Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Manoel Cardoso

    Esquece Temer, Lula. Esquece Lula, Gaspari. Perdeu mané, não amola.

    Responda
  2. Antonio Melo

    Acreditar no impeachment de Lula é como acreditar na reeleição de Bozo. Lula só cometeu um lapso, ou um desabafo, ao chutar cachorro morto.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Pera aí, se o Temer não for golpista, seria eu então!

  3. Evandro Loes

    Fácil dedução. Chamou Temer de golpista para já se proteger de eventual iniciativa de impeachment contra si, pois terá o Lira no comando da Câmara e ali não há fidelidade canina ao governo. Lula já temer um efeito Temer em seu governo, por isso colar a imagem de golpe no impedimento da Dilma.

    Responda
  4. Guilherme Pereira

    Realmente Lula não precisa ficar relembrando o nome e autor intelectual e político, com caracter duvidoso já que era o vice presidente, afinal, até os alunos da pré-escola sabem disso. Agora ele, o golpista, não deveria chamar o outro de bandido, no máximo poderia chamar de aprendiz de trombadinha, na comparação com ele próprio.

    Responda
  5. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Chamar o conde drácula apenas de golpista é um elogio. E o Porto de Santos, as malas de dinheiro, etc.

    Responda
    1. alderijo bonache

      O conde drácula é um tremendo TROMBADÃO! Defendê-lo significa puxasaquismo ou medo!

  6. Fernando Alves

    Pelo visto o criminoso contumaz Temer tem que ser bajulado por todos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A culpa é do Lula sempre.

    2. Neli de Faria

      Se é criminoso porque o Lula o escolheu para vice duas vezes? O erro foi de lula.

    3. Neli de Faria

      Se é criminoso porque o Lula o escolheu para vice duas vezes? O erro foi de lula.

  7. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Artigo chocho. Não combina com o nível do autor.

    Responda
  8. Cesar Paes

    Lula acha que tem um apoio popular muito maior que o real. Votou nele quem nunca tinha feito isso antes, para expulsar Bozo Lou co do poder, acreditando que o jogo rasteiro de dividir a nação em "nós e eles" ficaria apenas do lado bolsonarista derrotado e chorão, mas parece que quem pensava assim se enganou e não há nada de novo no front. Ainda dá pra corrigir esse rumo: é preciso união, deixando de lado picuinhas, para pensar na reconstrução do país como prioridade.

    Responda
  9. Valdir Silva

    Sim, foi golpe. Pedaladas fiscais? Tenha paciência... Porém, Lula não está sendo hábil, precisa desarmar os espíritos. E não olhar o retrovisor, como alguns dizem. Faz parte do passado, Lula precisa descer do palanque. Seus discursos lembraram-me das bobagens ditas por Bolsonaro. Esse discurso vai atrapalhar. Tebet, Alckmin e outros que apoiaram o golpe, como ficam? Eu posso falar que foi golpe. Ele não.

    Responda
  10. JOAO PESSOA

    Quem não é petista é golpista.

    Responda
  11. ana maria fontana bernardi

    Lula não precisa de motivo para chamar Temer de golpista. Foi Golpe mesmo, já comprovado, pois não houve crime de responsabilidade. Temer conspirou junto com Aécio e Eduardo Cunha para que o golpe acontecesse. É a Turma da pinguela. São fatos.

    Responda
    1. alderijo bonache

      O CONDE DRÁCULA SEMPRE FOI GOLPISTA E TRAÍRA, Só Não sabe quem não o conhece!

    2. Neli de Faria

      Lula falou que era golpe para esconder seu Erro ao ungir a Técnica Dilma, invés de alguém experiente como Marta, Tarso, Benedita da Silva, Olívio, Vianna. Se Temer é tudo isso, por que lula escolheu Temer? Outro erro do deus. Color foi absolvido pelo suposto crime pelo stf. Impeachment é processo Político. Lula errou duplamente: escolher dilma e Temer.

    3. Edison DeOliveira

      Esqueceu do Serra que esperava se tornar presidente pelas portas dos fundos. Mas o PSDB foi o grande arquiteto de tudo isso com a ajuda da Janaina pra levantar o suporte das direitas e do coveiro pra entrar no palacio.

  12. JAYME KOPELMAN

    Elio, a resposta é bem simples: depois de quase 7 anos vivendo sob a égide de mentiras, desinformação e fakes, chegou a hora da verdade e não do cinismo e da hipocrisia. E essa é uma das verdades mais óbvias , coisa que até o Eduardo cunha sabe de cor. PS: volte Janio de Freitas! JK

    Responda
    1. Neli de Faria

      Lula falou que era golpe para esconder o seu erro: ter ungido a Técnica Dilma invés de alguém experiente do Partido como Marta, Tarso, Olívio, Vianna, Benedita da Silva. Ele errou e os marqueteiros do pt inventaram que era golpe.

  13. José Duarte

    Temer: golpista. Não adianta espernear, a história é recente e clara.

    Responda
  14. Berenice Gaspar de Gouveia

    Será porque o vampiro É Golpista?? E traíra?? O Gaspari gostaria que chamássemos a ditadura de governo militar e o gilpe de 1p de abril de revolução de 31 de março. Saudades e tem di colinho di Golbery

    Responda
  15. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    O Lula tem que optar:ou desce do palanque e começa a governar de verdade ou fica em campanha até 2026 e perde como seu antecessor, o PT tem problemas cognitivos ou seria impressão nossa?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Pelo menos ele não tem problema em pensar na saúde da população, vai ter vacina e campanha para vacinação. Não fugiu de visitar indígenas morrendo de fome e não vai, como o genocida, dizer que pintou um clima com crianças refugiadas. Menos mal que não serão mais de 700 mil mortes enquanto o pr estava correndo atrás de ema no Palácio. Tá melhor agora ou prefere o trágico dos anos anteriores?

  16. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A democracia venceu ao derrotar o bolsonaro, mas ao andar da carruagem, se esse governo de frente ampla não der certo, corremos o risco de outro inepto, corrupto, intolerante, genocida surja novamente e voltemos a ser uma república de bananas.

    Responda
    1. José Duarte

      O ratinho, marionete do ratão, é um semelhante e quer ser "rei". cuidado.

  17. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Como tem político brasileiro que adora dar tiro no pé, será pouca inteligência ou prepotência pura?

    Responda
  18. Nelson Vidal Gomes

    Não existe golpe parlamentar! Não há registro dessa figura "híbrida" em nenhuma obra de Teoria Geral do Estado. Golpe contra nossa democracia o cometeu Lula ao agredi-la em solo estrangeiro perante outras autoridades que não as nossas. Que venha seu impeachment e Alckmin, o quanto antes, para fim do famigerado "nós e eles" e a pacificação da nação. Lula assim disse prevendo o que de semelhante possa lhe acontecer em breve. Deus nos ilumine e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ayer Campos

      Nenhuma iluminação está ao alcance de bolsonaristas, fanáticos, enrustidos ou engabelados.

    2. Neli de Faria

      Quem errou foi Lula ao impor uma técnica invés de alguém com capacidade política como Marta, Tarso, Benedita da Silva. E o PT joga que foi golpe para não criticar o deus lula.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Alderijo. Não é PT saudações! É PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) saudações! Namastê!

    4. alderijo bonache

      NELSON VIDAL GOMES, vc é um enrustido, vá prá Orlando, cara! Lula deve governar com pleno exercício do poder que as urnas lhe conferiram e pt saudações.

  19. Wil Prado

    Ora, bolas: o fato dele ter participado da montagem do golpe contra Dilma. Precisa de outro motivo? Tenha paciência Gaspari!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Lula falou que era golpe para esconder o seu erro: ter ungido a Técnica Dilma invés de alguém experiente do Partido como Marta, Tarso, Olívio, Vianna, Benedita da Silva. Ele errou e os marqueteiros do pt inventaram que era golpe.

    2. alderijo bonache

      Dilma foi uma candidata que nasceu natimorta, aceitar o Temer como vice, pelo amor de Deus, esperava isto mesmo, ter tolerado a MARTACHA numa greve de servidores areportuários e sair com aquele conversa do RELAXA E GOZE em Campinas e não demiti-la, ao vivo, foi o fim da festa!

  20. Neli de Faria

    O marqueteiro do PT nem para ser original é: Collor também disse ser golpe. Basta algum historiador que ama o PT pesquisar a Folha de nove de novembro de mil novecentos noventa e dois. Tanto não foi Golpe que o Ministro Lewandowski presidiu o Impeachment e Renan Calheiros era o Presidente do Senado. Ambos Lulistas. Então porque silenciaram à época? Lula menoscaba o Congresso Nacional e a Corte Suprema que anulou seu processo.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Alderijo.Qualquer aldeão ou fanático? Escrevo tecnicamente. E o único fanatismo que respeito é por futebol, porque sou Santos. Quem errou foi Lula ao impor uma técnica invés de alguém com capacidade política como Marta, Tarso, Benedita da Silva. E o PT joga que foi golpe para não criticar o deus lula.

    2. alderijo bonache

      Qualquer aldeão dos rincões mais atrasados deste país, sabe que o Temer sempre foi golpista!

  21. Neli de Faria

    Lula esquece que o Ministro Lewandowski presidiu o Impeachment e Renan Calheiros era o Presidente do Senado. Ambos Lulistas. Então porque silenciaram à época? O Ministro Lewandowski grande Jurista, professor das Arcadas,deveria ter falado: o processo está errado por isso, isso e isso. É golpe.E silenciou!Lula quando endossa o que o marqueteiro do PT disse, que não é jurista, menospreza abissalmente dois vultos da História.Além do Congresso Nacional e o STF.Collor também achava que era golpe!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Se fosse golpe deveria ter apontado no ato, afinal, o Juiz tem o dever de analisar tudo que envolve o Feito. Se houvesse algum erro material e processual, caberia ao Ministro apontar. Ele chancelou a perfeição do trâmite processual. O Ministro avalizou o Impeachment e falar em golpe é desprezar uma ministro que tem capacidade jurídica ímpar. Falta do que falar. E o Senador, Lulista, Renan Calheiros era o presidente do Senado. Processo perfeito.

    2. José Duarte

      O ministro não analisou o processo, só o trâmite. Acorda.

  22. Claudio Carvalho

    Não gostaria de chegar à idade do sr. Elio Gaspari sem poder chamar as coisas pelo seu nome. O Lula incomoda muita gente por isso: sabe dar nome aos bois e não faz concessão à covardia. Deve ser difícil envelhecer, olhar para trás e não reconhecer (por faltar) uma trajetória de coragem. O Temer é gol pis ta; e tem jornalista que deixou a vida passar fazendo gol de mão para despistar a informação da verdade.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Temer é golpista de antanho!

    2. carlos carvalho

      Excelente comentário, o jornalista se prende ao passado, anula o presente faz vista grossa para as ações do vampiro!

  23. Ana Elisa Lobo

    Gaspari, o Lula está certíssimo em chamar as coisas pelo seu nome. Foi golpe sim! Se não tivessem dado o golpe na Dilma em 2016, Lula não teria ido pra cadeia injustamente, e não teríamos tido este desgoverno do inominável!

    Responda
    1. alderijo bonache

      Todo mundo mundo sabe do que o Temer é capaz pelo poder!

    2. Neli de Faria

      Tanto não foi Golpe que o Ministro Lewandowski presidiu o Impeachment e Renan Calheiros era o Presidente do Senado. Ambos Lulistas. Então porque silenciaram à época?

  24. Valter Luiz Peluque

    Pode não ter sido muito conveniente o momento político interno para chamar Temer de golpista, mas Lula não precisa pisar em ovos para dar o nome certo das coisas. Temer participou do golpe institucional a que chamaram impeachment . Lula foi único ofendido, com 580 dias em cana, nesse fato grotesco que assim ficará na história.

    Responda
  25. Luci Dann

    Michel Temer é "golpista"sim

    Responda
  26. Ricardo Santos

    Se a nova bancada partidária do genocida infame pensar que fará o mesmo que outros fizeram com a Dilma, irão se quebrar esses políticos, pois desta vez não haverá chance para arruaceiros provocarem golpe.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Aí ele Alderijo concordou conosco: Dilma não deveria estar lá, Quem errou foi Lula ao impor uma técnica invés de alguém com capacidade política como Marta, Tarso, Benedita da Silva. E o PT joga que foi golpe para não criticar o deus lula.

    2. alderijo bonache

      Experimentem! Lula não é a Dilma!

  27. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Elio pergunta "O que levou Lula a chamar Michel Temer de 'gopista?". E oferece prêmio. Não quero o prêmio, mas sei a resposta: foi a verdade. Michel Temer é um golpista traidor traiçoeiro que, junto com as atitudes anteriores de Aécio Neves, desencadeou o bolsonarismo.

    Responda
    1. Luci Dann

      Sim ,concordo com vc ,está ai pra quem quiser ver - Michel Temer é "golpista"

  28. Nilton Silva

    Ainda bem que o pt vai encontrar um legislativo fazendo oposição. Deixar o partido muito livre dá no que deu com a Petrobras, pra dizer o mínimo. E olha que eu sempre votei no Lulinha.

    Responda
  29. Joana Souto

    O próprio temer reconheceu que era golpe dm rede nacional. Recentemente na Fiesp não foi golpe? Se todos os governadores, todos os mandatos de presidente anteriores e tb, posteriores, já que Bolsonaro também fez pedaladas fiscais, faziam essa prática generalizada, o argumento jurídico foi só um.pretexto. além do mais, essa é a mesma turma que dizia que a esquerda exagerada quando chamava o boldonaro de fascista e genocida.

    Responda
  30. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Ando procurando o Elio de tempos pretéritos.

    Responda
  31. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Até o Eremildo sabe a resposta: Porque Temer é golpista.

    Responda
  32. Alberto Melis Bianconi

    Nossa! Quanta firula para afirmar que Lula não mede as palavras. Isso, claro, na opinião dessa coluna de fofocas, porque todo mundo sabe que Lula não é um amador em matéria de política. É a arrogância típica se nossas zelites: se sujeito não alcança entender uma atitude de um político, esse político está errado.

    Responda
  33. NACIB HETTI

    Lula falou para os seus. Quem impôs o Temer como vice foi o Lula. Dilma não queria.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Isso não o exime de ser golpista. E efetivo, ao contrário de Bolsonaro que fracassou. Tinha apenas uma parte dos milicos e não tinha o Eduardo Cunha.

  34. Sergio Moraes

    Temer e Bozo são do mesmo projeto, pois militarizaram o governo. Temer deu o golpe que viabilizou Bozo, boneco de milico. Para quem tratou Geisel como freira em meio à ditadores, é facil decompor a história para dar a versão mais conveniente...

    Responda
  35. Antonio Abrão

    Não querem chamar de golpe, tá ok... mas no mínimo um conluio foi, ah isso foi e dos bem grandes que envolveu todo o estabilishmant, especialmente milicos, empresários e o deus mercado... Este conluio gestou o coiso!

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      O PSDB foi o celebro disso. So' que pensou que ia tomar a presidência sem voto, acabou se evaporando. Hoje esta' sendo chamado partido nanico. Eta karma!

  36. Paloma Fonseca

    É o vocabulário de agressão mútua entre políticos de correntes distintas. E pensar que até bem pouco tempo estavam sentados lado a lado na posse do Alexandre de Moraes como presidente do TSE. Vocabulário evidencia ânimos acirrados, desejo ardente de se ver livre do oponente. Daqui a pouco vão dizer que o Temer é um "fascista". Com democracia sob ameaça no país, isso contribui pra alguma coisa? O Temer pretende dar um golpe, há evidências neste sentido? É um temor fundamentado?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Democracia sob ameaça de quem? Não seria dos fascistas que sustentaram o governo que passou? Temer não dava apoio, e deu até "consultoria" para reduzir a fervura política em dado momento, o fascista de plantão?

  37. marcos vinicio borges mota

    Parece que o presidente Lula só deveria falar o que fosse agradável à burguesia brasileira. Nem se fizesse isso seria tolerado. Acertando ou errando, ele estará errado.

    Responda
  38. Evandro Luiz de Carvalho

    Foi golpe contra a Dilma, ponto. Está escrita a história, contra fatos não há argumento.

    Responda
  39. José Cardoso

    Nenhuma surpresa. O partido só foi dos trabalhadores no início. Assim que chegou ao poder virou o partido da boquinha.

    Responda
  40. Ramiro Loutz

    Tirando as infâmias de Bolsonaro, poucas coisas me irritam mais na política do que o Lula se referindo ao impeachment da Dilma como “golpe”. Veja os fatos, homem!

    Responda
  41. Marcos Benassi

    Opa, sêo Elio, tô na fita do uiquêndi - desde que com ar-condicionado: se aquela balela legislabóstica não foi górpe, o senhor é diretor de cinema. Pode-se perfeitamente argumentar que foi inadequado, mas o dedo na fuça tem toda legitimidade. Não o teria se, após barbaridades Bozo-Jjjeeguianas - que fazem a pedaladinha parecer arte Yanomami - nosso Quadrúpede-Mor houvesse sofrido ao menos admoestação. Em não tendo havido nádegas, foi golpe legislabóstico, sim senhoire, na caradura.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Lula falou que era golpe para esconder o seu erro: ter ungido a Técnica Dilma invés de alguém experiente do Partido como Marta, Tarso, Olívio, Vianna, Benedita da Silva. Ele errou e os marqueteiros do pt inventaram que era golpe.

    2. Ayer Campos

      E os adeptos do pensamento neoapodítico que frequentam este espaço, tão afeitos a pajelanças com pedidos aos ovnis para resgatar o mito decaído e decapitado, como devem ser chamados sob a influência do Quadrúpede-Mor? Como nomear apropriadamente o avatar-namastê, sem menoscabo dos desaires que ostenta tão cabotinamente, com tão fátua vidalidade? Sua ajuda, mestre...

  42. Andre Rypl

    Elio deve ter sido mordido no pescoço pelo vampirão, só pode

    Responda
  43. Marcelo Magalhães

    Desse jeito, ainda fica muito tempo na folha.

    Responda
  44. Rodrigo Andrade

    Se Temer deu um golpe, a indicação de Alexandre Moraes ao Supremo é inválida e deveria ser revertida? Alguém por favor confirma?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se não foi golpe deveriam tirar o Fachin e o Barroso? Pior que fake news é o fake argumento... esse está sendo repetido aos montes no twitter, e tem gente achando que é sério!

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Mas, o golpe foi "legalnente" referendado!

  45. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Falar de banco central depois do ërro¨cambial, sei não hein....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Mario Sérgio, meu caro, que severidade... Mal passou de um bilhão por mês, pô! Hahahahah!