que o pessimismo. Como demonstra a matéria , o niilismo não é nenhum papo cabeça. Ele opera em todos os lugares da vida. Portanto, cuidado principalmente com o último parágrafo. "Cuidado"!
-
João carlos Gonçalves de souza
Retrato atual : empresários associados a extremistas de direita e parte das forças armadas tentaram dar golpe de estado , o capitalismo brasileiro selvagem com os 3 mais ricos deram um golpe na economia com repercussão até na nota financeira do País , Banco Central com mandato divulga balanço fake , Folha forja tiro no presidente e diz ser fotojornalismo e o colunista faz uma coluna dizendo que Lula é o inimigo . Tá faltando jornalismo profissional ou a imprensa não aceita o pleito eleitoral.
-
Ivan Cunha
Esperar por jornalismo profissional num cenário onde a grande imprensa é dominada por meia dúzia de rentistas financeiros , árduos defensores da elite do atraso da qual fazem parte é querer tirar leite de pedra. O negócio é ler a imprensa internacional ou as alternativas.
-
-
FLAVIO Costa
Esse é o mercado que não abre a boca sobre as americanas
-
BRUNO CALDAS
O colunista segue a linha editorial da Folha, grande empresa que adora o deus Mercado. Aqui se chama PEC da Gastança o recurso legislativo que pretendeu garantir a continuaçao do bolsa familia, o resjuste do salario-minimo acima da inflaçao, e alguns parcos recursos para Saúde e Ecucaçao. Ou seja, o minimo de politica social, para matar a fome das centenas de milhares de miseraveis. Mas para a Folha isso nao é urgente.
-
BRUNO CALDAS
O colunista segue a linha editorial da Folha, grande empresa que adora o deus Mercado. Aqui se chama PEC da Gastança o recurso legislativo que pretendeu garantir a continuaçao do bolsa familia, o resjuste do salario-minimo acima da inflaçao, e alguns parcos recursos para Saúde e Ecucaçao. Ou seja, o minimo de politica social, para matar a fome das centenas de milhares de miseraveis. Mas para a Folha isso nao é urgente.
-
ana maria fontana bernardi
Já fui censurada no comentário anterior. Não devem publicar. Mas a minha crítica é ao colunista que sempre achei sensato. Parece que agora que Lula ganhou foi acometido pelo neoliberalismo radical, tb defendido por este veículo. Medo que Lula não seja o que eles querem. Tem conversado muito com Alexandre Swhartzman , aquele q fala que os economistas do PT são a Quermesse desenvolvimentista
-
Alexandre Rodrigues
Obaoba é só quando o miseráveis está no orçamento, quando é bilionário fraudando empresa é só mais um dia pro mercado.
-
FABIO TOMAZINI GOMES DE S
Na verdade ele chama de de "keyneisianos de quermesse". E está correto. A esquerda não enxerga as regras econômicas e quer levar tudo no obaoba. Isso não dá certo. Vamos ter que aguentar as consequências se continuar nesta toada.
-
Carlos Manoel Caiafa
Prezada Ana, muito difícil defender sua posição. Atualmente não há no mundo qualquer país comunista / esquerdista que tenha apresentados resultado pelo menos razoávei na economia. O Brasil é um bom exemplo. O PT pegou um paìs reformado e ajustado segundo padrão liberal, com inflação sob controle, contas públicas em equilíbrio, gerando superávitas primários, exportações em expansão; entregou um país com inflação em risco de descontrole, contas públicas desordenadas, com déficits primários.
-
-
ana maria fontana bernardi
Sempre gostei do bom senso do Vinicius Torres Freire , mas parece que agora foi acometido da deoença do neoliberalismo radical do Frias do Pagseguro ( ou seria ordem mesmo) . Parece que anda conversando muito com Alexandre Shwartzmann também. Irreconhecível. Parece ter medo que Lula não siga as " ideias fixas e cantilenas do Mercado neoliberal ultrapassado no Brasil"
-
Mauricio Coelho goiato Goiato
Segundo lula, empresarios são vagabundos..deve ser culpa deles..e de Bolsonaro..of course.
-
André Ferreira
A ortodoxia econômica nunca é o suficiente para os radicais da Folha de São Paulo.
-
Rafael Alves Albuquerque
Porta-voz do desastre. Mãe Dinah da hecatombe. Ou seria do PagSeguro?
-
REGINALDO MODESTO BARABA
Alguma notinha no jornal sobre a fraude na divulgação dos resultados econômicos do Banco Central independente?
-
Eduardo Freitas
Lula deveria nomear Eike Batista e os famigerados irmãos Esley para compor os quadros do ministério da economia.
-
Ivan Cunha
Realmente Lula representa um risco à economia. Àquela economia de mercado, mercado financeiro, claro, o de meia dúzia de empresários da especulação financeira que concentram mais de 50% da riqueza nacional. Porque o foco do novo governo é no mercado que inclui a maioria de consumidores , o mercado industrial , o mercado comercial , o mercado trabalhistas, todos estes praticamente desprezados pelo mercado financeiro.
-
Marco Nunes
Um cara que diz que empresário não trabalha e fica rico às custas dos funcionários é uma temeridade para um país. É tão incoerente que não sabe que o dinheiro para manter 37 ministérios, com milhares de pessoas mamando na teta, vem de empresas, conduzidas por vagabundos que acordam e dormem com o peso do estado nas costas.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Caro ! ... não existem dois mercados, e você é parte do único existente.
-
Erik Barroso de Andrade
Você fala como se tudo estivesse desconectado. Como se um setor não fosse base para o outro, principalmente o mercado financeiro que está diretamente ligado à esses outros mercados que vc sitou. Se a percepção do Lula for a mesma que a sua, infelizmente estaremos fadados ao fracasso econômico e social.
-
-
Rodrigo Andrade
Não se enganem. O "líder da democracia" adora atacar as instituições quando essas são contra seu projeto poder, vide as falas do "golpe" na sua primeira viagem internacional. O impeachment foi confirmado por todas as instituições, mas a defesa da democracia só vale se for a favor do PT
-
Marco Nunes
Golpe (quase mortal) foi o que ela deu no pais e o afundou numa tremenda recessão que demorou 2 anos para iniciar a recuperação.
-
Alexandre Rodrigues
Não se faça de desentendido, quando se fala em golpe, se fala sobre as manobras políticas que levaram ao processo institucional do impeachment, não tem nada a ver com o processo em si, mas aos atos que levaram, gravações do Juca, lapso de honestidade do Temer, sem contar outros participantes do golpe está aí pra confirmar.
-
Rodrigo Andrade
Luiz Fernando, se Temer é golpista e Alexandre de Moraes foi indicado por ele, significa que sua indicação ao STF é ilegítima? Com isso, você recomenda dar sequência ao processo de impeachment dele?
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Foi golpe mesmo, articulado e perpetrado sob o comando do golpista traidor traiçoeiro Michel Temer.
-
-
IFOFI FILHO
Rapaz, nós estamos falando de gente. Você não entende mesmo, né!
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Entenda que ele, de todo modo, também está falando de gente. Porém, ele fala sob racionalidade.
-
-
fábio corrêa
Leio gente falando em "surfe na onda FHC", "recebeu o governo em ordem" etc. Sem desmerecer conquistas do plano real de 93/97, mas como recordar é viver, vale à pena lembrar o desastre cambial em 99, país sem dinheiro e recorrendo ao FMI, inflação e desemprego em alta no fim de 2002, ambos em 2 dígitos e crescendo. É só buscar os dados. E por fim lembrar de uma tal crise mundial em 2007/2008. Coisa pouca, envolvendo derivativos subprime. Lembram? Será mesmo que não há merito na era Lula?
-
Marcelo Seraphim
É evidente o preconceito dessa gente que não admite um torneiro mecânico na presidência do Brasil, mesmo depois de ter saído com mais de 80% de aprovação.
-
-
João Jaime de Carvalho Almeida Filho
As duas faces de VTF: antipetista obcecado e sicário do patrão.
-
João carlos SPEGGIORIN
Democracia sob ataque? De quem? Do Bolsonaro, que fugiu do país? Daquela turba manipulada do dia 08/01 que em menos de duas horas foi colocada a correr da esplanada dos ministerios? Nada de novo sob o sol, o país continua o mesmo desde sempre: paraíso dos bilhardarios.
-
João Jaime de Carvalho Almeida Filho
O sério risco que o país corre na economia é ver os muito ricos desacelerarem seu processo de acumulação e ainda terem que tolerar os pobres comendo picanha.
-
João carlos SPEGGIORIN
Picanha não mais. Lula mudou o cardápio. Agora é um bifinho de soja, que nunca virá. Mas, ao vencedor as batatas.
-
Ricardo Pérez
Boa João. Este cara sempre arruma um jeito de falar mal do Lula. Escreveu 98 por cento a favor. No final coloco seu desejo real. Eu estava achando estranho tanto elogio ao Lula na pena deste personagem.
-
-
Caio Gomes
De tempos em tempos surge um Lacerda. Tenho certeza que a solução dos nossos problemas se chama Vinícius Torres Freire. Ele não acerta nada mas entende muito!
-
Adriano Chan
Sem especulações, alguém pode me explicar, com resposta concreta, de quê o mercado tem medo no discurso de Lula? Como o investimento em educação pode afugentar capital? Qual política seria necessária para abaixar o dólar alto que, segundo conselheiros financeiros nos EUA, deveria valer cerca de R$ 4,95, considerando-se as reservas do Brasil? A era da instabilidade política- por causa do desgoverno de um executivo que não deixou nem registros do que fez nem do que não fez - acabou. E agora?
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Simples, Adriano ! ... o mercado tem medo de desequilíbrio fiscal e da inflação decorrente.
-
FERNANDO GOMES
Quem disse que não deixou registros? Deixou registros fraudulentos. O Banco Central acaba de informar que "errou" e o que era superavit record passou a ser deficit record na balança comercial. Em qualquer lugar o presidente do BC já teria pedido demissão.
-
-
João A Silva
O último parágrafo está, tragicamente, perfeito.
-
MARCELO Cunha de Souza
Articulista inteligente se vende ao patrãozinho. Só falta defender os ladrões da 3G. Respeite a inteligência dos leitores, Vinícius. E crie coragem para romper com esse conluio neoliberal velho e mofado.
-
Cláudio Ornellas
O articulista tem razão, é preciso recolocar o mercado no poder: Lemman na Fazenda, Sicupira no BC e Telles no Planejamento. O Brasil vai bombar!
-
Dalton Matzenbacher Chicon
O mercado está sempre no poder, invariavelmente.
-
-
ALOISIO T MIRANDA
O colunista vai bem até o início da avaliação econômica. Aí revela o quanto se editorializa e se perfila com a opinião dos donos da mídia.
-
Antonio Melo
A imprensa dizia o mesmo em 2003 e em 2010 Lula deixou o Brasil como 6ª economia mundial, a caminho do fim do mapa da fome e do alcance do pleno emprego, conquistados em 2014 com Dilma. Não temos mais um governo liberal na economia e sim o retorno da socialdemocracia na economia onde os postulados e objetivos são outros. E se a sabotagem endurecer para Lula, pior ao adversários, Lula irá para um 4º mandato.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Recebeu a bola na marca do pênalti, escolheu comemorar o gol antes, e acabou por chutar para fora. Isso foi o período 2003-2015.
-
-
Everardo Vieira Gouvêa
Vinicius, na boa, o mundo mudou. O Bacen está errado e vc sabe disso. O Neoliberalismo se mostrou irresponsável sob todos os aspectos. Não estou defendendo intervenção estatal descontrolada, mas é preciso rever conceitos e estratégias.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
As duas faces da folha. Reclamar do holocausto ianomâmi, e adestrar o gado contra a Gastanca pra matar a fome do povo.
-
Afranio Andrade
Sim, Lula é um grande risco para a economia. No primeiro e no segundo mandatos dele o país correu sério risco de se tornar a quinta maior potência econômica do mundo. Agora, corre o risco de recuperar seu potencial esfacelada depois do golpe, principalmente nos ultimos 4 nos. Corremos o risco de voltar a crescer e ocupar lugar de destaque internacional.
-
André ZL-SP
Vc tá dizendo q o impeachment da Dilma aconteceu num cenário em q o país estava aínda numa situação extremamente favorável (e n afundado na maior taxa de desemprego da história por ex)I Poxa, aí é chamar todo mundo de imb3cil, né???
-
Rodrigo Andrade
Amigo, o PT pegou a melhor conjuntura internacional em 100 anos, com o boom das commodities e... desperdiçou! Ao invés de reformar e preparar a economia para décadas, preferiu distribuir dinheiro a rodo e o resultado foi o voo de galinha que terminou em 2014. Estude mais pra falar menos bobagem
-
Johel Souza Filho
Foram as reformas de FHC que colocaram o Brazil no caminho para se tornar potência econômica. Lula/PT destruíram a todas elas em seus anos de governo. Agora estamos indo para o desastre econômico. Você vai estar aqui para presenciar isto.
-
-
Afranio Andrade
Sim, Lula é um grande risco para a economia. No primeiro e no segundo mandatos dele o país correu sério risco de se tornar a quinta maior potência econômica do mundo. Agora, corre o risco de recuperar seu potencial esfacelada depois do golpe, principalmente nos ultimos 4 nos. Corremos o risco de voltar a crescer e ocupar lugar de destaque internacional.
-
Renato Guilherme Lebrao Nunes
Corre risco sim . Sem me alongar, por desnecessário, uma coisa é receber tudo organizado pela equipe de FHC ( Malan, Arminio etc) em pleno crescimento da economia mundial. Outra coisa é receber a herança do maligno e do Posto Ipiranga com o mundo em vias de entrar em recessão, no meio de uma guerra fabricada por Putin.
-
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
As duas faces da folha. Reclamar do holocausto ianomâmi, e adestrar o gado contra a Gastanca pra matar a fome do povo.
-
WELLINGTON SILVA DE MIRANDA
E nem uma palavra sobre o desastre das Americanas; fica patente que qualquer político publica significa irresponsabilidade financeira. Mais um texto datado.
-
Rodrigo Andrade
O foco do artigo é governo e política econômica. O que tem Americanas a ver com isso?!
-
-
José Cardoso
Pelo menos uma parte do discurso do Lula (sobre os juros e a autonomia do BC por exemplo), é semelhante ao que dizia o Ciro. Nesse ponto não deixa de ser um efeito da 'frente'. Os pontos fracos para mim são a imitação do populismo bolsonarista com a PEC da gastança, e a sinalização de incompetência administrativa, com o inchaço dos ministérios, e a mudança da lei das estatais.
-
ROMULO JOSE DE ANDRADE COSTA
Não sei onde esta matéria acha tanto pessimsismo na condução do Lula á frente da Nação! Parece torcer coantra! Calma gente o governo começou agora e não dá para ficar "alucinando" pessimismo ou apontando erros onde nada aconteceu! Vamos acalmar os ânimos e torcer pelo Brasil, sem saudades do Bosonaro!
-
Marcos Araujo
Quando tudo degringolar, o Lula, com a ajuda do Roberto Campos Neto , pode maquiar os dados. Com total apoio da Faria Lima, que nem se abalou com a derrapada do BC bolsonarista. Pelo o que estou entendendo Banco Central independente serve pra isto
-
CARLOS SANTOS
O bozo trouxe desastre em todos os sentidos, culminando com 2 genocídios e colocando em alto risco nossa frágil democracia. A FSP ajudou e muito a coloca-lo no poder e agora torce desavergonhadamente contra Lula.
-
Affonso Henriques
Economia maluca: Agora, faz o L, faz, quando a inflação disparar, explodir o desemprego e a corrupção!
-
MARIA F LUPORINI
Isso tudo já está aí há meses, ou melhor, há anos. Voltou do exterior?
-
-
Carlos Mello
E os editoriais da FSP também não ajudam. São muito bolsonaristas e gol pis tas. Não nos esqueçamos dos editorias sobre dita dura, aquele que dizia que a nossa foi light, que o país melhorou com Bozo e Guedes, sem tecer nenhuma crítica aos artifícios para baixar preço (ah se fosse o PT). Interessante é que sobre a ge no ci dio dos ianomâmis nada nem mesmo sobre a intentona de 8 de janeiro, que ficou numa conversinha muito tosca.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.