Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. THIAGO LOPES DE AMORIM

    Se meu fusca falasse.

    Responda
  2. Eduardo Freitas

    Lula levou uma tortada na cara do Uruguai.

    Responda
  3. José Cardoso

    '...e o país tem um dos maiores PIBs per capita do planeta...' Menos. Numa lista da wikipedia ele está em quinquagésimo lugar, com cerca da metade da renda por habitante da Espanha, sua pátria mãe. Mas na nossa frente e da Argentina é verdade, o que não é muita vantagem.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Não é muita vantagem? Mais de dois terços classe média? Vc deve acreditar naquela divisão: duas pessoas, uma come um frango. Média: meio frango para cada uma. A Argentina tem renda per capita quarta por cento maior que a nossa, muuuito melhor escolaridade (alfabetizaram todos no século dezenove). E ficamos esnobando os vizinhos? MenAs.

  4. Iraia Galindo

    O direitista Lacalle Pou está "se achando".

    Responda
  5. Claudio Moreira Roberto

    Parabens ao Presidente uruguaio !! Lacraios fora ; varre p a lixeira .. lula nao chega até 25

    Responda
  6. Jose Martins

    Qual interesse da China em um mercado doméstico latino americano que representa menos de 2,5% do PIB mundial? Nenhum, só uma "lojinha" de bugigangas com "zero" de impostos e tranporte ponto a ponto, "by air freight" baratinho..

    Responda
    1. Maria Lopes

      Parece que vc esqueceu de uma grande parte das exportações brasileiras. Para a China. Melhor abrir um pouco o ângulo de sua visão geopolítica. Está bem estreitinha.

    2. Expedito Santana de Souza

      A China não dispensa mercado nenhum, por pequeno que seja, e foi isso que a fez crescer tanto.

  7. Antônio João

    A China depende muito mais do Brasil, por mais que o Uruguai ache que possa levar vantagem individualmente. Este laço Brasil e China é muito mais forte, porque a dependência é forte e é mútua. Se o presidente do Uruguai pensa que sabe jogar, jogo nunca presta, pois o final de jogos é um só, bancarrota.

    Responda
  8. Jose Martins

    O atual presidente uruguaio peca e muito com sua juventude e inexperiência romântica. O quão equilibrado pode ser um interesse de uma nação com a maior população do mundo e o segundo maior PIB, com uma pequena nação sulamericana com população 3x menor que o Estado do RS? A resposta é única - um entreposto aduaneiro chinês na região das Américas. Com tantos caminhos para seguir, ele foi escolher o rastro do dinheiro a curto prazo sem nada construir. Só faltar agora matar os povos originários.

    Responda
    1. osmar pavani peres

      O Uruguai matou todos , o ultimo foi enviado por Rivera à França como um animal , e que morreu viciado em alcool pelas ruas de Paris.

  9. GERALDO GALVAO FILHO

    Se o Mercosul isolar o Uruguai, e taxar pesadamente as suas exportações para o bloco; em que a China pode ajudar o direitista que está tentando inviabilizar o Mercosul.

    Responda
  10. José Anibal

    Inteligente posição do Uruguai, que preserva o desenvolvimento socioeconômico que desfruta, com 2/3 da população na classe média, em vez de ficar amarrado a âncoras como Argentina e Brasil.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Tudo isso graças às políticas do Mujica...não esqueça

  11. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A direita sempre foi pouco patriótica ao procurar mercados para empresas e não para fortalecer o país como um todo. Se os países subdesenvolvidos não se unirem, jamais conseguirão concorrer com os ricos.

    Responda
  12. João Guedes Braz

    O Mercosul vale a pena, quando se negocia em bloco tem outro peso, porém, o Uruguai tem certa razão, Bolsonaro abandonou o Mercosul que está renascendo agora.

    Responda
  13. Celia Moura

    Uruguai: 85° país na economia mundial. Realmente, fará toda a diferença sua saída do Mercosul...

    Responda
    1. José Anibal

      Quem dera estivéssemos na 85a posição, mas com 2/3 da população na classe média. Acho que eles têm algo para ensinar.

  14. Luís Cardoso

    Pelo peso que a Folha dá ao assunto, deveríamos esperar que a armada uruguaia fosse invadir todos os países da América do Sul na semana que vem. Menos folhinha, menos. Se o Uruguai um dia passar a ter o papel que Israel cumpre no Oriente Médio em relação aos EUA (no caso seria em relação à China) então deveríamos começar a nos preocupar e muito. Em que pese o respeito à população uruguaia (e nenhum ao direitista Lacalle Pou) a população daquele país é menor do que a do estado da Paraíba.

    Responda
  15. Alexandre Swioklo

    Com o acordo com a China o Uruguay vai exportar carne e soja e importar eletrônicos. O mesmo que o Brasil faz, a diferença é os uruguaios vão pagar bem menos pelos eletrônicos pois não vão ter uma Multilazer para atravessar as compras.

    Responda
  16. Milton Nauata

    Desculpem me os uruguaios, o país é anão entre dois gigantes vizinhos, em termo de população é menos de 1/3 do estado gaúcho, territorialmente e bem menor q RS, portanto não tem peso no Mercosul, se quer um voo solo q vá em frente e boa sorte.

    Responda
  17. osmar pavani peres

    Fora do mercosul e atrelada à China. Tudo bem, é um direito do Uruguai. Vai vender carne e importar produtos chineses . E? Vai se tornar um bazar como o Paraguai? Ou acreditam que Argentina e Brasil irão aceitar o Uruguai como atravessador? O pêsovdo Uruguai é muito pequeno e fora do mercosul ficará menor ainda.

    Responda
  18. eli moura

    A abertura da economia do Uruguai significa exportar grãos e importar tudo que for manufatura. China faz centenas de execuções a mais que Cuba por ano. Manter se no mercosul eh estar sob influência de líderes a esquerda. Não é economia, não é direitos humanos, apenas sobrevivência política.

    Responda
  19. eli moura

    A abertura da economia do Uruguai significa exportar grãos e importar tudo que for manufatura. China faz centenas de execuções a mais que Cuba por ano. Manter se no Uruguai e estar sob influência de líderes a esquerda. Não é economia, não é direitos humanos, apenas sobrevivência política.

    Responda
  20. Erik Barroso de Andrade

    Não é a esquerda que prega que os problemas dos países sejam resolvidos pelos cidadãos dos próprios países? Ou só vale pra defender ditaduras parceiras? O Uruguai tem todo o direito de negociar com quem queira. Brasil é Argentina que cuidem de seus países, que afinal, não andam muito bem.

    Responda
  21. Enir Antonio Carradore

    “Acena”. Por favor, encontrem outra palavra! Vejo isso toda hora aqui.

    Responda
  22. Joaquim Rosa

    Nossa província rebelde. Já passou da hora de voltar à navegação mãe.

    Responda
    1. José Anibal

      Muito democrático você.

    2. Joaquim Rosa

      à nave mãe. Mal dito corretor!

  23. Wilson Rossi

    Atrasada é sua opinião Denise.

    Responda
  24. Maria Irene de Freitas

    Ao final e ao cabo tudo se resume em vaidades, desejos pessoais. Não li na reportagem algo que o presidente tenha feito de relevante para a população.

    Responda
  25. Marcelo Carneiro da Rocha

    Titulozinho de matéria fraco coloca o Uruguai numa posição que não existe, é melhor a articulista ler alguns livros de história , olhar no mapa ver o país, quem são seus vizinhos. Por seu isolamento geográfico , sim o Uruguai está fadado a ter uma boa relação com seus vizinhos ou a vida passa a ser bem mais difícil por lá.

    Responda
  26. lenise de souza ferreira

    Mercosul= atraso na América do Sul

    Responda