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  1. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Está acontecendo muito mi-mi-mi em relação ao problema. O produto é poluente, mas em algum lugar tem que ser colocado e, no mar aberto, a quantidade do produto é diluída sem maiores problemas. A Marinha está certa.

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  2. MAKOTO SHIMIZU

    Fato, é um porta-aviões construído entre 1942 e 1945, serviu à Marinha Britânica e Francesa e Brasileira. Deveria ser transformado num Museu flutuante, geraria trabalho e renda e seria um local permanente para turismo, estudos. É triste a tosca "solução" de afundar o mesmo, mas, é a mentalidade vigente de muitos, destruir, depredar, sabotar, afundar, vide acontecimentos recentes.

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  3. Claudia Ros

    Acho que poderiam usar o porta-aviões como prisão para receber os vândalos golpistas presos pelo ataque do dia oito e assim liberar espaço na Papuda e Colmeia.

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  4. Josue Oliveira

    O prefeito de Recife é o verdadeiro culpado, proibiu (para lacrar) a atracação no porto. Argumentou que o navio ia poluir. Mas não se importa com as palafitas jogando esgoto nos rios. E pior, cobertas com telhas de amianto. Vão causar um desastre ambiental no mar no longo prazo.

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  5. Wilson Barbosa Soares

    Marinha se preparando para o que faz de melhor: sumir com o problema, de preferência causando uma catástrofe ambiental no processo. E claro, agredindo os brasileiros, vida marinha inclusa. Gostaria muito que a FSP divulgasse os documentos relativos a este caso com as respectivas assinaturas dos oficiais - almirante, etc - responsáveis por esta tragédia.

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  6. Marco Antonio Esteves

    Apesar de não ter me detido acerca do assunto, não vejo o afundamento como solução, mas como transferência de problema ao meio ambiente, novamente. Acredito que transformar o navio em ponto de visitação, museu ou algo de gênero teria muito mais utilidade e menos danos ao ambiente.

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  7. Edson Rodrigues

    Como assim o governo brasileiro planeja entrar na justiça contra o estaleiro? Foi o governo que comprou essa sucata e depois não soube o que fazer com ela.

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  8. Claudemir Araujo

    A Marinha amadora do Brasil deveria contrar os colegar de outros países q saibam lidar com o problema

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    1. Josue Oliveira

      A Marinha não tem nada com o isso. Ela fez o certo, vendeu. O comprador abandonou o navio depois que o prefeito de Recife, lacrando, proibou a atracação no porto de Recife.

  9. Claudemir Araujo

    Acho q deveríamos contratar a Marinha de outro país q saiba lidar com esse lixo tó,xico. Não é caso para os marinheiros amadores do Brasil.

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  10. Diego Rodrigues

    Não há no país um lugar capaz de picotar o metal do navio e deixar na porta para uns carroceiros levarem e venderem no ferro velho?

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  11. Diego Rodrigues

    Há provável erro na descrição da água presente no navio. 2 mil litros eh nada, uma caixa d'água jogada no navio eh como um copo no chão. A informação correta deve ser que o navio está com 2.700 m3 e o limite seria de 3.500m3, ou seja, limite de 3milhoes e 500 mil litros.

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  12. Eduardo Freitas

    Pra quê trouxeram esse b.o novamente para o Brasil? Afunda isso na Bahia da Guanabara que é um esgoto à céu aberto.

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  13. Joaquim Rosa

    Mar não é lixeira.

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  14. Francisco da Luz

    Seria mesmo muito perigoso inalar pó de amianto a grandes profundidades oceânicas. O pó de amianto inalado juntamente com agua salgada grandes profundidades pode provocar infertilidade por dano gonadal e coceira nas partes

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  15. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    O que é tóxico? Muitas coisas são. Terebentina é e é cancerígena, no entanto eu tenho um frasco aqui em casa para combater fungos nos meus livros. O amianto é inerte, não dilui na água nem derrete. Afundando em profundidade vai ser como se nunca existiu. Acorda, Marina, que falta faz um estudo universitário!

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    1. Diego Rodrigues

      Não entendo nada de contaminação ou propriedades do amianto sob água ou não, mas estou certo que pessoas supostamente capacitadas do ministério dela alertaram, não eh algo que a ministra tirou da cabeça dela.

    2. Marcos Maia

      Tinham que arranjar um jeito de provocar a Marina. Preconceito é uma doença.

  16. VALMIR CINQUINI

    Mais um monumento à incompetência brasileira. Como se já não bastassem tantos que temos

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  17. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Amianto é inerte. Só faz mal em pó ou fibra flutuando no ar. Afundar não tem problema, Santa Ign.orâ.ncia! Afundem o casco em profundidade pelágica (mais que 1.500 m)

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  18. Alberto Kiess

    Pelo que eu entendi, este porta-avioes ficou ativo na Marinha de 2000 até 2014, com apenas 14 anos de uso, o casco já está em condições precárias? Faltou mais informações sobre a origem deste porta-aviões, de quem foi adquirido, por quanto, a situação dele quando foi adquirido e etc.

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    1. Edson Rodrigues

      Foi comprado da França por US$ 12 milhões, incorporado à frota brasileira em novembro de 2000. Construído em 1963, era considerado obsoleto. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1702200125.htm#:~:text=O%20porta%2Davi%C3%B5es%20S%C3%A3o%20Paulo,estilo%20na%20ba%C3%ADa%20de%20Guanabara.

    2. Silvio Alpendre

      A FSP já deu essas informações em matéria anterior. A compra dessa nave foi um negócio excelente. Muito bom mesmo. Os franceses e a oficina q o reformou comemoram até hj. Já o Cofre da Viúva, fuém

    3. Diego Rodrigues

      Foi comprado da França quando não servia mais pra ela acho, já era obsoleto e provavelmente em mau estado quando adquirido