Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Ribeiro

    S.P. é um economista anacrônico enquanto o mundo dá voltas. Todos sabemos que a derrocada final da economia argentina foi a privatização atabalhoada promovida pelo governo Menem que vendeu tudo e agora não tem mais o que vender, visão imediatista e sem perspectiva de longo prazo, muita parecida com a de Paulo Guedes que tanto elogia. Quem é o Brasil ou qualquer país da A.L. diante da China, EUA, U.E. se não se unir numa perspectiva econômica. É a geopolítica burr...

    Responda
  2. Nilton Silva

    É o complexo de vira-lata às avessas. O pt não pode nem com os nossos problemas e quer resolver o problema dos outros.

    Responda
  3. lincoln moreira mendes

    Matéria rasa. Preconceituosa. Visão preconcebida sem referências teóricas Que tal falar da importância da moeda única e como fazê-lo. Fundo de seguro para possíveis inadimplentes. A Folha devia rever comentários de churrasco com amigos que são publicados como matérias sobre determinado assunto. Qualidade cada dia piorando.

    Responda
  4. Iraia Galindo

    Calote?!!! Sobre o calote das Americanas o Sr. nada declarou. Tudo bem...os três "bons golpistas" são deuses do mercado. Não tenho a menor dúvida de que os seus artigos serão publicados com a intenção de criticar o governo Lula de todas as formas possíveis. É evidente, muito evidente que falta honestidade intelectual aos jornalistas da Folha. VocÊS gastam muita energia mental com o objetivo de desinformar, confundir, descontextualizar. Sonho com uma imprensa honesta.

    Responda
  5. Eduardo Freitas

    Lembrando que a esquerda destruiu a Argentina.

    Responda
  6. Antonio Melo

    Samuel também elogiava Paulo Guedes, que pegou o Brasil como 9ª economia mundial e entregou em 2022 como 13ª, com selic acima de 13%, desindustrialização. Além do desemprego e inflação, que não são de dois dígitos pelas manipulações inclusive considerando o micro empreendedor individual (fruto do desemprego) como empregados no Caged, e retirar impostos dos combustíveis para baixar a inflação. Não ouçam o Samuel, é um liberal que perdeu o eixo. .

    Responda
  7. Luiz Gomide

    Que tal melhorar as máquinas de moer carne que são as rodovias brasileiras? Investir nas cidades em destruição contínua pelas enchentes? Onde estão os ambientalistas para discutir a poluição ambiental da produção de gás à partir de xisto?

    Responda
  8. eli moura

    O Brasil exportou quatro e meio bilhoes de dolares mesmo com o abjeto Bolsonaro, com Lula este valor pode dobrar. Quantos empregos gerados e impostos gerados estes números significam? Qual o valor do calote? Os bloqueios ideológicos de míopes que se auto definem economistas, ou QIdeostras que os seguem sem ver dados, não passam de candidatos de patridiotas que nem sequer contas de padeiros fazem.

    Responda
  9. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Pareceu-me uma linha de argumentação tendenciosa. E, claro, sem possibilidade de embasamento empírico já que aposta num certo "videntismo": a Argentina - o maior parceiro regional brasileiro no comércio exterior - dará calote...

    Responda
    1. Renato Cruz

      Em 2001, a Argentina deu o maior calote da história do capitalismo. É a grande especialidade do país: viver acima do que pode, sempre à base de empréstimos de qualquer um que esteja disposto a emprestar para eles, e não pagar, jamais pagar dívida nenhuma.

    2. Claudio Gomes

      Eh pq já deu inúmeros calotes em todos. Como nada mudou, continuará dando. Não precisa de videntismo pra entender isso.

  10. Rafael Alves Albuquerque

    "Deixemos com a China". "O Brasil não pode". Tá vendo aí? Pequena mostra da visão pequena do Brasil pequeno que essa gente parece querer.

    Responda
  11. Miriam Santos

    Finalmente, um argumento contra que toca. Até agora, não tinha visto um bom. Esse faz muito sentido.

    Responda
  12. Rafael Alves Albuquerque

    O articulista escreve usando verbos que só se poderia usar para as certezas matemáticas. O famoso escriba vidente. Os são as "certezas" da torcida?

    Responda
  13. Cristina Dias

    “O Brasil não tem recursos para desempenhar esse papel. Deixemos para a China.” Afinal, a China investe nestes mesmos países por quê? Porque é tolinha ou porque tem visão de futuro?

    Responda
  14. Mário Mauá Chaves Ferreira

    Excelente Samuel.

    Responda
  15. Mário Mauá Chaves Ferreira

    Excelente Samuel.

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sobre as americanas nada né samuca ?

    Responda
  17. NACIB HETTI

    Argentina deixou de ser confiável. Lá tem denúncias de corrupção todos os dias. Parece o Brasil em governos passados.

    Responda
  18. Rafael Lopes

    Que sujeito limitado. Apresente 10 problemas para o Samuel, de diferentes áreas, saúde comércio exterior, etc. Sua resposta é sempre a mesma. Não façam nada, deixe q o mercado se ajeite sozinho. Na mediocridade de hoje é deixar pra China lidar com isso.

    Responda
  19. MARCELO Cunha de Souza

    O que faz um economista, neto de um grande infectologista e comunista histórico, só pensar em mercado em detrimento do desenvolvimento de um povo e suas relações vizinhas? Cabecinha fraca

    Responda
    1. MARCELO Cunha de Souza

      Cláudio, acredito que você não entendeu ou não queira entender o que escrevi. Não estou atacando a pessoa, o Pessoa, mas sim seu pobre argumento, que como sempre favorece o mercado e o dinheirismo em detrimento de política social e moderna. No mais, conheço Samuel e sua família desde adolescente, daí meu comentário, que não tem nada de pessoal, tem a ver com história e formação. E me comparar com bolsonaristas é muito raso e você, sim, ataca a pessoa e não o argumento. Pense antes de escrever

    2. Rafael Lopes

      Que argumento Cláudio? Que não vai dar certo pq a Argentina vai dar calote? Que argumento é esse? O ponto aqui é justamente a falta de argumento.

    3. Claudio Gomes

      Atacando a pessoa e não o argumento. Bolsonaristas também fazem isso, certo? Diga lá por que o argumento está errado.

    4. NACIB HETTI

      O mercado adora comunista histórico.

  20. Gil Almeida

    Lula jamais deveria implementar uma política econômica para manter a irresponsabilidade de outros governantes com suas economias. Isso é importar problemas e promover a irresponsabilidade fiscal de governantes incompetentes. Moeda comum é o Dolar e não precisa de outra no momento.

    Responda
  21. eli moura

    O que este suposto economista escreveria da China a trina anos atrás controlando todo o fluxo de capital? Certamente algo do tipo China Bangladesh, mas hoje é a segunda economia do mundo. Isto porque aquilo não estava conforme o padrão do modelo econômico mental dele. Neste mundo atual modelos mentais tem que ser atualizados rapidamente. Sai da caixa e vai descobrir que a terra não é plana.

    Responda
  22. steven beggs

    Samuel, só uma pequena correção: desde dezembro 2022 ao usar cartão de crédito internacional na Argentina, a conversão é feita por um valor bem próximo do dólar Blue, o dólar paralelo. Usei Mastercard em janeiro na Argentina e foi debitado pelo câmbio oficial. Alguns dias depois recebi um crédito da diferença para o dólar perto do Blue.

    Responda
  23. eli moura

    A Argentina tem mais de cinquenta milhões de habitantes , muito rica em recursos minerais nobres, campos para agropecuária um IDH relativamente alto. Um mercado que pode consumir e produzir bens manufaturados. Manufatura significa empregos e bem estar. Existe um universo fora da caixa do mercado financeiro. Este calote pode ser nada perto das oportunidades. Sai da caixa ogro.

    Responda
  24. Ricardo Baumhardt

    Avisa o Haddad...

    Responda
  25. José Cardoso

    Primeiro receba-se dos caloteiros atuais. Depois faz-se novos empréstimos a futuros caloteiros.

    Responda
  26. MARIA STELA C MORATO

    Um país com inflação de 95 por cento ao ano não é confiável.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Mas este ano de acordo com previsões do Banco Mundial irá crescer o dobro do Brasil. EUA está com inflação de 14%, maior desde 82, mas com pleno emprego. Dependendo da conjuntura não é tão ruim assim.

    2. Fabio Leandro

      É o básico a se olhar neh... mas a turma da P T acha legal ajudar a argentina. Tudo isso por um projeto de poder maior do cidadão eleito em 2022 no Brasil.

  27. Amaston Luiz

    excelente artigo professor, abs

    Responda
  28. jose luiz ribas

    Ufa, ainda bem q o Brasil está ótimo. A riqueza financeira so cresce, não e mesmo defensor dos financistas. O liberalzinho q deixou a presidência deixou o país desse jeito. Intragável o q essa figura escreve.

    Responda
  29. Andre Rypl

    Pois, como esquecer a miséria a que foi levada a Argentina justamente pelas políticas ultraneoliberais de Menem, o tal das 'relaciones carnales'. O colunista, olconvenientemente, parece esquecer, guiado pelo dogma do Deus mercado, descolado da fome, da miséria e da vida do dia a dia.

    Responda
  30. paulo werner

    Raciocínio que lembra a indignação de liberais ao Fome Zero. Séculos de indiferença foram interrompidos por um volume baixíssimo de recursos, face a grandeza dos resultados. Agora, todos concordam que uma Argentina forte beneficia o Brasil, mas nenhum liberal desenhou uma estratégia que enfrente o problema. Gosto de governos que enfrentam os problemas. Errar ou acertar é da vida......

    Responda
  31. paulo werner

    A China pode fazer investimentos estatais estratégicos, nós nunca. A China pode financiar obras estratégica no exterior, nós nunca. A China pode levantar pre-requisitos para o investimento estrangeiro, nós nunca. A China pode mobilizar sua diplomacia para defender interesse de suas empresas, nós nunca. a China investir pesado em educação e pesquisa, nós limitamos os dois sob um teto e os chamamos de gastos....entendi.... o Sr. tem muito a ensinar ao mundo....

    Responda
  32. oswaldo schmitt

    Espero que o Lula nao tenha a irresponsabilidade de pegar reais ou dolares de nos contribuintes para dar a Argentina ou qualquer outro pais. Quando um pais nos da o calote e isto que acontece…!

    Responda
  33. Carlos Telles

    O autor do texto e a maioria dos comentaristas podem me dar um palpite para a mega sena? Vocês pelo jeito sabem tudo baseados em estatísticas e parecem ser tão bons que eu arriscaria um palpite indicado por vocês.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Por que não previu o golpe das Americanas?

  34. Jose Roberto de França

    Vejam meus senhores que coisa linda e maravilhosa: o ilustre senador Jean Paul Prates tomou posse como novo presidente da Petrobras na tarde do dia 26, pela manhã a própria Petrobras vendeu o campo de Albacora. É inacreditável. O Lulinha paz e amor terá uma explicação pra essa traição? Vamos aguardar.

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      O Ilmo. Sr. Paulo Werner tem muita facilidade de rotular as pessoas de sem vergonha. Isso é o retorno camaleônico do ethos fascista. Gestado no ventre tolerante e permissivo da democracia brasileira. Rejeito radicalmente essa tolerância. Porque os tolerantes serão destruídos e junto com eles a tolerância. Quero ver na hora do pega pra capar de que lado você ficará.

    2. Iraia Galindo

      Primeiro tem que buscar informações verdadeiras para não divulgar falsidades.

    3. Jose Roberto de França

      Mentira. Essa venda foi feita no dia 26 pela manhã, e o presidente tomou posse na Petrobras à tarde. Essa é a verdade. Sempre protestei contra a destruição da Petrobras. Inutilmente. É verdade. Te orienta. Ainda é tempo.

    4. Rodrigues Machado

      Na verdade essa venda foi feita no governo passado e você ficou calado.

    5. paulo werner

      venda realizada em abril de 22. Cobre do imbro chável

    6. paulo werner

      Se tivesse vergonha, teria feito uma rápida pesquisa (40 segundos) pra saber que o pagamento foi realizado no dia 26, mas que o contrato de venda foi celebrado ainda em 2022. Se o Sr. realmente ficou incomodado com os valores criminosamente baixos da negociação e questiona uma venda vergonhosa, sugiro cobrar do ex-presidente que manteve a PPI e onerou os Estados pra reduzir os preços nas bombas meses antes das eleições....

  35. EDSON DE FENDI

    "Hecha l leye, hecha la trampa" é o melhor ditado que os argentinos inventaram. Eles continuam achando que podem enrolar todo o mundo. Agora pegaram o Lula e o PT. Como diria minha avó: São todos "tramposos".

    Responda
  36. EDSON DE FENDI

    "Hecha l leye, hecha la trampa" é o melhor ditado que os argentinos inventaram. Eles continuam achando

    Responda
  37. Marcelo Magalhães

    Os economistas midiáticos brasileiros são experts e previsão de calote. Por exemplo, foram unânimes em apontar o calote cubano de algo próximo a 500 milhões de dólares, ou 2,5 bilhões de reais. A dificuldade deles é reconhecer que a malandragem brasileira mete 42 bilhões em fraude e consegue blindagem judicial. Isso não lhes causa nenhum tipo de estranhamento.

    Responda
  38. PAULO CURY

    fazer negócio com o hermanos é dir de cabeça certa

    Responda